Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governador anuncia convocação de mais 698 candidatos do concurso para soldado da PM

Terça / 27.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, durante o #PapoCorreria desta terça (27), transmitido ao vivo pelas redes sociais.

O Governo do Estado vai publicar, no Diário Oficial desta quarta-feira (28), a lista de convocação de mais 698 candidatos a soldados do concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), para teste físico, exames médicos e psicológicos, e apresentação de documentos. No total, serão convocados 551 policiais e 147 bombeiros. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, durante o #PapoCorreria desta terça (27), transmitido ao vivo pelas redes sociais.  "Dos candidatos que estavam com as redações corrigidas, chamamos, inicialmente, 2.500 para fazer as últimas etapas do concurso, que já foram concluídas, e os aprovados já estão se apresentando para o treinamento. Agora, anuncio o chamamento dos demais candidatos, concluindo, assim, esta etapa de convocação do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros", explicou Rui. A primeira etapa será o psicoteste, de 15 a 19 de abril, seguida da entrega de documentos, de 23 a 27 de abril; exame médico, de 2 a 10 de maio; e do teste físico, de 7 a 15 de maio. O cronograma completo com locais e datas de apresentação estará disponível também na quarta-feira.

Coelba desmente boato que circula no WhatsApp sobre um suposto desligamento geral dos municípios

Terça / 27.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Não é procedimento da Coelba enviar avisos de desligamento através do WhatsApp.

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), através de seu Departamento de Comunicação, informa que não é verdadeira a informação que circula através do aplicativo de mensagens WhatsApp, utilizando indevidamente uma carta de aviso de Desligamento Programado do Sistema Elétrico. A Coelba, de fato, realiza desligamentos programados para melhoria do sistema elétrico e envia cartas para consumidores envolvidos no trecho do desligamento, conforme exigência regulatória da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina que alguns consumidores recebam o aviso por meio de documento escrito e personalizado, especialmente unidades que prestam serviços essenciais. Segundo a Companhia, está circulando um modelo de carta, como se fosse o desligamento geral nos municípios, quando na verdade esse documento trata-se de um aviso de desligamento para uma Unidade Consumidora específica. Não é procedimento da Coelba enviar avisos de desligamento através do WhatsApp. Os avisos são feitos através do jornal A Tarde, quinze dias antes do Desligamento Programado. O consumidor também pode conferir os locais, data e horário desses desligamentos no site www.coelba.com.br.

Vereadora Ilka Abreu busca benefícios, em Salvador, para a zona rural de Brumado

Terça / 27.03.2018

Por Eliana Costa

A vereadora esteve em reunião com o deputado Vitor Bonfim e o diretor da CERB, Antônio Eduardo de Matos. (Fotos: Ascom CM Brumado)

A vereadora Ilka Abreu esteve em reunião com deputado estadual Vitor Bonfim em Salvador, para solicitar a perfuração e instalação de poços tubulares, construção de cisternas e a liberação de um trator agrícola com implementos para atender aos agricultores da zona rural de Brumado. A parlamentar também esteve com o diretor da CERB (Diretoria de Saneamento), Antônio Eduardo de Matos, verificando a possibilidade de instalação de hidrômetros no sistema de abastecimento de água e instalação de poços que estão abertos há mais de cinco anos na zona rural do município.

Prefeitura de Guajeru divulga Edital de Classificação Preliminar do Processo Seletivo Simplificado

Terça / 27.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

São 135 vagas distribuídas nas Secretarias do município.

Foi divulgado nesta segunda-feira (26), o Edital de Classificação Preliminar do Processo Seletivo Simplificado realizado pelo Governo de Guajeru. O Edital traz a lista com os nomes dos inscritos no processo, bem como sua pontuação e classificação por área e cargo pleiteado. O Processo foi realizado em etapa única, mediante avaliação curricular de caráter eliminatório e classificatório. O número total de vagas é de 135 para cargos/funções distribuídas nas Secretarias de Governo do município. Entre as vagas oferecidas estão: Motorista, Professor Auxiliar, Professor Ensino Fundamental I e II, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Enfermeiro, Engenheiro Civil, Agrônomo, entre outros.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RESULTADO

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nessa sexta (23)

Terça / 27.03.2018

Por Eliana Costa

O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Prefeitura de Guanambi inicia obras na rotatória de acesso ao Bairro Beija-flor

Terça / 27.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Pedimos a compreensão de todos, para que tenham maior atenção e acessem as vias laterais, minimizando o risco de acidentes”, ressalta o prefeito. (Foto: Ascom Guanambi)

Na manhã desta segunda-feira (26), o Prefeito Jairo Magalhães acompanhou o início da construção da rotatória na pista da BR-122, no trecho urbano da via, conhecida como Avenida José Neves Teixeira, localizada de frente ao Parque da Cidade. Ao lado de Eleuza Nogueira, diretora da Superintendência Municipal de Trânsito e de Márcio Luiz Marques, Secretário Municipal de Infraestrutura, o prefeito acompanhou nesta fase inicial, os trabalhos de terraplanagem, alargamento das pistas, limpeza e sinalização da obra. Ao mesmo tempo, a prefeitura iniciou também a urbanização da rotatória na BR-122, que interliga a Av. Vanessa Cardoso com a Av. Mato Grosso do Sul. Junto com a intervenção, será feita a urbanização de todo o estacionamento localizado de frente ao Parque da Cidade.

O projeto técnico elaborado por engenheiros de trânsito, com intervenção na via federal, foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), interligando a Avenida Otávio Mangabeira com o acesso ao bairro Beija-flor. Depois de pronta, a obra irá propiciar maior segurança, e a expectativa é de zerar o índice de acidentes. “Esta obra está no mesmo padrão de outras existentes em retornos em vias federais, como a do anel viário em Vitória da Conquista, Brasília e em grandes cidades do Brasil, e atendeu às exigências do órgão federal, finalizando esta obra, já iniciaremos a rotatória na BR-030, localizada de frente a Av. Juscelino kubitschek, que dá acesso ao Bairro Novo Horizonte”, disse o prefeito Jairo Magalhães. Um agente de trânsito irá orientar os veículos de pedestres, o fluxo dos veículos das avenidas do Bairro Beija-flor e Otávio Mangabeira será desviado para as ruas laterais. “Neste período de obra, pedimos a compreensão dos motoristas e pedestres, para que tenham maior atenção e acessem as vias laterais, para minimizar o risco de acidentes, com esta ação, estamos atendendo a um pedido antigo dos moradores que utilizam diariamente esta região”, finalizou o prefeito.

O projeto foi aprovado pelo Dnit, interligando a Av. Otávio Mangabeira com o acesso ao bairro Beija-flor. (Foto: Ascom Guanambi)

PF combate fraudes no Projeto Glaucoma em Brumado e Guanambi

Terça / 27.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o Ministério da Saúde, de 2013 até maio de 2017, o IOBA recebeu R$ 9.418.632,99. (Foto: Reprodução)

A "Operação Lanzarote", deflagrada na manhã desta terça-feira (27) pela Polícia Federal (PF), cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, em combate a fraudes relacionadas com a gestão do Projeto Glaucoma em diversos municípios do sudoeste baiano. O alvo do mandado de prisão é o sócio-administrador do Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), clínica responsável pela implementação do Projeto Glaucoma em Guanambi. Todos os seis mandados são cumpridos nas cidades de Guanambi e Brumado, no sudoeste baiano, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe. Segundo a Polícia Federal, o projeto fez diversos atendimentos em regime de mutirão e foi verificada a ocorrência de inúmeros casos de falsos diagnósticos de glaucoma, inclusive com a prescrição e utilização de colírios por pacientes, sem necessidade, por períodos de até dois anos. A investigação também aponta que eram aplicados colírios mais caros em pacientes, já que a clínica recebia recursos para pagar a medicação.

Conforme a PF, o IOBA realizava mutirões de grandes dimensões em diferentes locais improvisados, como salões paroquiais, câmaras de vereadores, clubes, centros comunitários, ginásios e teatros, o que levou a clínica a receber repasses do Ministério da Saúde superiores à capacidade física instalada para atendimentos. A investigação apontou que o sócio-administrador do Instituto exigia aos profissionais de saúde que multiplicassem a quantidade de pacientes atendidos no projeto e que fossem ministrados aos pacientes os colírios da linha 3, em lugar dos colírios das linhas 1 e 2, que são mais baratos. De acordo com a regulamentação do Projeto Glaucoma, o SUS realiza o repasse à clínica gestora do projeto do valor dos colírios. Os colírios da linha 3, do tipo "prostaglandina", custam cerca de seis vezes mais que os da linha 1 e 70% a mais do que os da linha 2. De acordo com o Ministério da Saúde, no período de 2013 até maio de 2017, o IOBA recebeu R$ 9.418.632,99, relativamente a atendimentos a pacientes em 31 municípios baianos. Os envolvidos nas fraudes investigadas serão indiciados pela prática dos crimes previstos nos arts. 129, 278 e 312 do Código Penal.

Vitória da Conquista: Polícia Civil captura traficante que trazia drogas do Paraguai para a Bahia

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Estimamos que 200 kg é uma média baixa do que era trazido por ele para a região", conta o delegado Neuberto Costa, titular da DTE de Conquista. (Fotos: SSP-BA)

Policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista capturaram, na manhã deste domingo (25), Lucas Tadeu Silva Cunha, 36 anos, responsável por trazer drogas do Paraguai e distribuir em cidades do Sul e Sudoeste baiano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Lucas possuía um mandado de prisão expedido e acumula passagens por venda de entorpecentes e corrupção ativa. A polícia estima que Lucas, principal fornecedor de drogas, principalmente para as cidades de Vitória da Conquista e Porto Seguro, movimentava cerca de 200 kg de maconha a cada viagem ao país vizinho. Ele foi localizado quando saía de casa, no bairro Iberapuera, em Conquista. Um veículo modelo Ford Ka alugado por ele por 20 dias, terminou apreendido. Uma Amarok de sua propriedade também foi levada pelos policiais. A prisão do traficante, de acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da DTE de Conquista, ocorreu após uma sequência de outras operações que identificaram níveis mais baixos do escalão na venda de entorpecentes na cidade.  "Seguimos os passos da droga que abastecia a cidade até chegar no distribuidor que buscava o material no Paraguai. Um grande de trabalho investigativo" afirmou. Acrescentou ainda, que os investigadores da DTE conseguiram diversas imagens de carregamentos de maconha trazidos pelo criminoso. "Estimamos que 200 kg é uma média baixa do que era trazido por ele para a região", contou.

Caetité: USF de Aroeiras realiza atividade educativa sobre tuberculose

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

A atividade foi desenvolvida em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março. (Foto: Direcom Caetité)

A Unidade de Saúde da Família (USF) Florisvaldo Rodrigues Soares, do Povoado de Aroeiras, na região do Distrito de Pajeú do Vento, realizou na última quinta-feira (22), uma atividade educativa com o tema: Tuberculose: Abordando conceito, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Para o médico da Unidade, Itamar Franco Martins Barros, a ação visa levar informação às famílias assistidas pela unidade de saúde quanto a doença para cuidar da prevenção e conhecer o tratamento. “Também conscientizamos a fim de evitar o preconceito que ainda existe ao paciente com tuberculose”, ressaltou Dr. Itamar. A atividade foi desenvolvida em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, e faz parte das atividades da campanha “Caetité Mobilizada Contra a Tuberculose. Levante essa bandeira, a tuberculose tem cura!” que visa chamar a atenção para os sintomas e o tratamento da doença.

Guanambi: Secretarias de Meio Ambiente e de Educação promoveram ações de conscientização acerca do Dia Mundial da Água em escolas do Distrito de Morrinhos

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O intuito foi trazer para a prática, o que os alunos vivenciam e aprendem na escola, que são maneiras fáceis e cotidianas de preservar o meio ambiente. (Fotos: Ascom Guanambi)

Na última sexta-feira (23), a Prefeitura de Guanambi, através das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, promoveu palestras educativas, no Distrito de Morrinhos, a respeito do Dia Mundial da Água e o plantio de espécies nativas nas escolas locais. As ações foram a culminância de um projeto voltado para a conscientização da população de Guanambi e região, sobre a importância da água, os cuidados que devemos ter com o uso e maneiras de evitar a contaminação. O intuito foi trazer para a prática, o que os alunos vivenciam e aprendem no dia a dia na escola, que são maneiras fáceis e cotidianas de preservar o meio ambiente. A Equipe organizou palestras, levando para as crianças e adolescentes que estavam presentes, informações sobre a importância da água e como cuidar dela a partir de pequenas ações. O evento contou com a participação dos alunos das escolas municipais Professora Maria Milza e Anísio Cotrim Fernandes, que ajudaram no plantio das mudas. Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira (Lelé), “o saldo foi positivo e outras ações terão desdobramento no foco da gestão do Prefeito Jairo em incentivar parcerias para preservar o meio ambiente e otimizar os recursos hídricos do município”.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na quarta-feira, dia 28

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (28), das 8h às 14h, na Fazenda cachoeira, Fazenda Malhada Branca, Rua Anita Garibaldi, Rua Casemiro Meira Sertão, Rua Domingos Medrado, Rua Henrique Caldeira, Rua Isaura Caires Meira, Rua Edgar F. Brito, Rua Laudelino Azevedo, Rua João Caires Sobrinho, Rua Laurinda Mattos, Rua Sabino l de Carvalho, Rua Plínio Virgilio Meira, Rua Sabino carvalho, Travessa Isaura Caires Meira, Travessa Corina Pereira da Silva, Rua Voltaire Meira Sertão, no bairro Malhada Branca, em Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Em entrevista, deputado Luciano Ribeiro se posiciona sobre a extinção do TCM

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na última quarta-feira (21), o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), deputado Luciano Ribeiro, concedeu entrevista para o Programa Projeto de Lei, da TV Alba, abordando sobre a manutenção ou extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no Estado. Luciano entende que as posições do governador Rui Costa e do presidente da ALBA Deputado Ângelo Coronel, se resumem em uma análise simplória sobre um tema complexo.  "Os municípios não podem viver sem um instrumento de um controle externo, hipótese que faz cair por terra o argumento de falta de recurso, defendida pelo governador. Por sua vez, entendo que o TCM deva sim, ser aperfeiçoado para garantir a ampla defesa e o contraditório; ser adaptado ao Código do Processo Civil; além de criar uma jurisprudência uniforme a fim de evitar surpresas aos prefeitos", defende o deputado. Confira a entrevista abaixo.

Cipe Chapada captura quadrilha especializada em Tráfico de Drogas e roubo de carros em Mucugê

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os integrantes da esquerda para direita são: Alan dos Santos; Lorisvaldo Souza, o “Real”; Pedro Neto; Osvaldo Souza, o “Nego” e Edevaldo Silva, o “Neto”. (Fotos: Cipe Chapada)

Nessa última sexta-feira (23), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Chapada), capturou uma quadrilha de tráfico e roubo de veículos, após receber uma denúncia de que a quadrilha estava vendendo drogas no povoado de Brejo de Cima, em Mucugê. “Uma operação foi montada para buscar os acusados. Prendemos primeiro o Nego (Osvaldo Souza Ribeiro) que estava em liberdade condicional por roubo. Já Real (Lorisvaldo Souza) é envolvido com roubo de motocicletas e participou de uma tentativa de estupro. É uma quadrilha perigosa. Tirá-los das ruas trará sossego para a cidade”, comentou o comandante da Cipe Chapada Major Ricardo Passos.

Com a dupla foram encontradas maconha e uma motocicleta Honda CG Titan. “Os criminosos indicaram o bar de Dinho (Pedro Neto Silva Nogueira), que era onde ficava o ponto do tráfico da quadrilha. Ao chegarmos lá encontramos Adervaldo que também estava de posse de maconha e no bar apreendemos ainda mais 14 tabletes de maconha, R$ 544,40, seis cartuchos de espingardas calibre 32, diversos sacos para embalar a droga e uma calça camuflada”, explicou o major. Os três criminosos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra onde foram autuados em flagrante. Em outra ação da Cipe Chapada, Alan dos Santos foi preso, também, no município de Mucugê. Alan possuía um mandado de prisão em aberto. “Saímos para uma ronda de rotina, notamos o criminoso e ao realizar a abordagem verificamos no sistema que ele possuía um mandado em aberto”, contou o Major Ricardo Passos. O criminoso foi apresentado na Delegacia Territorial onde aguarda transferência para o presídio.

Segundo o Governo Federal, Baixio do Irecê irá gerar mais de 25 mil empregos e ampliar a produtividade agrícola na Bahia

Segunda / 26.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O projeto recebeu investimentos de R$ 550 milhões do Governo Federal e foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, inauguraram nesta sexta-feira (23) as etapas 1 e 2 do perímetro público de irrigação Baixio do Irecê. A expectativa é de que o empreendimento possa gerar aproximadamente 25 mil empregos diretos e indiretos na região ao longo dos próximos anos. O projeto recebeu investimentos de R$ 550 milhões do Governo Federal e foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além de incentivar o desenvolvimento econômico da região semiárida, o projeto contribui com a segurança alimentar, pois amplia a produtividade agrícola e a oferta de alimentos. “Hoje é um dia histórico, em que estamos colhendo aquilo que plantamos. A população esperava há mais de 50 anos por essa obra, que representa a transformação definitiva dessa região com mais oportunidades, emprego e produção para as famílias. E tudo isso com as águas do Rio São Francisco irrigando as plantações. Temos que garantir que o campo possa continuar sendo a locomotiva para o desenvolvimento do nosso País”, ressaltou o ministro Helder Barbalho.

As duas primeiras etapas entregues do projeto possuem estrutura de 42 km de canais e 16,5 mil hectares irrigáveis, distribuídos em lotes de pequeno, médio e grande porte. A produção agrícola, que será irrigada com água do Rio São Francisco, tem maior potencial para as culturas de algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. O perímetro está instalado na região central baiana, entre os municípios de Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia e Sento Sé. A implantação do projeto foi planejada para ocorrer em nove etapas, quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa do governo é de que todo o empreendimento beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos.

“Pesquisa confirma falta de investimentos do Estado em segurança”, diz Luciano Ribeiro

Segunda / 26.03.2018

Por Giselle Quintão

“Ações efetivas e urgentes precisam ser tomadas”, salienta o Deputado Luciano Ribeiro, líder da bancada de oposição. (Foto: Política Livre)

“O resultado do levantamento confirma a falta de investimentos em segurança pelo governo do Estado. A Bahia vem se mantendo em primeiro lugar desde 2011. Nos onze anos de governo do PT, mais de 60 mil baianos foram mortos por crimes violentos. Isto é prova da falta de uma política sólida e eficiente que iniba a criminalidade no estado, conforme a Bancada de Oposição vem denunciando há muito tempo”, afirmou o líder da Bancada, deputado Luciano Ribeiro (DEM), em referência ao levantamento feito pelo Portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na última quinta-feira (22), pelo Jornal O Globo. O levantamento confirma o primeiro lugar da Bahia em números de crimes violentos, no ano de 2017. A pesquisa mostrou que embora tenha ocorrido uma queda no número de homicídios, em relação a 2016, a escalada da violência continua com números altos no Estado. Foram 6.321 homicídios em 2017, superando em quase o dobro o estado de São Paulo, que apresentou uma queda de mais de 20% com 3.892 crimes. Essa semana, o líder da bancada de oposição enviou à Secretaria Estadual da Fazenda um requerimento sobre os gastos com segurança no Estado. Foi questionado o saldo de R$ 246 milhões, aprovado em uma operação de crédito com o Banco do Brasil, em 2013 para ser injetado em segurança pública, contudo a sua aplicação ainda não consta no relatório das contas públicas. “Ações efetivas e urgentes precisam ser tomadas”, salienta Ribeiro.