Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

População da zona rural de Pindaí acusa a empresa Renova Energia de poluir barragem

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O advogado Wanderson Pimenta relatou que, no ano passado a barragem já havia sofrido o mesmo tipo de poluição, causada pelas obras da empresa no local.

Cerca de 100 moradores da zona rural de Pindaí, que são abastecidos pela Barragem de Contendas, vem reclamando, nos últimos dias, de um material similar a óleo na superfície da água no decorrer da barragem. Segundo os moradores, a poluição estaria vindo do Parque Eólico, que tem como responsável a empresa Renova Energia. O advogado Wanderson Pimenta relatou que, no ano passado a barragem já havia sofrido o mesmo tipo de poluição, causada pelas obras da empresa no local. A empresa havia prometido que iria tratar toda a água antes de ser despejada na barragem e a situação não iria se repetir. Os populares relataram ainda que a água apresenta mau cheiro, coloração avermelhada e vem provocando manchas no corpo das crianças que tomam banho na barragem. Segundo o advogado Ravelo Badaró, nenhuma medida jurídica ainda foi tomada, mas a situação será encaminhada ao Ministério Público e ainda buscará a população para que se reúnam protestando contra o desrespeito que a empresa vem tendo com o meio ambiente. A população local dependente desse recurso hídrico para sobrevivência.

Câmara de Brumado comunica furto de moto da frota de veículos do Legislativo

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A moto foi furtada nas imediações do Sindicato dos Mineradores de Brumado, no Bairro do Tanque.

Em nota encaminhada ao nosso jornal, a Câmara de Brumado comunicou, por intermédio do seu Presidente, vereador Alessandro Lôbo, que uma motocicleta marca HONDA, modelo CG 125 FAN, placa NZB 9837, Chassi 9C2JC4120BR719671, Renavan 00340333480, cor PRETO, ano de fabricação 2011, pertencente à frota de veículos do Poder Legislativo Municipal, foi furtada na última sexta-feira (12), nas imediações do Sindicato dos Mineradores de Brumado, no Bairro do Tanque. O veiculo estava na posse e responsabilidade do funcionário público da Câmara, Lázaro Saraiva. Todas as providências cabíveis já foram adotadas, em especial o registro da ocorrência junta a Delegacia de Polícia e comunicação a Policia Militar.

Conselho Tutelar de Paramirim esteve presente no Carnaval do município

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

As conselheiras trabalharam em regime de plantão durante todo o evento, que aconteceu no balneário da cidade e na orla da lagoa.

O Conselho Tutelar de Paramirim, órgão da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público, Polícia Civil, Policia Militar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, durante o período do carnaval, um trabalho de vistorias e acompanhamento a crianças e adolescentes nas ruas da cidade. As conselheiras trabalharam em regime de plantão durante todo o evento, que aconteceu no balneário da cidade e na orla da lagoa. “Trabalhamos principalmente para coibir que os menores de 18 anos ingiram bebidas alcoólicas e a participação de todos foi muito valida nesse momento. Somente com o apoio da sociedade vamos acabar com essa barbárie que vem acontecendo com nossas crianças e jovens, principalmente nas festas populares, onde o consumo de bebidas alcoólicas e drogas se tornam mais fáceis”, disse a presidente do Conselho Tutelar, Mariangelis Porto Moreno.

Prefeito José Barreira anuncia aumento de 11,5% para professores municipais de Caetité

Terça / 16.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O aumento foi ainda maior do que o anunciado pelo Governo Federal.

Durante o primeiro dia da Jornada Pedagógica de 2016, que foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (15), às 8h30, e segue até o dia 17, o prefeito de Caetité, José Barreira, anunciou um aumento de 11,5% no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. De acordo com o prefeito, o reajuste para os professores do município foi superior ao dado pelo Governo Federal, de 11,36%, conforme anúncio feito pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no mês passado. O prefeito lembrou ainda que o aumento será retroativo ao mês de janeiro, sendo assim, em fevereiro os professores da rede municipal receberão o novo piso, além dos 11,5% relativos a janeiro. Com o novo piso, os professores da rede pública de Caetité passam a ser os mais bem remunerados entre as cidades da região.

Brumado: motocicleta colide com Hilux deixando duas vitimas fatais na BR-030

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O acidente ocorreu por volta das 15h desta segunda-feira, deixando duas vitimas fatais.

Por volta das 15h desta segunda-feira, no anel viário da BR-030, um trágico acidente envolvendo uma moto CG de placa PJH-1717, de Brumado, e uma Hilux branca, placa OUJ-1189, de Livramento de Nossa Senhora, levou a morte de duas pessoas. Segundo informações obtidas pelo nosso site, no impacto, a motocicleta se projetou para debaixo da Hilux, e os motociclistas foram atirados na pista. Juvenal Figueiredo Júnior morreu no local. O outro ocupante da motocicleta, de pronome Rafael, foi socorrido pelo SAMU 192, morrendo a caminho do hospital.

Governo de Paramirim realizou mais um Carnaval de sucesso

Segunda / 15.02.2016

Por Fagner Abreu

A festa voltou para a Praça Santo Antonio, que esta totalmente reformada (Foto: Luiz Carlos).

A Prefeitura Municipal de Paramirim, com o apoio da Câmara de Vereadores, realizou o Carnaval 2016, de 06 a 09 de fevereiro. A festa voltou para a Praça Santo Antonio, que esta totalmente reformada. Em 2015, o carnaval aconteceu na orla da lagoa devido a obra na praça de eventos. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo circuito oficial durante os quatro dias de festa. O primeiro dia ficou marcado pelas atrações Boyzinho, Pegada de Africano e Banda Temporal. As piscinas e cascatas, construídas no curso do rio Paramirim, estiveram lotadas por banhistas do município e turistas. Com um palco instalado próximo as piscinas, a multidão foi animada pelos cantores Dara e Lando Ramos. A noite, no circuito oficial, a folia foi comandada pelas bandas: Na Pegada da Loira, Xodó da Bahia e Coladinho.

O terceiro dia de folia teve o balneário da cidade, também lotado. Coladinho comandou o matinê e em seguida o Swing do Maluko iniciou a programação adulta. Logo após veio a Banda Batukerê, com o fechamento feito pela Banda Xodó da Bahia. O último dia de carnaval repetiu o sucesso de todos os anos. O matinê foi animado pela Banda Axé Gandaia. Em seguida, a Banda Temporal subiu no palco e esquentou ainda mais o folião que estava ansioso pela atração principal. Logo após foi a vez da banda La Fúria assumir o comando do circuito. “Conseguimos organizar a festa de uma forma profissional. Como sempre trouxemos atrações de peso o que favorece a vinda de foliões para a festa gerando renda no município. A padronização da festa com as barracas é um ponto importante para que haja organização.

A Prefeitura Municipal fez um trabalho de excelência em relação aos serviços públicos. A Secretaria de Saúde do município fez um trabalho educativo muito importante nesse carnaval. Foi instalada nos dois circuitos a Barraca da Saúde com distribuição de preservativos, encartes sobre a prevenção as DSTs e dengue. Também foi oferecido gel lubrificante, atendimento de emergência, curativo, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. A Prefeitura e a 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, que comanda o policiamento de Paramirim, garantiram aos foliões um carnaval tranquilo com todas as condições de segurança.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo circuito oficial durante os quatro dias de festa (Foto: Luiz Carlos).

Gestores municipais da Bahia devem encaminhar toda a documentação mensal de receita e despesa através do e-TCM

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A advertência foi feita no dia 29 de janeiro pelo diretor de Tecnologia da corte, Pedro Vieira, que chamou a atenção para o prazo limite de 70 dias.

Os gestores e ordenadores de despesas de todos os municípios baianos não só podem como devem, desde já, encaminhar toda a documentação mensal de receita e despesa ao Tribunal de Contas dos Municípios de forma eletrônica, utilizando o sistema e-TCM. O sistema está disponível no site do tribunal www.tcm.ba.gov.br. A advertência foi feita no dia 29 de janeiro pelo diretor de Tecnologia da corte, Pedro Vieira, que chamou a atenção para o prazo limite de 70 dias, que vence no início da segunda quinzena de março. Estabelecido pelas resoluções nºs 1337 e 1338, aprovadas no final do ano passado, que regulamentou o processo eletrônico e estabeleceu a obrigatoriedade do encaminhamento dos documentos mensais e da prestação de contas anuais de prefeituras, câmaras municipais e demais jurisdicionados, exclusivamente por meio eletrônico.

Os gestores de mais de 80% dos 417 municípios já receberam o treinamento devido, através de equipes do tribunal que foram deslocadas para o interior para apresentar o sistema. Segundo o Diretor, além disso, o treinamento pode ser feito no próprio site do TCM e é absolutamente simples e prático. A ferramenta é autoexplicativa e para a sua utilização não é necessária nenhuma expertise em informática. Gestores de inúmeros municípios já estão utilizando o e-TCM, mas, segundo ele, alguns entenderam erroneamente que só deviam utilizar o sistema após os 70 dias estabelecidos pelas resoluções, o que é um equívoco. “Ao contrário, queremos que todos utilizem já o processo eletrônico para que, surgindo eventuais dúvidas, possamos esclarecer com a maior brevidade e assim tornar pleno o processo eletrônico o mais rápido possível”, observou Pedro Vieira.

Aulas da rede municipal de Caetité irão retornar dia 22 de fevereiro

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A mudança visa garantir a tranquilidade e segurança dos estudantes (Foto: Reprodução/Internet).

Em virtude do trabalho de recuperação de estradas realizado pela Prefeitura de Caetité, o retorno das aulas da rede municipal de ensino, que seria na próxima quinta-feira (18), foi adiado para o dia 22 de fevereiro. As estradas que estão sendo recuperadas são as principais vias de acesso para as escolas e, segundo a Secretaria de Educação, a medida é para garantir mais tranquilidade e segurança dos estudantes no retorno às aulas.

Aleluia questiona a falta de entrega de larvicida pela Presidente Dilma

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito.

“A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta, do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública”, afirmou o Deputado Federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais. Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a Chikungunya e o Zika.

Depois de insistentes cobranças, o larvicida, que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual, foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima. “O governo do PT que anunciou uma espetacular operação de guerra contra o Aedes Aegypti só forneceu 20 pacotinhos do produto, o que não deu nem para dar um a todos os 23 agentes de saúde de Retirolâdia. Depois de 60 dias sem o produto, segundo o prefeito, o larvicida fornecido não durou nem um dia”, assinalou Aleluia. De acordo com o líder democrata, a solução dos servidores da prefeitura foi pescar piabas e soltar nas cisternas infectadas. Pra piorar a situação, a Dires/Funasa já informou ao prefeito que não há previsão para nova remessa do larvicida. “O que está acontecendo em Retirolândia vem se reproduzindo em toda a Bahia e Brasil”, afirmou Aleluia.

Campeonato Brumadense de Futebol tem retorno após seis anos de interrupção

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Neste ano, a Liga Brumadense de Futebol reuniu 10 equipes para a disputa do campeonato, dividindo em dois grupos (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Campeonato Brumadense de Futebol teve seu retorno no último sábado (13) após seis anos de interrupção. O campeonato foi interrompido por conta da interdição do Estádio Gilberto Cardoso, que passou por uma ampla reforma. O jogo entre os juvenis de Botafogo e São José estrearam o Campeonato, porém a abertura oficial foi no domingo (14). Neste ano, a Liga Brumadense de Futebol reuniu 10 equipes para a disputa do campeonato, dividindo em dois grupos. No grupo A: Vila Presidente Vargas, Santos, Vitória, Botafogo e Santa Clara. Grupo B: Bahia, Feirense, São José, Umburanas e Real São Félix. Na primeira fase, os grupos se enfrentam e dois times de cada grupo passarão para próxima fase. O evento esportivo é promovido pela Liga Brumadense de Futebol (LBF), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.

Processo de implantação do sistema eletrônico e-TCM avança no interior baiano

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Além de gerar economia para os cofres públicos, a nova ferramenta irá agilizar e dar maior transparência às contas municipais.

O processo de implantação do sistema eletrônico para prestação de contas do Tribunal de Contas dos Municípios, o e-TCM, avança no interior do estado. Técnicos de mais da metade das 417 prefeituras e câmaras municipais já receberam treinamento para a utilização da nova ferramenta, que além de gerar economia para os cofres públicos, irá agilizar e dar maior transparência às contas municipais. Segundo o diretor de Tecnologia do TCM, Pedro Vieira, a receptividade entre os servidores municipais tem sido excelente, porque estão convencidos de que a nova ferramenta tecnológica, além de outras vantagens, facilitará o trabalho e dará mais segurança. Vieira destacou também a colaboração da União dos Municípios da Bahia (UPB), que tem mobilizado seus associados e destacado as vantagens do sistema e-TCM. Desde o início do ano, duas equipes formadas por auditores estaduais e técnicos em informática do TCM percorrem o estado, ministrando cursos para os servidores de todos os entes jurisdicionados envolvidos na elaboração das prestações, que por força de lei têm que ser apresentadas regularmente para exame da corte de contas.

Número de acidentes em estradas federais na Bahia cai 41% no Carnaval deste ano

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Houve a diminuição de acidentes em 41% durante o período de Carnaval, enquanto as mortes passaram de 7, em 2015, para 12 este ano (Foto: Reprodução/Internet).

De acordo com boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, na última quinta-feira (11), houve a diminuição de acidentes em 41% durante o período de Carnaval, de 5 a 10 de fevereiro, enquanto as mortes passaram de 7, em 2015, para 12 este ano. Ainda segundo o levantamento, o número de feridos se manteve em 84, mesmo número do último ano. No mesmo período foram realizadas 2.939 autuações. As ultrapassagens proibidas se destacaram, totalizando 929 casos autuados pela polícia, seguidos por 294 registros de pessoas que não utilizavam o cinto de segurança e 53 motociclistas que foram flagrados sem usar capacete. Além disso, foram recolhidas 143 carteiras de habilitação e 154 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, por irregularidades como vencimentos. Também foram capturadas 4.859 imagens de veículos em excesso de velocidade nas rodovias federais do estado.

Assaltantes saqueiam passageiros em ônibus da Novo Horizonte com destino a Brumado

Segunda / 15.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Dois indivíduos, que haviam embarcado em Vitória da Conquista, realizaram o assalto nas proximidades de Jibóia (Foto: Reprodução/Internet).

Passageiros que estavam em um ônibus da Novo Horizonte, que fazia linha Vitória da Conquista/Brumado, foram saqueados por bandidos armados no último sábado (13). Segundo informações obtidas pelo nosso site, dois indivíduos que haviam embarcado em Vitória da Conquista realizaram o assalto nas proximidades de Jibóia. Policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Cipe-Sudoeste e Rondesp fizeram buscas na região na tentativa de localizar os bandidos, mas nenhum dos acusados foi preso até o momento.

Governo da Bahia e Forças Armadas intensificaram ações contra o Aedes Aegypti

Segunda / 15.02.2016

Por Secom/BA

Ao todo, 6.600 militares percorreram as ruas de municípios baianos, na manhã do último sábado (13) (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA).

O Governo do Estado da Bahia, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica intensificaram as ações de combate a um minúsculo inimigo, que tem causado estragos irreparáveis quando o assunto é a saúde pública, o Aedes Aegypti. Ao todo, 6.600 militares percorreram as ruas de municípios baianos, na manhã do último sábado (13), para orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito. Em Salvador, a Operação Força Amiga, que aconteceu simultaneamente em todos os estados brasileiros, contou a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, do vice-governador e Secretário Estadual do Planejamento, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, entre outras autoridades. Duzentos e vinte mil militares foram mobilizados em todo o País para combater o mosquito da dengue.

O Aedes Aegypti é um vetor de transmissão de dengue, febre Chikungunya e do Zika vírus. O último tem contribuído para a aparição de novos casos envolvendo a Síndrome de Guillain Barré e a microcefalia, uma má formação do crânio de bebês, que nascem com o perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. De acordo com o Ministério da Saúde, 3.852 casos suspeitos de microcefalia são investigados em todo o País, com a confirmação de 24 casos de óbito pela doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, 3.852 casos suspeitos de microcefalia são investigados em todo o País (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA).

Portaria do Detran-BA muda regra do porte obrigatório do CRLV

Segunda / 15.02.2016

Por Secom/BA

A medida visa dar mais comodidade ao condutor que hoje aguarda, em média, de 10 a 15 dias para receber o documento do veículo pelos Correios (Foto: Mateus Pereira).

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) baixou a Portaria 223/16, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de janeiro de 2016, estabelecendo mudança na fiscalização do porte obrigatório do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No artigo 2º, o texto diz que “os agentes dos órgãos executivos de trânsito do Estado da Bahia, dentro de cada circunscrição, para efeito de lavratura de auto de infração, somente deverão exigir o porte obrigatório do CRLV, do ano em curso, após 30 dias corridos, a contar da data do documento bancário que comprove a quitação dos débitos, conforme previsto em lei”.

A medida visa dar mais comodidade ao condutor que hoje aguarda, em média, de 10 a 15 dias para receber o documento do veículo pelos Correios. Antes da portaria, quando era abordado em uma blitz, ele era obrigado a apresentar o licenciamento atualizado, sob o risco de sofrer penalidades, mesmo tendo feito o pagamento dos valores devidos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem o CRLV é considerada infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. Com a mudança, os órgãos de trânsito do estado estão obrigados a cumprir a portaria, que autoriza a substituição do CRLV pelo comprovante de pagamento dos débitos (IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e multas, se houver), no prazo de 30 dias após o vencimento do documento.

O procedimento começou a ser adotado pelo Detran-BA no Carnaval. As regras para o licenciamento anual não mudam, correspondendo ao calendário do pagamento do IPVA, conforme disposto pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).