De acordo com a prefeitura, a nova estrutura permitirá um atendimento mais rápido e eficiente a pacientes em estado grave ou crítico. (Foto: Ascom / PMB)
No sábado (29), o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, juntamente com o deputado estadual Manuel Rocha e o deputado federal José Alves Rocha, realizou a entrega da Sala de Estabilização e de equipamentos hospitalares no Hospital Municipal. De acordo com a prefeitura, a nova estrutura permitirá um atendimento mais rápido e eficiente a pacientes em estado grave ou crítico, garantindo maior suporte antes da transferência para unidades de maior complexidade.
Os equipamentos entregues incluem um carrinho de parada, um desfibrilador externo automático (DEA) e um respirador, fundamentais para intervenções emergenciais e para a estabilização de pacientes. Os aparelhos foram adquiridos por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Para o deputado Manuel Rocha, "a mudança chega por meio de resultados, e um desses resultados é na área da saúde. Todos concordam que a saúde é prioridade em qualquer gestão, e ficamos muito felizes em poder contribuir para a qualidade dos serviços ofertados ao povo de Brumado e da região". Na oportunidade, José Rocha destacou o pouco tempo de gestão e o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Com a nova Sala de Estabilização, Brumado promove mais eficiência no cuidado com os pacientes.
No momento da entrega, o prefeito Fabrício enfatizou e agradeceu por estar ao lado de pessoas que desempenham um bom trabalho na saúde da cidade, buscando proporcionar sempre dias melhores para os brumadenses.
De acordo com a prefeitura, a nova estrutura permitirá um atendimento mais rápido e eficiente a pacientes em estado grave ou crítico. (Foto: Ascom / PMB)
Magalhães sucede o coronel Paulo Coutinho, que esteve à frente do posto pelos últimos quatro anos. (Fotos: Matheus Landim/GOVBA)
A passagem de Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA) aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), durante cerimônia com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, a solenidade oficializou o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães como o novo comandante-geral da corporação.
Magalhães sucede o coronel Paulo Coutinho, que esteve à frente do posto pelos últimos quatro anos. “Venho de uma carreira longa, então acredito que a minha experiência vai me ajudar a vencer qualquer desafio. Vamos continuar trabalhando com a nossa versão de polícia cidadã, de aproximação com a comunidade. Também não vamos abrir mão do combate efetivo daqueles que queiram colocar em risco a ordem pública”, explicou o novo comandante.
Para o titular da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), Marcelo Werner, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães tem todos os requisitos necessários para assumir a função. “Tenho certeza de que a sua competência e história marcada por sua capacidade de liderança, valorização e visão estratégica vai fortalecer ainda mais a instituição da Polícia Militar. Neste novo desafio desejo muita força e que a sua gestão seja de muita sabedoria e determinação, e acima de tudo, com uma reposta rápida e eficaz à população”, pontuou o secretário.
Experiência
Com uma trajetória que se iniciou em 1982, como soldado da corporação, o novo comandante é reconhecido por sua sólida formação multidisciplinar, experiência no campo das ações táticas e passagens relevantes pela Secretaria da Segurança Pública, incluindo a área de Inteligência. Baiano e natural da cidade de Serrinha, Magalhães conta com amplo respeito entre praças e oficiais, sendo visto como um líder acessível, ético e estrategista.
O novo subcomandante-geral é o coronel Antônio do Nascimento Lopes, oficial com vasta experiência administrativa e operacional, conhecido por sua integridade e competência técnica. Antes da nomeação, o coronel ocupou o posto de comandante de policiamento da Região Metropolitana de Salvador, da Região Central e do Batalhão de Choque.
Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa que vai ofertar 20.110 vagas distribuídas em 218 nos 27 territórios de identidade. (Foto: Amanda Chung)
A Secretaria da Educação do Estado prorrogou as inscrições para o Curso Preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT) edição 2025. Os interessados podem se habilitar a uma vaga, até o dia 2 de abril, no site upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa que vai ofertar 20.110 vagas distribuídas em 218 nos 27 territórios de identidade. Além do aumento de vagas, outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (Uneb, Uesc, UEFS, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob).
A prorrogação do prazo de inscrição foi publicada nesta sexta-feira (dia 28), no Diário Oficial do Estado. Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondentes; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.
Para concorrer a uma vaga no UPT, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha. A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá no dia 4 de abril de 2025, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT. As aulas serão iniciadas no próximo dia 22 de abril.
As ações pedagógicas do UPT se dão por meio de aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras. Este ano, a oferta das aulas, terá três modalidades de oferta para escolha do candidato: presencial (consiste em aulas ministradas presencialmente pelos professores/monitores, de segunda a sexta-feira); não presencial (aulas realizadas de forma síncrona em tempo real, obedecendo os mesmos horários e carga horária da oferta presencial, em que monitores e alunos do UPT se conectam por meio de plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Youtube e afins) e/ou modalidade de oferta híbrida.
Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular); simulados, para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do Enem, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos; orientação profissional; giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.
Intervenção cirúrgica para a condição é um dos procedimentos mais realizadas no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. (Foto: Freepik)
A hérnia de disco é uma condição causada pelo desgaste e uso repetitivo dos discos intervertebrais, que perdem sua posição normal e comprimem as raízes nervosas da coluna. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, a doença foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2023 e 2024. Somente no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do SUS gerida pelo Einstein, uma média de 50 cirurgias são realizadas mensalmente para o tratamento da hérnia de disco.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 5,4 milhões de brasileiros sofrem desse tipo de lesão na coluna. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que oito em cada dez pessoas no mundo enfrentam o problema. Diversos fatores podem desencadear a hérnia de disco, incluindo a obesidade, sedentarismo, excesso de exercícios sem o descanso adequado, traumas na coluna vertebral, má postura no trabalho e ao dirigir, além de predisposição genética.
“Esse alto número de casos reflete o estilo de vida moderno, caracterizado pelo sedentarismo, má postura e o envelhecimento da população. Isso evidencia a necessidade urgente de um trabalho preventivo, que envolva a promoção de hábitos saudáveis”, afirma Niklas Söderberg, gerente médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. Além disso, o tabagismo também é um fator de risco significativo, pois pode prejudicar os discos da coluna e aumentar as chances de lesões.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da hérnia de disco incluem dores na coluna, que podem variar de leve a extremamente intensa, tornando-se até incapacitante. Outros sinais, como parestesia (formigamento) — com ou sem dor —, diminuição da força muscular e sensação de travamento, também podem indicar a presença da hérnia. Embora a dor normalmente se localize na coluna, ela pode irradiar para outras áreas, como as pernas (em um ou ambos os lados) e os braços. Em alguns casos, a hérnia de disco pode ser assintomática, ou seja, não causar dor.
Tratamento
A boa notícia é que a condição é tratável. Na maioria das situações, o tratamento inicial envolve fisioterapia e o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Quando os sintomas são mais graves, com danos neurológicos e a ineficácia de outros tratamentos, a cirurgia pode ser necessária para remover parte do disco herniado e aliviar a pressão sobre os nervos espinhais.
O tratamento deve ser sempre individualizado, sendo determinado por um médico ortopedista em coluna, que avaliará a gravidade dos sintomas, a saúde geral do paciente e outros fatores clínicos específicos.
"A cirurgia de hérnia de disco é a última opção, quando a dor é severa e afeta a qualidade de vida. Com a intervenção, conseguimos promover a recuperação funcional do paciente," destaca o Niklas Söderberg.
Dicas
A prevenção é sempre o melhor tratamento. Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar ou tratar a hérnia de disco:
Pratique atividades físicas regularmente focando no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna e realizando alongamentos;
Mantenha uma alimentação equilibrada para controlar o peso;
Evite carregar peso excessivo;
Mulheres devem evitar o uso frequente de sapatos de salto alto sempre que possível.
Adote o hábito de subir e descer escadas ao invés de usar elevadores ou escadas rolantes. Além disso, considere substituir o carro por caminhadas em distâncias curtas e caminhe um pouco no ambiente de trabalho – essas ações podem ajudar a prevenir dores nas costas.
“hoje a Bahia está vivendo a festa do municipalismo, é essa a palavra. E o que é isso? É o fortalecimento da união [...]”, disse Jerônimo Rodrigues. (Foto: Thuane Maria/GOVBA)
A cerimônia conjunta de posse e transmissão de cargo ao presidente Wilson Cardoso, que substitui a partir de hoje José Henrique Silva Tigre “Quinho”, à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal da UPB e ao presidente José Sivaldo Rios, juntamente com a Diretoria Executiva da Fecbahia, marca um momento significativo para as entidades. Natural de Salvador, Cardoso viveu maior parte da infância no município de Ituberá e atualmente exerce seu quarto mandato por ter sido reeleito em Andaraí.
Durante a cerimônia, Jerônimo Rodrigues destacou, “hoje a Bahia está vivendo a festa do municipalismo, é essa a palavra. E o que é isso? É o fortalecimento da união, do estado, mas reconhecer o papel dos municípios, dos grandes, dos médios, dos pequenos municípios, do interior da Bahia e a transição de cargos, duas transições de cargos importantes, uma da UPB e a outra da Federação dos Consórcios”. Já o presidente da Fecbahia, Sivaldo, natural de Capim Grosso, empresário, de 58 anos, acrescentou, “momento tão importante e de transição. Para essa nova fase que viva a UPB e a FEC, crescendo, andando com essa composição junto com o Governo do Estado, o Governo Federal. É para avançar, para continuar construindo e ajudando o estado da Bahia”. Sivaldo Rios está em seu quarto mandato como prefeito de Capim Grosso e lidera, pela terceira vez consecutiva, o Consórcio Bacia do Jacuípe, que representa 15 municípios baianos.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou e destacou a importância e dedicação dos dirigentes. “Quinho, além de ser um excelente prefeito, se mostrou um líder à frente da UPB e hoje assume o prefeito de Andaraí, um excepcional prefeito que é conhecido como um prefeito que gosta de cuidar da sua cidade, cuidar da educação, conhecido pelas escolas e com o mesmo amor, carinho, eu tenho certeza que nesse momento da vida dele vai dar tudo de si para ajudar os outros prefeitos a governarem”, completou. Composta por 16 nomes, a chapa inclui seis membros para a diretoria executiva e 10 para o conselho fiscal, entre titulares e suplentes. Por vídeo, o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, e o presidente Luiz Inácio parabenizaram os empossados. “Eu posso dizer a vocês que agora estarão com um presidente e todos os prefeitos da Bahia, e que podem contar com o Governo Federal”, acrescentou Lula.
“Coração batendo forte, cheio de alegria, de certeza. Estou tendo a oportunidade de pegar a UPB com a melhor safra de prefeitos que poderia ter. Hoje aqui nós vamos anunciar que os 417 municípios da Bahia estão filiados, cheios de projetos, de sonhos. Vamos aprovar ainda hoje a reforma estatutária, a mais moderna do Brasil, e vamos fazer valer a força da nossa união pelo municipalismo forte. Nós só temos uma bandeira, que é a bandeira do municipalismo”, pontuou o agora presidente da UPB, Wilson Cardoso.
O prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), assume a vice-presidência institucional, enquanto a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), ocupa a vice-presidência administrativa, garantindo a representatividade feminina. Além disso, a diretoria executiva conta com nomes como Danillo Sales (PCdoB) como 1º secretário, Vitor do Posto (MDB) como 2º secretário, Arnaldo Oliveira (PSB) como 1º tesoureiro e Regis Aragão (PP) como 2º tesoureiro, completando uma equipe focada na gestão e fortalecimento da UPB e da Fecbahia assume o vice-presidente Pedrinho do município de Encruzilhada, no próximo biênio.
Durante o ato de transmissão de posse, ex-presidente da UPB e ex-prefeito de Belo Campo, Quinho agradeceu aos servidores pelo apoio durante seu biênio e acrescentou, “temos avaliação muito positiva desses últimos anos. A UPB, sem dúvida nenhuma, mostrou ao Brasil a importância do municipalismo. Nós vimos vitórias históricas, talvez a maior vitória municipalista do Brasil, que foi a redução da liquidez da contribuição patronal de 20% para 8%. Além disso, nós tivemos a recomposição do ICMS, FPM, que recuperou praticamente R$ 19 bilhões para os municípios brasileiros. Então, motivo só de alegria e gratidão”.
“hoje a Bahia está vivendo a festa do municipalismo, é essa a palavra. E o que é isso? É o fortalecimento da união [...]”, disse Jerônimo Rodrigues. (Foto: Thuane Maria/GOVBA)
“Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte”, disse o novo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. (Foto: Divulgação)
Na última sexta-feira (28), ocorreu o ato de aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025/2026, em cerimônia conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O novo presidente da UPB é o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e da FECBAHIA é Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso. O evento ocorreu na sede da UPB e contou com a presença de prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.
“Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos, prefeitas e todos aqueles que acreditaram que nós podemos representá-los com honradez, trabalho e determinação. Eu não tenho dúvidas que avançaremos porque nós temos no governo da Bahia e federal amigos de todos os partidos que vamos precisar bater na porta. Só com união é que vamos, juntos, avançar nas pautas municipalistas”, resumiu o novo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.
Quinho Tigre, que transmitiu o cargo ao prefeito de Andaraí, agradeceu a todos que contribuíram com a sua caminhada. “Minha gratidão eterna a cada um de vocês que me deu a chance de estar aqui dentro desta casa. Vocês definitivamente me deram uma oportunidade ímpar de poder demonstrar primeiro a Bahia e depois ao Brasil a força da UPB.
“A Bahia hoje é a sede do municipalismo brasileiro, porque são duas agendas importantes”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que se comprometeu com Wilson Cardoso e Sivaldo Rios em desenvolver um banco de projetos junto com as instituições. “Nós estaremos de mãos dadas em nome dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, completou.
De acordo com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a administração municipal é responsável pela capilaridade que o governo federal precisa para desempenhar uma boa gestão. ”Não é possível melhorar a educação ou a saúde no país se o prefeito ou prefeita não estiverem engajados”, explicou.
O senador Jaques Wagner, que está em viagem com o presidente Lula ao Vietnã, foi representado por sua esposa, Fátima Mendonça, natural de Andaraí. Ela reforçou que “Wilson é sinônimo de luta municipalista”. Mesmo longe, Wagner enviou uma mensagem especial. “Desejo muita sorte e trabalho para você, Wilson, e Sivaldo também, que estão tomando posse hoje. Eu tenho certeza que vocês vão fazer um belo trabalho”, disse. Na sequência, o presidente Lula também saudou o novo presidente da UPB. “Pode contar com o governo federal, levar demandas porque lá na presidência você vai ter um amigo dos prefeitos. Boa sorte que Deus te ajude”.
“Wilson fez uma construção importante para que houvesse o entendimento e por unanimidade se fizesse hoje uma eleição com todos os prefeitos e prefeitas reunidos. Pela primeira vez, são 417 prefeitos unidos pela causa municipalista e eu estou no senado federal para auxiliá-los”, resumiu o senador, Otto Alencar. Mesma linha seguida pelo senador Ângelo Coronel.
A coordenadora da bancada da Bahia na Câmara, a deputada Lídice da Mata, reforçou que “a relação da bancada federal com os prefeitos do estado tem sido de solidariedade total em todas as questões que dizem respeito a fortalecer os municípios”. O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, desejou tudo de melhor para os empossados e se colocou à disposição “para que a gente possa caminhar na solução dos problemas”.
Antes de transmitir o cargo, o presidente em exercício da FECBAHIA, Thiancle Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para sua gestão. Araújo também falou sobre o novo desafio de ser superintendente da UPB, neste novo biênio. “Será um prazer estar ajudando o municipalismo. Quero agradecer a Wilson pelo convite e dizer a todos os prefeitos e prefeitas que estarei aqui à disposição entregando a experiência de minha vida”, concluiu.
Novo presidente da FECBAHIA, presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. “É uma alegria enorme estar aqui hoje como presidente de consenso. Houve na realidade diversas candidaturas querendo trabalhar pela Bahia e consórcios públicos O entendimento político, de convencimento, a gratidão e o carinho dos prefeitos que pleiteavam disputar a federação foi importante”.
O primeiro ato de Wilson Cardoso como presidente da UPB foi realizar a assembleia para alteração do estatuto da entidade, o que permitiu a criação de diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública. “Nós fizemos uma reforma estatutária onde, sem dúvida nenhuma, ficou a melhor reforma das associações Brasil. Pensamos em tudo, trocamos ideias, discutimos com prefeitos e prefeitas, depois enviamos no email de todos, demos sete dias para eles se manifestarem para aí a gente poder aprovar aqui essa reforma. Com isso vocês me deram a oportunidade de ter uma diretoria robusta de prefeitas e prefeitos comprometidos”, explicou Wilson Cardoso.
Segundo a ciência, a convivência com os felinos pode ajudar no bem-estar emocional e físico dos tutores. (Foto: Divulgação)
A convivência com um animal de estimação pode tornar a vida mais alegre e saudável. No caso dos gatos, a ciência já comprovou que a espécie ajuda na redução do estresse, manutenção da saúde mental, aumento da imunidade, melhora na saúde cardiovascular, além de contribuir para o aumento da socialização. Contudo, a escolha de cuidar de um felino também envolve muita responsabilidade, comprometimento e dedicação diária.
Às vésperas do início da campanha internacional Abril Laranja, que objetiva conscientizar a população e prevenir contra maus-tratos a animais, o médico veterinário Rodrigo Brito destaca as ações e cuidados essenciais que devem ser adotados para garantir o bem-estar e uma vida saudável e feliz para os gatos. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a espécie necessita de muito carinho, atenção e tempo de qualidade.
O especialista enumerou os principais cuidados que devem ser incluídos na rotina do animal. Confira:
Alimentação adequada: Ofereça uma dieta balanceada e de qualidade, adequada à idade e às necessidades do seu gato.
Água fresca: Certifique-se de que seu gato tenha sempre acesso a água limpa e fresca. Verifique se ele tem ingerido a água regularmente, pois muitos animais preferem água corrente. Para atender isso, existem no mercado algumas fontes de baixo custo que você pode colocar em casa.
Caixa de areia: Mantenha a caixa de areia limpa e em um local tranquilo. Troque a areia regularmente. Se possível, faça isso diariamente.
Veterinário: Leve seu gato ao veterinário para check-ups regulares e vacinas. Esteja atento a sinais de doenças. Somente esse profissional está apto a indicar o que é recomendável fazer e oferecer as melhores condições para seu animal.
Higiene: Escove o pelo do seu gato regularmente, especialmente se ele for de pelo longo, e cuide da higiene dental, observando se tem acumulado sujeira em seus dentes.
Ambiente seguro: Crie um ambiente seguro, evitando plantas tóxicas e objetos perigosos em sua residência.
Exercício e brincadeiras: Proporcione brinquedos e separe um tempo para brincar com o felino a fim de mantê-lo ativo e mentalmente estimulado.
Identificação: Use um colar com identificação e considere a microchipagem para ajudar a localizar seu gato caso ele se perca de casa.
“Lembre-se que assim como qualquer animal, é preciso estar atento às suas necessidades emocionais. Portanto, dê carinho e atenção, pois com certeza você receberá de volta em dobro e terá um excelente companheiro ao seu lado”, finaliza Rodrigo Brito, que também é professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima.
Segundo familiares, a vítima, identificada como Érica Araujo Silva havia desaparecido na tarde do dia anterior (27/03/2025), por volta das 16h. (Foto: Ascom/4ª CIPM)
Na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 08h, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada após informações sobre o encontro de um corpo no tanque de água da Comunidade de Castanhão, zona rural de Ibipitanga.
Segundo relatos dos familiares, a vítima, identificada como Érica Araujo Silva, natural de Paramirim/BA, havia desaparecido na tarde do dia anterior (27/03/2025), por volta das 16h. Ainda conforme informado pela família aos policiais, a vítima fazia uso de medicação controlada e possuía histórico de episódios depressivos, incluindo tentativas anteriores de suicídio.
De acordo com a PM, na manhã do dia 28, populares localizaram o corpo submerso no tanque de água e prontamente acionaram a guarnição, que isolou a área e comunicou imediatamente o delegado de plantão. Após análise da situação, a autoridade policial autorizou a retirada do corpo pela funerária. Fonte: Ascom/4ª CIPM.
Segundo a polícia, o condutor não foi localizado. (Foto: Ascom / 4ª CIPM)
Na manhã de quinta-feira (27), durante patrulhamento em Ibipitanga, uma guarnição da 4ª CIPM identificou uma motocicleta Honda CG Fan 160, preta, sem placa, estacionada irregularmente em um posto de gasolina. Ao realizar a verificação nos sinais de identificação, os a polícia constatou indícios de adulteração no chassi e motor, como desalinhamento dos caracteres, espaçamento irregular e marcação incompatível com a original. De acordo com a PM, a alteração caracteriza infração penal conforme o artigo 311 do Código Penal Brasileiro, que tipifica o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada na Delegacia de Ibipitanga. Segundo a polícia, o condutor não foi localizado. Fonte: Ascom 4ª CIPM.
Chegando ao local, os policiais visualizaram o agressor, que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou fugir, mas foi alcançado. (Foto: Ascom / 4ª CIPM)
Na manhã de quarta-feira (26), por volta das 06h, uma guarnição da 4ª CIPM foi acionada para atender a uma ocorrência de lesão corporal em Botuporã. Segundo a PM, a denúncia foi feita, via telefone funcional, por um menor de idade que informou ter tentado defender sua sogra do companheiro dela, momento em que entrou em confronto físico com o agressor e recebeu uma paulada no polegar direito.
Chegando ao local, os policiais visualizaram o agressor, que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou fugir, mas foi alcançado. De acordo com a polícia, a companheira do suspeito afirmou ter sido ameaçada por ele.
O menor apresentava um inchaço na mão e foi conduzido ao hospital municipal de Botuporã, onde foi atendido por um médico plantonista. Após exames, foi constatado que o polegar sofreu fraturas. Conforme informações da PM, após contato com o Conselho Tutelar, que se fez presente por um conselheiro, bem como com a mãe do menor, todas as partes envolvidas foram conduzidas até a Delegacia Territorial de Brumado, onde foram tomadas as medidas cabíveis. Fonte: Ascom 4ª CIPM.
Os policiais realizaram buscas nas imediações, com o intuito de localizar o condutor da motocicleta, porém ele não foi encontrado. (Foto: Ascom / 4ª CIPM)
Na manhã de terça-feira (25), por volta das 10h, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu uma arma de fogo no Povoado de Pajeú, em Botuporã. Durante rondas de rotina na saída da cidade, sentido Tanque Novo, os policiais perceberam que o condutor de uma motocicleta, ao notar a presença da viatura, fez uma manobra brusca e retornou.
De acordo com a PM, de imediato, iniciou-se o acompanhamento até que o indivíduo descartou um objeto e entrou em um corredor, o que impediu o acesso da viatura. Ao realizar a busca no local, a polícia encontrou um revólver calibre .38, juntamente com quatro munições do mesmo calibre. Os policiais realizaram buscas nas imediações, com o intuito de localizar o condutor da motocicleta, porém ele não foi encontrado. Diante dos fatos, a arma apreendida foi apresentada à Delegacia de Polícia para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis. Fonte: Ascom 4ª CIPM.
Antes, o município fazia parte da área de atuação da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora. (Foto: Ascom / 4ª CIPM)
Nesta terça-feira (25), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) assumiu a responsabilidade pelo policiamento ostensivo do município de Érico Cardoso. Antes, o município fazia parte da área de atuação da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora. Durante a transição, foi realizada a inspeção da sede do pelotão e assinados os Termos de Transferência de Materiais Bélicos e Permanentes.
A mudança decorre da reestruturação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), conforme a Portaria nº 151, de 14 de junho de 2024, assinada pelo Secretário de Segurança Pública. Os ajustes nas AISP’s têm como objetivo o alinhamento aos Territórios de Identidade existentes no Estado da Bahia, uma divisão que leva em consideração aspectos socioeconômicos para oferecer melhor os serviços públicos às comunidades. Fonte: Ascom 4ª CIPM.
Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa que vai ofertar 20.110 vagas distribuídas em 218 nos 27 territórios de identidade. (Danilo Oliveira - Ascom/Uneb)
A Secretaria da Educação do Estado prorrogou as inscrições para o Curso Preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT) edição 2025. Os interessados podem se habilitar a uma vaga, até o dia 2 de abril, no site https://upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa que vai ofertar 20.110 vagas distribuídas em 218 nos 27 territórios de identidade. Além do aumento de vagas, outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (Uneb, Uesc, UEFS, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob).
A prorrogação do prazo de inscrição foi publicada nesta sexta-feira (dia 28), no Diário Oficial do Estado. Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondente; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.
Para concorrer a uma vaga no UPT, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha. A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá no dia 4 de abril de 2025, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT. As aulas serão iniciadas no próximo dia 22 de abril.
As ações pedagógicas do UPT se dão por meio de aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras. Este ano, a oferta das aulas, terá três modalidades de oferta para escolha do candidato: presencial (consiste em aulas ministradas presencialmente pelos professores/monitores, de segunda a sexta-feira); não presencial (aulas realizadas de forma síncrona em tempo real, obedecendo os mesmos horários e carga horária da oferta presencial, em que monitores e alunos do UPT se conectam por meio de plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Youtube e afins) e/ou modalidade de oferta híbrida.
Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular); simulados, para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do Enem, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos; orientação profissional; giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.
Iniciado em 2009, projeto estimula reflexão sobre o meio ambiente. (Foto divulgação)
Nesta quinta-feira (27), a BAMIN e a Fundação Anísio Teixeira realizam, na região de Caetité, o Projeto Pedrinha de Ferro, com o objetivo de estimular a consciência ambiental e formar jovens agentes capazes de promover ações de transformação. A iniciativa teve a primeira edição em 2009, e, em 2025, está sendo atualizada nas escolas, com uma nova versão estruturada para atender, de forma individualizada, cada uma das 12 instituições de ensino participantes.
O público-alvo do Pedrinha de Ferro é formado por professores, coordenadores pedagógicos e alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental I das unidades escolares selecionadas pelas redes municipais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida. Nas escolas, os alunos têm a oportunidade de investigar e refletir sobre o ambiente em que vivem, desenvolvendo competências por meio da reflexão e do estímulo à capacidade prática de enfrentar questões que identificam e escolhem.
Nesse sentido, o projeto prevê ações voltadas aos alunos das redes municipais de ensino organizadas em três eixos interdependentes e complementares: Meio Ambiente e o Mundo; Cidadania e Ética Ambiental; e Projetos de Sustentabilidade. Para tanto, é dividido em duas etapas. Na primeira, são realizadas oficinas de capacitação voltadas a vídeo e fotografia; e sobre fundamentos de teatro e contação de histórias, além de encontro para discussão da nova metodologia do projeto para os educadores participantes. Já na segunda fase, atividades presenciais são desenvolvidas junto aos alunos para estimular a consciência ambiental, como oficinas, elaboração e desenvolvimento de projetos.
“O Pedrinha de Ferro é um projeto muito rico, que promove o desenvolvimento integral do indivíduo, em uma perspectiva anisiana, utilizando recursos artísticos e culturais para estimular naturalmente a consciência ambiental entre os participantes”, explicou a psicóloga Maria Auxiliadora Ledo, diretora geral da Casa Anísio Teixeira, instituição vinculada à Fundação.
Nova versão
Nos três primeiros anos de sua realização – de 2009 a 2011 –, o Pedrinha de Ferro engajou 189 profissionais, entre professores, diretores e coordenadores, atendendo a 13 escolas da região. No mesmo período, foram beneficiados cerca de 1.500 estudantes. No ano passado, o projeto passou por uma reavaliação, ganhando uma nova versão para que educadores capacitados possam aplicá-lo em 2025 de forma individualizada, adaptando-o aos seus cronogramas internos. Além disso, esses agentes da educação contribuem ativamente para a construção e validação das metodologias durante o encontro entre os profissionais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida.
“Esse é o nosso compromisso com a melhoria contínua de nossos projetos, buscando sempre criar um espaço que considere as particularidades de cada território”, afirmou a coordenadora de Relacionamento com Comunidade da BAMIN, Ana Paula Dias. As escolas participantes também receberão planos de aula e a websérie “As Férias de Pedrinho”, projetada para apoiar ações pedagógicas com foco na educação ambiental. A história acompanha Pedrinho, um menino tecnológico que, ao passar um tempo no sítio da avó Tita, longe do mundo digital, descobre um novo estilo de vida e se torna defensor da natureza. A websérie é organizada em três eixos pedagógicos: Meio Ambiente e o Mundo, Cidadania e Ética Ambiental e Projetos de Sustentabilidade.
Para a professora Geise Kelly Gomes, o Pedrinha de Ferro é um importante agregador para o desenvolvimento da capacidade crítica dos jovens. “Acredito que o projeto tem muito a contribuir, através do despertar da curiosidade, do instigar a participação do aluno”, afirmou a educadora. Atualmente lecionando na escola Antero Alves de Oliveira, em Guirapá, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com idades entre 10 e 14 anos, Geise já conhecia o projeto desde as suas primeiras edições, quando participou ainda como estudante. “É uma metodologia ativa, que viabiliza muito isso, em especial o teatro, que foi uma das vivências que eu tive enquanto aluna e que acredito que também há de contribuir muito agora, enquanto professora, para exercer com os meus alunos”, concluiu.
O Pedrinha de Ferro faz parte de condicionantes ambientais estabelecidos pelo INEMA da LI – Portaria nº 17.973/2019 – LXVII/LXXII e LO – Portaria nº 22.057/2020 – I, na área de abrangência do Projeto Pedra de Ferro.
Encerrando seu mandato, presidente celebra liderança da entidade em pautas que trouxeram ganhos aos municípios de todo o Brasil. (Foto: André Oliveira)
Dois anos à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o presidente Quinho Tigre, fará a transmissão do cargo nesta sexta-feira (28) ao presidente eleito Wilson Cardoso e à nova diretoria executiva. Em balanço de sua gestão, ele destaca a capacidade de diálogo, parcerias institucionais firmadas e conquistas que trouxeram ganhos reais aos municípios da Bahia e do Brasil, a exemplo da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da compensação da desoneração do ICMS dos Combustíveis. Acrescido a isso, Quinho exerceu liderança nacional na luta pela redução da alíquota do INSS, que em 2024 trouxe a economia de R$12,5 bilhões aos municípios brasileiros, com a desoneração da folha de pagamento dos municípios com menos de 156 mil habitantes, que saíram de uma alíquota de 20% para 8% de contribuição naquele ano.
“Foram vitórias históricas que me deixam com a sensação de dever cumprido por poder contribuir com a luta municipalista, honrando a confiança dos nossos prefeitos e prefeitas”, destaca Quinho Tigre, ex-prefeito de Belo Campo, no Sudoeste baiano. Sob sua liderança, a UPB lançou o protesto que fechou prefeituras em diversos estados brasileiros contra a queda no repasse do FPM aos municípios, que resultou na recomposição feita pelo Governo Federal, com o ganho de 6,76% para o fundo ao final do ano de 2023.
Ele também enfrentou a queda de braço com o governo federal para aprovar no Congresso Nacional a desoneração da folha de pagamento das prefeituras. “O alinhamento político que tenho, por ser da base do governo, nunca impediu que eu defendesse questões caras para os municípios, mas me permitiu o diálogo para apontar erros que foram corrigidos e deram governabilidade aos municípios, a exemplo do que enfrentamos com a previdência”, pontuou o gestor ao relembrar as mobilizações em Brasília, a presença no Congresso Nacional e as reuniões com ministros e líderes partidários.
Quinho Tigre também avançou em parcerias com instituições que reconheceram o papel da UPB como entidade com maior capacidade de mobilização dos municípios no estado da Bahia. Foi assim que firmou cooperação técnica com Sebrae Bahia, Banco do Brasil, Caixa e Desenbahia, promovendo capacitações e operações de créditos para os municípios. Com os órgãos de controle, a UPB adotou parcerias no sentido de orientar gestores e suas equipes técnicas no cumprimento de normas. Unindo esforços ao Ministério Público da Bahia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) foi possível a construção do Painel da Transparência dos Festejos Juninos, que se tornou uma referência no Brasil no quesito transparência pública, com a prestação de informações de forma voluntária pelas prefeituras, através da sensibilização da UPB junto aos prefeitos e prefeitas.
A gestão do presidente Quinho também foi responsável pela criação do projeto UPB no Campo: Identidade Produtiva, que teve o objetivo de fortalecer e potencializar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios a partir da sua produção rural. Secretários municipais da agricultura e meio ambiente puderam ter uma consultoria especializada para promover ações que impulsionaram o setor. As capacitações no interior do estado e na capital também receberam um olhar especial, de toda diretoria da entidade, o que aproximaram a UPB dos municípios, com e realização de eventos que levaram orientações precisas e rico conteúdo para as prefeituras baianas com foco nas equipes de governo.
A relação construída com o Governo do Estado da Bahia também permitiu apresentar demandas dos municípios na área da Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Recursos Hídrica (seca) e Segurança. Ação intensificada, que culminou na realização do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, em janeiro deste ano, no Centro de Convenções Salvador. O evento reuniu no mesmo espaço diversos órgãos e secretarias estaduais para apresentar oportunidades e firmar parcerias com as prefeituras. Ocasião em que foram entregues 417 ônibus escolares aos municípios baianos.
“Sou grato aos meus colegas da Diretoria Executiva da UPB que nos ajudou a entregar tantas realizações e, em especial, à competente equipe dessa casa, que tem uma capacidade técnica fora de série. Pela presidência da UPB passaram figuras públicas que se consolidaram como prefeitos, deputados federais, estaduais e um governador que foi seu entusiasta, Lomanto Júnior, o que significa dizer que essa foi uma experiência ímpar, que me marca como gestor, político e municipalista. Afinal, a capacidade de transformar a vida das pessoas para melhor através da política é minha maior motivação”, expressa Quinho Tigre ao se despedir da função, tendo sido também diretor da entidade por duas oportunidades e vice-presidente na gestão anterior.
Encerrando seu mandato, presidente celebra liderança da entidade em pautas que trouxeram ganhos aos municípios de todo o Brasil. (Foto: Luís Tajes)