Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Monologo premiado que será apresentado pelo ator Júlio Aragão tem novo local

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A peça será interpretada pelo ator Júlio Adrião, um dos atores do elenco principal do filme Sertânia e que integrou o filme “Tropa de Elite 2”.

“A Descoberta das Américas”, monólogo premiado e desde 2005 com diversas temporadas, que seria encenada em Brumado no auditório do SEMAC, agora terá sua apresentação na AABB, nesta terça-feira (26), às 19h. A entrada é franca. A peça será interpretada pelo ator Júlio Adrião, um dos atores do elenco principal do filme Sertânia e que integrou o filme “Tropa de Elite 2”, no papel do governador do Rio de Janeiro. Esta apresentação não havia sido planejada, mas o ator gostou tanto da receptividade da cidade que resolveu retribuir.

A peça faz o público embarcar na viagem de Cristóvão Colombo rumo ao Novo Mundo acompanhando o personagem Johan, um fugitivo da inquisição que conta apenas com sua esperteza para se livrar dos perigos das terras recém-descobertas. O espetáculo, desde 2005 nos palcos do Brasil e do exterior, é um texto de Dario Fo que rendeu a Júlio Adrião o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005, e com o qual vem se apresentando de forma regular. Um verdadeiro presente ao público brumadense.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta terça-feira (26)

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 26 de junho. Em primeira discussão e votação está: Projeto de Lei Nº 014/2018, de autoria do vereador Wanderley (Nem), que Denomina nome de logadouro público. Em primeira e única discussão e votação estão: Moção de Pesar N° 024/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que solicita o encaminhamento de Moção de Pesar aos familiares do Senhor Francisco Waldir Pires de Souza pelo seu falecimento; Indicação N° 272/2018, de autoria do vereador Eduardo Vasconcelos, que solicita pavimentação das ruas Virgilio Rizério de Vasconcelos e Manoel Joaquim dos Santos, no Bairro Baraúnas; Indicação N° 282/2018, de autoria do vereador Santinho, que indica ao prefeito a necessidade de restaurar o passeio central da AV. Centenário; Indicação N° 283/2018, de autoria do vereador Palito, que solicita a construção de uma creche para atender as família da comunidade de Lagoa Funda e adjacências; Indicação N° 284/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que reitera a Indicação de N°321/2017 que dispõe sobre calçamento e saneamento básico no Bairro São Lourenço; Indicação N° 285/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que reitera a Indicação de N°250/2017 que dispõe sobre pavimentação das ruas: Djalma da Silva Leite, Francisco Gomes e José Bibiano Dos Santos, no Bairro Olhos D’Água; Indicação N° 286/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que indica ao prefeito a necessidade de complementação da pavimentação da Rua Clariano Leandro Hora, no Bairro Olhos D’Água; Indicação N° 287/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao prefeito a necessidade de reposição das lâmpadas queimadas na Praça Lucindo Alves Teixeira, no Distrito De Cristalândia; Indicação N° 288/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao prefeito a necessidade de patrolamento na estrada que liga o Distrito de Cristalândia aos povoados de Tapera, Areia, Lagoinha, Várzea Do Mocó, Roça De Baixo, Faustino, Várzea Da Pedra até a divisa de Rio de Contas; Indicação N° 289/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao prefeito a necessidade de patrolamento na estrada que liga o Povoado de Várzea da Pedra ao Povoado de Tamburil; Indicação N° 290/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao prefeito a necessidade da construção de uma passagem molhada entre as localidades de Lagoinha e Riachão, no Distrito de Cristalândia; Indicação N° 291/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao prefeito a necessidade de construção de uma praça pública com instalação de academia ao ar livre no Distrito de Arrecife.

Brumado: vereador Palito solicita ao prefeito melhorias para Lagoa Funda

Segunda / 25.06.2018

Por Eliana Costa

O vereador Palito e prefeito Eduardo Vasconcelos se reuniram nesta segunda (25).

Na manhã desta segunda-feira (25), o vereador Luiz Carlos Palito esteve em audiência com o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, a fim solicitar melhorias para a comunidade de Lagoa Funda. O parlamentar tem direcionado uma atenção especial a localidade, buscando sempre atender as reivindicações dos moradores. Na reunião, o parlamentar tratou especificamente sobre a pavimentação do acesso à escola da localidade e a Unidade Básica de Saúde. O prefeito foi bastante receptivo e dentro de um cronograma deverá executar a obra.

Bahia tem 75 atendimentos de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas no período do São João

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado; balanço é dos dias 22 a 25 de junho.

Entre os dias 22 e 25 de junho deste ano, 75 atendimentos de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas foram registrados em unidades da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O balanço foi divulgado pela Secretaria nesta segunda-feira (25). Segundo a Sesab, o Hospital Geral do Estado, em Salvador, teve o maior número de ocorrências relacionadas aos festejos juninos, com um total de 43 atendimentos, sendo 11 vítimas de queimaduras por fogos e 32 por explosão de bomba. No interior do estado foram registrados atendimentos nos seguintes hospitais: Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (4); Hospital Geral de Itaparica (1); Dantas Bião, em Alagoinhas (1); Hospital Regional de Juazeiro (7); Hospital Regional da Chapada, em Seabra (3), e Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus (2), Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (14).

Brumado: Comerciantes de barracas recebem orientações para o São Pedro dos Olhos D´Água

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As orientações foram passadas em reunião entre a Comissão Organizadora do São Pedro dos Olhos D´Água e os comerciantes de barracas.

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, uma reunião entre a Comissão Organizadora do São Pedro dos Olhos D´Água e os comerciantes de barracas. Estiveram presentes: o Major Adriano acompanhado do Capitão Valmary, a secretária de Educação, Ednéia Ataíde, secretário de Administração, João Nolasco, chefe de gabinete, Amarildo, secretário de Finanças, André Leite, e o secretário de Infraestrutura, Douglas. A reunião contou também com a participação dos fiscais de Tributos e da Vigilância Sanitária, que deram as orientações necessárias para o bom andamento da festa.

As discussões aconteceram de forma democrática, e levando-se em consideração os anseios dos barraqueiros, ficou definido pela comissão que não haverá exclusividade de marca de cerveja na festa, o que facilitará o trabalho dos ambulantes. Foi definido também que o circuito da festa será fechado a partir de meio dia e só terá acesso pra armação de barracas o comerciante que apresentar a credencial devidamente regularizada. Caso haja alguma irregularidade, os fiscais e a Polícia Militar estarão fazendo uma varredura no local pra deixar a estrutura toda em ordem.

A administração municipal lembra que o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) será emitido a partir da tarde desta terça-feira (25). O requerimento deve ser retirado junto à fiscalização que estará atendendo nas dependências da Escola Armida Azevedo, situada a Praça do Evento, com data de vencimento até quinta-feira (28). Prezando pela segurança, a comissão informa que será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro no circuito da festa.

VLI e Prefeitura de Brumado se reúnem para alinhamento de ações

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Representantes da VLI e prefeito Eduardo Vasconcelos se reuniram na última quarta (20).

Na última quarta-feira (20), representantes da VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, estiveram reunidos com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, para alinhamento de ações no município. A Prefeitura e a empresa têm atuado juntas, como pode ser observado na construção da passagem de nível que liga o Centro ao bairro São Félix. O projeto, que atende novos padrões exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, está em sua fase final, faltando apenas a instalação do semáforo ferroviário com mecanismo de avisos sonoros e visuais e a inspeção final.

Guanambi supera meta de vacinação contra a Gripe e alcança um dos maiores índices de imunização do norte/nordeste

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A cidade atingiu o índice de 107,43% de imunização, superando e meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 90% para todo o país.

Após o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B), a Secretaria de Saúde de Guanambi alcançou um dos maiores índices de imunização do norte/nordeste. A cidade atingiu o índice de 107,43% de imunização, superando e meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 90% para todo o país, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Receberam a vacina: 4.914 (94,63%) crianças; 3.015 (132,29%) trabalhadores da Saúde; 814 (91,98%) gestantes; 183 (126,21%) puérperas; 9.823 (112,40%) idosos; 850 (84,83%) professores. Um total de total: 19.599 pessoas vacinadas.

Segundo o secretário da Saúde, André Moitinho, “o sucesso da campanha só foi possível graças ao empenho de toda a equipe nas ações realizadas na sede, distritos e zona rural”. A campanha de vacinação iniciou no dia 23 de abril e foi até o último dia 21 de junho, tendo como alvo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A coordenadora de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Andreiza Vigatto, explica que, como Guanambi atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o grupo prioritário, as doses disponíveis serão somente para garantir a segunda dose das crianças.

Ator Júlio Adrião apresentará em Brumado monólogo premiado

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O ator Júlio Adrião foi ator do elenco principal do filme Sertânia e integrou o filme “Tropa de Elite 2”, no papel do governador do Rio de Janeiro.

“A Descoberta das Américas”, monólogo premiado e desde 2005 com diversas temporadas, será encenada em Brumado nesta terça-feira (26), às 19h, no auditório do SEMAC, em apresentação única. A peça será interpretada pelo ator Júlio Adrião, um dos atores do elenco principal do filme Sertânia e que integrou o filme “Tropa de Elite 2”, no papel do governador do Rio de Janeiro. Esta apresentação não havia sido planejada, mas o ator gostou tanto da receptividade da cidade que resolveu retribuir.

A peça faz o público embarcar na viagem de Cristóvão Colombo rumo ao Novo Mundo acompanhando o personagem Johan, um fugitivo da inquisição que conta apenas com sua esperteza para se livrar dos perigos das terras recém-descobertas. O espetáculo, desde 2005 nos palcos do Brasil e do exterior, é um texto de Dario Fo que rendeu a Júlio Adrião o Prêmio Shell de Melhor Ator em 2005, e com o qual vem se apresentando de forma regular. Um verdadeiro presente ao público brumadense.

Homem é morto a facadas na frente da filha após discussão em Luís Eduardo Magalhães; menina também foi esfaqueada

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A adolescente foi socorrida e levada em estado grave para hospital da região.

Um homem de 41 anos foi morto a facadas na frente da filha de 12 anos, que também foi esfaqueada, no município de Luís Eduardo Magalhães, neste domingo (24). Segundo a polícia, a vítima, identificada como Ugo Lourenço dos Santos, e o autor do crime, que não teve identidade divulgada, teriam discutido no Balneário Rio de Pedras. No momento Ugo estava junto com a filha de 12 anos. A suspeita é de que a discussão tenha sido por causa do consumo de drogas. Depois da briga, o suspeito teria deixado o local para retornar em seguida e esfaquear Ugo.

De acordo com informações do G1, a vítima foi ferida próximo ao veículo que dirigia e correu por cerca de 20 metros, mas não conseguiu resistir aos ferimentos e morreu. A adolescente foi atacada com aproximadamente cinco golpes em várias partes do corpo. Ela foi socorrida por populares para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferida em estado grave para o Hospital do Oeste, em Barreiras. O corpo do pai da garota foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. Até a manhã desta segunda-feira (25), ninguém havia sido preso. Outra adolescente que também estava no local será ouvida pela Polícia Civil. O caso segue sob investigação.

Secretaria de Assistência Social soma esforços para promover a proteção da mulher em Guanambi

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vem promovendo uma série de ações em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vem promovendo uma série de ações e atividades para fortalecer a rede de proteção à mulher em Guanambi. Atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, o prefeito Jairo Magalhães disponibilizou a estagiária Catiane Silvestre para atender as mulheres vítimas de violência que procuram a delegacia. Catiane fará o encaminhamento adequado da vítima à ações de proteção oferecidas pela rede.

O delegado Clécio Magalhães recebeu o secretário de Assistência Social, Francisco Donato, a primeira-dama Gabriela Barros, a presidente do Conselho da Mulher, Jaylma Ribeiro Rocha, a diretora do departamento de Proteção Social Especial, Ana Flávia Barros, e a estagiária Catiane. Na ocasião, Clécio expôs aos presentes um pouco da rotina na delegacia e se mostrou empenhado em fortalecer a luta no combate a violência contra a mulher no município.

Governo de Guajeru entrega novos uniformes e EPI para equipe do SAMU

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os socorristas do SAMU passaram por treinamento sobre uso correto dos equipamentos.

O Governo de Guajeru entregou na última quarta-feira (20), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para equipe do SAMU 192. Os novos equipamentos, certificados pelo INMETRO, vão reforçar a segurança dos agentes durante o exercício da profissão e oferecer à população um serviço de maior qualidade.

O prefeito Gil Rocha ressalta que os investimentos na segurança dos socorristas fazem parte das ações para melhorar cada vez mais os serviços do SAMU 192 no município. "É importante que nossos socorristas tenham condições de prestar um serviço de qualidade e com segurança à população”, comentou. No ato de entrega, a Coordenadora do SAMU 192 em Guajeru, Bárbara Correia, realizou um treinamento sobre uso correto dos equipamentos, limpeza e desinfecção da ambulância, seguindo o Protocolo de Suporte Básico de Vida do SAMU 192.

Deputados federais da Bahia gastam R$ 12 mil por dia com propaganda

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

No total, os 39 representantes do estado utilizaram pouco mais de R$ 1,8 milhão de cota parlamentar, destinada ao custeio das atividades do mandato.

Os deputados federais da Bahia gastam, em média, R$ 12 mil por dia para fazer propaganda. Isso é o que mostra o levantamento feito pelo Jornal Correio da Bahia publicado neste domingo (24). No total, os 39 representantes do estado utilizaram pouco mais de R$ 1,8 milhão de cota parlamentar, destinada ao custeio das atividades do mandato, para ações de divulgação nos cinco primeiros meses do ano. Os dois últimos meses tiveram maior volume de gastos parlamentares com esta despesa: R$ 504 mil em maio e R$ 408 mil em abril. O líder do ranking é Uldurico Junior (PPL), com 108 mil de janeiro a maio, seguido por Ronaldo Carlleto (PP), com R$ 103,1 mil e Waldenor Pereira (PT), R$ 98,7 mil. Na outra ponta está Cacá Leão (PP), que gastou 3,3 mil. Neste ano eleitoral, os deputados baianos elevaram os gastos com propaganda em relação aos mesmos cinco meses de 2017.

Roubos a bancos na Bahia caem 17,5% entre janeiro e maio

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Material apreendido com criminosos presos por ataques a banco (Foto: Divulgação/SSP).

Com 33 casos registrados em 2018, o índice de ataques contra instituições financeiras, incluindo terminais de autoatendimento e carros-fortes, caiu 17,5% em todo o estado, entre janeiro e maio. A queda é em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 40 ataques. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 67 criminosos foram presos e 11 foram mortos em confrontos. Com os oito bandos desmontados foram apreendidas 29 armas de fogo, sendo cinco fuzis, e localizada pouco mais de uma tonelada de explosivos. Em 2013, a Bahia tinha média de 22 roubos por mês e, neste ano, entre janeiro e maio, ficou em seis. Os dados foram divulgados pela SSP neste domingo (24).

Guanambi: São João de Mutans encerra nesta segunda-feira (25)

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Neste domingo o público festejou com shows dos artistas Gil do Forró, Toninho, Marquinhos e Banda e Marcondes e Tiago, além de apresentações culturais.

Teve início neste domingo (24) o São João do Distrito de Mutans, na Praça Joaquim Prates, em Guanambi. Com muita animação, o público festejou com shows dos artistas Gil do Forró, Toninho, Marquinhos e Banda e Marcondes e Tiago, além de apresentações culturais. São dois dias de festa, e nesta segunda-feira (25) terá muita comida típica, apresentações culturais, concurso de quadrilhas juninas e shows com Léo do Forró, Banda Nova Geração e Mounir Caldas. O evento é realizado pela Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e conta com o apoio das escolas municipais da localidade.

Salário dos servidores estaduais será pago na próxima sexta (29)

Segunda / 25.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A possibilidade de antecipar o pagamento do funcionalismo não foi recomendada pela PGE após consulta realizada pelo governador Rui Costa ao órgão.

Conforme estabelece o calendário de programação anual divulgado no início do ano pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o pagamento do funcionalismo público da Bahia será realizado no dia 29 de junho. A possibilidade de antecipar o pagamento do funcionalismo este mês não foi recomendada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) após consulta realizada pelo governador Rui Costa ao órgão. Por trata-se de um ano eleitoral, a antecipação poderia configurar um ato irregular pela justiça eleitoral.

Com isso, os vencimentos dos servidores do Estado serão pagos integralmente no dia 29 de junho, respeitando o calendário e o pagamento dentro do mês corrente ao trabalhado, como vem sendo feito todos os meses. Apesar da crise do País e da queda de arrecadação na Bahia, os proventos do funcionalismo continuam sendo pagos pontualmente no último dia útil do mês, obedecendo a política de Recursos Humanos do Estado e em respeito aos trabalhadores.