Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Caetité: participe da apresentação do projeto ‘Ver pelos Olhos D'água’

Quinta / 31.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As reuniões de apresentação acontecerão na sede e zona rural de Caetité. A expectativa é de atingir um público de 1.460 pessoas (Foto: Reprodução/Internet).

A Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública, através da Superintendência de Proteção e Recuperação de Nascentes, convida a população caetiteense para participar das reuniões de apresentação do projeto “Ver Pelos Olhos D’água”. Nas reuniões também será realizada uma palestra sobre “As Disposições Legais da Recuperação de Nascentes”, com o procurador jurídico do município, Dr. Élcio Nunes Dourado. Confira o cronograma de palestras: Dia 01 de abril às 14:00h no auditório da UNEB; Dia 02 de abril às 14:00h na quadra do Distrito de Maniaçu; Dia 03 de abril às 8:00h na Igreja do Distrito de Santa Luzia; Dia 07 de abril às 14:00h no Distrito de Pajeú dos Ventos; Dia 16 de abril às 14:00h na Associação do Distrito de Caldeiras; Dia 17 de abril às 8:00h no Clube das Mães no Distrito de Brejinho das Ametistas.

O projeto "Ver pelos olhos d'água" surge com a finalidade de fazer um levantamento de dados e diagnóstico das áreas de nascentes do município, com identificação de áreas prioritárias que possibilitem adequadas intervenções no sentido de proteção, recuperação e restauração. O trabalho está sendo realizado a partir da comunicação com as comunidades, por intermédio das associações comunitárias, organizando visitas às nascentes para georeferenciamento, descrição da paisagem e da área de APP. Além de reuniões para introdução da temática, questionários e/ou entrevistas e atividades de educação ambiental. A expectativa é atingir um público de 1.460 pessoas. O trabalho é uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública com a Universidade do Estado da Bahia, Cerâmica Marquezão, Cerâmica Paraná, Cerâmica Santana de Caetité e Cerâmica Mundial. A superintendente de Proteção e Recuperação de Nascentes, Paula Idma, destaca a participação popular nesse projeto. “Sem a ajuda da população caetiteense, esse projeto não é possível”, finalizou.

Ituaçu: casa cheia na segunda rodada do Regional 2016

Quinta / 31.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Caraibunas venceu pelo placar de 3 a 1 e 'embolou' o Grupo A, que tem três equipes dividindo a liderança, com 3 pontos ganhos cada.

No domingo de Páscoa, dia 27, foi realizada a segunda rodada do Campeonato Regional de Ituaçu, Edição 2016. Os jogos entre São Félix X Seleção de Ibicoara e Caraibunas X Benfica atraiu um grande público para o estádio municipal 'O Muritão'. Em campo, a equipe do São Felix derrotou a Seleção de Ibicoara pelo placar de 2 a 0. Na segunda partida, o Caraibunas venceu o Benfica pelo placar de 3 a 1. Com os resultados, o Grupo A ficou embolado, com Seleção de Mucugê, Várzea e Caraibunas tendo somado três pontos cada. Já no Grupo B, o São Félix, único a vencer até agora, lidera com 3 pontos ganhos. Melancia, Delmax e Benfica perderam suas partidas. Nesta primeira fase da competição, as equipes do grupo A enfrentam as equipes do B, classificando-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo. A competição é uma realização da Diretoria Municipal de Esportes, com apoio da Prefeitura de Ituaçu, administração 'Construindo um Futuro Melhor', que tem à sua frente o Prefeito Albercinho.

Equipe de arbitragem ao lado de Almir Pessoa, um dos membros da equipe organizadora do Campeonato Regional, Edição 2016.

Inativos da Saúde têm até o dia 31/03 para atualizar cadastro na Previdência Estadual

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, foram convocados para esta etapa 10.125 inativos, que devem atualizar seus dados cadastrais em uma das 52 unidades do Ceprev (Foto: Reprodução/Internet).

Servidores estaduais aposentados oriundos da Secretaria da Saúde (Sesab) têm até esta quinta-feira (31) para realizar o recadastramento da Previdência Estadual. Ao todo, foram convocados para esta etapa 10.125 inativos, que devem atualizar seus dados cadastrais em uma das 52 unidades do Ceprev. As unidades ficam situadas nos postos SAC da capital e interior, nas unidades do Ponto Cidadão e na sede da Previdência Estadual, lotada no SAC Servidor, Boca do Rio. Para realizar o recadastramento, é necessário que os aposentados apresentem os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone.

Vale lembrar que o recadastramento também pode ser feito com hora marcada, trazendo maior conforto e comodidade ao cidadão. Para isso, bastar agendar o atendimento por meio dos números 0800 071 5353 ou 4020-5353 para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas. A ação integra o recadastramento anual da Previdência Estadual, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), que tem por objetivo atualizar os dados funcionais de todos os inativos do Estado. A primeira etapa do recadastramento aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro, contemplando 12 mil inativos de 49 órgãos do Poder Executivo Estadual. O cronograma do recadastramento e a lista de órgãos que integram cada etapa da ação podem ser consultados no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Informações adicionais ainda podem ser obtidas pelo Call Center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para ligações oriundas de fora do estado ou de celular).

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 28/03

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. A iniciativa se dá dentro de um programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população, oportunizando vias de parceria para um trabalho mais efetiva na busca de ações que conduzam para o desenvolvimento e crescimento de Brumado. Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores, que terão o conhecimento real das maiores necessidades de cada bairro da cidade e distritos e povoados da zona rural.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Estreante na Série A, Flamengo de Guanambi encerra participação com campanha histórica

Terça / 29.03.2016

Por ASCOM/Guanambi

O Flamengo de Guanambi encerrou uma campanha histórica com a terceira melhor média de público e renda do campeonato.

O Flamengo de Guanambi encerrou a sua participação no Campeonato Baiano da Série A, deste ano, na noite do último sábado (26), após ter placar desfavorável ante o Vitória, por 3 x 0, em jogo realizado no Barradão, em Salvador, pela segunda partida das quartas de final. Mais de trezentos torcedores guanambienses, desde os que se deslocaram da cidade até os que residem na capital, foram prestigiar o time. Ao final da partida, o Flamengo de Guanambi encerrou uma campanha histórica com a terceira melhor média de público e renda do campeonato, sendo superado neste quesito apenas por Vitória e Bahia. Rara foram às vezes em que um clube estreante chegou tão longe ou conseguiu tantos feitos no campeonato. O time também está invicto no Estádio 2 de Julho, o caçula da competição mostrou profissionalismo e organização. Graças a ótima campanha, o Mengo Sertanejo está garantido na elite do ano que vem. O Beija-flor do Sertão conseguiu grandes feitos no Campeonato Baiano e de forma honrosa levou o nome de Guanambi para todo o Brasil, proporcionando uma grande projeção nacional para a cidade.

A Prefeitura de Guanambi dispôs de todo apoio e suporte ao clube que leva o nome da cidade, fez todas as adequações necessárias no Estádio Municipal 2 de Julho, que foi um dos primeiros a serem liberados pela Federação Baiana de Futebol e Corpo de Bombeiros. Mesmo em tempo que diversos estádios de outras cidades deixaram de cumprir exigências ou não tiveram as suas adequações prontas a tempo. O Estádio Municipal teve estrutura elogiada pela grande imprensa. Ao todo, R$ 900.000,00 foram investidos na praça esportiva, que fica como o grande legado estrutural e que continuará a ser utilizado em diversas atividades esportivas para a comunidade local e campeonatos posteriores. O prefeito Charles Fernandes esteve no meio da torcida, ao lado da primeira-dama Jaylma Fernandes, da deputada Ivana Bastos, e demais guanambieses. “O time mostrou a sua força com ótima campanha já no primeiro ano na 1ª Divisão. Entendo que para os diretores e torcida, é um sentimento de missão cumprida, renovamos agora a nossa torcida para o ano que vem”, disse o prefeito.

O time está invicto no Estádio 2 de Julho, o caçula da competição mostrou profissionalismo e organização.

‘Mais Sementes Crioulas para o Semiárido’ é tema de Projeto de pesquisa da FG

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

São objetivos da pesquisa instituir a gestão social do Banco de Sementes Comunitário e criar um banco de germoplasma de sementes.

Na região semiárida da Bahia, assim como em boa parte da região Nordeste, as áreas agrícolas são caracterizadas pela presença de veranicos e a ocorrência de secas, que podem se prolongar por até mais de dois anos. As condições adversas do meio ambiente, associadas ao desenvolvimento de atividades econômicas rudimentares e a extrema vulnerabilidade do sistema produtivo, constitui-se em aspectos desfavoráveis à produção agrícola e ao manejo dos recursos naturais nas regiões semiáridas do Brasil. Como consequência das tecnologias da Revolução Verde, houve acelerada erosão genética e o desaparecimento de cultivos adaptados eco geograficamente, limitando as escolhas dos agricultores. Os conhecimentos dos agricultores sobre a seleção, tratamento e armazenagem de sementes têm se perdido neste processo de adaptação a culturas advindas de programas de melhoramento genético convencional.

Neste sentido, o Prof. Dr. José de Souza Abreu Júnior está à frente de uma pesquisa que busca promover o resgate e manutenção de sementes de espécies agrícolas crioulas e florestais nativas. Ação que é realizada junto aos grupos de agricultores familiares da microrregião do Sudoeste baiano, principalmente na região central de Guanambi. “Entendemos que as tecnologias de baixo custo, como as variedades crioulas, são as melhores alternativas para a sustentabilidade dos agricultores familiares. Além disso, o melhoramento dessas variedades pode ser feito nas próprias unidades familiares, pelos agricultores que detêm um enorme conhecimento destes materiais crioulos”, afirma José de Souza.

O projeto visa criar propostas concretas para o manejo dos recursos naturais que, no caso das sementes, possibilitam o processo de autonomia das famílias de agricultores e a valorização da diversidade local. Segundo Abreu Junior, também são objetivos da pesquisa instituir a gestão social do Banco de Sementes Comunitário e criar um banco de germoplasma de sementes. Ainda de acordo com o docente, a pesquisa vai realizar o levantamento das sementes crioulas e espécies florestais nativas inseridas e/ou resgatadas através do Projeto Banco de Sementes Comunitário, nas propriedades dos agricultores e agricultoras envolvidos. Além de promover a discussão com os agricultores sobre a importância da produção das próprias sementes e viabilizar a implantação de uma do Banco de Sementes pelas famílias envolvidas no projeto.

Conquali possibilita que cidadãos tenham retorno sobre prestações de serviços públicos

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Conquali atuará em parceria com os órgãos e entidades da Administração Pública, com foco na qualidade da prestação do serviço público, de acordo com as metas de Governo.

Após ter utilizado um serviço público, o cidadão vai receber uma ligação feita por profissionais devidamente preparados para avaliar o seu grau de satisfação. Essa vai ser a principal linha de atuação do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), que teve o regimento aprovado no dia 22 deste mês. O encontro, que contou com a presença de membros do conselho, aconteceu na sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), no CAB. “Termos uma agenda específica para avaliar a qualidade do serviço prestado às pessoas, representa uma mudança de cultura organizacional relevante e um marco na administração pública baiana”, afirmou o secretário da Administração e presidente do Conquali, Edelvino Góes.

Também presente na 1ª reunião do Conquali, que será trimestral, o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, que explicou o papel da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) como um mecanismo de gestão. “O foco hoje é a aproximação e participação do cidadão, por isso não basta apenas indicar o problema, mas sugerir soluções”, ressaltou. Para começar a mensurar as primeiras percepções, as pesquisas de satisfação serão aplicadas na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ainda durante o encontro, foi definida a comissão permanente para consolidação e acompanhamento das Assessorias de Planejamento e Gestão (APG). Ela será composta por representantes da Saeb, Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). O objetivo principal é implantar um sistema de governança para institucionalizar os processos e planos de trabalho. Os conselheiros também conheceram as propostas de políticas e diretrizes de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que têm o objetivo principal de formatar um regimento único.

O Conquali atuará em parceria com os órgãos e entidades da Administração Pública, com foco na qualidade da prestação do serviço público, de acordo com as metas de Governo. São membros do conselho representantes da Saeb, Sefaz, Seplan, Casa Civil, Prodeb, Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), e OGE.

Ações de redução da pobreza rural na Bahia são exemplos para outros países

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Experiências exitosas de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza rural na Bahia foram apresentadas às delegações dos governos de Bangladesh e Paquistão.

Experiências exitosas de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza rural na Bahia foram apresentadas às delegações dos governos de Bangladesh e Paquistão. Todas as experiências passadas servirão de exemplo para alavancar o desenvolvimento desses países. No período de 21 a 24 de março foi realizado um intercâmbio para apresentar as ações e os resultados do Programa Produzir e do Projeto Bahia Produtiva. Os programas são executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na última sexta-feira (24), o grupo se reuniu para analisar e tirar as dúvidas surgidas com relação as experiências visitadas e os procedimentos operacionais dos projetos, na sala de reunião do Hotel Deville, em Salvador.

Durante a semana, as delegações, junto com autoridades do Banco Mundial, participaram de debates na cidade de Salvador e visitaram comunidades de municípios do estado, nos quais as ações e os resultados do Produzir e Bahia Produtiva foram expostos pela própria população beneficiária. O intercâmbio teve a finalidade de promover uma troca de experiências de instituições do Brasil/Bahia, Bangladesh e Paquistão, que atuam no combate à pobreza e no desenvolvimento social desses três países, com recursos financiados pelo Banco Mundial. O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, avaliou a missão. "O resultado foi altamente positivo. Todos os membros das delegações ficaram muito entusiasmados com o sucesso dos nossos empreendimentos. Aqui na Bahia, viram muitas novidades e tiraram lições que poderão aplicar em seus países".

A especialista sênior em desenvolvimento rural do Banco Mundial, Melissa Williams, que representou as duas delegações, declarou que essa foi uma das mais bem sucedidas missões da qual participou. “Cada projeto nos ofereceu uma lição diferente. No projeto de artesanato de couro, por exemplo, percebemos como apoiar o empreendedor e desenvolver esse sentido de empreendedorismo pode ajudar na criação de emprego e na profissionalização da atividade. Todos os projetos que visitamos têm um ponto em comum e vimos que em nossos projetos precisamos obter um maior apoio governamental. Em todas as atividades, observamos que o apoio do governo da Bahia foi essencial para seu sucesso”, destacou Melissa. Ela disse ainda que todo o grupo ficou encantado com o resultado do trabalho realizado na Bahia e que foi um estímulo para que eles vissem onde podem chegar.

Encenação da Paixão de Cristo emocionou milhares de fiéis em Guanambi

Terça / 29.03.2016

Por ASCOM/Guanambi

O momento que mais emocionou os fiéis foi a cena em que os soldados romanos prenderam o Messias, rasgando as suas vestes e o colocando na cruz.

Milhares de fiéis cristãos de várias denominações lotaram a Praça João Pintor, em Guanambi, para prestigiar a encenação da Paixão de Cristo na noite da última sexta-feira (25). Famílias inteiras e pessoas de todas as regiões da cidade foram prestigiar o momento. Esse foi o 14º ano em que o grupo teatral Estrela Guia realizou a encenação a céu aberto. O grupo é composto por mais de 60 atores da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Mais uma vez, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a comunidade local, dispôs de todo apoio e suporte para a realização do evento. “A parceria com o grupo teatral e todos que fazem há vários anos este belíssimo espetáculo, fortalece e o torna grandioso e emocionante. Conte sempre com o nosso apoio”, frisou o secretário Victor Boa Sorte, que falou aos presentes antes do início do espetáculo teatral.

Em uma obra feita a várias mãos, o apoio de toda a comunidade local, da Paróquia de Santo Antônio, moradores dos arredores, vereador Fausto Azevedo, que sempre contribuem para a realização do evento, revelam a importância de levar a mensagem de Cristo. O espetáculo é tradicional, nesta que é uma das mais importantes datas do calendário religioso católico. O Teatro da Paixão de Cristo, que é a encenação da Via Sacra de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ano, após ano, emociona e fortalece a fé dos milhares de fiéis que assistem.  A encenação contou a história dos últimos dias de Jesus, começando pela 'Santa Ceia' e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. Para a Igreja Católica, a Sexta-feira Santa é um dia marcado pelo silêncio e que pertence ao Tríduo Pascal, em que são celebrados e contemplados a paixão e morte de Cristo.

O momento que mais emocionou os fiéis foi a cena em que os soldados romanos prenderam o Messias, rasgando as suas vestes e o colocando na cruz. Era comum ver nos espectadores, durante o momento da crucificação, no estalo do martelo no madeiro, muitos não conseguirem conter as lágrimas. Os espectadores assistiram concentrados e em silencio, diante do realismo de cada um dos vários cenários, cuidadosamente ornamentados e decorados, além do figurino realista dos atores, dos efeitos sonoros e narrativas. Ao final, o ápice da apresentação, a ascensão de Jesus aos céus, com efeitos sonoros e de iluminação, o ator apareceu no lugar mais alto da praça, ao lado da cruz da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, emocionando e arrancando aplausos calorosos dos presentes.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Esse foi o 14º ano em que o grupo teatral Estrela Guia realizou a encenação a céu aberto.

Luciano Ribeiro usa tribuna da Assembléia Legislativa para apoiar concursados da polícia civil

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

“Estou a favor dos concursados e causas como estas que os deputados da base do governo deveriam apoiar também”, disse Luciano Ribeiro (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O deputado Luciano Ribeiro usou a tribuna da Assembléia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (28), para apoiar a justa reivindicação das 800 pessoas aprovadas no último concurso da polícia civil, de 2013, e que até o momento não foram nomeadas. “Essas pessoas conquistaram o direito de ingressarem no serviço público dignamente, através de concurso público, e se verem privados de ingressarem é muito injusto, ainda mais que sabemos da necessidade de contratações de uma área tão deficitária. Muitas delas, para conquistarem este concurso, abriram mão de muitas coisas, de tantas oportunidades. Estou a favor dos concursados e causas como estas que os deputados da base do governo deveriam apoiar também”, disse Luciano.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 03/04

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no dia 03/04, domingo, das 07:30h às 13:30h, em parte do São Félix de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Cel Santos, Av. Idália Souza Ribeiro, Av. Rubi, Rua 25 de Agosto, Rua Amazonita, Rua Antonio Santos Araujo, Rua Armando Leite, Rua Bela Vista, Rua Bom Jesus, Rua Hermes Texeira, Rua Leonel Rizério da Silva, Rua Lindolfo Santos Azevedo, Rua Mário Pires do O Filho e Rua Turmalina. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Governo de Caculé autoriza início das obras de recuperação e pavimentação em ruas e avenidas

Segunda / 28.03.2016

Por Tayga Ribeiro

O Governo de Caculé autorizou o início da obra, que será executada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento.

Em Caculé, as obras de recuperação e pavimentação de algumas ruas e avenidas da sede do município e do Povoado da Várzea Grande começam esta semana. O Governo de Caculé autorizou o início das obras nesta segunda-feira, 28 de março, que será executada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, com recursos municipais. Na sede, a recuperação será realizada em todas as ruas danificadas da cidade e na saída para o município de Licínio de Almeida. A pavimentação será nas ruas próximas ao Conjunto Habitacional. Já no povoado serão asfaltadas as ruas próximas a Unidade Básica de Saúde e a Escola Municipal Laudelino José da Silva.

CRP-03 promove evento preparatório para o 9º CNP na Faculdade Guanambi

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O 9º CNP será realizado em Brasília, entre os dias 16 e 19 de junho deste ano.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realizou, no dia 05 deste mês, no campus da Faculdade Guanambi, um evento preparatório para o 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Com o tema “Medicalização da sociedade e patologização da vida”, o evento reuniu psicólogos e estudantes de Psicologia da FG. Juntos eles discutiram propostas que serão apreciadas e votadas no pré-congresso (CRP-03), para nortear a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos. A psicóloga e conselheira do CRP/03, Denise Viana, destacou a importância do debate ter sido feito na Faculdade Guanambi, única instituição de ensino que oferece o curso de Psicologia na região da Serra Geral. “Estamos no processo de discussão e reflexão do nosso fazer. É importante realizar eventos como este, para que todos tenham a oportunidade de contribuir para as proposições que serão votadas no pré-congresso regional, que acontecerá em Vitória da Conquista, no dia 09 de abril”, afirmou Denise.

A coordenadora do curso de Psicologia da FG, Prof.ª Lívia Guimarães, ressaltou a importância das discussões que foram realizadas em Guanambi. “Além de promover necessárias discussões sobre nossa profissão, o evento potencializou importante articulação entre CRP, Psicólogos que atuam em Guanambi e nossos discentes. Estamos muito felizes com os resultados do evento e sempre receptivos a iniciativas como estas”, disse Lívia. O 9º CNP será realizado em Brasília, entre os dias 16 e 19 de junho deste ano. “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária” foi o tema escolhido para nortear as discussões de mais uma edição do CNP. Antes da etapa nacional são organizados os eventos preparatórios, pré-congressos e o Congresso Regional da Psicologia (COREP), que está marcado entre 29 de abril e 1º de maio, na cidade de Salvador. Durante todas as etapas, os psicólogos têm a chance de discutir e deliberar as políticas prioritárias para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e do Federal, entre 2016 e 2019.

Governo do Estado empossa novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os novos membros tomaram posse para o biênio 2016-2018.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) empossou seu novos membros na manhã da última terça-feira (22). Na presidência e vice-presidência do Conselho estão respectivamente os secretários do Meio Ambiente, Eugênio Spengler e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. Integram ainda o Conerh Márcia Telles, diretora do Inema; Maria Lúcia, representante de povos de comunidades tradicionais; e Murilo Xavier, representante dos usuários de recursos hídricos na Bahia. Outros 52 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, também tomaram posse para o biênio 2016-2018. Cabe ao Conerh analisar propostas de alteração de legislação pertinente aos recursos hídricos, estabelecer os critérios para a outorga do direito de uso da água e estabelecer as medidas para a proteção dos corpos hídricos. Além de analisar e aprovar as propostas de instituição de Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como os critérios para o seu funcionamento, entre outras atribuições.

Ao tomar posse como vice-presidente do Conerh, o secretário Cássio Peixoto agradeceu a sensibilidade do Governo do Estado por permitir que a SIHS coordene a execução do Programa Água Para Todos. Ele ainda informou que 64,77% dos recursos aplicados pela SIHS, em 2015, foram direcionados para o abastecimento de água e outros 35,23% para esgotamento sanitário. Dados do Governo Federal apontam que 37% da água tratada no Brasil se perde pelo caminho. "O estado da Bahia possui 70% de seu território no semi-árido, este é um número alarmante, para não se dizer cruel, para com os baianos. Por isso, nossa atuação no Conerh será no sentido de estabelecer políticas públicas voltadas para a definição mais equilibrada dos diversos usos da água em nosso estado", enfatizou Peixoto. O tema do Dia Mundial da Água em 2016 é "Água e Empregos", daí a importância de observar o assunto sob o aspecto do desenvolvimento.

Na avaliação do presidente da Conerh, Eugênio Spengler, a solução dos principais conflitos de uso da água passa pela análise atenta de aspectos relacionados ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental de cada região. "Pela complexidade do tema, o Conerh exige constantes discussões, principalmente diante de uma sociedade que precisa compreender o que sejam os limites em relação aos usos dessa água. Os desafios são imensos e absolutamente importantes. Daí a manutenção da parceria com a SIHS agora dentro do Conselho", finalizou Eugênio. Ele ainda alertou aos presentes sobre a necessidade de debates sobre o plano estadual de bacias hidrográficas, medidas em prol do Rio São Francisco e em beneficio da água enquanto bem ambiental e econômico.

Vitória da Conquista: bancários realizam ato contra reestruturações da Caixa Econômica

Segunda / 28.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O ato faz parte do o Dia Nacional de Luta Contra as Reestruturações na CEF, que aconteceu em diversas agências do país.

Na manhã da última quinta-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação contra as reestruturações anunciadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). A manifestação aconteceu nas agências de Vitória da Conquista e Superintendência, onde foi feito o esclarecimento à população, panfletagem e reuniões com a categoria. O ato faz parte do o Dia Nacional de Luta Contra as Reestruturações na CEF, que aconteceu em diversas agências do país. A Caixa divulgou que promoverá um processo de reestruturação que acarretará na realocação de cargos, atividades e até dos locais de trabalho dos funcionários. A reformulação influencia diretamente o poder aquisitivo e as condições de trabalho da categoria. Mesmo assim, o banco preferiu adotar uma postura intransigente e não debateu nem forneceu informações sobre o projeto aos empregados. Além disso, a reforma é injustificada, pois a CEF é o 4º maior banco no Brasil e, somente em 2015, lucrou R$ 7,2 bilhões. Apesar do lucro bilionário, a instituição fechou 3.219 postos de trabalho no ano passado.