Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Guanambi adquire ônibus para pacientes que fazem tratamento em Salvador

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com capacidade para 46 passageiros, o veículo é dotado de ar condicionado, poltronas confortáveis e reclináveis, bagageiro, banheiro, e muito mais conforto, segurança e amplo espaço.

Depois de muitos anos de cobrança, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um ônibus zero quilômetro para o transporte dos pacientes que fazem parte do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Esses pacientes precisam se deslocar para consultas, exames ou outros procedimentos médicos em Salvador. O prefeito Jairo Magalhães autorizou o secretário da pasta, André Moitinho, a realizar aquisição do veículo, com recursos municipais no valor de R$ 569 mil reais.

A vencedora do trâmite de licitação foi a empresa Mascarello. Já foi assinado o contrato com a empresa e o veículo enviado para a linha de montagem, e conforme a proposta, o ônibus deve ser entregue no prazo de 60 dias corridos. O veículo atende as exigências para o transporte de pacientes, conta com a capacidade de 46 passageiros, é dotado de ar condicionado, poltronas confortáveis e reclináveis, bagageiro, banheiro, e muito mais conforto, segurança e amplo espaço interno para a locomoção dos pacientes.   “Esse é um momento muito gratificante pra mim, como secretário de saúde, poder garantir através da ação pública mais comodidade para as pessoas na hora em que mais precisam”, comemorou o secretário.

O prefeito Jairo destacou que o objetivo da administração municipal é transportar as pessoas com conforto e segurança, oferecendo mais dignidade aos pacientes que precisam de atendimento na capital. Em 18 meses da atual gestão foram adquiridos 6 novos veículos, reforçando a frota da Secretaria de Saúde, para transporte de pacientes e ações da pasta. Nesse período, foi colocado em atividade mais uma Unidade de Suporte Avançado USA/UTI, para o SAMU, inauguração de 4 novas unidades de saúde, e estão  em fase final de reforma a nova Central Odontológica e o Centro de Controle de Natalidade Canina. Foram assegurados também recursos para a construção da sede própria do Hospital Municipal.

Guanambi: vereadores debatem doações de lotes a empresas pelo poder Executivo

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os vereadores da situação e oposição discutiram os critérios e a necessidade das doações focarem a geração de emprego e renda.

Na sessão desta segunda-feira (25), a Câmara de Vereadores de Guanambi discutiu os critérios e objetivos de doações de lotes a empresas pelo poder Executivo. Os vereadores da situação e oposição discutiram os critérios e a necessidade das doações focarem a geração de emprego e renda. Os projetos em questão deram entrada na pauta e serão votados após o recesso parlamentar. A sessão foi presidida pelo 1º secretário Fabricio Lopes, e na ordem do dia foram aprovadas indicações solicitando obras e serviços para a comunidade.

Governo de Guajeru divulga programação dos festejos de São Pedro e da Cavalgada 2018

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As atrações serão: Tchô Mathias, Cangaia de Jegue, Thallys, Bruno Barros, Banda Cheiro de Milho, 100 Parêa, Fann Estourado, Micael Magalhães e Banda Forró A4.

Nos últimos anos os festejos de São Pedro e a tradicional Cavalgada de Guajeru têm se tornado uma referência em toda região e atraído um público cada vez maior para prestigiar o evento. Nesta semana, o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, divulgou a programação oficial do evento que acontecerá nos dias 30 de junho (sábado) e 1º de julho (domingo). O prefeito Gil Rocha destacou a importância cultural e econômica dos festejos. “Temos trabalhado para manter viva a tradição dos festejos de São Pedro de Guajeru porque acreditamos que movimenta o comércio local, além de ser um momento de reencontro entre família e amigos em nosso arraial”, ressaltou o gestor. Na programação do sábado (30) serão as atrações: Tchô Mathias, Cangaia de Jegue, Thallys, Bruno Barros e Banda Cheiro de Milho. No domingo estarão no palco: 100 Parêa, Fann Estourado, Micael Magalhães e Banda Forró A4.

Governo Municipal e empresa AES Tietê discutem parcerias para Caetité

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vice-prefeita Jaquele Fraga esteve reunida com representantes da empresa AES Tietê para discutir as parcerias.

A vice-prefeita de Caetité, Jaquele Fraga, esteve reunida nesta terça-feira (26), com representantes da empresa AES Tietê, do grupo americano AES (dono da Eletropaulo), que fechou a compra do conjunto de parques eólicos que constituem o complexo Alto Sertão II, pertencente à Renova Energia. Estiveram presentes na reunião: a secretária de Educação, Iamara Junqueira, a professora Fernanda Oliveira, o Gerente Municipal de Controle e Manutenção de Máquinas, Dácio Neto, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES, João Eduardo, e Maria José e Kaliane, também representantes da empresa.

Na oportunidade foram discutidas possíveis parcerias e apoios a projetos municipais, dentre eles o Museu do Alto Sertão (MASB). Além de abrigar os valiosos achados arqueológicos, o museu contribui para resgatar e preservar um importante patrimônio imaterial da região, como saberes tradicionais e manifestações religiosas, dentre outros. "O apoio ao MASB é apenas o primeiro apoio assegurado com essa empresa, que tem muito a contribui com os projetos socioambientais e educacionais em nosso município", comemorou a vice-prefeita.

Arraiá de Caculé 2018 reuniu grande público na Praça Deoclides Cardoso

Terça / 26.06.2018

Por Germano Afonso

O Arraiá de Caculé a cada ano se destaca e atraí pessoas de todo o Brasil.

Entre os dias 22 e 24 de junho foi realizado o tradicional Arraiá de Caculé, uma festa que a cada ano se destaca e atraí pessoas de todo o Brasil. Com o tema “São João Bom é Aqui”, o Arraiá 2018 encantou a todos que compareceram na Praça Deoclides Cardoso para curtir grandes nomes da música brasileira, como: Felipe Araújo, Trio Virgulino, Chiclete com Banana e Maike José.

No dia 24 houve uma programação especial para as crianças com o show musical da turma da Disney, e logo após a reapresentação das quadrilhas juninas Jacques Carvalho e Xiado do Xinelo na Praça Ramiro Xavier. Além da bela ornamentação da praça que ficou por conta da artista plástica Neide Chaves, uma grande estrutura de palco e som promoveu um evento comparado a grandes festivais conhecidos nacionalmente. O Governo Municipal agradece a todos que prestigiaram o evento e convida para curtirem o Arraiá de Caculé 2019 em comemoração aos 100 anos da cidade.

Além dos shows, a festa contou com programação especial para as crianças com o show musical da turma da Disney e apresentação de quadrilhas juninas.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta terça-feira (26)

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Prefeitura de Dom Basílio e Diurb autorizam início das obras da Praça São João

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada nesta segunda-feira (25), pelo diretor da Diurb Airton Villaça e pelo prefeito Roberval Meira.

O trabalho segue a todo vapor para garantir mais benefícios para o município de Dom Basílio. Prova disso é ordem de serviço para início das obras da Praça São João assinada nesta segunda-feira (25), dada pelo diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística (Diurb) da Conder, Airton Villaça, e pelo prefeito Roberval Meira. Estiveram presentes no ato, o chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, Marcílio Seixas, e o vereador Nei da Van.

Para a concretização da obra no valor de R$ 644 mil, a deputada Ivana Bastos viabilizou emenda de sua autoria, que também contou com o apoio do Governo do Estado. “Esse investimento vem para fomentar um trabalho realizado em conjunto no município de Dom Basílio, que virou um canteiro de obras. O prefeito Roberval tem se empenhado para dar à população um lugar digno para se viver. Com isso, o nosso mandato se orgulha em poder trabalhar ao lado dessa administração de sucesso para beneficiar cada vez mais o município”, enfatizou Ivana Bastos.

Câmara convida população para ato com o Ministro da Educação para implantação do curso de medicina em Brumado

Terça / 26.06.2018

Por Eliana Costa

O evento será realizado nesta quarta (27), às 10h, quando o Ministro Rossieli Soares será recepcionado por autoridades do município.

Nesta quarta-feira (27), o Ministro da Educação, Rossieli Soares, estará em Brumado para autorizar a implementação do Curso de Medicina no município. O evento será realizado no auditório da Prefeitura a partir das 10h, quando Rossieli será recepcionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, pelo presidente da Câmara Leo Vasconcelos, secretários municipais, vereadores, autoridades locais e sociedade civil e organizada.

O evento é de grande importância para a cidade e também para a região, oportunizando maiores oportunidades aos jovens que desejam seguir carreira na medicina. O presidente do legislativo, Léo Vasconcelos, salienta que será um marco na história e representará desenvolvimento e crescimento para Brumado. “Tão logo seja assinada a autorização de implantação do curso, será iniciado o processo de licitação para que seja escolhida a unidade de ensino que irá explorá-lo. É, com certeza, um momento de grande satisfação para todos nós. Convidamos a toda população para estar presente no ato de implantação do curso”, frisou.

Caetité: confira a programação da comemoração à Independência da Bahia

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

No dia 1º, a partir das 23h, terá show com a Banda Sela Vaqueira.

A Prefeitura de Caetité convida a população e visitantes para uma das maiores festas cívicas do interior da Bahia: o 2 de Julho. Na noite de 1º de julho acontecerá a Levada da Cabocla, com saída em frente ao CETEP, às 19h. A partir das 23h terá show na Praça da Catedral com a Banda Sela Vaqueira. Já no dia 2 de julho, pontualmente às 07h30, também com saída em frente ao CETEP, acontecerá o desfile cívico em comemoração à Independência da Bahia, com o tema “Valores Humanos para a vida e para a paz”.

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Brumado

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O indivíduo foi preso com a arma durante rondas do PETO no Conjunto Brisas 3.

Em rodas pelo Conjunto Brisas 3 na manhã desta terça-feira (26), em Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) abordou um indivíduo em atitude suspeita, com o qual foi encontrado um revólver calibre 38 com numeração suprimida, 9 munições intactas, certa quantia em dinheiro e um smartphone. O envolvido até tentou evadir-se do local, mas foi alcançado pela guarnição. Por não possuir documentação e autorização para portar arma de fogo, foi então conduzido e apresentado, juntamente com o material, à autoridade policial plantonista na Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi devidamente registrado.

Governo Municipal convida população para ato oficial de implantação do curso de medicina em Brumado

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Nesta quarta-feira (27), acontecerá um encontro com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, para implantação do curso.

O Governo Municipal convida toda a população brumadense para participar do encontro com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta quarta-feira (27), às 10h, no auditório do prédio da Prefeitura, quando será autorizada oficialmente a implantação do Curso de Medicina no município. Adotando a filosofia de priorizar o setor educacional, a administração municipal obteve a autorização do Ministério da Educação para implantação do curso em Brumado, que será uma das poucas cidades na Bahia a ser contemplada. A implantação do curso está em ritmo avançado.

Fiol: Valec gasta R$ 2 milhões em um ano para proteger canteiro de obras paradas

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A empresa firmou um contrato de R$ 2 milhões com duas empresas de segurança, em julho de 2017.

Milhares de obras foram abandonadas por construtoras em todo o país devido a estagnação da economia. Na Bahia, dois lotes da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) foram paralisados depois que as empresas descumpriram cláusulas do contrato firmado com a Valec Engenharia, estatal responsável por obras de infraestrutura ferroviária. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a empresa firmou um contrato de R$ 2 milhões com duas empresas de segurança, em julho de 2017, para proteção dos canteiros de obras paradas na Bahia pelo período de 12 meses. Segundo a Valec, o objetivo é resguardar os investimentos já feitos nos dois lotes. Vinte vigilantes armados atuam nos locais. Um dos lotes com obras paradas já está com licitação refeita e a expectativa é que os trabalhos sejam retomados no próximo mês. No outro lote ainda não há previsão para retomada das obras.

Prefeitura de Brumado divulga atrações do São Pedro dos Olhos D'água

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com orçamento de R$ 144,4 mil, a festa será realizada de 29 de junho a 1º de julho.

A Prefeitura de Brumado anunciou nesta segunda-feira (25), as atrações do tradicional São Pedro dos Olhos D’água, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho. Com um orçamento de R$ 114,4 mil, a festa terá shows de Iago Santana, Marlus Viana e Serginho Cardoso, na sexta (29); Jorginho dos teclados, Fann Estourado e Seu Maxixe, no sábado (30); Ed Rossi, Banda 100 Parêa e Celino e Banda, no domingo (1º). Vale ressaltar que R$ 80 mil foram destinados para a festa através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

Rui Costa confirma Ângelo Coronel como candidato ao Senado

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Rui confirmou o nome de Ângelo Coronel como candidato a senador na chapa majoritária ao lado de Jaques Wagner.

Nesta segunda-feira (25), o governador Rui Costa confirmou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), como candidato ao senado na chapa majoritária ao lado de Jaques Wagner. Completam a chapa o próprio Rui Costa e João Leão como vice-governador. Em reunião com o Conselho Político no Palácio de Ondina, em Salvador, o petista apresentou a proposta de um Programa de Governo Participativo (PGP) e pediu que cada sigla indicasse nomes para coordenar a elaboração. Também foi apresentado um cronograma de viagens pelo interior, nas quais acontecerão caravanas com o objetivo de colher sugestões dos mais diversos setores sociais. “Temos que olhar no olho do povo, ouvir seus anseios e elaborar propostas consistentes que, quando colocadas em práticas, beneficiem o maior número de pessoas nas mais diversas regiões do estado”, disse Rui. A composição oficial, com os nomes dos suplentes, será anunciada no dia 06 de julho.

Coincidência inédita na Mega-Sena provoca dúvidas nas redes sociais

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a classificar o sorteio como fraude, roubo e até viram o fato como sinal de corrupção.

Os números sorteados no último concurso da Mega-Sena, realizado no dia 23 de junho, geraram teorias da conspiração em função de uma semelhança entre eles: todos fazem parte de uma mesma dezena, a 50. Foi a primeira vez que isso aconteceu, o que deu margem para teorias a respeito da loteria. Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a classificar o sorteio como fraude, roubo e até viram o fato como sinal de corrupção. As bolas escolhidas foram: 50 - 51 - 56 - 57 - 58 – 59.

Quatro apostas - um bolão em Salvador, e jogos individuais em Canoas (RS), Maranguape (CE) e Marabá (PA) - dividiram mais de R$ 38,5 milhões. "Existe uma diferença entre improvável e impossível", pontua o professor Waldeck Schutzer, chefe do Departamento de Matemática da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). "Essa sequência de números não é improvável nem impossível". Segundo o matemático, só seria impossível sair esses números se 50, 51, 56, 57, 58 nem 59 estivessem entre as dezenas possíveis de serem sorteadas.

"Todas as combinações têm a mesma probabilidade", pontua Schutzer, que atribuiu a estranheza de alguns sobre o concurso à falta de conhecimento de algumas pessoas sobre teorias de probabilidade. "O conhecimento que as pessoas têm sobre probabilidade é muito pouco e insuficiente". Questionada sobre os comentários postados nas redes sociais, a assessoria de imprensa da Caixa não respondeu até o momento. Fonte: Uol Notícias.