Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Governo da Bahia lança aplicativo que permite mapear focos do mosquito Aedes Aegypti

Quarta / 06.01.2016

Por Secom/BA

O aplicativo é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

A partir da última segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros em qualquer lugar e a qualquer hora. O aplicativo é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado espera-se controlar rapidamente os surtos. O aplicativo está disponível para download na Google Play e até o fim do mês os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito.  “Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos. Também é analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário.

Guanambi: Charles Fernandes anuncia construção de sede própria do Hospital Municipal

Quarta / 06.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

O recurso já foi empenhado através de envio de documentação oficial do Ministério do Planejamento para o Ministério da Saúde.

Guanambi encerra o ano com o anúncio de mais uma grande obra. O Prefeito Charles Fernandes, após audiência com o Deputado Federal Daniel Almeida, a Deputada Estadual Ivana Bastos e o Diretor da Bahiafarma Paulo Costa na última quarta-feira (30), confirmou a alocação de recursos via emenda parlamentar na ordem de R$ 2 milhões junto ao Ministério da Saúde para a construção da sede própria do hospital municipal. Será uma estrutura moderna e que dará a possibilidade para novos serviços. O recurso já foi empenhado através de envio de documentação oficial do Ministério do Planejamento para o Ministério da Saúde.

“Este projeto é um esforço coletivo para atender a mais uma demanda da comunidade de Guanambi”, frisou Daniel Almeida, autor da emenda parlamentar. Ao final da audiência, o Prefeito Charles, ao lado de Daniel, Ivana e Paulo Costa, comemorou: “no fim de mais um ano, temos mais uma demonstração de que esta parceria com o governo federal e lideranças que lutam por Guanambi vem dando certo. Graças a este esforço conjunto será construída a mais moderna estrutura de saúde de toda a região. Este é mais um motivo para celebrarmos o ano novo”.

Foi confirmada a alocação de recursos via emenda parlamentar na ordem de R$ 2 milhões junto ao Ministério da Saúde.

Moradores e visitantes tem apenas hoje para visitar as decorações de Natal de Caculé

Quarta / 06.01.2016

Por Tayga Ribeiro

A Lagoa Manoel Caculé ficou ainda mais encantadora com a Cidade das crianças, Oficina do Papai Noel, Luzes de LED e Fonte Luminosa.

Hoje comemora-se o Dia de Reis, data especial para os católicos, pois é celebrado o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebe a visita dos três reis magos. É tradição retirar todos os enfeites natalinos das casas, instituições, ruas, praças e avenidas, desmontando presépios e árvores de natal. A decoração tem rena, presépio, Oficina do Papai Noel, Cidade das Crianças, neve simbólica e figuras tradicionais do Natal cuidadosamente preparada pela artista plástica Neide Chaves. Durante as celebrações de fim de ano encantou milhares de pessoas que visitaram a cidade.

Resultado do ENEM 2015 será divulgado na próxima sexta-feira

Quarta / 06.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Esse ano o INEP está sendo obrigado, por uma Liminar da Justiça, a divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais (Foto: Reprodução/Internet).

A espera de milhões de brasileiros que fizeram o ENEM 2015 está chegando ao final, isso porque o MEC informou que irá divulgar as notas individuais das provas objetivas e da redação na próxima sexta-feira (8). Com a nota do ENEM 2015 é possível concorrer a vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As inscrições para o SISU começam no dia 11 e vão até o dia 14 de janeiro. Os alunos podem se candidatar as vagas disponíveis em faculdades públicas apenas com a nota do ENEM 2015. Para os alunos convocados na primeira chamada, a matrícula deve ser realizada entre os dias 22, 25 e 26 de janeiro, seguindo o calendário próprio de cada faculdade.

Outro programa que serve como porta de entrada para as faculdades é o Prouni. Com ele os estudantes podem concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas de acordo com a renda familiar. Para se candidatar é necessário ter feito a prova do ENEM 2015, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e ter a renda familiar dentro do exigido pelo governo. Esses dois programas de seleção facilita muito a vida dos estudantes por não ser necessário realizar diversos vestibulares. Esse ano o INEP está sendo obrigado, através de uma Liminar da Justiça, a divulgar a nota da redação do ENEM junto com as notas individuais. Até então o órgão alegava que precisava de mais prazo, pois corrigir as redações é bastante trabalhoso e demanda muito tempo e atenção.

Brumado: Alessandro realiza grandes conquistas com rigoroso planejamento em sua gestão

Quarta / 06.01.2016

Por Eliana Costa

A responsabilidade com os recursos públicos e a sua correta aplicação também foram marcas registradas da gestão do vereador (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo, sempre de forma transparente e democrática, dirigiu os trabalhos do legislativo juntamente com a mesa diretora com o firme propósito de não só legislar função principal dos edis. Buscou firmar parcerias com os demais poderes, entidades de classe, instituições e representantes estaduais e federais, focando o desenvolvimento e o crescimento de Brumado. Nessa perspectiva o trabalho se desenvolveu de forma dinâmica e muitas conquistas foram alcançadas demonstrando a importância da união.

A responsabilidade com os recursos públicos e a sua correta aplicação também foram marcas registradas da gestão do vereador. Contrariando o panorama econômico apresentado na maioria do país, mais efetivamente em muitos municípios circunvizinhos a Brumado, realizou os pagamentos salariais todos em dia e concedeu reajuste salarial aos servidores. Todos os débitos junto aos fornecedores foram honrados.  “Termino o ano com a sensação do dever cumprido. Agradecendo a mesa diretora, aos vereadores que compõem o legislativo brumadense e a todos os funcionários que juntos possibilitaram que concluíssemos mais um ano de nossa gestão com muito sucesso. Obrigado a todos! Juntos estaremos em 2016 para mais um ano de muitas ações e conquistas”, disse Alessandro Lôbo.

Governador Rui Costa sanciona lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial

Terça / 05.01.2016

Por Secom/BA

Legenda: Com a mudança, a partir deste ano, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano nos meses de abril e outubro. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA).

Em publicação na edição da última quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, o Governador Rui Costa sancionou a lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Com a mudança, a partir deste ano, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano, nos meses de abril e outubro. O prêmio destinado aos servidores das polícias Militar, Civil e Técnica, além de policiais lotados na Secretaria da Segurança Pública, incentiva a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Através de metas pré-estabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

Com o objetivo de estimular e ampliar a diminuição desses índices criminais, o prêmio com as novas regras será distribuído da seguinte forma: 50% estão garantidos se a AISP em que ele atuar atingir a meta ou reduzir homicídios. 25% se a RISP cumprir a meta e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta. “Mais uma vez o Governo do Estado demonstra sua sensibilidade com os servidores das forças de segurança da Bahia. Tenho certeza de que essas mudanças, além de valorizar o trabalho do policial, incentivarão na redução dos crimes contra a vida”, ressaltou o Secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Caculé: Termina amanhã o prazo para matrícula do ano letivo de 2016

Terça / 05.01.2016

Por Tayga Ribeiro

Para maior comodidade escolha a escola mais próxima a sua residência (Foto: Reprodução/Internet).

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura informa que a matrícula para ano letivo de 2016 pode ser realizada até amanhã (06), na escola onde o aluno irá estudar, das 8 às 17 horas. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos devem procurar a escola das 19 às 22 horas. É necessário apresentar no ato da matrícula uma foto 3X4, cópia da certidão de nascimento ou RG, cópia do cartão Bolsa Família e transferência ou declaração de transferência, quando houver. Para maior comodidade escolha a escola mais próxima a sua residência. Lembrando aos pais e alunos que o ano letivo terá inicio no dia 15 de fevereiro.

Brumado: Weliton Lopes comemora assinatura para reforma da Praça do Jurema

Terça / 05.01.2016

Por Eliana Costa

A obra é uma das mais antigas reivindicações dos moradores locais que ansiavam pela revitalização da Praça, uma referência na cidade (Foto: Lay Amorim).

O ano de 2015 foi de muitas conquistas para o Vereador Weliton Lopes, que com muito empenho, determinação e parcerias importantes adquiriu para os brumadenses benefícios em diversas áreas. No último dia 23 de dezembro mais um de seus projetos começou a ser efetivamente concretizado com a assinatura da ordem de serviços pelo Prefeito Aguiberto Lima, a reforma da Praça do Jurema. A obra é uma das mais antigas reivindicações dos moradores locais que ansiavam pela revitalização da Praça, uma referência na cidade. Em tempos antigos a Praça do Jurema era um ponto de encontro de jovens, adultos e crianças.

No ato da assinatura estava presente o Deputado Luciano Ribeiro, que foi responsável pelo encaminhamento da emenda para a referida obra. “Este é um momento de grande alegria para nós, pois estamos podendo atender a uma reivindicação não só dos moradores locais, mas de todos que passarão a usufruir de um agradável ambiente”, enfatizou o Deputado. O Vereador Weliton Lopes declarou estar muito satisfeito com a assinatura da ordem de serviço que determina o início da tão sonhada obra. Assim concretiza um projeto de sua autoria que foi idealizado em virtude da deterioração da Praça e para atender as solicitações da população. “A Praça do Jurema é uma referência em nossa cidade e há muito tempo temos o sonho de vê-la totalmente revitalizada, portanto agradecemos a todos que estiveram juntos conosco nessa busca, em especial ao deputado Luciano Ribeiro e ao Prefeito Aguiberto Lima Dias”.

Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia amplia atenção para doenças no verão

Terça / 05.01.2016

Por Secom/BA

Legenda: É preciso redobrar a atenção para doenças e agravos que costumam ter maior incidência neste período do ano. (Foto: Carla Ornelas/GOVBA).

Juntos, o verão, período de férias, festas e alta estação turística mudam a dinâmica de circulação e aglomeração de pessoas nos espaços públicos. Com isso, também é preciso redobrar a atenção para doenças e agravos que costumam ter maior incidência neste período do ano. Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são casos que já estão no foco da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa). Mas outras ameaças à saúde completam o conjunto de doenças às quais as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são direcionadas. Durante todo o ano e especialmente nos períodos de festas, a Suvisa recebe notificações sobre a ocorrência de doenças. Nos casos necessários investiga possíveis surtos, que podem ocorrer por transmissão alimentar, hídrica ou infecções virais e bacterianas.

A Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia Aguiar, orienta sobre os cuidados que moradores e turistas precisam ter com a alimentação. No caso das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Superintendente explica o motivo dos cuidados serem maiores nesta época. "Este período é próprio para o desenvolvimento do mosquito, pois tem a água, por causa das chuvas, e o calor. Então tem o aumento dos mosquitos. Nós estamos alertando a comunidade e o serviço público, que está fazendo sua parte para que não tenhamos uma epidemia dessas três doenças a partir de janeiro de 2016".

Malhada de Pedras: Prefeito Ceará divulga Nota de Esclarecimento

Terça / 05.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará) destacou que a sua gestão tem sido vítima de achaque por órgãos da imprensa e opositores (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Prefeito de Malhada de Pedras Valdecir Alves Bezerra (Ceará) divulgou uma Nota de Esclarecimento à população do município, que também foi encaminhada para a nossa redação, em que questiona matérias veiculadas em órgão de imprensa regional. Segundo Ceará, a sua gestão tem sido vítima de achaque por órgãos de imprensa e opositores com acusações que não procedem, citando como exemplo mais recente uma matéria em que a gestão municipal é acusada de não ter pagado o salário de dezembro e o 13º salário dos servidores municipais. Na nota, o prefeito esclarece que, apesar da crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, principalmente os pequenos, a Prefeitura de Malhada de Pedras já havia pagado 50% do 13º salário no mês de aniversário dos funcionários. A segunda parcela, segundo a nota datada do dia 30/12, ainda será paga. No que tange ao salário do mês de dezembro, o gestor municipal esclareceu que tem até o quinto dia útil do mês seguinte para efetuar o pagamento, o que será feito, a exemplo do que vem ocorrendo em todos os anos da sua gestão. Ceará destacou ainda que as boas notícias da sua gestão não têm a mesma ‘repercussão’ na mídia regional, citando como exemplo o fato do município ter ficado em segundo lugar, na região sudoeste, no índice de desenvolvimento municipal, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de Guanambi.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA!

Fogos e fonte luminosa abrilhantaram o 9º Réveillon da Lagoa Manoel em Caculé

Terça / 05.01.2016

Por Tayga Ribeiro

A queima de fogos foi um sucesso, pelo nono ano os fogos foram disparados na orla da lagoa garantindo um lindo espetáculo.

Praça cheia e muita alegria marcaram a festa da virada no 9º Réveillon da Lagoa Manoel em Caculé. Realizada pelo Governo de Caculé a queima de fogos foi um sucesso, pelo nono ano os fogos foram disparados na orla da lagoa garantindo um lindo espetáculo. Além da queima de fogos e da inauguração da iluminação de LED e fonte luminosa na lagoa, a prefeitura também garantiu música e diversão para moradores e turistas. Na Praça José Milton Gonçalves a banda de pop rock JACI abriu a festa embalando o público com músicas nacionais da melhor qualidade. Em seguida Ricardinho animou a festa com músicas dançantes. Fechando a festa da virada Júnior Brasil e banda agitaram as centenas de pessoas presentes no local.

Na Praça José Milton Gonçalves a banda de pop rock JACI abriu a festa embalando o público com músicas nacionais da melhor qualidade.

Cursos promovem inclusão social e econômica em Guanambi

Terça / 05.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

O programa em parceria com o Governo Federal levou aos beneficiados na sede e na zona rural a qualificação em diversas áreas.

Pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e grande percentual deste número inseridas no mercado de trabalho. Este foi o resultado do Programa Mutirão Social durante a gestão do Prefeito Charles Fernandes, através da Secretaria de Assistência Social com a coordenação da Primeira Dama Jaylma Fernandes. O programa em parceria com o Governo Federal levou aos beneficiados na sede e na zona rural a qualificação nas áreas de Corte e Costura, Pintura em tecidos, colchas e edredons, pedreiros, tratoristas, entre outros.

Para a Coordenadora Pedagógica, Rosana Donato, “o programa foi uma experiência pessoal da mais alta importância, ver as pessoas terem sua autoestima elevada e, sobretudo ver o compromisso do Prefeito Charles Fernandes, da Primeira Dama Jaylma e da Secretária Maria Sílvia com este foco de inclusão”, afirmou. O Prefeito Charles Fernandes frisa que se sente realizado e agradecido a toda equipe que viabilizou o projeto “este é o dever do poder público, levar a cidadania aos que mais precisam”.

Pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e grande percentual deste número inseridas no mercado de trabalho, foi o resultado do programa.

Caetité realizará 4º Carnaval da Diversidade e 29º Lavagem da Esquina do Padre

Terça / 05.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A maior festa de participação popular e de valorização cultural da região.

Aline Rosa, EdCity, Pio, Banda Nova Onda, Patrão de Luxo, Idalino e Banda Última Hora são algumas das atrações que vão agitar o final de semana de 15 a 17 de janeiro. É para curtir junto com a sua família uma mistura de micareta com lavagem. Prepare a sua fantasia para o cortejo, blocos alternativos, trios elétricos, fanfarras e venha curtir um momento de diversão e valorização da cultura caetiteense.

Governo de Paramirim realizou com sucesso Réveillon 2016

Terça / 05.01.2016

Por Fagner Abreu

O Réveillon é realização da Prefeitura Municipal de Paramirim com a organização do Departamento de Festa e Eventos (Foto: Luiz Carlos Marques).

A Prefeitura Municipal de Paramirim realizou, com sucesso, a tradicional virada de ano. A edição 2016 do Réveillon aconteceu na Nova Praça Santo Antonio, a mais moderna praça de eventos da região. Centenas de pessoas compareceram ao local e saudaram de forma muito respeitosa e especial a chegada do ano novo. A festa começou às 22h com show de Coladinho, que celebrou no palco a chegada de 2016. Os fogos de artifício abrilhantaram ainda mais a festa. Logo após foi a vez da Banda Axé Gandaia subir ao palco e levar alegria e energia para o público. Para finalizar, a banda Xodó da Bahia fechou a programação com muito axé.

O Prefeito Júlio Bernardo se mostrou satisfeito com o evento e desejou um feliz ano novo para todos os paramirinhenses. “Quero desejar a todos meus conterrâneos um 2016 prospero e de muitas vitórias pessoais e profissionais. Fizemos uma festa modesta já que vivemos um momento complicado no país e temos que ter a responsabilidade de fazermos algo que agrade a população, mas também, que seja feita de acordo com as nossas possibilidades”, destacou o Prefeito. Em 2016 estaremos entregando obras ao nosso povo e iniciando outras como cumprimento de promessas de governo”, afirmou o prefeito.

A edição 2016 do Réveillon aconteceu na Nova Praça Santo Antonio, a mais moderna praça de eventos da região (Foto: Luiz Carlos Marques).

Governo de Guanambi realiza vistoria das unidades do Residencial Gurungas

Terça / 05.01.2016

Por ASCOM/Guanambi

Na ocasião, as pessoas contempladas com as unidades terão a oportunidade de verificar cada detalhe do local em que vão morar.

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Caixa Econômica Federal, divulgou na última segunda-feira (4) o calendário de vistoria das unidades habitacionais do Residencial Gurungas, do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado no Bairro Novo Horizonte. As vistorias dos imóveis serão realizadas nos dias 05 e 06/01. O cidadão deverá levar para a inspeção do imóvel a sua documentação pessoal e o termo de recebimento do mesmo, que foi entregue no dia da assinatura do contrato. O número da residência consta no termo entregue ao beneficiário.

Na ocasião, as pessoas contempladas com as unidades terão a oportunidade de verificar cada detalhe do local em que vão morar. Havendo alguma irregularidade na construção ou nos equipamentos de higiene e sanitários, estarão presentes os engenheiros da Caixa Econômica Federal, que por sua vez, notificará a construtora responsável pelas casas a resolver as pendências. Na vistoria, deverão comparecer os titulares das inscrições presente na lista de contemplados. “Esta é mais uma etapa para realização da entrega das residências, já foi realizado a assinatura dos contratos, agora será feito a vistoria das unidades, e nos próximos dias, junto a Caixa Econômica, o Prefeito Charles marcará uma data para inauguração do Residencial Gurungas”, frisou Maria Silvia, Secretária de Assistência Social.