Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2021"

Guanambi adquire aparelho de colposcopia para o Programa Saúde da Mulher

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Conforme a Secretaria, já na primeira semana deste mês o procedimento será ofertado às pacientes no 1º Centro, na Avenida Barão do Rio Branco. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um novo aparelho de colposcopia, que será destinado ao Projeto Saúde da Mulher. “A compra de um aparelho de colposcopia pela Secretaria Municipal de Saúde irá oferecer um novo serviço para a comunidade de forma gratuita, que antes era feito somente na iniciativa privada”, comemora Dra. Roberta Mota, secretária da pasta. Conforme a Secretaria, já na primeira semana deste mês o procedimento será ofertado às pacientes no 1º Centro, na Avenida Barão do Rio Branco.

A colposcopia é um exame ginecológico que serve para examinar de forma ampliada e detalhada o colo do útero e a genitália feminina, fundamental para prevenir, detectar e tratar as lesões precursoras do câncer de colo de útero e infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

Prefeitura de Guanambi iniciará retirada de veículos abandonados pela cidade nessa terça-feira (02)

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

A medida faz parte do projeto “Guanambi, cidade limpa”, que busca conscientizar a comunidade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Guanambi anunciou que, a partir desta terça-feira (02), dará início a operação para a retirada de veículos abandonados no anel rodoviário e outras vias públicas. Segundo a pasta, é grande a quantia de veículos abandonados, em especial, no anel viário, e a grande maioria dos responsáveis pelos veículos não foram identificados para serem notificados.

“É público e notório em todo o anel rodoviário e em várias avenidas uma grande quantidade de carros velhos, carcaças e lixo resultante da atividade ligada ao setor de oficina e desmanches causando problemas para a segurança, a saúde pública, além do aspecto de abandono”, comunicou a Secretaria, em nota.

A medida faz parte do projeto “Guanambi, cidade limpa”, que busca conscientizar a comunidade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, envolvendo inclusive o setor industrial, além dos proprietários de terrenos. 

Livramento: Idoso acusado de ameaçar companheira é conduzido à Delegacia

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Junto com o idoso, os PMs apreenderam grande quantidade de munição de arma de fogo. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na tarde do último sábado, dia 30, por volta das 17h30, policiais militares da guarnição de Rondas Rurais, da 46ª CIPM, prenderam um idoso, que estava com várias munições de arma de fogo, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora.

Segundo a 46ª CIPM, a Central de Operações da Companhia informou à guarnição sobre uma denúncia de que um homem estava ameaçando sua companheira na localidade rural Fazenda Caires. Chegando ao local, os PMs encontraram o possível acusado, identificado pelas iniciais ‘A.M.S’, de 74 anos, imobilizado por seus familiares. O acusado, juntamente com 3 cartuchos vazios cal. 32, 1 cartucho vazio cal. 12, 5 recipientes contendo chumbo, 3 recipientes contendo espoleta e 3 recipientes contendo pólvora, foi apresentado à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Livramento.

MP-BA recomenda atenção à ordem de vacinação contra a Covid-19 aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Serra do Ramalho e Paratinga

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

O MP-BA informou que recebeu 3 denúncias de ‘fura fila’ em Bom Jesus da Lapa, uma em Sítio do Mato e três referentes a Paratinga. (Foto Ilustrativa: Cristine Rochol / PMPA / JC)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Serra do Ramalho e Paratinga que se atenham aos critérios técnicos na ordem de vacinação contra o novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

Segundo o promotor de Justiça Luciano Valadares, o MP recebeu diversas denúncias de ‘fura fila’ nesses municípios, por isso expediu as recomendações para coibir “eventuais privilégios” na ordem de vacinação. Até a manhã da última sexta (29), o MP-BA informou que recebeu via email do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Cesau), três denúncias de ‘fura fila’ em Bom Jesus da Lapa, uma em Sítio do Mato e três referentes a Paratinga.

Municípios baianos estão autorizados a vacinarem idosos acima de 90 anos

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Governo do Estado enviou 54 mil doses nesse último final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Sesab. (Foto: Sérgio Bernardo/Divulgação)

A partir desta segunda-feira (1º), os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. O Governo do Estado enviou 54 mil doses nesse último final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

• A Bahia já aplicou mais de 192 mil doses de vacina contra a Covid-19;

“Ainda que a Bahia registre a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”, analisa secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltando ainda que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirma o secretário.

Mais de 192 mil baianos já receberam a 1ª dose da vacina contra Covid-19

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são do Painel de Vacinação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (Foto: Divulgação / Sesab)

Até às 14 horas de domingo (31), 192.437 pessoas já receberam a 1ª dose de algumas das vacinas contra a Covid-19 disponíveis para o estado. Nesta primeira etapa, em que as vacinas são destinadas ao grupo prioritário, já foram vacinados 162.188 trabalhadores da área de saúde, 18.750 idosos que vivem em instituições de longa permanência, 11.032 indígenas aldeados e 467 pessoas com algum tipo de deficiência. Os dados são do Painel de Vacinação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Os municípios que mais aplicaram doses são Salvador (52.781), Feira de Santana (9.342), Vitória da Conquista (7.300), Ilhéus (3.725) e Itabuna (3.027). Os demais municípios não ultrapassaram a marca de 3.000 doses aplicadas. Na região sudoeste, além de Vitória da Conquista, os municípios que mais aplicaram o imunizante são Guanambi (1.586), Itapetinga (1.108), Brumado (960), Caetité (596) e Livramento de Nossa Senhora (473).

Guanambi: mais 3 secretários municipais são nomeados

Segunda / 01.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Vanderlei de Ceraíma, Fabrício Lopes e Victor Oliveira foram nomeados para as Secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, respectivamente.

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), nomeou mais 3 secretários para ocuparem as últimas pastas de sua administração. Os vereadores Vanderlei de Ceraíma (DEM) e Fabrício Lopes (DEM) foram nomeados para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, respectivamente. Para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi nomeado Victor Oliveira Boa Sorte. Com as convocações dos vereadores para as secretarias, assumem as cadeiras na Câmara de Vereadores de Guanambi os suplentes Vanilson Flores e Edileno Oliveira, ambos do DEM.