Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governadores do Nordeste ameaçam processar Marun após declaração

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O ministro admitiu que estava cobrando os governadores e acrescentou que o Planalto espera uma certa "reciprocidade" deles na votação da reforma da Previdência.

Governadores do Nordeste enviaram nesta quarta-feira (27) uma carta ao presidente Michel Temer em que ameaçam processar o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) e os agentes públicos envolvidos em práticas como a liberação de verbas em troca de apoio à reforma da Previdência. O texto assinado pelos governadores pede que Temer "reoriente seus auxiliares" com o objetivo de "coibir práticas inconstitucionais e criminosas". Nesta terça-feira (26), Marun afirmou, após reunião com o presidente, que a liberação de recursos de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal, seria usada como moeda de troca com governadores para que eles pressionem deputados a aprovar as mudanças nas regras de aposentadoria. Segundo o ministro, isso não configura chantagem, mas sim uma "ação de governo". Os governadores do Nordeste chamaram a prática de "ameaça" e manifestam "profunda estranheza com as declarações atribuídas ao Sr. Carlos Marun". Segundo eles, esse tipo de ato é "arbitrário" e, caso confirmado, dizem, não hesitarão em acionar política e juridicamente os agentes envolvidos. "Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme", diz a carta. "Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis", completa o texto. Além dos governadores do PT, PCdoB e PSB, partidos de oposição, dois políticos do PMDB, sigla de Temer, assinam a carta. O ministro admitiu que estava cobrando os governadores e acrescentou que o Planalto espera uma certa "reciprocidade" deles na votação da reforma da Previdência, marcada para o dia 19 de fevereiro.

Governo federal anuncia reajuste de 6,81% do piso salarial de professores

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.

O piso salarial dos professores para 2018 terá um reajuste de 6,81%, de acordo com portaria publicada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o órgão, o índice é 4,01% acima da inflação prevista para 2017, projetada para 2,8% segundo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). A expectativa, conforme a pasta, é que o novo piso salarial do magistério gere um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais. O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundeb, que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.

Bom Jesus da Lapa: Acusada de matar companheiro a facadas confessa crime

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A mulher disse que era ameaçada pelo companheiro, mas não há mais informações sobre a motivação do crime. (Foto: Reprodução / TV Oeste)

Uma mulher acusada de matar o companheiro a facadas em Bom Jesus da Lapa se apresentou à delegacia nesta quarta-feira (27). Patrícia Gomes Lessa, de 25 anos, compareceu à Delegacia junto com o advogado dela, confessou ter matado Rodrigo de Oliveira Loureiro, de 37 anos e depois foi liberada. Segundo Polícia Civil, o crime ocorreu na noite de segunda-feira (25). Testemunhas disseram que tudo começou a partir de uma discussão na casa de amigos. Após retornarem para casa, a discussão continuou, o que ocasionou o crime. De acordo com a TV Oeste, a mulher disse que era ameaçada pelo companheiro, mas não há mais informações sobre a motivação do crime. O caso continua investigado pela Polícia Civil local.

Anvisa aprova nova vacina contra HPV

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Uma nova vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na terça-feira (26), ampliou a proteção contra o papilomavírus humano (HPV). O novo medicamento é o Gardasil 9, que inclui cinco novos subtipos na proteção com a doença. Esse vírus é o principal fator associado aos cânceres de útero, da vulva, da vagina e do ânus. O Gardasil 9 foi aprovado com indicação para pessoas de 9 a 26 anos, do sexo masculino e feminino. O ideal é que a imunização seja feita antes do início da vida sexual. Mais da metade da população brasileira jovem, de 16 a 25 anos, tem HPV, segundo estimativa de um estudo do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e do Ministério da Saúde. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

SSP fecha o ano com reduções de crimes registrados na Bahia

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os números parciais até 25 de dezembro foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Operações de Inteligência 2 de Julho. (Foto: Divulgação SSP)

Os crimes contra o patrimônio, considerados os responsáveis por diminuir a sensação de segurança na população, estão entre as principais diminuições de 2017. Em todo o estado, os números de assalto a banco e veículos sofreram quedas substanciais em relação a 2016. Os números parciais até 25 de dezembro foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Operações de Inteligência 2 de Julho. Os crimes contra instituições financeiras. Apesar da grande redução (54%) já registrada de 2016 para 2015, no ano 2017 o declínio foi mantido. Mesmo com a sequência de casos ocorridos em dezembro, típico do último do mês do ano, a Bahia registrou, em todo o ano, menos 7,8% assaltos a banco.

Na Bahia, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, também tiveram queda em comparação com o ano passado. Enquanto 2016 foram contabilizadas 6.563 mortes, este ano, no estado, o índice baixou para 6.200, representando a preservação de 363 vidas. O maior destaque foi registrado no interior do estado, onde os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. Segundo o secretário, o grande desafio continua sendo o combate à atuação das quadrilhas de tráfico de drogas, principais responsáveis por cerca de 70% dos CVLIs cometidos no estado. “Enquanto o Brasil não tiver um Plano Nacional de Segurança Pública que combata na nascente a entrada de drogas e armas no país, as quadrilhas vão continuar tendo as inserções que têm hoje em todos os estados federativos”, destacou.

Mais de 16 toneladas de drogas apreendidas, aumento de 285% no número de fuzis retirados das ruas, entre outras armas de grosso calibre, foram resultados da intensificação das ações integradas das polícias Militar e Civil.  Muitas delas também tiveram a participação efetiva das Polícias Federal e Rodoviária Federal. A Força-Tarefa da SSP e a Superintendência de Inteligência, segundo o titular da SSP, também tiveram papéis predominantes para o alcance dos índices. O ano também teve mantido em alta o número de presos em flagrantes, 20.710 no total, e de cumprimento de mandados de prisão, 3.998 casos. “O caminho para 2018 é ampliarmos as ações integradas, com troca de informações, e continuarmos transformando o modo de agir da polícia baiana”, concluiu Barbosa.

Muay Thai caculeense é destaque na premiação dos melhores de 2017 divulgada pela Liga Nordeste

Quinta / 28.12.2017

Por Informe Cidade

A partir de Janeiro de 2018 a Liga de Muay Thai do Nordeste terá um Ranking profissional, ele será baseado nos critérios bases do esporte.

A Academia Sparta Thai Boxing foi destaque no prêmio “Melhores do Ano” realizado pela Liga Nordeste de Muay Thai. O resultado obtido se deu por meio de votação feita por sete treinadores, três promotores de eventos e cinco membros do corpo de Regra e Arbitragem, todos participantes da Liga. O lutador caculeense Jonathan “Pesadelo”, que luta pela categoria até 63,5kg foi eleito Melhor Lutador Classe B. Aos 17 anos, “Pesadelo” tem em sua carreira 10 lutas, 9 vitórias e uma derrota.  O seu treinador, Léo Sparta recebeu o título de Treinador Revelação. Léo destaca que o prêmio, além de ser algo gratificante, reflete todo empenho e trabalho feito em 2017, não só por ele, como treinador, mas por todos os integrantes da Academia Sparta Thai Boxing. “É o resultado de um trabalho árduo, trabalho que se iniciou em meados de 2013 aqui em Caculé e Caetité. Diante de todas as adversidades possíveis, estamos traçando um caminho vitorioso.” Destaca o treinador. A partir de Janeiro de 2018 a Liga de Muay Thai do Nordeste terá um Ranking profissional, ele será baseado nos critérios bases do esporte. Todos os listados serão atletas profissionais que lutam Muay Thai em sua regra profissional.

Brumado: Polícia Civil prende indivíduo e recupera roupas furtadas de loja

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Todos os produtos estavam no interior da residência de Alberto Texeira de Matos, de 42 anos, natural de Pindaí. (Foto: Divulgação PC)

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN)conseguiu recuperar cerca de 80% das peças de roupas furtadas (mediante arrombamento) do interior de um estabelecimento comercial localizado no Centro de Brumado, fato ocorrido no dia 22/12/2017. Ainda foram recuperadas uma prancha de cabelo, secador de cabelo e vários produtos para hidratação, todos subtraídos de um salão de beleza, situado também no Centro de Brumado. Todos os produtos estavam no interior da residência de Alberto Texeira de Matos, de 42 anos, natural de Pindaí. Alberto alegou que já cumpriu pena por homicídio em Lagoa Real, no ano de 1997 e tem passagem na Delegacia de Simões Filho, por roubo tentado, em 2014. O indivíduo foi autuado pelo Delegado Wilson Luiz da Silva pela prática do crime de receptação e permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até ulterior deliberação judicial.

Prefeitura de Guanambi finaliza recuperação asfáltica da Av. Waldir Pires

Quinta / 28.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A avenida é uma importante ligação dos Bairros Alvorada, Ipiranga, Lagoinha, Candeal e Pôr do Sol com o Centro, BR-122 a diversas regiões da cidade. (Fotos: Ascom Guanambi)

Foi finaliza pela Prefeitura de Guanambi, a recuperação asfáltica do trecho de mais de 2,4 km da Avenida Waldir Pires. A via levou uma grossa camada do asfalto usinado CBUQ - (Concreto Betuminoso Usinado à Quente).  A avenida é uma importante ligação dos Bairros Alvorada, Ipiranga, Lagoinha, Candeal e Pôr do Sol com o Centro, BR-122 a diversas regiões da cidade. Para o prefeito Jairo Magalhães, “a recuperação do asfalto, que estava bastante deteriorado, vai propiciar maior agilidade e qualidade do tráfego de veículos e milhares de moradores que utilizam a via diariamente, e atende a um compromisso firmado com os cidadãos da região”.  

Prefeitura de Caetité realiza lançamento de 300 casas do programa Minha Casa Minha Vida

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nesta última etapa foram liberadas somente 35 mil casas para todo o país. Na Bahia, apenas quatro municípios foram contemplados. (Foto: Claudio Amaral / Direcom PMC)

Na manhã dessa quarta-feira (27), a prefeitura de Caetité realizou o evento de lançamento das 300 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. As moradias serão construídas no Condomínio Esmeralda, no Bairro Nossa Senhora da Paz, em uma área pavimentada, com saneamento básico, parque infantil, praça e quadra poliesportiva. A Construtora Prates Bonfim será a responsável por construir esse condomínio que será composto com prédios, com 4 apartamentos cada. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Aline Gondim, a vice-prefeita, Jaquele Fraga, os secretários municipais de Relações Institucionais, Herbert Castro; de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim; de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia; de Saúde, Cynthia Lopes; de Meio Ambiente, Italva Cunha; o diretor técnico do Programa Bolsa Família de Caetité, Paulo César; os vereadores Álvaro Montenegro, Jairo Fraga e Marcílio Teixeira; além da ex primeira-dama Cléia Montegro, do líder político Dácio Oliveira e da imprensa local.

Para Paulo César, esse projeto irá dar dignidade de moradia para mais de 1.200 pessoas. “Temos uma lista de 700 famílias cadastradas, dessas famílias 400 estão com o cadastro atualizado e que atendem aos critérios do programa. A partir de então, um Conselho Constituído irá escolher de forma rigorosa, dentro de parâmetros extremamente técnicos, baseados em critérios nacionais e municipais, os 300 nomes + 10%, para encaminhar à Caixa Econômica Federal”, explicou Paulo. Dentre alguns critérios do programa, mulheres, idosos e deficientes têm preferência. O prefeito Aldo Gondim destacou que nessa última etapa foram liberadas somente 35 mil casas para todo o país. Na Bahia, apenas quatro municípios foram contemplados, dentre eles, Caetité. “Sem dúvida essa é uma grande realização do nosso mandato. Uma obra orçada em R$22 milhões de reais, com prazo de 15 meses para conclusão, que terá 95% da sua mão de obra caetiteense. Serão cerca de 150 empregos diretos gerados. Então, são muitos motivos para comemorar. Essa é uma obra que irá deixar Caetité muito orgulhosa”, finalizou o prefeito. 

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na sexta-feira, dia 29

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira (29), das 7:30h às 13:30h, na Rua Alcebino Machado, Avenida Gabriel Messias, Avenida Salvino Lopes, Rua Arnaldo Martins Pinto, Rua Alvino Caetano, Rua Antônio Aguiar, Rua Francisco Silva, Rua Gabriel Messias, Rua Geraldo Fidelis, Rua Lupercio José de Oliveira, Rua Leobino Santos, Rua João José Silva, Travessa Antônio Aguiar, na Vila Presidente Vargas, e das 08h às 12h na Avenida Desembargador Carlos Souto, no bairro Centro, ambos no município de brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Ex-prefeito José Barreira pretende se candidatar a deputado estadual em 2018

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Zé Barreira governou Caetité por oito anos e conseguiu eleger seu sucessor, o atual prefeito Aldo Gondim.

Segundo a Rede CN, o ex-prefeito de Caetité e atual presidente da AMAVALE (Associação dos Municípios do Vale do São Francisco e Serra Geral), José Barreira (PSB), afirmou em entrevista que pretende se candidatar a deputado estadual nas eleições de 2018 na Bahia. Zé Barreira governou Caetité por oito anos e conseguiu eleger seu sucessor, o atual prefeito Aldo Gondim, também do partido PSB. Zé afirmou que a oportunidade surgiu e pretende reforçar a bancada parlamentar que representa o Sertão Produtivo e que sua candidatura será fortalecida dentro do seu grupo político. 

Brumado: Nota explicativa pela não realização da Maratoninha 2017

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Maratoninha e Paramatoninha 2017, seria realizada em dezembro.

A diretoria do Projeto “Criança Feliz”, através desta nota, informa a toda comunidade brumadense que, por motivo de força maior, não foi possível a realização da Maratoninha e Paramaratoninha 2017, mesmo como era previsto para o mês de dezembro. Movidos pelo dever de respeito e lealdade com todos os participantes, colaboradores e toda a comunidade, aproveitamos, ainda, para estimar os nossos votos de um Feliz 2018 com muitas bênçãos e realizações.

Temer assina Media Previsórisa que reduz para 60 anos idade mínima para saque do PIS/Pasep

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

A redução da idade mínima para acesso ao PIS/Pasep já havia sido alvo de uma primeira MP, editada em agosto e que perdeu a validade no dia 21 deste mês.

O presidente Michel Temer assinou nesta terça-feira (26), a medida provisória (MP) que reduz a idade mínima para o saque do PIS/Pasep. A proposta vai permitir que homens e mulheres possam sacar o benefício a partir dos 60 anos de idade. Segundo o Ministério do Planejamento, a expectativa é de que a medida injete R$ 23,6 bilhões na economia e beneficie 12,5 milhões de pessoas. A redução da idade mínima para acesso ao PIS/Pasep já havia sido alvo de uma primeira MP, editada em agosto e que perdeu a validade no dia 21 deste mês. A proposta estabelecia que homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 62 poderiam ter acesso ao saldo. Antes dessa primeira MP, só era possível sacar o dinheiro a partir dos 70 anos ou em caso de aposentadoria. Como a MP não foi votada, o conteúdo dela não virou lei, embora tenha validade no período de vigência do texto. Daí a necessidade de uma nova MP.

A expectativa do governo era que a primeira redução de idade injetasse cerca de R$ 16 bilhões na economia, beneficiando 8 milhões de pessoas. O resultado, porém, ficou abaixo do esperado. Segundo dados do Planejamento, até o final da vigência da primeira MP, foram pagos apenas R$ 2,2 bilhões a cerca de 1,6 milhão de cotistas. Descontando o público que já sacou recursos em 2017, a pasta estima que ficarão disponíveis R$ 21,4 bilhões a 10,9 milhões de pessoas a partir de janeiro de 2018. 

Cerca de 60% das prefeituras baianas podem não pagar 13° a servidores

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Eures, o fato só poderá ser revertido caso Michel Temer cumpra a palavra e libere R$ 2 bilhões para os municípios brasileiros. (Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias)

Segundo Eures Ribeiro (PSD), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, cerca de 60% das prefeituras baianas vão ficar sem pagar o 13° salário para os servidores municipais. O fato só poderá ser revertido caso o presidente Michel Temer cumpra a palavra e libere R$ 2 bilhões para os municípios brasileiros. Em reunião com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no final de novembro deste ano, Temer prometeu conceder a verba, esperando apoio para a reforma da previdência, questão que será votada na Câmara em 19 de fevereiro. Para a Bahia, são esperados cerca de R$ 200 milhões que serão repartidos pelos municípios, de acordo com o número de habitantes de cada um.

O presidente da UPB mostrou insatisfação quando a posição de prefeitos e vereadores de receberem 13° neste ano após liberação da Justiça. "Olha, eu fico muito triste. A gente não pode ter dois discursos. Você não pode dizer que está em crise e receber 13°. Eu sou contra tanto à posição do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) como do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo sendo legal, eu acho imoral pela época que nós estamos vivendo. O país ainda está em crise. Reconheço que a Justiça entendeu isso, mas o tempo não nos requer essa posição. Em outro momento, a gente pode conceder esse direito", declarou Eures em entrevista ao Bahia Notícias ao afirmar que, em Bom Jesus da Lapa, a Câmara de Vereadores aprovou a concessão do 13° para prefeito, vereadores e secretários, mas ele vetou a medida.

Comunicado da Embasa sobre o Abastecimento em Brumado nesta quarta-feira (27)

Quarta / 27.12.2017

Por Redação Sertão Hoje

O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos, prevista para o final da tarde de hoje. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), através de sua Assessoria de Comunicação, informa que devido a problemas operacionais na rede distribuidora, o abastecimento nos bairros Irmã Dulce, Urbis II, III e IV, Malhada Branca, São Félix, Jardim de Alah, Loteamento Umbuzeiros, Loteamento Bom Jesus e Cidade das Esmeraldas, em Brumado, encontra-se momentaneamente afetado nesta quarta (27). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos, prevista para o final da tarde de hoje. O fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.