Sertão Hoje

Sertão Hoje

Presidente da Câmara marca audiência com o Comandante do Corpo de Bombeiros, buscando instalação de unidade em Brumado

Sexta / 11.05.2018

Por Eliana Costa

Presidente da Câmara, Léo Vasconcelos ao lado do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo.

Em agenda realizada na cidade de Salvador, o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos, realizou diversas visitas a órgãos buscando benefícios para o Município. Aproveitando a oportunidade, Léo Vasconcelos solicitou uma audiência com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, a fim de discutir sobre a necessidade de instalação de uma unidade do grupamento de bombeiro em Brumado. Muito receptivo o Comandante confirmou a solicitação. Na audiência o presidente da Câmara estará presente com o prefeito do município, Eduardo Vasconcelos. O vereador Léo Vasconcelos observa que esse benefício é de extrema importância já que vários fatos ocorreram na cidade necessitando dos serviços especializados de um grupamento do Corpo de Bombeiros. “Contamos apenas com uma equipe de brigada de incêndio da empresa Magnesita, que quando necessitamos está sempre pronta a nos atender, mas acreditamos que necessitamos de um grupamento militar de bombeiros que poderá nos atender se um fato de maiores proporções aconteça e até mesmo atender a cidades vizinhas à nossa”.  

Embasa convoca 61 candidatos aprovados em concurso público de 2017; confira a lista

Sexta / 11.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O concurso visa o preenchimento de 696 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Até agora, já foram convocados 644 aprovados. (Foto: Divulgação)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição desta quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação de mais 61 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em julho de 2017. Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital no dia 28 de maio de 2018, às 8h ou às 13h, de acordo com o horário especificado no edital, no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia – Rio Vermelho, Salvador. Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto e técnico operacional – edificações, engenheiro e contador. O concurso público da Embasa visa o preenchimento de 696 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Até agora, já foram convocados 644 aprovados, conforme a empresa. A Embasa publicou, ainda, dois editais de consulta convidando outros 66 candidatos, de diversas áreas de formação, a comparecerem nos dias 29 ou 30 de maio, nos horários especificados por cada um dos editais, ao Parque Deputado Paulo Jackson, na Avenida Juracy Magalhães. A empresa informou que ofertará a esses candidatos, respeitando a ordem de classificação e os critérios que regem o concurso, as vagas para as quais não houve candidato habilitado. Aqueles que tiverem interesse deverão comprovar a escolaridade com apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso, registro no respectivo conselho profissional e comprovante de pagamento da anuidade e entregar curriculum vitae.

CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS

Prefeitura de Guajeru firma compromisso com a Comunidade de Furna para melhorias no Abastecimento de Água

Sexta / 11.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Nosso compromisso segue firme com toda a população. Agradeço o carinho e a receptividade na reunião que foi muito participativa e proveitosa”, ressalta o prefeito Gil Rocha.

Na tarde desta quinta-feira (10), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, esteve em reunião na Comunidade de Furna a convite do vice-prefeito Galego e dos moradores. Na reunião foi discutida a possibilidade da perfuração de mais um poço artesiano na localidade. Segundo os moradores, o poço atual não está sendo suficiente para abastecer todas as residências. Os moradores também solicitaram a ampliação do tanque da Comunidade. O prefeito e vice-prefeito junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura firmaram o compromisso para atender as necessidades daquela população. Gil destacou a receptividade da comunidade e agradeceu todo o carinho recebido. “Nosso compromisso segue firme com toda a população e em especial ao nosso povo da zona rural. Agradeço o carinho e a receptividade na reunião que foi muito participativa e proveitosa”, ressalta o prefeito Gil Rocha.

Indústria de alimentos na Bahia cresce 16%

Sexta / 11.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Outro importante resultado no período foi apurado no setor de veículos, que apresentou crescimento de 10,8%.

Os dados da produção industrial baiana em março indicam que os segmentos de produtos alimentícios, bebidas e veículos seguem alavancando resultados positivos. Eles cresceram 16%, 8,9% e 10,8%, respectivamente, em março último comparado com igual período de 2017, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre março e abril deste ano, os municípios produtores de soja da região oeste baiana colheram uma safra recorde, com uma média de 62 sacas por hectare, o equivalente a seis milhões de toneladas de grãos. O melhor resultado apurado pelo segmento no estado, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), ocorreu na safra de 2010 e 2011, quando foi registrada uma média de 56 sacas por hectare. Aproximadamente 60% da produção de grãos do estado são exportados para os países asiáticos, enquanto os 40% restantes são comercializados internamente. Outro importante resultado no período foi apurado no setor de veículos, que apresentou crescimento de 10,8%. Na avaliação do diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Gustavo Pessoti, o crescimento das vendas de veículos novos em todo o país impulsionou a fabricação das montadoras instaladas na Bahia, sinalizando a retomada do crescimento econômico. O setor automotivo, de acordo com Pessoti, tem uma participação importante, tanto pelos investimentos que realiza quanto pelos empregos que gera. No caso das bebidas, a política de atração de investimentos promovida pelo Governo do Estado, ao longo dos últimos anos, foi determinante para o incremento do setor e o desempenho positivo para a economia baiana.

34ª Companhia Independente de Polícia Militar comemora 20 anos

Sexta / 11.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Companhia é responsável por atender ocorrências e pelo policiamento ostensivo em uma grande área, que abrange Brumado e mais 11 municípios. (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Criada por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) celebra o seu 20º aniversário, comemorando também o aumento de produtividade destacado no Sistema de Produtividade Policial (SISPROPOL). A Companhia é responsável por atender ocorrências e pelo policiamento ostensivo em uma grande área, que abrange Brumado e mais 11 municípios, responsabilizando-se por 13.595 km² e por 228.927 habitantes, sendo que desenvolve as ações utilizando-se da estrutura dos pelotões e destacamentos estrategicamente instalados nas sedes das cidades abrangidas. A 34ª CIPM, com muita honra, celebra duas décadas de muito trabalho e dedicação, pelo que também agradece aos cidadãos desta terra pela confiança depositada. Por essa razão, reafirma-se a grande vontade de servir e proteger.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta sexta-feira (11)

Sexta / 11.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 11/05. Em apresentação estão: Projeto de Lei Nº 010/2018, de autoria do Executivo; Indicação N° 184/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 185/2018, de autoria do Vereador Luiz Carlos Palito; Indicação N° 186/2018, de autoria do vereador Wanderley Nem; Indicação N° 187/2018, de autoria do vereador Zé Carlos de Jonas; Indicação N° 188/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 189/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 190/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 191/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 192/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 193/2018, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 194/2018, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 195/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 196/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 197/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 198/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 199/2018, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 200/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 201/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu.

Guanambi: 41% da população já foi vacinada na 1ª fase da campanha; “Dia D” será neste sábado (12)

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vacina oferecida é a trivalente e protege contra os vírus influenza A H1H1, A H3N2 e Influenza B. (Fotos: Ascom Guanambi)

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi segue com toda equipe mobilizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, recebendo até esta quarta-feira (9), a quantidade de 10 mil doses de vacina, 44% da cota do município, enviada pelo Ministério da Saúde. A vacina oferecida é a trivalente e protege contra os vírus influenza A H1H1, A H3N2 e Influenza B. Ao todo, nestes primeiros dias da primeira fase da campanha, que vai até a sexta-feira (11), os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses  a menores de 5 anos, gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto e trabalhadores de saúde da rede pública e privada estão sendo vacinados, sendo já imunizados 7.650 pessoas, totalizando até o momento 41,93% da população alvo (1.943 Crianças – 1.517 trabalhadores de saúde  –  388  gestantes – 91 puérperas  – 3.711 idosos), conforme dados oficiais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (http://sipni.datasus.gov.br/).  Neste sábado (12), será o primeiro Dia D da campanha, onde as seguintes unidades de saúde: 1º Centro, Polimeg, PSF Santa Luzia, PSF Vila Nova, PSF Monte Pascoal, PSF Lagoinha, PSF Ipiranga, PSF Alvorada, PSF Vomitamel, PSF BNH, PSF São Francisco, PSF São Sebastião e PSF de Mutans, atenderá a população das 8 às 17h. O segundo período de vacinação, que será deste sábado (12) até 01 de Junho, além de todo o público alvo do primeiro período, será imunizado também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional.

Brumado: Problema de abastecimento no novo cemitério da Vila Presidente Vargas foi resolvido

Quinta / 10.05.2018

Por Eliana Costa

“Os moradores queriam limpar e até construir novos túmulos e isso estava impossibilitado”, declarou o vereador Zé Carlos. (Foto: Ascom CM Brumado)

A forte demanda para a construção de um novo cemitério público na Vila Presidente Vargas foi resolvida com ao apoio da RHI – Magnesita, que doou o terreno para a construção da nova unidade. Após a conclusão da obra, surgiu uma nova necessidade, a falta de abastecimento, já que a água da Embasa ainda não foi disponibilizada. Então, diante disso, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT), buscou a solução do problema e, no último sábado (05) em reunião com o prefeito Eduardo Vasconcelos conseguiu a disponibilização de duas caixas grandes de água para a associação de moradores para serem instaladas no cemitério. Na segunda-feira (07), o vereador, juntamente com funcionários do setor de infraestrutura, instalou as novas caixas, as quais serão alimentadas periodicamente por carros pipas. “Os moradores queriam limpar e até construir novos túmulos e isso estava impossibilitado, mas, esse problema foi resolvido com a instalação das caixas que foram disponibilizadas com autorização do prefeito Eduardo”, declarou o vereador. Ele ainda lembrou que “o nosso trabalho em prol da Vila não para por aí, pois agora estamos buscando a capina e a pavimentações de várias ruas, tanto que o prefeito nos garantiu que nos próximos dias estaremos fazendo uma visita aos locais para ver a melhor forma de atender mais essa demanda”.

PM apreende 430 kg de maconha e R$ 55 mil na BR-324

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Mais flagrantes obtidos através de abordagens. É o trabalho preventivo retirando bandidos e drogas das ruas", declarou o Major PM Wellingnton Morais dos Santos. (Fotos: SSP-BA)

Durante a “Operação Varredura”, na BR-324, em Irecê, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste aprenderam três criminosos com 430 kg de maconha e R$ 55 mil. Os militares patrulhavam na rodovia, na tarde de quarta-feira (09), quando decidiram abordar o veículo Ford, modelo Fusion, placa PJK-9266. Com dois dos bandidos, Daniel de Santana Miranda e Ramón Gomes dos Reis, foram encontrados porções de drogas e, quando questionados sobre o destino da viagem, entraram em contradição. Em seguida, um Ford/Fiorino também foi inspecionado, sendo achados na carroceria do carro 430 kg de maconha e R$ 55 mil. O motorista e o material apreendido, além de Daniel e Ramón, foram apresentados na Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe. "Mais flagrantes obtidos através de abordagens. É o trabalho preventivo retirando bandidos e drogas das ruas", declarou o comandante da Cipe/Nordeste, Major PM Wellingnton Morais dos Santos.

Guanambi: Prefeito acompanha andamento de obras no Bairro Brindes

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na área da saúde, o prefeito irá inspecionar as obras de reforma da nova central odontológica municipal, localizada no Bairro Vila Nova. (Fotos: Ascom Guanambi)

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, acompanhou na tarde desta quarta-feira (9), o andamento de obras que estão sendo realizadas em diversas regiões da cidade.  Ao lado do Secretário de Governo, Eldimar Ladeia (Nenzinho) e de Infraestrutura, Márcio Luiz Marques, o prefeito acompanhou o início da imprimação, para a pavimentação asfáltica da primeira rua do Bairro Brindes, cujas obras irão beneficiar também o Bairro Bela Vista. Nesta primeira etapa de obra, está sendo feita as vias da parte alta, e também a terraplanagem e drenagem das áreas a ganharem o benefício.  Na mesma tarde, a equipe acompanhou a intervenção que está sendo feita na BR-122, com construção de rotatória de frente ao Parque da Cidade. As obras de terraplanagem e preparação da base asfáltica já foram finalizadas e irá entrar em uma nova fase na próxima semana. Seguindo o cronograma, a equipe foi até a estrada velha de Mutans, onde diversas máquinas estão a recuperando, fazendo o encascalhamento de toda a sua extensão, atendendo a um antigo pedido dos moradores de dezenas de comunidades rurais e do distrito. Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) de Guanambi, nos próximos dias, o prefeito irá acompanhar as obras de pavimentação que estão a todo vapor nos bairros Lagoinha, Vila Nova e Alto Caiçara, além da construção de uma moderna cobertura da quadra poliesportiva do Bairro Brasília. Na área da saúde, o prefeito irá inspecionar as obras de reforma da nova central odontológica municipal, localizada no Bairro Vila Nova, que irá ampliar o atendimento da população, e propiciar mais espaço e condição de trabalho.

Polícia impede invasão em área de preservação ambiental na Chapada Diamantina

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

As investigações prosseguem para identificar todos os invasores. (Foto: Divulgação PM)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu a denúncia de uma tentativa de invasão à uma área de preservação ambiental, na região da Cachoeira do Buracão. A denúncia chegou, à delegacia e foram realizadas diligências em conjunto com Policiais Militares da 34ª CIPM de Brumado, Cipe Central e Cippa Lençóis. No terreno, localizado no Parque da Cachoeira, os policiais encontraram criação clandestina de vias de acesso ao parque, com uso inclusive de maquinários pesados, como tratores, além da tentativa de danificar o marco de delimitação territorial entre os municípios de Ibicoara e Iramai, o que não ocorreu por conta da intervenção policial. Também encontraram demarcação dos lotes, que indicam a clara intenção. Várias pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia para esclarecimentos. Segundo informações, uma pessoa estaria fomentando a invasão da área verde, que possivelmente teria os lotes comercializados. A área foi periciada para constar danos ao meio ambiente. Os posseiros poderão responder por esbulho possessório e crimes contra o meio ambiente. Multas administrativas também poderão ser aplicadas pela Prefeitura. As investigações prosseguem para identificar todos os invasores.

TG de Brumado comemora o Dia da Vitória

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945 com a rendição das forças nazifascistas, que abriu caminho para a capitulação japonesa alguns meses mais tarde.

No dia 8 de maio o Brasil foi para as ruas comemorar o fim do maior conflito armado da história. A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945 com a rendição das forças nazifascistas, que abriu caminho para a capitulação japonesa alguns meses mais tarde. Desde então, comemora-se nesta data o Dia da Vitória. Para lembrar a ocasião, o Tiro de Guerra 06-024, sob a Chefia do Subtenente Edmundo de Souza Rocha, realizou uma cerimônia cívico-militar na manhã desta terça-feira, no Pátio de Formaturas, com execução do Hino Nacional. O Atirador Pedro Henrique Silveira Souza fez a leitura do texto sobre o Dia da Vitória redigido pelo General do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro.

34ª CIPM ampliará ações do Proerd para Barra da Estiva e Ituaçu

Quinta / 10.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Essa iniciativa é considerada pela ONU como uma das formas mais eficazes de prevenção às drogas e à violência no mundo. (Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

Integrantes das Secretarias Municipais de Educação de Barra da Estiva e de Ituaçu estiveram em Brumado na manhã de segunda-feira (07), para conhecer o funcionamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Nessa ocasião, as comitivas foram recepcionadas pelo comandante da 34º CIPM, Major PM Souza Dias, e pelo Capitão PM Delmondes, oficial encarregado pelo Proerd. Na oportunidade foram debatidos vários temas, com destaque para a implementação do programa nos dois municípios mencionados, já no segundo semestre deste ano, serão adotados formatos semelhantes aos que já estão sendo aplicados em Brumado e Aracatu. O Proerd é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), que foi implantado inicialmente nos Estados Unidos e, posteriormente, em vários países. Essa iniciativa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das formas mais eficazes de prevenção às drogas e à violência no mundo.

Oposição luta por reajuste salarial dos servidores públicos da Bahia

Quinta / 10.05.2018

Por Giselle Quintão

Após rejeição de emenda da Oposição para estender reajuste de salário a todos os servidores públicos da Bahia, bancada se abstém ao Projeto de Lei 22.765/2018

Visando o reajuste dos servidores públicos do estado da Bahia, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa apresentou uma emenda com a proposta de aumento para que todos os servidores do estado tivessem os seus salários pelo menos equilibrado com o salário mínimo. A emenda foi ao projeto de lei 22.765/2018 - que altera a estrutura remuneratória dos agentes penitenciários – votado ontem, dia 08 de maio, sem que a maioria governista aceitasse a emenda. Diante da rejeição da emenda que propunha um percentual de aumento de 10% a partir de 1 de abril e 4% em 01 de novembro a todos servidores, a bancada da oposição, orientada pelo líder Luciano Ribeiro (DEM), se absteve da votação do projeto. Luciano Ribeiro enfatizou que poderia pedir vistas ou verificação de quórum e certamente não se aprovaria hoje o projeto, porém optamos pela abstenção foi um gesto para a política de arrocho aos servidores públicos, com total desvalorização dos servidores. “O governo precisa se sensibilizar principalmente com a situação absurda de quase 12 mil funcionários públicos que continuam ganhando abaixo do salário-mínimo”, diz Ribeiro, relembrando a luta da sua bancada nos últimos anos para elevar o salário das categorias, apresentando emendas aos projetos de lei que chegam à Assembleia.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado no sábado, dia 12

Quarta / 09.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado (12), das 9h20 às 13h, na Estrada para Candiba, na Lagoa da Pedra e no Povoado Lagoa do Prato, na zona rural do município de Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.