Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2018"

Guanambi: Câmara de Vereadores recebe melhorias na sua estrutura física

Terça / 30.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

A obra esta sendo custeada com os recursos próprios do Legislativo e visa melhorar cada vez mais o relacionamento e as condições de atendimento da população.

Durante o recesso parlamentar o presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Agostinho Lira, está promovendo serviços de reformas e melhorias na estrutura física da sede do legislativo Guanambiense, os gabinetes estão sendo reformados visando dar melhores condições de trabalho aos Vereadores e consequentemente dando condições para atender melhor a população que procuram os parlamentares para encaminhar as suas demandas. Outros setores da casa estão recebendo melhorias além de obras para melhorar a mobilidade e o acesso da população as dependências da Câmara. “Estamos investindo para focar uma nova estrutura física da Câmara, pois hoje a Câmara de Guanambi além de atender a demanda da nossa comunidade, também recebe visitantes, além de ser sede de importantes eventos, promovido por entidades e varias organizações da nossa sociedade. Essas melhorias já algum tempo eram necessárias e com certeza teremos um novo perfil para melhor atendimento ao publico, tanto no gabinete dos Vereadores como nos demais setores da sede do Legislativo“, frisou o presidente da Câmara. A obra esta sendo custeada com os recursos próprios do Legislativo e visa melhorar cada vez mais o relacionamento e as condições de atendimento da população Guanambiense.

Operação conjunta da Cipe Chapada e 42ª CIPM recuperam arma da PM de SP e desarticula quadrilha

Terça / 30.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Sabemos para quem eles trabalham e estamos trabalhando para chegarmos no líder da organização criminosa", informou o Major Ricardo Passos. (Fotos: SSP-BA)

Uma operação integrada das Companhias Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e da 42ª Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) recuperou uma arma da PM de São Paulo. Armamento foi encontrado, na tarde de segunda-feira (29), com quatro criminosos, na cidade de Souto Soares. Os militares receberam a informação de que Leonardo Nascimento da Silva, o 'Léo de Gameleira', 29 anos, e Édipo da Silva Oliveira, mais conhecido como 'Kinho', 22, integrantes de uma quadrilha responsável por roubos a banco, sequestros e extermínios estavam na zona rural de Souto Soares. De posse da localização os militares montaram uma campana e descobriram a casa utilizada pela dupla. Na residência foram encontrados uma pistola da PM de São Paulo, um revólver calibre 38, carregadores e 60 munições dos calibres 9mm (uso restrito), ponto 40 e 38. Além dos materiais, na casa, foram presas também Carolaine Souza Alves, 18, e Débora Angélica de Araújo Martins, 21, componentes do bando. "Sabemos para quem eles trabalham e estamos trabalhando para chegarmos no líder da organização criminosa", informou o comandante da Cipe Chapada, Major Ricardo Passos. Acrescentou que a integração com a 42ª CIPM foi imprescindível para o êxito da operação.

Prefeitura de Caetité emite Nota de Pesar pelo falecimento de Dona Palmira

Terça / 30.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Dona Palmira foi membro fundadora da Academia Caetiteense de Letras, onde ocupava a cadeira 27, cujo Patrono era Gabriel Guanais, seu irmão. (Foto: Paulo Publicidades)

A Prefeitura Municipal de Caetité emitiu Nota de Pesar na tarde dessa segunda-feira (29), pelo falecimento da professora Palmira Guanais Aguiar Fausto, “Dona Palmira” como era conhecida. A prefeitura destacou a importância de Dona Palmira para a educação na sociedade caetitense. Além de também ressaltar a participação da professora na política, como secretária municipal, e lembrar seu legado para a cultura, já que Dona Palmira foi membro fundadora da Academia Caetiteense de Letras, onde ocupava a cadeira 27, cujo Patrono era Gabriel Guanais, seu irmão. “Ao partir, as pessoas são insubstituíveis em sua existência e, no caso particular de D. Palmira, as palavras nos faltam para dizer a todos os familiares e amigos quão grande falta ela fará em nosso meio, assim como deixa o mundo um pouco mais cinza, com menos brilho e alegria”, diz a nota.

Petrobras sobe preços de diesel e gasolina a partir de terça-feira (30)

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da petroleira, em vigor desde julho de 2017.

A Petrobras elevará os preços do diesel em 0,8 por cento e os da gasolina em 0,1 por cento nas refinarias a partir de terça-feira, informou a estatal em comunicado no seu site. Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da petroleira, em vigor desde julho do ano passado e que prevê alterações quase que diárias nas cotações dos combustíveis.

Policlínica Regional de Guanambi já realizou mais de 2.500 atendimentos

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

A manutenção mensal da unidade é dividida entre Estado, responsável por 40%, e os municípios consorciados, que rateiam os 60% restantes.

Com dois meses de funcionamento, a Policlínica Regional do Alto Sertão, com sede em Guanambi, contabiliza 2.589 atendimentos, entre consultas, procedimentos em radiologia e diagnóstico por imagem. A policlínica, a segunda entregue pelo Governo do Estado, beneficia cerca de 480 mil moradores de 22 municípios baianos do Território de Identidade do Sertão Produtivo, que passaram a ter cobertura de diversos exames gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O consórcio responsável por gerir o equipamento reúne 100% dos municípios da região. A diretora-geral da policlínica, Tâmara Miranda, revela que a equipe da unidade é formada por mais de 60 profissionais concursados, incluindo 24 médicos especialistas, e mais 20 colaboradores. Selecionada entre mais de 500 profissionais e preparada há mais de dois anos e meio, pelo Governo do Estado, para assumir a função, ela garante ter grande satisfação em participar do projeto, que vem “revolucionando a saúde no estado da Bahia”.

Foram investidos R$ 24 milhões na policlínica, entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para até 28 pessoas, a fim de transportar os pacientes de seus municípios para a sede da policlínica. A manutenção mensal da unidade é dividida entre Estado, responsável por 40%, e os municípios consorciados, que rateiam os 60% restantes. Inaugurada em novembro do ano passado, a Policlínica Regional do Alto Sertão realizou, até esta semana, 1.464 consultas, a maioria em cardiologia (487), seguida de ginecologia e obstetrícia (246) e gastroenterologia (227). No que se refere a diagnóstico por imagem, as ressonâncias magnéticas foram os exames mais solicitados (276), seguidos de tomografia (273). Foram feitos também ultrassonografias (234), exames de Raio-X (125), mamografias (123), ecocardiograma (82) e colocados 12 MAPAs. A policlínica atende moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi e disponibiliza, entre outros, os seguintes exames: ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia e cistoscopia. Os pacientes também têm acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Coordenador dos consórcios das policlínicas avalia implantação do serviço na Bahia

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Apesar do pouco tempo de serviço Nelson Portela já percebeu a enorme demanda reprimida que os municípios tinham. (Foto: Tiago Dias / Bahia Noticias)

Com investimento de R$ 94 milhões, o ano de 2017 terminou com a inauguração de quatro policlínicas em Teixeira de Freitas, Guanambi, Jequié e Irecê. Apesar do pouco tempo de serviço, o coordenador dos consórcios de saúde das policlínicas, Nelson Portela, já percebeu a enorme demanda reprimida que os municípios tinham em relação à execução de exames. “As pessoas não tinham como fazer certos exames quando o prefeito não pagava. E algumas simplesmente não faziam. As que tinham condição faziam na rede privada e pagavam caro para ter os diagnósticos, mas hoje, as policlínicas estão ofertando diversos exames gratuitos para os munícipes das regiões de onde estão funcionando”, ressaltou. Citando o exemplo da Policlínica de Irecê, que com mais ou menos 40 dias já atendeu mais de duas mil pessoas, Portela explica que todos os agendamentos são feitos por um sistema que leva em consideração a cota mensal de pacientes de que cada município tem direito. “Quem marca a consulta é o serviço de atenção básica da cidade ou o secretário de Saúde, que terá que detectar qual paciente está precisando mais do exame. Eles terão que fazer uma triagem, ver os mais graves e colocá-los na frente”, explicou Portela. Em entrevista ao Bahia Notícias, o coordenador falou sobre possíveis melhorias no sistema, como funciona a indicação do presidente do consórcio e dos diretores das policlínicas, das demandas do prefeito Herzem Gusmão durante a instalação da policlínica em Vitória da Conquista e sobre como funciona a transferência de pacientes para os hospitais em caso de necessidade de cirurgia de alta complexidade. As informações são do Site Bahia Notícias.

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA

Pelo segundo ano consecutivo Guajeru é destaque em gestão na Bahia, aponta pesquisa da UBD

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em nota, o prefeito Gil Rocha disse que a premiação, é, sem dúvida, motivo de orgulho, não só para ele, como gestor, mas para todo população guajeruense. (Foto: Ascom Guajeru)

Nesta sexta-feira (26) foi realizada em Recife a cerimônia de entrega da 16ª edição do prêmio “Os melhores do Brasil, por um Brasil melhor”. A premiação é destinada aos 50 melhores municípios do estado avaliados e classificados na pesquisa de utilidade pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD), nas áreas de educação, infraestrutura e transparência. Na edição relativa ao ano de 2017 o município de Guajeru mais um vez aparece entre os 50 municípios mais bem classificados da Bahia devido ao excelente trabalho administrativo que foi desenvolvido no ano de 2017, atendendo os requisitos de Excelência em Gestão Pública, sendo avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade junto aos órgãos governamentais nas esferas Federal e Estadual, bem como no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e no Ministério Público (MP), além do comprometimento com a sociedade civil.

Em nota, o prefeito Gil Rocha disse que a premiação, pelo segundo ano consecutivo, resultante da pesquisa feita pela UBD, é, sem dúvida, motivo de orgulho, não só para ele, como gestor, mas para todo população guajeruense. “O resultado apresentado na pesquisa reflete o trabalho ético que tem sido desenvolvido pela atual gestão, não só nas áreas apresentadas, mas na administração pública como um todo. Devo agradecer aqui a todos os envolvidos neste processo pelo empenho e dedicação na execução de suas funções, nos setores a áreas que atuam, visando os interesses da comunidade guajeruense, buscando sempre fazer o melhor e da forma mais correta. Esse destaque não é mérito de uma ou outra pessoa, mas de todo o município que vem se desenvolvendo nos últimos anos”, comentou

Presos fazem buraco em laje e fogem de delegacia em Carinhanha

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o titular da 22ª Coorpin, Clécio Magalhães, informou que a carceragem da delegacia tinha capacidade para 12 presos, mas 23 estavam detidos no local. (Foto: Folha do Vale)

Um grupo de nove presos fugiu da delegacia da cidade de Carinhanha durante a madrugada deste domingo (28). Segundo informações do site Folha do Vale, os detentos fizeram um buraco na laje do teto usado barras de ferro e fugiram pelos fundos da delegacia. Um agente notou a fuga por volta de 6h. Os fugitivos foram identificados como João Paulo Leite, Amadeus Jesus Gomes, Matheus Felipe de Oliveira, André de Souza dos Santos, Derick Patrick Sales da Silva, Reinaldo Rodrigues da Silva, Edson Pereira da Silva, Leonardo Silva Viana e Mateus Lima Almeida. Este último foi recapturado pela polícia ainda durante a manhã. Ainda segundo a Folha do Vale, o titular da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Clécio Magalhães, informou que a carceragem da delegacia tinha capacidade para 12 presos, mas 23 estavam detidos no local.

Jequié ganha nova sede de Coordenadoria Regional do DPT

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Mais de R$ 1,3 milhão foi investido na unidade de polícia científica, que vai atender mais de 400 mil pessoas da Cidade Sol e região. (Fotos: Alberto Maraux)

O município de Jequié acaba de ganhar uma nova sede da Coordenadoria Regional do Departamento de Polícia Técnica. Na manhã desta segunda-feira (29), o governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, fizeram a entrega do espaço, modernizando as estruturas da polícia científica, na região centro-sul da Bahia. Situada na Avenida Lomanto Júnior, a nova unidade contou com investimento de R$ 1,3 milhão e vai atender a 24 municípios da região, aproximadamente 400 mil habitantes. Uma nova viatura também foi entregue, reforçando a frota da unidade policial. "Começamos 2018 dando seguimento ao projeto de modernização das polícias no interior do estado, uma das prioridades do governo na segurança pública", afirmou o secretário Maurício Barbosa. Já o diretor do DPT, Elson Jefferson, reforçou a importância da interiorização da polícia técnica para dar agilidade às investigações. "Não ter a necessidade de encaminhar os casos para a sede em Salvador significa oferecer maior celeridade à resolução das ocorrências que demandam laudos periciais", explicou. Além de Jequié, recentemente receberam novas unidades da polícia científica os municípios de Itapetinga, Itaberaba, Barreiras, Porto Seguro e Alagoinhas.

Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães inaugura pavimentação da Ladeira do Pará, na zona rural do Distrito de Ceraíma

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito destacou no seu pronunciamento, que irá propiciar um acesso digno, facilitando o escoamento da produção de comunidades rurais. (Foto: Ascom Guanambi)

Um pedido antigo de toda comunidade da região do Pará, zona rural do Distrito de Ceraíma foi atendido na manhã deste domingo (28). O prefeito Jairo Magalhães, ao lado da deputada estadual Ivana Bastos, do presidente da Câmara Agostinho Lira, vereadores, secretários municipais e lideranças locais, inaugurou a obra de pavimentação do trecho de serra, da Ladeira do Pará, onde 1.100 metros foram pavimentados em paralelepípedo. A obra também conta com sinalização e eficiente rede de drenagem. Ao lado do Seu Altino, presidente da associação local, o prefeito destacou no seu pronunciamento, a alegria de atender a uma antiga reivindicação, o que irá propiciar um acesso digno, facilitando o escoamento da produção de dezenas de comunidades rurais. “Fizemos muito por Ceraíma, em parceria com o governo do estado foi realizada a recuperação do asfalto da BA-938, entregamos um miniginásio no Núcleo, firmamos convênio com a Codevasf e licitamos a compra de canos para a recuperação do Perímetro Irrigado, firmamos convênio com o Governo do Estado para a execução das obras de iluminação pública do acesso do Núcleo de Ceraíma ao IF Baiano, com extensão de 3 km, e agora entregamos esta tão sonhada obra, seguiremos trabalhando pelo povo de Ceraíma e sua zona rural”, assegurou o gestor. 

A deputada estadual Ivana Bastos lembrou da dificuldade do deslocamento em tempos passados. “Quando conseguimos diversas redes de energia para esta região, foi uma grande tarefa subir com os caminhões carregados com os postes, hoje, a comunidade do Pará, tem o seu acesso facilitado”, frisou a deputada. Presente na solenidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Lira, destacou as diversas ações que o prefeito vem desempenhando na sua gestão, “Jairo é um jovem que está trabalhando em toda cidade, distritos e zona rural, tem o nosso apoio, para continuar levando benefícios para a população”, pontuou.

Estiveram presentes o prefeito, a deputada Ivana Bastos, o presidente da Câmara Agostinho Lira, vereadores, secretários municipais e lideranças locais. (Fotos: Ascom Guanambi)

Caixa prorroga campanha Quita Fácil até março

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Uma das oportunidades da campanha é que os clientes poderão ter descontos de até 90% sobre o valor original da dívida, nos casos de pagamento à vista.

A Caixa Econômica Federal prorrogou, até 31 de março, a campanha Quita Fácil, voltada para aproximadamente 2,5 milhões clientes pessoa física e 150 mil clientes pessoa jurídica com contratos de crédito em atraso. Uma das oportunidades da campanha é que os clientes poderão ter descontos de até 90% sobre o valor original da dívida, nos casos de pagamento à vista. A superintendente de Gestão de Adimplência da CAIXA, Eugênia Regina de Melo, ressalta que a ação busca auxiliar o cliente a administrar suas finanças. “É uma campanha muito atrativa porque permite que o cliente organize sua vida, colocando em dia o que saiu do controle, e inicie 2018 sem dívidas”. Desde maio de 2017, a campanha já regularizou contratos de mais de 467 mil clientes pessoa física e mais de 67 mil clientes pessoa jurídica. O atendimento da campanha Quita Fácil é feito por meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 8068 (opção 8). Os clientes também podem procurar qualquer agência da CAIXA, que conta com empregados qualificados para orientar o cliente acerca da melhor alternativa para a regularização de dívidas em atraso.

Livramento: Rui autoriza recuperação de estradas e sistema de abastecimento de água

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Rui assinou ordens de serviço para restauração e manutenção em trechos das rodovias BA 152 (Caturama-Livramento) e da BA-148 (Livramento–Brumado). (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Em viagem ao município de Livramento de Nossa Senhora, nesse sábado (27), o governador Rui Costa autorizou a publicação do edital de licitação para construção do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Iguatemi. Com investimento de R$ 4,8 milhões, as obras vão atender à demanda de cerca de 1,2 mil pessoas que vivem em uma área que atualmente não é atendida pelo serviços da Embasa. Para a implantação do novo sistema serão construídas a adutora e uma rede de distribuição 33 mil metros, com 300 ligações previstas.  “São 33 km de tubulação pra fazer a água chegar até a comunidade. Além disso, assinamos as ordens de serviço para manutenção de estradas, num contrato de cinco anos, onde a empresa se compromete a manter a estrada com boa qualidade”, afirmou o governador. Mais 552 quilômetros de estradas serão recuperados no Centro-Sul baiano. Rui assinou ordens de serviço para restauração e manutenção, por um período de cinco anos, em trechos das rodovias BA 152 (Caturama-Livramento) e da BA-148 (Livramento–Brumado). O investimento de R$ 81 milhões irá beneficiar mais de 292 mil pessoas que circulam 12 municípios da região. As estradas que serão restauradas recebem um tráfego de 2,2 mil veículos por dia. Serão beneficiados os municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Paramirim, Erico Cardoso, Caturama, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Macaúbas, Igaporã.

Ainda para o município de Livramento de Nossa Senhora, Rui autorizou a Secretaria da Educação do Estado a celebrar o Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel do Colégio Estadual Humberto Souza Leal ao Comando Geral da Polícia Militar da Bahia para instalação da sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e fez a entrega ainda de mais de 3 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), emitidos pela Secretaria de meio Ambiente do Estado (Sema), com um investimento de R$ 224 mil.  O governador fez ainda a entrega de uma quadra poliesportiva no bairro Estocada, participou da entrega da recuperação da Delegacia de Polícia Territorial e inaugurou a reforma do prédio 2ª Regional de Trânsito (Retran), com ampliação de e informatização dos serviços no bairro Taquari. Com as melhorias, que tiveram um investimento de R$ 19 mil, o espaço passa a atender às necessidades da prestação do serviço público de trânsito, com mais celeridade e conforto à população, principalmente quanto aos serviços de veículos e habilitação. Acompanharam o governador na visita ao município, os secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, de Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim, do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, e de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti.

Guajeru: Prazo para matriculas na rede de ensino municipal vai até quarta-feira (31)

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

As matrículas e renovação de matrículas serão realizadas nas escolas municipais no período de 08 a 31 de janeiro.

De acordo o Calendário Escolar, divulgado pela Secretaria Municipal de Educação no dia 5, as matrículas e renovação de matrículas serão realizadas nas escolas municipais no período de 08 a 31 de janeiro. A jornada pedagógica acontecerá entre os dias 05 e 09 de fevereiro e o início do ano letivo será no dia 19 de fevereiro. Entre os dias 23 de junho e 08 de julho acontecerá o recesso junino e o encerramento do ano letivo será no dia 14 de dezembro. Para o cumprimento da legislação educacional, Lei 9.394/96 (Lei de diretrizes e bases da educação nacional), que exige a existência de 200 dias letivos distribuídos em uma carga horária mínima de 800 horas, haverá a necessidade de se trabalhar três sábados letivos durante o ano escolar.

Divulgado o resultado do Sisu 2018; Lista de aprovados podem ser consultadas

Segunda / 29.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula.

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira (29), no site http://sisu.mec.gov.br/. Estão disponíveis as listas de aprovados de cada curso das 130 instituições participantes. A primeira chamada também pode ser consultada nas páginas das universidades que integram o programa e na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo número 0800-616161. Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula. O prazo para efetivá-la vai do dia 30 de janeiro ao 7 de fevereiro. Podem tentar participar da lista de espera aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular ou os que tenham sido convocados para a segunda opção. Caso o candidato queira tentar, deve entrar em seu boletim de notas entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro e clicar no botão correspondente à "confirmação de interesse em participar da lista de espera". O sistema irá emitir uma notificação avisando que a solicitação deu certo. Os resultados serão publicados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 9 de fevereiro. É importante, portanto, que cada candidato acompanhe as convocações feitas pela universidade em que busca estudar.

Rede SAC inaugura nova unidade em Jequié nesta segunda-feira (29)

Domingo / 28.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com a inclusão das novas unidades, o novo SAC Jequié terá uma capacidade mensal de 16.300 atendimentos, contra 12.077 do antigo posto. (Foto: Ascom Saseb)

Em funcionamento desde 1998, o SAC Jequié vai mudar de endereço. Nesta segunda-feira (29), a nova unidade será inaugurada, às 9h. O novo posto passa a atender à população a partir de terça-feira (30) onde funcionava a antiga Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), localizado na Av. Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru. O novo SAC Jequié, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, terá 14 unidades conveniadas. A principal novidade é a implementação da Ouvidoria da PM e do Balcão de Justiça, além de uma unidade da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Além disso, o posto terá atendimento agendado para Carteiras de Identidade, Habilitação e de Trabalho, das 13h às 15h. Vale ressaltar que os agendamentos para o dia 30 em diante já podem ser feitos no Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) a partir deste sábado (27).

Com a inclusão das novas unidades, o novo SAC Jequié terá uma capacidade mensal de 16.300 atendimentos, contra 12.077 do antigo posto, considerando os quase 162 mil habitantes de Jequié. A unidade aonde o SAC funcionava há quase 18 anos possuía 482 m², e a nova dispõe de 1.070m². O espaço maior vai adequar o atendimento ao padrão instituído pelo Modelo SAC, com a ampliação da área de espera e a chegada dos novos serviços. Além disso, vai disponibilizar aos usuários sanitário infantil, fraldário, auto-atendimento (SAC Fácil), e estacionamento.  Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Mobile, o portal SAC, através do endereço www.sac.ba.gov.br; e a central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).