Sertão Hoje

Sertão Hoje

Municípios da Chapada Diamantina participaram da 4ª Reunião Conjunta dos Circuitos do Ouro e do Diamante em Ituaçu

Terça / 04.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

A reunião foi presidida por Eduardo Vilar, representante da SETUR-BA, e contou com a presença de dois espeleólogos franceses. (Foto: SETURCEL)

O Espaço Oxente, em Ituaçu, sediou na última sexta-feira (30), a 4ª Reunião Conjunta dos Circuitos do Ouro e do Diamante. Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Ituaçu (SETURCEL), o evento reuniu vários municípios da região da Chapada Diamantina (Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Dom Basílio, Ibicoara, Iraquara, Ituaçu, Mucugê, Piatã, Rio de Contas, Seabra e Souto Soares) para tratar de interesses em comum.  A reunião foi presidida por Eduardo Vilar, representante da Secretária de Turismo do Estado (SETUR-BA), e contou com a presença de dois espeleólogos franceses.

Guanambi: Obras da sede da Central das Vigilâncias está em fase de acabamento; confira as fotos

Terça / 04.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito Jairo Magalhães, este será mais um equipamento de saúde entregue na sua gestão que irá propiciar uma melhor estrutura para os servidores e população em geral.

As obras da sede da Central das Vigilâncias: Sanitária, Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador de Guanambi entrou nesta semana em fase de acabamento, segundo a Prefeitura. A estrutura está localizada na Av. Joaquim Chaves, no Bairro Santo Antônio, saída para Candiba, mesma quadra onde funciona a Secretaria de Assistência Social, Superintendência de Trânsito e ao lado da UBS. Ainda conforme a Prefeitura, o investimento de R$ 600 mil foi realizado com recursos próprios e contempla a execução das obras, aquisição de equipamentos e novos mobiliários. 

Para o prefeito Jairo Magalhães, este será mais um equipamento de saúde entregue na sua gestão que irá propiciar uma melhor estrutura para os servidores e população em geral. “Com um prédio amplo, moderno e dentro dos padrões exigidos, iremos também economizar recursos públicos, visto que temos que pagar aluguel para o funcionamento dos serviços”.

Segundo o Secretário de Saúde, André Moitinho, após inaugurar 4 novas Unidades de Saúde (Ipiranga, Leolina de Sá, Novo Horizonte e Lagoinha), a Central de Controle de Natalidade Canina e Central Odontológica, a realização de diversos mutirões de exames e cirurgias, a Central Municipal das Vigilâncias irá coroar em grande estilo o segundo ano de sua gestão junto a pasta e do prefeito Jairo Magalhães. “Muito em breve o nosso prefeito irá divulgar a data para mais uma inauguração”, comemora o secretário.

 

Érico Cardoso: Jovens celebram formatura do PROERD

Terça / 04.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os alunos, com faixa etária entre 12 a 16 anos, receberam prêmios para as melhores redações que descrevessem 10 lições aprendidas durante o programa. (Fotos: 46ª CIPM)

A noite do último domingo (02), 116 jovens da cidade de Érico Cardoso participaram da cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (PROERD). O evento contou com a presença do comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Capitão PM Vandilson Santos Araújo, do prefeito Dr. Érico, de vários militares e autoridades.

Os alunos, com faixa etária entre 12 a 16 anos, receberam prêmios para as melhores redações que descrevessem 10 lições aprendidas durante o programa, ministrado pelo instrutor Soldado PM Borba.

Prefeitura de Guanambi monta grande estrutura para receber Zezé Di Camargo & Luciano, artistas locais e trio elétrico no Réveillon

Terça / 04.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura também firmou parceria com a PM para instalação de um moderno sistema de videomonitoramento, com câmeras de longo alcance, instalado na Praça do Feijão.

A Prefeitura de Guanambi confirmou, nesta segunda-feira (03), a dupla Zezé Di Camargo & Luciano como a grande atração da festa de réveillon. Segundo o Secretário de Cultura Paulo Costa, a celebração deste ano terá um modelo de evento diferenciado, com um dos maiores e mais modernos trios elétricos da Bahia, onde diversos artistas da cidade irão se apresentar, alegrando a multidão com variados estilos musicais, antes  e depois do show principal. 

Para o Prefeito Jairo Magalhães, Guanambi merece um evento de qualidade para celebrar a virada para o Ano do Centenário. “Mesmo diante da crise que assola o país, fecharemos o ano com os salários dos servidores e compromissos com fornecedores em dia, entregamos muitas obras com diversos benefícios para a população e entendemos que a cidade merece sim, esta tradicional opção de entretenimento, que também fortalece o comércio e o setor de serviços”.

A Prefeitura também firmou parceria com a Polícia Militar para instalação de um moderno sistema de videomonitoramento, com câmeras de longo alcance, instalado na Praça do Feijão para realizar o monitoramento do público e das principais avenidas e ruas que levam até o circuito da festa. As vias principais receberão sinalização e monitoramento especial, realizado pela Superintendência Municipal de Trânsito, através dos agentes de trânsito para melhor segurança e movimentação dos populares. O 17º BPM, já traçou uma logística especial de segurança, a PM estará com mais de uma centena de policiais, com policiamento ostensivo através de viaturas e motocicletas. Durante todo o evento haverá policiais à paisana no meio da multidão, além de grande efetivo, posicionados de forma estratégica em elevados distribuídos na praça. Abordagens e revistas nos pontos de entrada do circuito da festa serão realizadas a fim de coibir entrada de objetos proibidos. “Para cumprir legislação estadual e municipal, e por questões de segurança, a PM não permitirá a entrada por parte de ambulantes e populares, de quaisquer garrafas de vidro, ou objetos perfurocortantes. Recomenda-se que se utilizem garrafas pet, ou bebidas em latinha de alumínio”.    

Guanambi: Ordem de Serviço para reforma e ampliação da UBS do Bairro BNH é assinada

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o secretário André Moitinho, em 6 meses a população terá sua UBS de volta, visto que a comunidade está sendo atendida na UBS do Bairro Novo Horizonte.

No final da tarde da última sexta-feira (30), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da “UBS - Dr. Zander Power Meira”, localizada no bairro BNH, que será totalmente remodelada, ampliada e modernizada. O documento foi assinado junto ao proprietário da empresa JR Construções, que irá realizar a obra, que inicia já na segunda (03), com investimentos de R$ 409 mil. 

Segundo o secretário de saúde André Moitinho, em seis meses a população terá sua unidade de saúde de volta, visto que a comunidade está sendo atendida na UBS mais próxima, no Bairro Novo Horizonte. “A nova unidade, depois de finalizada, irá proporcionar mais conforto e dignidade aos pacientes e aos profissionais da equipe, é mais um avanço na saúde de Guanambi, agradeço ao prefeito Jairo, pelo apoio e compromisso com gente de sua terra”, comemorou.

Caculé: Projeto desperta gosto pela leitura em alunos da rede municipal

Segunda / 03.12.2018

Por Germano Afonso

O projeto foi trabalhado durante todo o ano, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura e criatividade, resgatando valores morais. (Fotos: Ascom Caculé)

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura por meio do Centro de Educação Infantil Gente Nova realizou nesta quinta-feira (29), a Culminância do Projeto de Leitura com o tema: “Resgatando Valores Através da Leitura”

O evento aconteceu no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória e contou com a participação da secretária de educação Adailde Teles, da primeira-dama Maria Alves Neves, de professores, de diretores, de pais e alunos da rede municipal.

O projeto foi trabalhado durante todo o ano, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura e criatividade, resgatando valores morais através de atitudes que expresse: Respeito, carinho, solidariedade, humildade, compreensão e amor ao próximo.

Guanambi: Presépio Natalino e Ornamentação da Praça do Feijão são entregues para a população

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Paulo Costa, uma vasta programação cultural será oferecida no Presépio ao longo do mês de dezembro. (Fotos: Ascom Guanambi)

O Prefeito Jairo Magalhães, o vice-prefeito Hugo Costa e o Secretário de Cultura Paulo Costa, entregaram para a população guanambiense, o Presépio Natalino e a Ornamentação da Praça do Feijão na noite do último sábado (01).

O ato iniciou com celebração realizada pelo Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Padre João Sá Teles, que frisou na sua reflexão a importância de relembrar o nascimento de Jesus como marco para os cristãos de todas as denominações. Logo após a bênção do Pároco, foram acesas as luzes do Presépio e da árvore de Natal no centro da Praça e das ornamentações do entorno do Centro Administrativo Municipal.

Segundo Paulo Costa, uma vasta programação cultural será oferecida no Presépio ao longo do mês de dezembro. O secretário ainda agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do projeto. Após o ato religioso, foram realizadas apresentações culturais, como o Ballet do Projeto “Educação de Corpo Inteiro”, coordenado pela professora Ilma Reis e formado por alunos da rede municipal de ensino. A programação foi encerrada em grande estilo com apresentação de músicos e cantores locais, que entoaram canções natalinas tradicionais.

O prefeito estava acompanhado da primeira-dama Gabriela Barros, da deputada estadual Ivana Bastos, de vereadores, de secretários municipais e do ex-prefeito Charles Fernandes e sua esposa Jaylma Ribeiro.

Caetité: Estádio Paulo Souto inaugurou o novo sistema de iluminação; confira as fotos

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

A entrega contou com as finais do Campeonato de Veteranos e do Campeonato Principal, vencidos por Bahia e Ponte Preta, respectivamente. (Foto: Direcom PMC)

O Estádio Paulo Souto, em Caetité, recebeu o novo sistema de iluminação na noite desse sábado (01). Segundo a Prefeitura, o projeto foi realizado com recursos próprios e a instalação dos postes e refletores foi realizada através de uma parceria com a Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB). Diante de um grande público, o ato de entrega contou com as finais do Campeonato de Veteranos e do Campeonato Principal, vencidos por Bahia e Ponte Preta, respectivamente.

O prefeito Aldo Gondim afirmou que essa entrega representa um novo marco no esporte do município. “Quero parabenizar e agradecer toda a nossa equipe de trabalho que se empenhou para que esse momento acontecesse. Vamos continuar investindo e valorizando essa área tão importante da nossa sociedade, pois enxergamos o esporte como um instrumento de valorização e inclusão social. Estou muito feliz por fazer parte desse momento e por poder vive-lo ao lado de tantos caetiteenses que amam o esporte, assim como eu”, destacou o prefeito.

Operação Divisa Segura: PMs da Bahia e Minas Gerais realizam parceria para combater o tráfico de drogas

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Deflagrada nas cidades de Cândido Sales, Belo Campo e Encruzilhada, a ação visa a combater o tráfico de drogas e diminuir os Crimes Violentos. (Fotos: Divulgação / SSP-BA)

A 80ª Companhia Independente de Policiamento Militar (CIPM), de Cândido Sales, concluiu a Operação Divisa Segura, realizada no Sudoeste da Bahia. Iniciada sexta-feira passada (30) e deflagrada nas cidades de Cândido Sales, Belo Campo e Encruzilhada, a ação visa a combater o tráfico de drogas e diminuir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na divisa com Minas Gerais. A operação também contou com o apoio da PM-MG.

De acordo com a SSP-BA, Marcos Moreira, 32 anos, foi preso no sábado (01), em Encruzilhada, após a guarnição receber informações de que uma residência estava sendo utilizada para o comércio de drogas. Foram apreendidas 19 petecas de maconha, R$ 349 e um aparelho celular. Já com passagem por tráfico de drogas, ele foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista. Em Cândido Sales, os PMs prenderam Railca Michele Viana Souza, 29 anos, e, segundo o comandante da 80ª CIPM, Capitão PM Nivaldo Góes Oliva Júnior, a prisão ocorreu durante uma blitz na saída da cidade, quando o cão farejador da unidade localizou uma certa quantidade de maconha prensada na sacola da criminosa, que estava numa van.

“Com um efetivo de 115 policiais, a operação contou com apoio de cães e abordou um estabelecimento comercial, três caminhões, quatro transportes coletivos, 12 motos e 15 carros”, ressaltou o capitão Oliva Júnior. 

Fonte: SSP-BA

Brumado: Polícia Civil apreende drogas, munições e recupera bicicleta roubada

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Gilmaico Reis foi autuado em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas e posse de munição de uso permitido. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

Investigadores da Polícia Civil apreenderam, neste sábado (01), quatro tablets e três trouxinhas de maconha e R$ 405,00 em uma residência no bairro São Jorge. Também foram apreendidos no local, uma bicicleta roubada no dia anterior, bem como diversos cartuchos de armas de fogo nos calibres .380 Acp e .38 Spl.

O autor, Gilmaico Reis, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante delito, pelo Delegado Rafael Araújo, pela prática do crime de tráfico de drogas e posse de munição de uso permitido. Gilmaico, mais conhecido como Maiquinho, permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até deliberação judicial.

Fonte: 20ª Coorpin

Rio do Antônio: Prazo de inscrição do concurso da Câmara de Vereadores vai até o dia 09

Segunda / 03.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido. (Foto: Reprodução / Informe Cidade)

Estarão abertas desde o dia 29 de novembro as inscrições para o Concurso Público que será realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Rio do Antônio. As inscrições, que vão até 9 de dezembro (domingo) são feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h na Câmara, localizada na Praça Nossa Senhora das Graças.

O concurso oferece 06 vagas para os cargos de Agente Administrativo (01), Auxiliar de Serviços Gerais (03) e Motorista (02). Os salários variam de R$ 954,00 a R$ 1.522,00. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de dezembro de 2018. O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido.

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Concurso, tais como Editais, Manual do Candidato, processo de inscrição, local de prova, gabaritos, resultados das provas, resultados dos recursos, cronograma, resultado final na página do Concurso Público no site: www.concursos.seletaconcursos.com.br.

Fonte: Informe Cidade

Festival no Vale do Capão divulga programação para janeiro

Domingo / 02.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ele é um evento de verão organizado por um Café/livraria de Natal, no Rio Grande do Norte e terá programação acontecendo no Circo do Capão.

O Festival Mahaldeia terá sua quinta edição entre os dias 6 e 11 de janeiro de 2019, no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Ele é um evento de verão organizado por um Café/livraria de Natal, no Rio Grande do Norte e terá programação acontecendo no Circo do Capão. Os organizadores do evento estão, inclusive, preparando uma excursão com os potiguares para esse período de seis dias com muita natureza e cultura.

“A ideia principal do festival é, além de conhecer um pouco das belezas naturais da região, fazer uma confraternização de irmandade entre nós e com a população local, em busca do respeito ao próximo, à natureza, às condutas e aos costumes da comunidade do lugar”, aponta texto divulgado em rede social. Segundo os organizadores, o intuito é “remontar uma grande aldeia”, mas não em quantidade e números supérfluos.

Entre as atrações musicais confirmadas para se apresentarem estão os grupos Skarimbó (RN), Fukai (RN), Edmilson Cardoso (RN), Koogu (RN), Zurdo (RN), Mahmed (RN), Growing and Groove (Vale do Capão), Pasaje Universo (Vale do Capão), Grupo Instrumental do Capão (Vale do Capão), Candombá Blues Dab (Vale do Capão), Grupo Nós no Coco (Vale do Capão) e haverá a participação Escola Estadual do Capão. Além disso, ainda acontece a oficina de ritmo e percussão corporal, com Edmilson Cardoso, no Espaço Cultural LadoB.

Fonte: UPB

Caetité: CRAS Rural lança a Campanha Natal do Amor - Fazer o bem faz bem

Sábado / 01.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

As doações podem ser realizadas no CRAS Rural e na Secretaria de Desenvolvimento Social. A coleta também pode ser solicitada pelo número (77) 3454-8061.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, através do CRAS Rural, lançou a campanha “Natal do Amor: Fazer o Bem Faz Bem”. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar roupas, brinquedos, alimentos e fraldas descartáveis para doar às famílias carentes da zona rural. “A solidariedade é a maior forma de alguém expressar o amor, e o sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um. Participe e nos ajude a ajudar alguém que precisa de nós!”, convocou a coordenadora do CRAS Rural, Deuzeni Santos.

As doações podem ser realizadas nos Pontos de coleta: CRAS Rural (atrás do arquivo público) e na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça da Barriguda. A coleta também pode ser solicitada pelo número (77) 3454-8061.

Caetité encerra a Campanha Novembro Azul com cerca de 600 homens atendidos

Sábado / 01.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com o tema “Venha se você for homem!”, a campanha promoveu palestras, orientações, atendimentos clínicos, marcação e realização de exames preventivos e de diagnóstico.

A Secretaria de Saúde de Caetité encerrou nessa quinta-feira (29), a Campanha Novembro Azul com a realização de exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Foram atendidos mais de 600 homens durante as ações realizadas nesse mês, sendo que mais de 300 realizaram consultas com o urologista com exame de toque retal para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

A Campanha Novembro Azul 2018 em Caetité teve como tema “Venha se você for homem!” e promoveu diversas ações nas unidades básicas de saúde com palestras, orientações, atendimentos clínicos, marcação e realização de exames preventivos e de diagnóstico.

Segundo o médico urologista, Dr. Alan Azevedo, a campanha teve uma adesão muito grande dos homens. “Durante todo o mês de novembro foi feito o chamamento dos homens e diversas consultas foram feitas com cardiologista, nutricionista, psicólogo e urologista para cuidar da saúde do homem na integralidade. Mas o acompanhamento dos pacientes continuará durante todo o ano pela secretaria”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Cynhia Lopes, destacou a importância da Campanha. “Foram momentos de interação e informação, nos quais o município de Caetité focou na importância desse mês de novembro para os homens se conscientizarem quanto à realização dos exames preventivos. Essa Campanha comprova que os investimentos na prevenção ainda são a melhor forma de cura. Parabéns a toda a equipe que trabalha incansavelmente nesses dois meses, para intensificar as ações que já acontecem no município, durante todo o ano”, afirmou a Secretária.

Brumado: Polícia Civil apreende drogas e recupera roupas furtadas

Sábado / 01.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Foi preso Edivino Moreira, o qual foi apresentado na Delegacia e autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Edivino já havia sido preso em 2008. (Foto: 20ª Coorpin)

A Polícia Civil apreendeu, nesta sexta-feira (30), dezenas de trouxinhas de maconha e cocaína, além de 200 pedras de crack, em uma residência no Bairro Dr. Juracy. Também foram apreendidos alguns objetos de origem duvidosa, bem como 19 peças de roupas furtadas de uma loja de Brumado, conforme a Polícia.

Na residência foi preso o senhor Edivino Moreira dos Santos, de 54 anos, o qual foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Brumado e autuado em flagrante delito, pelo Delegado Leonardo Soares, pela prática do crime de tráfico de drogas. Edivino já havia sido preso em 2008, também por tráfico de drogas, permanecendo encarcerado por 1 ano e 8 meses.