Sertão Hoje

Sertão Hoje

3ª edição da Feira Literária de Mucugê terá Chico César, Márcia Tiburi e Elisa Lucinda entre os convidados

Quarta / 16.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Fligê ganhou lançamento no Museu Regional de Vitória da Conquista, com o objetivo de divulgar sua programação. (Foto: Filigê)

A 3ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) será realizada na cidade da Chapada Diamantina, entre os dias 16 e 19 de agosto, com programação diversificada. Este ano, o tema central da Fligê, que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), será Literatura e Resistência: A vida nos rastros da palavra, destacando o protagonismo feminino. Entre os nomes confirmados estão a filósofa e escritora Márcia Tiburi, a poeta Elisa Lucinda, o cantor e compositor Chico César e o ativista e político Jean Wyllys. Também marcará presença no evento a ensaísta Helena Buarque de Hollanda, que fará a palestra de abertura. Além do encontro com os autores, a Fligê vai promover conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, contação de histórias, projeção de filmes, oficinas, entre outras atividades. A nova edição da Fligê ganhou lançamento no Museu Regional de Vitória da Conquista, no último dia 11, com o objetivo de divulgar sua programação por toda a área de influência da Chapada e do sudoeste baiano. “Por meio de uma homenagem a um coletivo de mulheres e à escrita feminina, vamos contar com uma grande programação que pretende expressar o que precisa mudar, no sentido dos direitos da mulher”, afirmou a professora Ester Figueiredo, curadora da Fligê. A curadora contou ainda que a programação vai acontecer em diferentes espaços da cidade e atenderá a públicos de perfis diversos. Realizada pelo Coletivo Lavra, nesta terceira edição, a Fligê tem como objetivo se consolidar como um dos mais importantes eventos literários do estado.

Brumado: Projeto Escolas Culturais convida para apresentação da CIA de Teatro Abracadabra

Quarta / 16.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento será neste sábado (19), às 20h, no auditório do CEEP.

O Projeto Escolas Culturais do Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Movimento Cultural Abracadabra, convida a comunidade brumadense para a apresentação de esquetes teatrais dos novos atores e atrizes da CIA de Teatro Abracadabra. O evento será neste sábado (19), às 20h, no auditório do CEEP (Colégio Modelo), Bairro das Flores.

SAC Móvel percorre municípios da região até 31 de maio

Quarta / 16.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa que tem o intuito de auxiliar na capilarização da prestação de serviços públicos essenciais ao exercício da cidadania.

As carretas do SAC Móvel, unidades itinerantes da Rede SAC, estão em rota de atendimento por municípios do interior, cada uma em regiões diferentes do Estado até o dia 31 de maio. Um caminhão estará na cidade de Cândido Sales nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Belo Campo nos dias 18 e 19, Tremedal nos dias 21 e 22, Piripá nos dias 24 e 25 e Cordeiros nos dias 27 e 28. No dia 30, os atendimentos serão destinados à população de Condeúba. Outra carreta estará no município de Rio do Antônio nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Pindaí nos dias 18 e 19, em Ibiassucê nos dias 21 e 22, em Palmas de Monte Alto nos dias 24 e 25, e Carinhanha nos dias 27 e 28. Por fim, no dia 30 e 31 de maio, os atendimentos serão destinados à população do município de Serra do Ramalho. Iniciativa que tem o intuito de auxiliar na capilarização da prestação de serviços públicos essenciais ao exercício da cidadania, o SAC Móvel oferece os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria. Para mais informações sobre rotas do SAC Móvel e sobre os serviços prestados pela Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br), o telefone 0800 071 5353 e aplicativo SAC Mobile, disponível para Android e iOs.

Guanambi recebe Show de Talentos Nordeste em junho

Quarta / 16.05.2018

Por Ana Paula Marques

O evento realiza palestras, oficinas, além de seleção de novos talentos do sudoeste da Bahia para atuar na TV e Cinema.

Na primeira quinzena do mês de junho, a cidade de Guanambi recebe a primeira etapa do Show de Talentos Nordeste. O evento tem como principal objetivo descobrir talentos para a TV e Cinema nacionais e internacionais, em parceria com o Núcleo de Teledramaturgia do Nordeste (NTN), encabeçado pela atriz, jornalista e cineasta Rada Rezedá. O projeto, que está percorrendo a Bahia, Sergipe e Alagoas, embarca em Guanambi, nos dias 11 e 12 de junho. Serão realizadas audições, oficinas de TV e Cinema, produção de Moda e Visagismo, palestras sobre Gerenciamento de Carreira, Ética e comportamento em set de filmagem, além da produção de um book fotográfico profissional de cada participante.  O Show é dividido em duas etapas: a primeira, realizada nas cidades, busca novos talentos que tenham interesse em ingressar na carreira artística; a segunda etapa acontece em outubro, na capital baiana, reunindo todos os selecionados da primeira etapa para um encontro de três dias com produtores de TVs nacionais, produtoras de cinema e diretores de novelas e filmes. Novos talentos terão seu ingresso na carreira artística através de agenciamento em parceria com várias agências do país e com participações garantidas nas produções do NTN. Interessados entre 5 a 60 anos, iniciantes ou profissionais, com interesse em atuar na TV, Cinema ou Teatro Musical, dubladores, modelos, jornalistas ou outras áreas que englobam o mundo artístico, que buscam oportunidades no mercado de trabalho, podem reservar suas vagas por meio dos telefones: (77) 99179 3134 ou (77) 99174 5445. O Show de Talentos Nordeste tem produção local da Vagalume Assessoria, com patrocínio do aplicativo Seu Menu.
 

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado na sexta-feira, dia 18

Quarta / 16.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira (18), das 7h30 às 9h30, na Avenida Governador Waldir Pires, Rua Genibaldo Souza Teixeira, Rua Lindolfo F. Fagundes, no bairro Candeal, em Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Polícia Civil prende receptador e encontra objetos furtados

Terça / 15.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Polícia, Tiago Vieira de Souza, 27 anos, foi preso após denúncias de furtos em uma empresa de locação de máquinas e ferramentas e um Lava Jato. (Foto: 20ª Coorpin)

Investigadores da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Brumado prenderam, nesta segunda-feira (14), o responsável por furtos em duas empresas da cidade. Segundo a Polícia, Tiago Vieira de Souza, 27 anos, foi preso após denúncias de furtos em uma empresa de locação de máquinas e ferramentas e um Lava Jato. Com o suspeito, os investigadores encontraram diversos estojos de munições calibre 32, 02 baterias de automóveis, 01 lixadeira Bosch, 01 lavadora de alta pressão, 01 serra elétrica e outros objetos de procedência duvidosa. Ele é residente na Fazenda Baixa Grande, zona rural do município. Algumas vítimas foram acionadas a comparecerem na Delegacia de Brumado, onde reconheceram as ferramentas apreendidas e apresentaram as notas fiscais dos produtos, sendo posteriormente entregues aos seus proprietários. Tiago foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de munição e de receptação e ficará custodiado a disposição da justiça.

Prefeito de Guanambi anuncia liberação para construção do Centro de Iniciação ao Esporte

Terça / 15.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“E uma grande conquista para Guanambi, já que o centro irá acolher mais de 20 modalidades, fizemos um grande esforço e conseguimos a liberação”, comemorou Jairo Magalhães.

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães recebeu a confirmação oficial por parte do Ministério do Esporte, nesta segunda-feira (14), da aptidão para o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Na Bahia, apenas as cidades de Guanambi e Juazeiro tiveram as unidades do CIE porte 3 liberadas, conforme seleção na 4ª lista dos municípios aptos, e critérios estabelecidos pela Portaria 253/2015 do Ministério do Esporte. As cidades de Camaçari e Alagoinhas, que são porte 2, também foram liberadas para início de obras. Segundo o prefeito, a área do CIE está localizada próximo ao Parque da Cidade, no Bairro Leolina de Sá, cujo valor da obra, que já foi licitada pela Prefeitura Municipal em dezembro do ano passado, e está orçada em R$ 3.393.106,25. “Esta é uma grande conquista para os desportistas de Guanambi, já que o centro irá acolher mais de duas dezenas de modalidades olímpicas e não olímpicas, fizemos grandes esforços e conseguimos a liberação para a construção”, comemorou Jairo. O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. Guanambi foi contemplado no modelo III, com área de terreno de 7.000 m², com área construída 3.750 m², que contém Ginásio Poliesportivo com arquibancada, Área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.) e estruturas para o atletismo. Modalidades como basquetebol, judô, ginástica artística, handebol, taekwondo, entre outras, também estão inseridas na estrutura do projeto. 

O terreno tem 7.000 m², com área construída de 3.750 m², contendo Ginásio Poliesportivo com arquibancada, Área de Apoio e estruturas para o atletismo.

Indicada por Luciano Ribeiro, adutora para Rio do Antônio e Guajeru foi licitada

Terça / 15.05.2018

Por Giselle Quintão

Em 2011, Luciano Ribeiro, quando prefeito de Caculé, já reivindicava a construção da adutora. Nas fotos, audiências com prefeitos e população onde já se defendia a adutora como solução.

A empresa vencedora do processo licitatório para realização da obra foi a Iq Construtora Ltda, conforme publicação no Diário Oficial da última sexta feira (11). A importante obra, que visa amenizar os efeitos da seca na região sudoeste, atende a Indicação Nº 21.556/15 do deputado Luciano Ribeiro (DEM), proposta no primeiro ano do exercício do seu mandato, que foi encaminhada ao governador do Estado após a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 17/05/2016. A adutora irá levar água da Barragem do Truvisco, no município de Caculé, para a Barragem da Lagoa Horta, em Rio do Antônio, atendendo também ao município de Guajeru. O democrata, defensor do semiárido baiano e do sertanejo, comemora feliz cada passo dado no atendimento da sua Indicação. “A seca atinge de forma cruel o nosso Estado, principalmente o semiárido. Como representante dessa região, temos tentado buscar soluções para resolver ou amenizar o problema que atinge a vida de muitas famílias, trazendo muito sofrimento. Isso é dever dos governantes”, salientou Ribeiro, que há tempos, desde quando prefeito de Caculé, luta por essa importante intervenção.

Indicação Nº 21.556/15 do Luciano Ribeiro ao Governador, encaminhada já no primeiro ano do mandato como deputado estadual.

Bahia chega a R$ 11,2 milhões em fraudes bloqueadas no Seguro-Desemprego

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Desde a criação do sistema, o Ministério do Trabalho, em conjunto com a PF, já deflagrou cinco operações de combate a fraudes no Seguro-Desemprego, que resultaram em 31 prisões.

A Bahia teve mais de 2 mil casos de fraudes bloqueadas pelo Ministério do Trabalho desde a entrada em operação do sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude), em dezembro de 2016. Até abril de 2018, essas fraudes chegaram a quase R$ 11,2 milhões no estado. “O sistema Antifraude impede que criminosos desviem esses benefícios na Bahia, porque esses recursos devem ser utilizados em momentos de dificuldade, apenas pelos trabalhadores”, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura. Cinco municípios baianos ultrapassaram a maca de R$ 1 milhão em fraudes. Foram eles Itabuna, com 261 fraudes bloqueadas, totalizando um valor de R$ 1,6 milhão; Feira de Santana, com 257 casos e fraudes acima de R$ 1,5 milhão; Prado, que teve 261 requerimentos bloqueados, chegando a quase R$ 1,39 milhão; Salvador, que em 240 fraudes bloqueadas atingiu R$ 1,35 milhão; e Ribeira do Pombal, com 208 bloqueios e mais de R$ 1 milhão. Todos os bloqueios foram na modalidade Emprego Formal.

Em todo o Brasil, o Antifraude, implantado em dezembro de 2016, já proporcionou uma economia de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos até abril de 2018. Com quase 62 mil requerimentos bloqueados nesse período. “Esses recursos seriam levados por quadrilhas organizadas que, ao longo do tempo, fraudaram e roubaram o dinheiro dos cofres públicos, mas agora elas estão sendo identificadas e interceptadas, com o uso da tecnologia de ponta”, afirma o ministro do Trabalho substituto, Helton Yomura. Desde a criação do sistema, o Ministério do Trabalho, em conjunto com a Polícia Federal, já deflagrou cinco operações de combate a fraudes no Seguro-Desemprego, que resultaram em 31 prisões.

MP pede que prefeitos de Vitória da Conquista e Jaguarari evitem gastos exagerados no São João

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

As recomendações foram emitidas pela promotora Lucimeire Carvalho Farias, de Vitória da Conquista, e Igor Clóvis Silva Miranda, de Jaguarari.

As promotorias de Justiça de Vitória da Conquista, no sudoeste, e Jaguarari, no norte do estado, se manifestaram nesta segunda-feira (14) contra gastos excessivos nas festas juninas das duas cidades. Nas recomendações enviadas aos prefeitos Herzem Gusmão, de Conquista, e Everton Rocha, de Jaguarari, as promotorias pedem que as festas não sejam realizadas caso os municípios estejam com atraso na folha de pagamento dos servidores, suspensão de serviços essenciais ou em situação de calamidade pública. Os promotores sinalizam que caso haja caixa para a realização dos festejos, os municípios devem optar pela contratação de artistas por licitação. Em relação às atrações consideradas “consagradas”, o Ministério Público propõe que os prefeitos façam os contratos com a “comprovação” da importância, com justificativa de preço. Outro ponto destacado é que “as prefeituras devem evitar a contratação de artistas e bandas com “empresário exclusivo para o dia” ou intermediador ou qualquer outro profissional que atue de maneira limitada como representante da atração musical”. As recomendações foram emitidas pela promotora Lucimeire Carvalho Farias, de Vitória da Conquista, e Igor Clóvis Silva Miranda, de Jaguarari.

Fonte: Bahia Notícias

Tite anuncia os 23 convocados para a Copa do Mundo

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A seleção estreia no dia 17 de junho, às 15h, diante da Suíça.

Alisson, Ederson, Cássio, Danilo, Fagner, Marcelo, Filipe Luís, Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Geromel, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Fred, Philippe Coutinho, Willian, Neymar, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Taison. Esses são os 23 jogadores convocados para defender a seleção brasileira entre 14 de junho e 15 de julho na Copa do Mundo da Rússia.

Todos eles estão entre os 64 que Tite convocou desde agosto de 2016, tempo de sua passagem pela Seleção. Apenas seis são remanescentes na última Copa, marcada pelo 7x1 diante da Alemanha: Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Paulinho, Willian e Neymar. Três convocados vão se apresentar à seleção brasileira no dia 28 de maio, em Londres: o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, do Real Madrid, e o atacante Firmino, do Liverpool, disputarão a final da Liga dos Campeões no dia 26, em Kiev. O restante do grupo começará a trabalhar já na próxima segunda-feira, dia 21, na Granja Comary, em Teresópolis. No dia 27, todos viajam a Londres para mais uma etapa de treinamentos, que terá um amistoso contra a Croácia, no dia 3, em Liverpool, e será encerrada com outro jogo preparatório, diante da Áustria, em Viena, no dia 10. A Seleção chegará a Sochi, cidade russa que hospedará a delegação, na noite do dia 10. O primeiro treino no país da Copa será no dia 11, e dia 15 a equipe viaja a Rostov-on-Don, palco da estreia no Mundial, dia 17, às 15h (horário de Brasília), contra a Suíça.

COOTRAF realiza seminários de Políticas Públicas em 8 municípios da região de Serra Geral

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Diante das perdas de direitos dos trabalhadores, é importante nos manter organizados, dialogando e politizando os nossos agricultores”, explica Elisângela Araújo.

A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), realizou entre os dias 07 e 11 de maio, o Seminário de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, nos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê, Rio do Antônio, Pindaí, Guajeru, Licínio de Almeida e Riacho de Santana. O Seminário foi um espaço para a discussão de temáticas referentes às políticas públicas rurais, especialmente às que tangem à Agricultura Familiar e suas correlações com a soberania e segurança alimentar das famílias, assim como estratégias de convivências com o semiárido. Os temas foram tratados de forma articulada, com o objetivo de fomentar a discussão sobre como estas políticas poderiam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável dos municípios da região de Serra Geral.
 

Malhada de Pedras: Prefeitura realiza Feira de Saúde na comunidade de Tanque da Onça

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Estamos atendendo todo o município e garantindo em 100% nossa cobertura de atenção básica”, ressaltou o secretário de saúde Filipe Gadeia. (Fotos: Ascom M. de Pedras)

A Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (11), uma Feira de Saúde na Comunidade de Tanque da Onça. Na oportunidade foram ofertadas consultas médicas, medicação, aplicação de vacinas, aplicação de flúor, escovação assistida nas crianças, agendamento de consultas odontológicas, verificação de glicemia capilar, pressão arterial, distribuição de kits contendo escova dental, creme dental e sabonete, repelentes para gestantes e idosos, entre outros serviços. A feira contou também com a presença da Prefeita Terezinha. Segundo o Secretário de Saúde Filipe Gadeia, houve cerca de 200 atendimentos. “Estamos atendendo de ponta a ponta do nosso município e garantindo em 100% nossa cobertura de atenção básica”, ressaltou o secretário.

Polícia baiana apreendeu em 2018, cerca de R$ 9 milhões em drogas

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Nesta última semana, duas grandes apreensões colaboraram proporcionando significativos prejuízos para quadrilhas dNesta última semana, duas grandes apreensões colaboraram proporcionando significativos

A polícia baiana apreendeu em 2018 cerca de R$ 9 milhões em drogas. Entre janeiro e o início de maio 4,5 toneladas de maconha, 185 kg de cocaína e 150 kg de crack foram localizados. Nesta última seman, duas grandes apreensões colaboraram proporcionando significativos prejuízos para quadrilhas de traficantes. Na cidade de Esplanada, a Coordenação de Operações Especiais (COE) e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil localizaram 1,5 tonelada de maconha em uma plantação. "Utilizando um drone, confirmamos as informações de um colaborador e conseguimos esta grande derrubada", destacou o coordenador da COE, delegado André Viana. Em outra região do estado, no município de Tucano, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste da Polícia Militar abordaram dois veículos, na BR-324, e encontraram 430 kg de maconha prensada. "As Cipes foram criadas para combater as quadrilhas de roubo a banco e, não a toa, estamos no terceiro ano de redução, e as facções do tráfico. Seguiremos fortalecendo as ações nas rodovias", garantiu o comandante do Policiamento Especializado, coronel Humberto Sturaro.

Brumado: Homem é preso após desferir golpes de facão na tia no bairro São Felix

Segunda / 14.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vítima, de 58 anos, foi encaminhada por familiares ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Um homem identificado como Pablo Henrique Santos Sousa foi preso neste sábado (12), na Rua Dr. Chagas Diniz, no bairro São Felix, no município de Brumado, após desferir vários golpes de facão na própria tia. A Polícia Militar foi acionada ao local da ocorrência. De acordo com informações da 34ª CIPM, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) esteve no local e prendeu em flagrante Pablo. Conforme relato de testemunha, após uma briga entre o suposto autor e a vítima, Henrique pegou um facão e desferiu um golpe no braço de sua tia e em outras partes do corpo, vindo a lesioná-la. A vítima, de 58 anos, foi encaminhada por familiares ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e o sobrinho foi detido e encaminhado pela guarnição à delegacia, para ser autuado em flagrante por tentativa de homicídio. O facão foi apreendido para averiguações.