Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ituaçu está recebendo rastreamento do câncer de mama desde sábado (25)

Terça / 28.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O programa visa realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, em 1.290 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município.

Começou nesse sábado (25), em Ituaçu, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O programa itinerante visa realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, em 1.290 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município. A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, está estacionada na Avenida José Carlos Brito, no Ginásio de Esportes Municipal Alves Rocha, no período de 25 agosto a 4 de setembro. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e segue até 18h.

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa Saúde sem Fronteiras realiza o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Autorizada a ordem de serviço para esgotamento sanitário em Jacaraci

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a ordem, serão investidos R$ 3,6 milhões, com recursos do PAC 2, pela Embasa e pela Codevasf.

O Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), autorizou a ordem de serviço, na manhã desta sexta-feira (24), para implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Jacaraci, no sudoeste da Bahia.  De acordo com a ordem, serão investidos R$ 3,6 milhões, com recursos do PAC 2, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A obra do sistema consiste em rede coletora com 5.187 metros, ramal predial com 4.478 metros, uma estação elevatória, linha de recalque com 42 metros, uma estação de tratamento, emissário final com 300 metros e extravasor com 227,69 metros.

A assinatura da ordem de serviço foi realizada pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e do prefeito de Jacaraci, Antônio Carlos Freire.

Vitória da Conquista: Empresário é preso com ecstasy que seria vendido no Festival de Inverno

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A polícia informou que o estabelecimento do suspeito possui um quiosque no festival, onde os comprimidos seriam comercializados. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um empresário de Vitória da Conquista foi preso em flagrante com dezenas de comprimidos de ecstasy, na manhã deste sábado (25). De acordo com a Polícia Civil, a droga seria vendida no Festival de Inverno (FIB). Glauber Menezes de Oliveira, conhecido como Binho, tem 32 anos e é dono de um restaurante, onde foi encontrada a droga. A polícia informou que o estabelecimento do suspeito possui um quiosque no festival, onde os comprimidos seriam comercializados. Ainda segundo a polícia, no apartamento de Glauber foi encontrada também uma pequena porção de maconha, um carro que era usado para levar as drogas comercializadas e uma coleção de relógios de grife, sem notas fiscais. Levado para a delegacia, Glauber confessou ser dono das drogas. Ele prestou depoimento e foi levado para o Conjunto Penal de Conquista, onde ficará à disposição da Justiça. Ele deve responder pelo crime de tráfico.

Fonte: G1

Bahia espera receber 800 mil cadastros ambientais rurais

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia detém 15,5% da agricultura familiar do Brasil. É o maior percentual, tanto em números relativos quanto absolutos, do Brasil. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Os produtores rurais baianos podem realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) de forma gratuita no site do Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (seia.ba.gov.br). De acordo com o Novo Código Florestal brasileiro, a inscrição é obrigatória para todos os imóveis rurais que não estejam inseridos no Plano de Desenvolvimento Urbano do Município (PDDU) onde estão localizados. Em 31 de dezembro deste ano acaba o prazo dos perdões que o Código Florestal concedeu àqueles produtores quem têm impacto ambiental em imóvel rural praticado até 22 de julho de 2008. Para os demais, a inscrição é permanente e pode ser realizada em qualquer período do ano.

Na Bahia, a inscrição é disponibilizada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os municípios, de forma gratuita para imóveis de até quatro módulos rurais. A expectativa é receber cerca de 800 mil cadastros ambientais nos próximos 12 meses. Além da valorização das terras, a inscrição no cadastro facilita o acesso a linhas de crédito. A ação ainda viabiliza o aumento no limite de crédito para custeio (que varia entre 15% e 30%, com juros menores que os praticados no mercado) e a liberação do manejo florestal das áreas devidamente cadastradas.
 

Prefeito Pedro Cardoso destaca dificuldades enfrentadas e comemora reforma da estrada que liga Lagoa Real à BR-030

Segunda / 27.08.2018

Por Maria Nunes

“A empresa já chegou, já vai iniciar o trabalho e vai ser colocado um produto que tem garantia de 20 anos de conservação”, destacou o prefeito Pedro Cardoso. (Foto: Maria Nunes)

O prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, participou do UPB Capacita, realizado nos dias 23 e 24 de agosto em Guanambi, oportunidade em que falou com a reportagem do Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão. O gestor fez questão de destacar o momento financeiro difícil enfrentado pelo município, mas enfatizou que mesmo diante de todas as dificuldades, a sua administração tem procurado ser atuante. “Estamos muito preocupados com a situação do município, principalmente no que tange ao abastecimento de água, porque estamos percebendo a diminuição a vazão dos poços e nós estamos lutando pela adoção de medidas urgentes para garantir o abastecimento da nossa comunidade”, destacou.

Apesar de todas as dificuldades, Pedro Cardoso aproveitou para destacar uma grande conquista do município, que é a reforma da estrada que liga a cidade de Lagoa Real à BR-030. “Conseguimos resolver essa questão e o asfalto da estrada que dá acesso a Lagoa Real vai ser substituído. A empresa já chegou, já vai iniciar o trabalho e vai ser colocado um produto que tem garantia de 20 anos de conservação. É o mesmo tipo de asfalto que é usado na construção das rodovias federais”, destacou o prefeito. O gestor ainda comentou a realização da celebração da independência do Brasil, que será realizada em Lagoa Real. “O nosso município está se preparando para promover a festa de 7 de setembro, que não pode deixar de ser realizada, já que integra o calendário das escolas. Mesmo com todas as dificuldades, estamos tentando manter a normalidade, pois apesar de ser um período de crise financeira, não podemos deixar de atuar na parte social por conta dessas dificuldades. A gente precisa tocar a vida pra frente”, disparou Pedro Cardoso.

Palmas de Monte Alto: Romaria ao Santuário da Mãe de Deus e dos Homens comemorou o Ano do Laicato

Segunda / 27.08.2018

Por Maria Nunes

O evento foi realizado pela Diocese de Caetité e todas as paróquias foram convidadas a participar. (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

No último domingo (26), em Palmas de Monte Alto, foi realizada uma Romaria ao Santuário da Mãe de Deus e dos Homens – Rainha do Sertão, em comemoração ao Ano do Laicato. O evento foi realizado pela Diocese de Caetité e todas as paróquias foram convidadas a participar. A concentração aconteceu na área da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, onde os romeiros foram acolhidos com muito louvor e um farto café da manhã. Em seguida, após o momento de oração, todos seguiram até a Praça do Fórum, onde os presentes foram divididos em grupo para realização de oficinas sobre o tema: ‘cristão leigos e leigas, sal e luz na Igreja e na sociedade’. Após o almoço, os romeiros seguiram em caminhada pelas ruas da cidade até a Igreja Divino Espírito Santo, onde foi realizada uma Missa Festiva, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto, marcando o encerramento do mês de agosto, que é dedicado às vocações.

“A realização dessa romaria foi decidida em assembleia no ano passado, quando estiveram presentes representantes de todas as paróquias. Não queremos sair daqui vazios. Nós rezamos, fomos muito bem acolhidos pela paróquia anfitriã, participamos de rodas de conversa e agora da missa. Queremos que todos saiam daqui com o compromisso de servirmos ao Senhor”, destacou Dom José Roberto em sua homilia. Para o Padre da Paróquia de Palmas de Monte Alto, José Maria Silva, aproveitou o momento festivo para convidar a todos participar da festa em louvor à padroeira do município, Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, que será realizada nos dias 07 e 08 de setembro.

Na Igreja Divino Espírito Santo foi realizada uma Missa, presidida pelo Bispo Dom José Roberto, marcando o encerramento do mês às vocações. (Foto: Maria Nunes/Sertão hoje)

INSS começa a pagar 1ª parcela do 13º salário de aposentados

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A 2ª parcela será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, nesta segunda-feira (27), a primeira parcela do 13º salário dos aposentados, que será de 50% do valor do benefício. Ao todo, serão 30 milhões de pagamentos. Os depósitos serão feitos até 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS. Já a segunda parcela do 13º será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.

Tem direito ao 13º quem, ao longo do ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.

O pagamento da 1ª parcela começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro. O depósito será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consulta no site meu.inss.gov.br e nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

Os depósitos serão feitos até 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS. (Foto: Divulgação / INSS)

Ibicoara: Cipe prende individuo com drogas em Bar no Distrito de Cascavel

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todo o material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia de Brumado, onde foi verificado que o rapaz é reincidente na prática de tráfico de drogas. (Foto: Cipe Central)

Na noite de domingo (26), a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPE) Central prendeu em flagrante um rapaz que portava maconha e cocaína no Distrito de Cascavel, município de Ibicoara. De acordo com a Companhia, a guarnição patrulhava pela Rua Planalto, quando ao perceber certa aglomeração de pessoas em um Bar, redobrou a atenção por causa de denúncias que apontavam o local como ponto de comércio de drogas. Ainda segundo a CIPE, ao perceber a aproximação policial um indivíduo adentrou, de forma abrupta, no interior do bar. Diante das informações e da manifesta atitude suspeita, foi dada voz de abordagem policial. Os militares encontraram no bolso do blusão de Danilo Ferreira Dos Santos, de 25 anos, 6 porções de uma substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 16g, 10 pinos de uma substância análoga à cocaína, pesando aproximadamente 6,5g, e R$: 14,00 em espécie. Danilo e todo o material apreendido foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia de Brumado, onde foi verificado que o rapaz é reincidente na prática de tráfico de drogas.

Conselheira tutelar de Barreiras é presa por tráfico de drogas

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A polícia informou que apesar de ter sido presa na sexta-feira (24), a mulher está afastada das atividades de conselheira desde maio.

Uma conselheira tutelar do município de Barreiras, no oeste da Bahia, foi presa por tráfico de drogas e associação para o tráfico. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu na sexta-feira (24), em Barreiras. Conforme as investigações, além da mulher, o ex-namorado dela e a irmã dele também são apontados por envolvimento com o tráfico de drogas. O ex-namorado da conselheira está preso há três meses. Ele foi encontrado durante uma operação policial, no dia 23 de maio, onde foram apreendidos com ele quase 10kg de maconha e meio quilo de cocaína. Já a ex-cunhada da conselheira está presa desde julho deste ano, quando foi flagrada com balança de precisão e 250g de maconha. A polícia informou ainda que apesar de ter sido presa na sexta-feira, a mulher está afastada das atividades de conselheira desde maio. Ela vai cumprir prisão preventiva no complexo policial de Barreiras, onde aguardará as determinações da Justiça.

Fonte: TV Oeste

Funcionário da prefeitura de Brotas de Macaúbas é preso ao forjar roubo de carro para receber seguro

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O servidor foi parado em um bloqueio. No local, agentes da Cipe Chapada constataram que o carro estava no nome dele, mas constava no sistema como roubado. (Foto: SSP/BA)

Um funcionário da prefeitura de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina, foi preso em flagrante, na noite de sexta-feira (24), ao conduzir um veículo com restrição de roubo forjada para receber indenização do seguro do carro. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o servidor, identificado como Carlos Augusto, dirigia o veículo quando foi parado em um bloqueio. No local, agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada constataram que o carro que Carlos conduzia estava no nome dele, mas constava no sistema como roubado. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Brotas de Macaúbas e confessou que prestou uma queixa de roubo do carro pois queria receber o dinheiro da indenização do seguro. Carlos foi detido e está à disposição da Justiça.

Fonte: SSP-BA

Vitória da Conquista: Homem é preso após ser flagrado com cerca de 100 kg de maconha em ônibus

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

À polícia, o homem disse que a droga seria entregue na cidade de Planalto, também no sudoeste da Bahia. (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem de 34 anos foi preso após ser flagrado com cerca de 100 kg de maconha dentro de um ônibus interestadual, no final da manhã deste domingo (26), na BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem, que é natural de São Paulo, transportava a droga em 122 tabletes. A maconha foi encontrada no compartimento externo de bagagens, dentro de cinco caixas. Com o suspeito, a polícia ainda achou cerca de 1 kg de cocaína. À polícia, o homem disse que a droga seria entregue na cidade de Planalto, também no sudoeste da Bahia. O suspeito disse ainda que recebeu a droga em São Paulo. Preso em flagrante, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde responderá por tráfico de drogas.

Acontece neste final de semana, 1 e 2 de setembro, a Festa da Independência no Distrito de Pajeú dos Ventos, em Caetité

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento que já é tradição no distrito e região contará com atrações musicais, desfile cívico e cavalgada. (Fotos: Divulgação / Ascom PMC)

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), divulgou na última quinta-feira (23), em seu site oficial (caetite.ba.gov.br) a programação da Festa de Independência do Distrito de Pajeú dos Ventos. De acordo com o cronograma, o evento, que já é tradição no distrito e região, contará com atrações musicais, desfile cívico e cavalgada. No sábado (01), a Festa começa às 22h com as atrações Gibão de Couro e Valdir do Acordeon. Já no domingo (02), os festejos continuam a partir das 8h com o desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil com a participação de escolas e fanfarras. Logo após, terá a cavalgada e as apresentações de Dio do Acordeon, Banda Olímpica e Gileno dos Teclados. O festeiro da edição desse ano é o senhor Vandilson.

Carteira de motorista terá formato de cartão de crédito e recursos antifraude

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

As informações poderão ser lidas por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito. (Foto: Divulgação / Denatran)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar de formato e material em 2019. No lugar do papel-moeda entra o plástico, com mais recursos antifraude. O processo de obtenção deve ser simplificado. Além das alterações físicas, o governo pretende editar uma medida provisória que aumentará o prazo de validade do documento.

Na proposta que está sendo estudada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os motoristas terão que fazer exames médicos a cada cinco anos, sem que seja necessário pagar taxa, apresentar documentação e tirar outra foto no Detran para receber a nova CNH, como acontece hoje. Após o condutor completar 55 anos, a periodicidade dos exames cai para dois anos e meio. A partir dos 70, passam a ser feitos anualmente. O motorista deverá economizar R$ 53 a cada cinco anos, que é a soma das taxas atuais de emissão e de entrega em domicílio do documento. A nova regra só será possível com a adoção de tecnologias de segurança. Conforme a resolução 718 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a nova carteira terá o formato de um cartão de crédito e reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital. As informações poderão ser lidas por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito.

Governo publica promoção de servidores do DPT e da Polícia Civil

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

As promoções foram publicadas nas edições do Diário Oficial do Estado (DOE) veiculadas nos dias 9 e 14 de agosto.

Foram publicadas, na primeira quinzena do mês de agosto, duas promoções voltadas aos servidores da área de segurança pública. Ao todo, mais de 1,8 mil profissionais alcançarão ganhos na carreira, atingindo 263 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) entre peritos técnicos, criminais e médicos legistas. Mais de 1.647 delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil da Bahia também serão beneficiados. As promoções foram publicadas nas edições do Diário Oficial do Estado (DOE) veiculadas nos dias 9 e 14 de agosto.

De acordo com a Secretaria de Administração do Estado (SAEB), a promoção dos peritos do Departamento de Polícia Técnica vai gerar um impacto econômico de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos, em 2018, retroativo ao mês de março. Os servidores obtiveram uma variação na remuneração entre 7,08% e 17,27%, a depender do nível para que progrediram. Dos 263 peritos beneficiados com a promoção, 38 atuam na área criminal; 28 como médico legista e 197 como peritos técnicos. No caso dos servidores da Polícia Civil, a promoção trará ao erário impacto da ordem de R$ 10,7 milhões este ano, também retroativa. O investimento irá beneficiar 95 delegados, 394 escrivães e 1.158 investigadores. A remuneração destes servidores irá sofrer variação entre 3,83% e 21,19%, a depender do nível para que progrediram. Para ter direito ao benefício, os servidores tiveram que atender os requisitos contidos em decreto estadual que regulamenta a promoção dos dois grupos.

Brumado: Vereadora Ilka Abreu participa do 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Domingo / 26.08.2018

Por Eliana Costa

“Juntos, vamos caminhar para a construção de um município com menos desigualdade para nossas crianças e adolescentes na garantia de seus direitos”, destaca Ilka Abreu.

Na manhã da última quinta-feira (23), a vereadora brumadense Ilka Abreu (PR) participou do 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ilka ressaltou a importância do Evento e os ideais que ele representa, “o evento fortalece a participação social para juntos refletirmos e definirmos prioridades para a construção de políticas públicas. Juntos, vamos caminhar para a construção de um município com menos desigualdade para nossas crianças e adolescentes na garantia de seus direitos. Gratifico a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em nome da Secretária Maria Nicéia, pelo convite”, explicou a Vereadora.