Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara de Brumado decreta ponto facultativo nesta sexta (22) e antecipa sessão da próxima semana

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O legislativo publicou duas portarias que estabelecem ponto facultativo no dia 22 de junho e transfere sessão do dia 29 para o dia 26 de junho.

Em razão do jogo da Seleção Brasileira que ocorrera nesta sexta-feira (22), às 9h, a Câmara de Vereadores de Brumado estabeleceu através da Portaria nº 29/2018, ponto facultativo das 08h às 12h, ficando ressalvados os serviços essenciais do legislativo. Da mesma forma, através da Portaria nº 30/2018, antecipou a sessão ordinária que deveria ocorrer na sexta-feira (29) para a terça-feira (26). O fato se deu em comum acordo entre os parlamentares, devendo ser preservado o horário regimental de 8h.

Brumado: Quadrilha das Escolas Municipais reúne grande público na Praça da Prefeitura

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Apresentaram na noite desta quarta-feira (20), as escolas Roberto Santos, Ayrton Viana, CAIC, Oscarlina e Graça Assis.

Dando continuidade à programação das Quadrilhas das Escolas Municipais de Brumado, as escolas Roberto Santos, Ayrton Viana, CAIC, Oscarlina e Graça Assis deram um show na Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura), na noite desta quarta-feira (20). Um grande público este presente contemplando as apresentações das crianças da Rede Municipal de Ensino. Na última terça-feira (19), apresentaram as creches dos bairros Baraúnas, Brisas, São Felix e Irmã Dulce, juntamente com o anexo do Roberto Santos. Para encerrar com chave de ouro foi realizado o Show Musical da Galinha Pintadinha. Já nesta quinta-feira (21), apresentarão as escolas Eny Mafra, Élcio Trigueiro, Idalina Azevedo, Clarice Morais e as turmas do EJA.

Beco do Barão vence mais uma vez o Concurso de Quadrilhas de Barra da Estiva

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Este já é o 4º título municipal da quadrilha Beco de Barrão, que é considerada umas das melhores do Sudoeste da Bahia.

A quadrilha junina “Beco do Barão” se sagrou mais uma vez campeã do Concurso de Quadrilhas de Barra da Estiva, que aconteceu nesta quarta-feira (20), no Arraiá do Gonzagão, que faz parte do 30º São João Quente na Terra do Frio. Este ano o grupo apresentou com o tema “Fé, amor e tradição: a fé e devoção do povo nordestino” e levou o prêmio de R$ 2 mil. A competição contou com a participação de três quadrilhas, sendo duas de Barra da Estiva: Beco do Barão (1ª colocada) Eita Lasqueira (2ª colocada), e Raízes do Sertão da cidade de Poções (3ª colocada).  Este já é o 4º título municipal da quadrilha Beco de Barrão, que é considerada umas das melhores do Sudoeste da Bahia.

Governo Municipal convida população e visitantes para o “Arraiá de Mortugaba 2018”

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento conta com apoio do Governo da Bahia, através do Bahiatursa.

Mesmo com a crise financeira que o país enfrenta e que tem afetado diretamente os pequenos municípios brasileiros, não sendo Mortugaba uma exceção à regra, o Governo Municipal, com apoio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, vai realizar o “Arraiá de Mortugaba 2018”. A realização do evento só é possível devido ao planejamento financeiro realizado pela administração, que garante a realização da festa sem afetar a continuidade de nenhum serviço essencial para a população. O “Arraiá de Mortugaba 2018” será realizado entre os dias 22 e 25 de junho. Este ano as atrações serão Elber David e Banda Devassa (dia 22); Hamilton Souza e Banda Vera Cruz (dia 23); Rony Barbosa, Maike José e Jhonny Padilha (dia 24); Coração Cigano, Cavaleiros do Forró e Kasaca de Couro (dia 25). Também terá apresentações culturais, barracão alternativo Rancho do Forró, comidas típicas, queima de boneca de fogo e as tradicionais fogueiras nas ruas. O Governo de Mortugaba convida a toda população e visitantes para curtir um dos mais aguardados festejos juninos da região.

Integrante de facção criminosa em Guanambi é preso em Caetité

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Rodrigo Cardoso Viana foi surpreendido pelos militares quando trafegava em uma motocicleta pelo centro da cidade de Caetité.

Foi preso pela Policia Militar de Caetité nesta quarta-feira (20), um traficante foragido da Justiça de Guanambi, ligado à facção criminosa liderada por Fabiano Almeida dos Santos, o Baú. Rodrigo Cardoso Viana foi surpreendido pelos militares quando trafegava em uma motocicleta pelo centro da cidade de Caetité. Durante a abordagem nada de ilícito foi encontrado com o suspeito nem com o veículo. Porém, em pesquisa ao setor de dados criminais, foi localizado um mandado de prisão a cumprir, expedido pela Justiça de Guanambi. Segundo a PM, o indivíduo possuí diversas passagens por envolvimento em homicídios, assaltos e pela prática de intenso tráfico de drogas em cidades da região. O veículo e o celular do criminoso foram apreendidos para perícia. O caso foi registrado como captura de procurado pela Delegacia Territorial de Caetité.

Caculé: Homem é preso por assédio após denúncia de passageira de ônibus

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A guarnição interceptou o ônibus e conduziu o suspeito para Delegacia de Polícia em Caculé, onde está preso à disposição da justiça.

Agentes da Polícia Militar da 94ª CIPM/Caculé prenderam em flagrante Andreazzo Miranda Santos, de 45 anos, após receber denúncia de assédio a uma mulher que seguia de ônibus da cidade de Brumado para Licínio de Almeida. Segundo a denunciante o suspeito teria se masturbado durante a viagem enquanto assistia vídeos pornôs e visualizava fotos de mulheres nuas em seu celular e fazia gestos obscenos pra ela, que estava com sua filha de dois anos de idade.

“O rapaz começou a ver fotos de mulheres peladas no celular. Ele dava zoom pra visualizar melhor as partes íntimas e olhava para trás. Que situação constrangedora pra uma mulher. Eu não tenho adjetivos pra explicar o que senti. Mulher sofre, viu. Assédio é abominável”, publicou a denunciante nas redes sociais. Segundo a polícia, diversas testemunhas presenciaram a cena e inclusive gravaram um vídeo que prova a pratica do ato. A guarnição interceptou o ônibus e conduziu o suspeito para Delegacia de Polícia em Caculé, onde está preso à disposição da justiça.

Municípios driblam a crise e festejam São João; UPB faz recomendações sobre gastos

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os festejos do São João abrangem a quase totalidade dos 417 municípios baianos.

Vários municípios baianos anteciparam as festas de São João como forma de cumprir um intenso calendário de festejos que vai até o final do mês, com as comemorações a São Pedro. Os caminhos do São João abrangem a quase totalidade dos 417 municípios baianos, e entre os festejos do São João e do São Pedro, as opões são as maias variadas, desde as localidades mais próximas de Salvador até as mais distantes. No final de semana o Governo do Estado garantiu a realização da festa em 163 cidades, mediante patrocínio da Bahiatursa. O dobro do que foi patrocinado no ano passado.

O presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, disse que apesar de ter sido um ano difícil, principalmente por causa da seca que afeto a maioria dos municípios, o São João está garantido na maioria das cidades. Para o presidente, mesmo com as restrições econômicas das prefeituras, os festejos juninos são grandes oportunidades de aquecer a economia local. Eures recomenda aos demais gestores municipais que mantenham dentro do possível o calendário das festas juninas, mas observando as limitações de ordem financeira. Para tanto ele aconselha que sejam diminuídos o número de dias da festa e que as prefeituras realizem contratações de artistas locais e regionais como forma de diminuir os custos.

A Coordenação jurídica da UPB preparou uma nota informativa com recomendações baseadas em posicionamentos tomados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. São seis itens que contemplam orientações sobre o tema. A nota faz observações sobre a previsão orçamentária, contratação de artistas não consagrados com procedimento licitatório, necessidade de parecer jurídico para contratação de artistas de renome, situações em que os festejos juninos devem ser evitados e execução de plano de trabalho.

A UPB recomenda que os festejos devem seguir a regra da tradição, e que a contratação de artistas não consagrados ou de imagem grandemente conhecida deve se dar através de procedimento licitatório, o mesmo valendo para a contratação de palcos, som e todos os equipamentos necessários a realização do evento. Ainda segundo a orientação repassada aos prefeitos, os contratos com artistas devem ser feitos diretamente com o empresário representante do artista, evitando a ação de intermediários, como forma de diminuir custos. Nos casos de festas com patrocínios, os contratos devem ser examinados cuidadosamente pelas equipes técnicas, os formatos de apoio, bem como o modelo de escolha.

Cipe Chapada erradica plantação de maconha no município de Palmeiras

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A polícia encontrou 166 mudas de maconha, 43 pés da mesma erva, meio quilo de sementes e uma espingarda em sítio de traficante.

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada erradicaram, na última terça-feira (19), uma plantação de maconha no Vale do Capão, município de Palmeiras. Mudas e pés da erva, além de uma espingarda, foram encontrados pelos militares após denúncias anônimas. O flagrante começou com a localização de uma mulher que, segundo denúncia, vendia drogas no Bar das Paulistas. A jovem foi encontrada e contou que as drogas eram compradas com Givaldo de Oliveira Almeida, o 'Gigi'. Ela levou os militares até o sítio de Gigi, que tentou fugir, mas após varreduras foi capturado. No sítio foram encontrados 166 mudas de maconha, 43 pés da mesma erva, meio quilo de sementes e uma espingarda. Perto do terreno, outro homem foi abordado e mais dois pés de maconha apreendidos. O trio e os materiais localizados foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra. "Quando a denúncia chega, imediatamente colocamos as guarnições na estrada para apuração. Este trio plantava e comercializava drogas na região. Excelente flagrante", comentou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Ministro da Educação estará em Brumado para autorizar implantação do curso de medicina

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Ministro Rossieli será recepcionado no prédio administrativo da Prefeitura pelo prefeito Eduardo, pelo presidente da Câmara, Léo Vasconcelos, e comitiva.

Na próxima quarta-feira (27), o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva visitará a cidade de Brumado, ocasião em que irá autorizar a implantação do curso de medicina no município. Assim como a visita do Ministro da Saúde Gilberto Occhi, o Ministro Rossieli estará na cidade no período matutino e será recepcionado no prédio administrativo da Prefeitura pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pelo presidente da Câmara Municipal, Léo Vasconcelos (PDT), e comitiva. O ministro também deverá acompanhar o prefeito e o presidente da câmara até o local destinado a receber as obras de instalações da escola de medicina, próximo ao campus do IFBA, na Fazenda Santa Inês. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso em Brumado.

Brumado: vereadora Ilka Abreu visita escolas da zona rural

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ilka Abreu esteve visitando o Colégio Myriam Meira, na Lagoa Funda, e o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, em Itaquaraí.

Nesta terça-feira (19), a vereadora Ilka Abreu esteve visitando o Colégio Myriam Meira, na comunidade de Lagoa Funda, em Brumado, onde foi bem recebida pelas professoras e diretora Marialda Gonçalves Nogueira. Na oportunidade, a vereadora pode contemplar os alunos realizarem uma importante apresentação sobre o mosquito Aedes Aegypti e das doenças transmitidas por ele.

Ilka Abreu esteve ainda no distrito de Itaquaraí ouvindo as reivindicações para melhor conhecer as necessidades dos moradores. Na visita ao Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, pode constatar de perto a boa qualidade oferecida aos alunos. “Parabenizo a gestão do prefeito pelas escolas e por proporcionar um ensino de qualidade, possibilitando uma mudança que trarão melhoras para educação. Por fim, agradeço por me receberem tão bem, tornando-se uma visita muito produtiva”, disse a parlamentar.

Brumado: Lia Teixeira comemora importante conquista obtida por meio do seu mandato parlamentar

Quarta / 20.06.2018

Por Eliana Costa

A vereadora Lia Teixeira conquistou através de emenda do deputado Artur Maia uma importante obra de abastecimento para Umburanas e Cristalândia.

Um dos grandes dramas vivenciados pelos moradores da região dos distritos de Umburanas e Cristalândia, bem como das comunidades de Várzea de Areia, Morrinhos, Barreiro Branco e Roça de Baixa é o forte déficit no abastecimento. Deve se levar em conta que na região foi construída a Barragem do Rio das Contas, que serve Brumado e outros municípios circunvizinhos. Diante deste paradoxo hídrico, a vereadora Lia Teixeira (PDT) iniciou a sua luta, mesmo no período eleitoral, na busca de atender a essa grande necessidade das centenas de famílias que residem na região.

Em seus primeiros contatos com o deputado federal Arthur Maia (DEM), o mesmo se prontificou a atender ao pedido, o que realmente se concretizou com a liberação dos recursos por parte da União. Agora, o próximo passo seria a realização do processo licitatório, o qual teve a sua confirmação por parte de uma publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Brumado. A licitação ocorrerá no dia 03 de julho, às 09h, na sede da Prefeitura Municipal. Caso tudo ocorra de forma normal, as obras poderão ser iniciadas ainda no segundo semestre deste ano, o que alegrará os mais de mil habitantes que moram na região.

“Realmente é uma vitória histórica e ficamos muito satisfeitas por ter participado dessa conquista, que concretizará a realização de um dos maiores sonhos dos moradores dessa região. Tenho que agradecer o grande empenho do deputado Arthur Maia, que desde os primeiros contatos se mostrou muito receptivo e garantiu que iria buscar os recursos junto ao governo federal, o que realmente aconteceu. Agora vamos buscar novas conquistas, pois conhecemos de perto a realidade e as necessidades dos moradores”, ressaltou Lia Teixeira.

 

Certificação Digital passa a ser obrigatória para empresas e MEI

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A certificação veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet (Foto: Reprodução).

A partir do mês que vem, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que emitirem Nota Fiscal Eletrônica ou fizerem cadastros e consultas no e-Social terão a obrigatoriedade de realizar essas atividades por meio de Certificação Digital. A certificação veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet. Com um Certificado Digital é possível assinar contratos e documentos digitalmente sem necessidade de reconhecimento de firma; efetuar declarações, cadastros e consultas das obrigações com o governo, como imposto de renda de pessoa física e de pessoa jurídica, sem deslocamento, com economia de tempo e dinheiro. No site dos Correios é possível solicitar a Certificação Digital para pessoas e empresas. Bastar agendar o atendimento em uma agência credenciada e comparecer com a documentação necessária.

Coelba reforça que lotéricas não recebem mais pagamento da conta de energia

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os clientes da Coelba, no entanto, continuam contando com milhares de pontos para quitação das contas em todos os municípios baianos.

A Coelba reforça que, desde o último dia 1º de junho, as casas lotéricas de Salvador e do interior do estado não estão mais recebendo o pagamento das faturas de energia. Os clientes da Coelba, no entanto, continuam contando com milhares de pontos para quitação das contas em todos os municípios baianos. Segundo a concessionária, as condições impostas pela Caixa Econômica Federal inviabilizaram a manutenção do convênio de arrecadação. O banco apresentou um reajuste de 54% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Em decorrência desse aumento, outras empresas de serviços públicos também não renovaram o contrato de arrecadação com as lotéricas.

Atualmente, os clientes da Coelba podem contar com 3.668 pontos físicos para pagamento da fatura de energia em todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos. Até o final do ano, a rede será ampliada para quase mil estabelecimentos credenciados que irão receber o pagamento das faturas de energia. Além de poder pagar as contas em diversos pontos comerciais como farmácias, mercadinhos e papelarias, os clientes dispõem ainda de toda a rede bancária, correspondentes bancários e bancos postais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas on-line, pelo site, aplicativo Coelba ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente. Para consultar os locais credenciados mais próximos para pagamento da conta de energia, em cada cidade, o cliente pode acessar o site da Coelba.

Guanambi: ‘Balança, mas não cai’ vence concurso de quadrilhas juninas do São João do Gurutuba

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A premiação e a reapresentação da campeã acontecerão nesta quarta-feira (20), às 20h, último dia do São João do Gurutuba.

Seguindo a tradição de manter uma das mais importantes manifestações culturais dos festejos desta época, foi realizado o concurso de quadrilhas juninas dentro da programação cultural do São João do Gurutuba. As apresentações ocorreram nos dias 18 e 19 de junho, com dois grupos em cada dia. Ao todo, foram R$ 8.500,00 reais de premiação. A quadrilha junina do Bairro Santo Antônio (Antiga Village) também apresentou no dia 18, mas apenas como demonstração.  A grande campeã do concurso deste ano foi o grupo “Balança, mas não cai”, do Bairro Alvorada. A premiação e a reapresentação da campeã acontecerão nesta quarta-feira (20), às 20h, último dia do São João do Gurutuba.

Os jurados foram de cidades vizinhas, pessoas que militam na área educacional e cultural, como: Vilson Nunes (radialista e produtor da cidade de Palmas de Monte Alto), Neto (Secretário de Educação e vice-prefeito de Palmas de Monte Alto), Keyla Márcia (Diretora de Cultura da cidade de Pindaí), Renata Neri (Secretária de Educação de Candida) e Renata (Diretora de Cultura de Caetité). A ordem final do concurso deste ano ficou assim: 1º - Balança, mas não cai – Bairro Alvorada – 250,0 pontos (R$ 3 mil reais); 2º - Vale a Pena Ver de novo – Bairro Vila Nova – 242,8 pontos (R$ 2.500,00); 3º - Maria Puxadinha – Bairro Monte Pascoal – 186,7 pontos (R$ 2 mil); e 4º – Encegueirados – Distrito de Ceraíma – 133,5 pontos (R$ 1 mil).

Brumado: Conselho Municipal de Saúde convoca trabalhadores para processo de eleição

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O processo acontecerá nesta quinta-feira (21), das 14h às 15h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal.

O Conselho Municipal de Saúde de Brumado realizará, nesta quinta-feira (21), das 14h às 15h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, procedimentos para o processo de escolha dos Conselheiros Municipais oriundos da Rede Privada de Saúde. Tendo o conselho que passar por mudanças de seus membros e por haver completado o período do mandato de conselheiro, são convocados os profissionais de Saúde de nível superior e médio da rede privada. Clique aqui e confira o Edital de Convocação na íntegra.

O Conselho Municipal de saúde (CMS) tem caráter permanente, com funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, e tem como objetivos básicos o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde, de conformidade com a Lei Orgânica do Município e Leis Federais NºS 8080 e 8142, constituindo-se no órgão colegiado máximo, responsável pela coordenação do Sistema Único de Saúde no âmbito do Município de Brumado.