Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Guanambi promove palestra com o Professor Hamilton Werneck destacando as mudanças propostas pela BNCC

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Doutor em educação e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de mais de 30 livros e com 9 DVDs educativos, ele já realizou mais de 3 mil conferências em todo o Brasil.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, promoverá na noite desta segunda-feira (21), no auditório do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), palestra com o renomado Professor Hamilton Werneck, destacando as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, voltado para professores, coordenadores e profissionais da área da Educação, terá início às 19h e será mais uma oportunidade para os Profissionais da Educação atualizarem seus currículos com relação às mudanças no Sistema Educacional. “Vamos destacar as principais competências da BNCC e sua aplicabilidade na sala de aula”, destaca o conferencista, que é doutor em educação e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de mais de 30 livros, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 3.000 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Para a Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, esse momento irá contribuir na formação dos profissionais. "Essa troca de saberes e a experiência do professor Hamilton Werneck, só agregará na construção da educação de excelência que tanto almejamos", enfatizou a educadora. Já o prefeito Jairo Magalhães, considera mais um valioso investimento na educação municipal. "Temos o compromisso de capacitar e formar os nossos professores e profissionais da educação municipal, não medimos esforços nos investimentos, pois acreditamos que podemos fazer mais pelos nossos alunos e pela educação do nosso povo", reforçou o gestor.

34ª CIPM encontra arma de fogo artesanal e recupera motocicleta roubada em Barra da Estiva

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A chumbeira apreendida e a moto recuperada foram apresentadas a Delegacia Policial local, conforme previsão legal. (Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

A 34ª Companhia Independente de Policial Militar (CIPM) de Barra da Estiva encontrou, nesta sexta-feira (18), uma chumbeira artesanal na zona rural do município. Segundo os PMs, a guarnição estava verificando ocorrências de roubo e de receptação na localidade do Rio Preto. A arma estava escondida em uma das casas abandonadas que servem para abrigar suspeitos. Já no Bairro São Félix, por volta das 22h30, os militares foram acionados para reprimirem um roubo de motocicleta. O veículo foi recuperado, mas os meliantes conseguiram fugir.  A chumbeira apreendida e a moto recuperada foram apresentadas a Delegacia Policial local, conforme previsão legal.

Adolescente de 15 anos é flagrado com 740 porções de drogas na Chapada

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Infelizmente alguns jovens têm preferido traficar, ao invés de estudar e trabalhar", destacou o comandante da 42ª CIPM, Major Ubiraci Muniz. (Foto: SSP-BA)

Um adolescente de 15 anos foi flagrado, na tarde de sábado (19), com 740 porções de drogas embaladas, no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina. Equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) faziam rondas, pelo Centro, quando abordaram o menor, que estava sem documentos. O jovem, conhecido pelos militares por outras ocorrências com entorpecentes, estava com algumas amostras de drogas no bolso, e afirmou que possuía mais em casa. Chegando na residência indicada, os PMs acharam 364 pinos de cocaína, 208 pedras de crack e 168 trouxas de maconha. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra. "Infelizmente alguns adolescentes têm preferido traficar, ao invés de estudar e trabalhar. Vamos intensificar o patrulhamento para chegarmos nos comparsas do menor", explicou o comandante da 42ª CIPM, Major Ubiraci Muniz.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado na segunda-feira, dia 21

Domingo / 20.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta segunda-feira (21), das 14h às 16h, na Rua Albino Pereira Gonçalves, no bairro Lagoinha, em Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Estado convoca aprovados no concurso da Educação para perícia médica

Domingo / 20.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e irá abranger 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

As secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC) convocam para perícia médica candidatos com deficiência aprovados nas duas primeiras etapas do concurso público da educação. A convocação, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18), é para apresentação na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, no período de 21 a 24 de maio. Realizado em fevereiro deste ano, o certame ofertou 3.760 vagas para os cargos de professor e coordenador pedagógico com atuação na educação básica baiana. Os convocados devem comparecer à Junta Médica nas datas e horários estipulados pela publicação, para entrega do documento de identidade original, do laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) e de exames que atestem a espécie e o grau (ou nível) da deficiência. É necessário que os exames façam referência direta ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e à provável causa da deficiência, de acordo com o edital de convocação. A data da emissão do laudo médico e dos exames deve ser inferior a doze meses.

Cabe à Junta Médica proceder com a avaliação dos documentos apresentados. Aquele que não for considerado deficiente passará a figurar na lista de classificação da ampla concorrência no certame, sendo observados os critérios previstos no capítulo 11 do edital de abertura de inscrições do certame. O edital de convocação também pode ser consultado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) (www.concursosfcc.com.br), organizadora do certame. Dos 103.592 inscritos, 41.404 foram habilitados e concorrem entre si para ingresso em uma das 3.096 vagas de professor e 664 de coordenador pedagógico. O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e irá abranger 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

Novo Hospital Prado Valadares vai duplicar oferta de atendimento para região de Jequié

Domingo / 20.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O hospital se tornou o maior do interior do estado, com a oferta de um total de 276 leitos. Já a área construída cresceu de 8 mil metros quadrados para mais de 14 mil. (Foto: Sesab)

A unidade que será inaugurada, na manhã desta segunda-feira (21), pelo governador Rui Costa, irá oferecer à população de Jequié e mais 27 municípios da região as seguintes especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI Adulto, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem. As mudanças devem resultar em número de atendimento quase duas vezes maior, chegando a uma média de 130 mil pacientes por ano. O novo HGPV já começa a funcionar, na terça-feira (22), oferecendo ainda Serviço de Urgência e Emergência (adulto e pediátrica) durante as 24 horas. Com a duplicação, o hospital se torna o maior do interior do estado, com a oferta de um total de 276 leitos. Já a área construída cresceu de 8 mil metros quadrados para mais de 14 mil.

CAE III é a unidade de saúde destaque do Bimestre em Caetité

Domingo / 20.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A equipe da unidade foi a que apresentou os melhores resultados nos indicadores propostos pela Secretaria Municipal de Saúde. (Fotos: Cláudio Amaral | Direcom PMC)

O Centro de Atenção em Saúde Especializado (CAE) III Drª Lara Fernandes de Carvalho Costa, situado na Rua Rui Barbosa, em Caetité, foi a Unidade de Saúde destaque do Bimestre em avaliação interna. A equipe da unidade, coordenada pela Enfermeira Jocimara Aguiar da Silva, foi a que apresentou os melhores resultados nos indicadores propostos pela Secretaria Municipal de Saúde. “Na 1ª Reunião de Planejamento da Atenção Básica de 2018 lançamos o desafio como proposta para todas as unidades de Atenção Básica, com o intuito de incentivar cada equipe a buscar melhorias e qualificação para sua Unidade de Saúde e melhor atender às necessidades da sua comunidade”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes. A proposta foi bem aceita pelas equipes que nos meses de fevereiro, março e abril de 2018 se esforçaram e buscaram de variadas formas melhorias para se destacar como a Unidade Bimestral.

Os pontos avaliados durante esse período foram: Otimização dos materiais e serviços; Relacionamento interpessoal; Resolutividade; Iniciativa para Educação Permanente; Pontualidade nas solicitações; Avaliação dos setores da Secretaria Municipal de Saúde de Caetité. As equipes foram analisadas e o relatório foi divulgado na 2ª Reunião da Atenção Básica com as Coordenadoras das Unidades, no dia 18 de abril, e o CAE III foi a equipe que melhor atendeu aos pontos analisados.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no domingo, dia 20

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (20), das 8h às 14h, na Praça João Ramos, Povoado Campo Seco II, Rua 25 de Dezembro, Rua Antônio Ribeiro, Rua Ferreira e Silva, Rua Firmino Paulo dos Santos, Rua Maria Angélica, Rua Maria Quitéria, Rua Miguel Araújo Moura, Rua Nazaré, Rua Padre Anchieta, Rua são Damião, Travessa Natal, Travessa Sebastião caíres vieira, no Bairro Dr. Juracy, na cidade de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeitura de Guanambi Autoriza melhorias na Escola Beneval Boa Sorte

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com a autorização, a prefeitura alcança a marca de 17 escolas que também passaram por reformas na atual gestão. (Fotos: Ascom Guanambi)

O prefeito Jairo Magalhães visitou, na tarde desta quarta-feira (16), a Escola Municipal Beneval Boa Sorte, no Bairro Novo Horizonte, para autorizar diversas melhorias e intervenções nas suas estruturas. Com a autorização, a prefeitura alcança a marca de 17 escolas que também passaram por reformas na atual gestão. O número é superior a uma escola beneficiada por mês. Durante a visita, o prefeito e a Secretária de Educação, Dra. Maristela Cavalcante, dialogaram com a comunidade escolar e ouviram atentamente da diretora Leila Márcia, quais as reivindicações da unidade. Jairo autorizou a pintura geral da escola, na parte interna e externa, melhoria na estrutura elétrica, hidráulica e sanitários, intervenções e revestimento cerâmico na cantina e reparos e atualizações diversas na estrutura. “Estamos cumprindo uma missão de visitar todas as escolas, ouvindo primeiramente os pedidos de quem está convivendo diariamente no local, para que possamos autorizar as intervenções, apesar da crise financeira que assola o país e a nossa região, seguimos trabalhando com seriedade em nossa cidade”, disse o prefeito.

Mega-sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado (19)

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A aposta mínima é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país.

O concurso 2.042 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas que serão sorteadas neste sábado (19). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília). A aposta mínima é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. Clientes da CAIXA com acesso ao Internet Banking podem fazer suas apostas utilizando seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.

Divulgado o resultado do concurso do Hemoba; vagas para Brumado, Guanambi, Vitória da Conquista e mais 15 cidades

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os aprovados serão contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para uma jornada de 30 horas semanais.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelo certame, divulgou nesta sexta-feira (18), o resultado final do concurso da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O concurso oferece vagas para os cargos de analista de sistemas (2), assistente social (6), contador (1), enfermeiro (7), farmacêutico bioquímico (16), fisioterapeuta (1), médico clínico (6), técnico em enfermagem (8) e técnico em patologia clínica (19). Os aprovados serão contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para uma jornada de 30 horas semanais. O processo seletivo vai preencher vagas nas cidades de Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

CONFIRA O RESULTADO

Brumado: Polícia Militar prende indivíduos por tráfico de Drogas

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O material estava em um saco plástico, contendo 13 pinos com pó branco semelhante à cocaína e 22 invólucros de substância semelhante ao crack. (Foto: Divulgação PM)

Por volta de 11h30 de sexta-feira (18), uma guarnição do Pelotão Tático (PETO) da 34ª CIPM, em rondas no Bairro Urbis II, na cidade de Brumado, procedeu inúmeras abordagens e averiguações, tendo encontrado com dois homens certa quantidade de entorpecentes. O material estava em um saco plástico, contendo 13 pinos com pó branco semelhante à cocaína e 22 invólucros de substância semelhante ao crack. Ambos foram apresentados, flagranteados, e as substâncias foram entregues na sede da Delegacia de Polícia Civil, em Brumado, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

Jaguaquara ganha Base Avançada da Cipe Central

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O posto também atenderá às cidades de Lagedo do Tabocal, Itiruçu, Maracás e Planaltino. (Fotos: SSP-BA)

O município de Jaguaquara ganhou uma Base Avançada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central na tarde desta sexta-feira (18). O posto também atenderá às cidades de Lagedo do Tabocal, Itiruçu, Maracás e Planaltino. Além disso, servirá como ponto de apoio nas operações para todas as guarnições de unidades especializadas da Polícia Militar da Bahia. O comandante da Cipe Central, Major PM Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, destacou os ganhos que a região terá com o novo ponto de apoio. “Trabalharemos para diminuir a criminalidade, desenvolvendo operações mais permanentes das guarnições. Além disso, faremos uma cobertura maior da zona rural, nas instituições financeiras e daremos uma atenção especial na rodovia que corta o município”, explicou. Ele ainda acrescentou que as últimas intervenções em Jaguaquara demonstram a força e a técnica da Cipe Central. “Já temos algumas ações com sucesso no município. Isso só destaca o quanto a população ganha com a novidade”, finalizou o major.

Prefeitura de Brumado convoca novos professores do concurso realizado em 2017

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito Eduardo Vasconcelos também participou da conversa, onde deixou claro sua satisfação em ver o fortalecimento da Educação Municipal.

No último sábado (12), foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, uma reunião para a definição das escolas municipais para as quais serão lotados os novos aprovados do concurso 2017. Já foram convocados cerca de 90 professores no início desse ano e no sábado mais de 55 professores tomaram posse, totalizando em torno de 140 novos agentes da educação para a Rede de Ensino Municipal somente em 2018. A Secretária Municipal de Educação, Edneia Ataíde, realizou uma explanação detalhada sobre as funções a serem exercidas bem como toda a importância de cada um daqueles ali presentes. Finalizando a apresentação dos novos contratados, o Prefeito Eduardo Vasconcelos também participou da conversa, onde deixou claro sua satisfação em ver o fortalecimento da Educação Municipal.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta sexta-feira (18)

Sábado / 19.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO