Sertão Hoje

Sertão Hoje

Dom Basílio Folia comemora os 56 anos de emancipação política neste fim de semana

Quinta / 04.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito Roberval Meira, essa é uma festa que movimenta todos os setores da cidade, aquecendo principalmente a economia regional.

Nos dia 05, 06 e 07 de abril a cidade de Dom Basílio estará em festa. A segunda edição do Dom Basílio Folia será realizado para marcar as comemorações dos 56 anos de emancipação política do município. A programação conta com atrações consagradas por todo país e artistas regionais, como Targino Gondim, Guig-Guetto, Psirico, Fann Estourado, Chris Pimenta e Dj Junaldo animaram os foliões.

Para o prefeito Roberval Meira, essa é uma festa que movimenta todos os setores da cidade, aquecendo principalmente a economia regional. “O município se prepara, comerciantes estão sendo treinados e orientados para prestar um bom atendimento durante o evento que vai atrair muitos moradores de outras cidades de toda a região. “É um momento para comemorar os 56 anos de aniversário, mas o Dom Basílio Folia representa um incremento significativo para a economia do município”, frisou o prefeito.

Fonte: Blog Regional

Espetáculo Sertão apresenta-se dias 05 e 06 de abril em Caetité

Quinta / 04.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Além do espetáculo, grupo irá ministrar no dia 04 e 05 de abril a oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção. (Foto: Divulgação / Espetáculo Sertão)

A Outra Companhia de Teatro está circulando pelo interior da Bahia com Sertão, através do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, aprovado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia de 2016. Nos próximos dias 05 e 06 de abril, a obra será apresentado no pátio interno da Casa Anísio Teixeira, em Caetité, às 19h, com ingressos a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Nos dias 04 e 05 de abril, das 14h às 17h, o município receberá a oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção, ministrada pelo ator e diretor artístico d’A Outra, Luiz Antônio Sena Jr. O Cine Teatro Anísio Teixeira será o espaço onde ocorrerá a oficina, que é gratuita. O objetivo desta circulação é fazer um intercâmbio com os artistas e grupos de teatro destas cidades.

Com dramaturgia e direção de Luiz Antônio Sena Jr., Sertão traz para cena o mítico e a realidade atual desta faixa de terra majoritariamente nordestina. O ontem e o hoje se confundem e se distanciam em um sertão contemporâneo “contaminado” de referências metropolitanas e globalizadas, ressignificadas, mas sertanejas.
 

Renovação Carismática Católica de Brumado faz convite para Encontro de Oração por Cura e Libertação nos dias 06, 07 e 08

Quinta / 04.04.2019

Por Guto Bernardes

O encontro será realizado na APAE, ao lado do Detran. (Foto: Divulgação)

Nos dias 05, 06 e 07 de abril, o Grupo de Oração Arca da Aliança, da Renovação Carismática Católica de Brumado estará realizado, na APAE (ao lado do Detran), o Encontro de Oração por Cura e Libertação.

 O evento iniciará às 19h30 do dia 05 com a Missa. No sábado (06), a programação terá início às 8h, encerrando com a Noite Oracional. No domingo (07), terá início às 8h. Estarão presentes os pregadores Ricardo Santos, coordenador diocesano – RCC Caetité, Manoel Batista, RCC Condeúba, e Isabele Oliveira, RCC Amargosa, além do Pe. Cleonídio, paróquia de Brumado. Mais informações: (77) 9.9943-1388 / 9.9991-4799.

Tanhaçu: Coelba comunica desligamento programado nesta sexta-feira (05)

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no centro da cidade de Tanhaçu, nesta sexta-feira (05), das 8h30 às 13h30, nos seguintes locais:

Avenida Dr. Lauro de Freitas, Avenida Lauro De Freitas, Rua Ituaçu, Rua Lauro De Freitas, Rua Bartolomeu de Gusmão, Rua Coronel Moraes Camisão, Rua do Campo, Rua do Sossego, Rua Francisca Marques, Rua Ituaçu, Rua Lucia, Rua Nova, Rua Progresso e Travessa Lauro de Freitas.
 

Caetité: Audiência pública sobre a LDO acontece na próxima segunda-feira (08)

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A audiência será realizada a partir das 9h, no auditório municipal da Praça da Catedral. (Foto: Reprodução / Internet)

Na próxima segunda-feira (08), às 09 horas, será realizada a audiência pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Caetité, no Auditório Municipal localizado na Praça da Catedral.

No encontro, serão apresentadas as metas e prioridades orçamentárias da administração municipal com as previsões de receitas e despesas para o exercício financeiro de 2020, bem como colher dados da população para tomada de decisões. A LDO deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores.

A Lei tem como finalidade orientar a elaboração e a execução do orçamento fiscal e dos investimentos públicos. “A LDO é um dos instrumentos de planejamento do Município, assim como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA)”, esclareceu o secretário de Finanças, Cleômenes Júnior.

Cootraf confirma a realização da II Feira da Agricultura Familiar em Caculé

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em 2018 mais de 50 empreendimentos da agricultura familiar, oriundos de 20 municípios se reuniram em Caculé. (Foto: Aloísio Costa / Informe Cidade)

A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) confirmou a realização da II Feira da Agricultura Familiar (FEAF) em Caculé que deverá acontecer no início de segundo semestre de 2019, conforme notícia veiculada no site Informe Cidade.

Ainda segundo o Informe Cidade, a data ainda não foi confirmada pelos organizadores, entretanto, o evento deverá contar novamente com o apoio de parceiros,como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Caculé; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado da Bahia (FETRAF); a Coordenação da Agricultura Familiar de Serra Geral (CAF); Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidaria (CRESOL Serra Geral); a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC); a CARITAS Diocesana de Brumado; oGoverno de Caculé e o Governo do Estado.

Em 2018 mais de 50 empreendimentos da agricultura familiar, oriundos de 20 municípios baianos, se reuniram no município de Caculé, Território Sertão Produtivo, demonstrando a força da produção familiar, durante a Feira da Agricultura Familiar de Serra Geral e Festival da Cultura.

Fonte: Aloísio Costa / Informe Cidade

Homem é preso em flagrante com quase 1 milhão de cigarros e armas dentro de casa, em Barreiras

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os PMs encontraram 40 mil cigarros em um veículo. O motorista informou onde comprou o material, onde os PMs acharam mais 940 mil, um revólver e uma espingarda. (Fotos: PM-BA)

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante com 940 mil cigarros de diversas marcas, além de armas, ambas escondidas em sua casa, durante uma ronda da Polícia Militar (PM-BA), na cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, nesta terça-feira (02).

Conforme a PM, os policiais encontraram 40 mil unidades de cigarros dentro de um veículo, no bairro Invasão do Salsicha. O motorista foi ouvido pelos agentes e informou que comprou o material com um homem chamado “Elias”. A PM continuou a ronda pela cidade até chegar na casa de Elias Vieira da Silva Júnior. No local, com autorização do homem, a polícia entrou encontrou 940 mil unidades de cigarros sem a nota fiscal, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12.

O homem foi preso e encaminhado, junto com os materiais, para a delegacia da cidade. A PM não informou, no entanto, o que ocorreu com o motorista do carro. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

Fonte: G1

Caetité: Alunos da Escola Prof. Manoel Ladeia recebem kits escolares

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito participou da entrega de mais de 8 mil kits, contendo cadernos, apontador, lápis de colorir e de escrever, canetas, borracha, cola, tesoura e massa de modelar.

Os alunos da Escola Municipal Professor Manoel Ladeia receberem os kits escolares doados pela Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira (02). O prefeito Aldo Gondim participou do evento que simbolizou a entrega de mais de 8 mil kits, contendo caderno, apontador, lápis de colorir, lápis de escrever, canetas, borracha, cola, tesoura, massa de modelar e caderno de desenho.

Os materiais foram entregues pelo prefeito e pela secretária de Educação, Iamara Junqueira. Também estiveram presentes no evento o secretário de Finanças, Cleômenes Júnior; o assessor do Gabinete, Renan Fausto; e a diretora da DIFAM, Auta Rosa Gotardo. Os alunos presentearam o momento com a apresentação do Coral Cantos e Encantos, com tradução em Libras.

Para Aldo, “a educação é o pilar mais importante para o desenvolvimento econômico e social de uma sociedade, por isso sempre nos atentamos para o melhor a nossas crianças. Merenda desde o primeiro dia de aula e agora a entrega dos kits que vai contribuir para o desempenho e permanência dos alunos”, destacou o prefeito.

III Caminhada de Conscientização do Autismo percorreu as ruas de Paramirim nesta terça-feira (02)

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU desde 2007, é lembrado no dia 2 de abril. (Foto: Ascom Pref. de Paramirim)

Na manhã desta terça-feira (02), foi realizada em Paramirim a III Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento foi realizado pela Escola Raios de Luz/APAE e contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação, de professores, de funcionários, de membros da diretoria executiva, de sócios da APAE, de pais de alunos e da sociedade civil.

O início da passeata aconteceu na sede da APAE e percorreu várias ruas da cidade até chegar na Praça Santo Antônio, onde os participantes fizeram uso da palavra, para explanar sobre as temáticas do evento. Os presentes puderam mostrar seu apoio à causa com balões, cartazes, faixas e vestindo-se de azul, que é a cor oficial do movimento em todo o mundo.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007, é lembrado no dia 2 de abril. O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, como é chamado, é um transtorno do desenvolvimento neurológico. A estimativa é que atinja cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.

Polícia Civil recupera veículo furtado, com placa de Guanambi, na BR-030

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a 20ª COORPIN, os criminosos abandonaram o veículo no trecho entre Brumado e o distrito de Sussuarana, pertencente ao município de Ituaçu, no km 390 da BR-030.

Investigadores da Polícia Civil recuperaram um veículo Volkswagen Gol, furtado na madrugada do dia 29 de março em Guanambi. De acordo com o registro da ocorrência, a vítima havia deixado o carro estacionado na porta da sua residência, como de costume, e não o encontrou quando saiu para trabalhar no dia seguinte. Segundo a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), os criminosos abandonaram o veículo no trecho entre Brumado e o distrito de Sussuarana, pertencente ao município de Ituaçu, no km 390 da BR-030.

Guajeru realiza eventos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os eventos aconteceram no espaço da Obra Social Santa Rosa de Viterbo e nas Comunidades de Sanguessuga e Cancela. (Foto: Ascom Guajeru)

O município de Guajeru realizou, nos dias 29, 30 e 31 de março, os eventos setoriais de diagnóstico e prognósticos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o objetivo foi ouvir a população sobre os quatro temas que envolvem o saneamento básico - abastecimento de água, drenagem fluvial, destinação do lixo e esgotamento sanitário - dando sua contribuição com sugestões que irão ajudar na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Os eventos aconteceram no espaço da Obra Social Santa Rosa de Viterbo (antigo PRODEC) e nas Comunidades de Sanguessuga e Cancela, contando com a participação de aproximadamente de 265 pessoas. As atividades foram desenvolvidas pelos comitês de coordenação executivo, pelo Engenheiro Sanitarista do IFBA, Udson Santos, e pela Técnica Marane Passos.

UPB convida prefeitos para audiência em Bom Jesus da Lapa sobre rejeitos de minério no Rio São Francisco

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A UPB destaca a importância da participação dos municípios que estão sendo afetado, diante dos possíveis impactos ao rio São Francisco. (Foto: Reprodução / UPB)

Nesta quinta-feira (04), será realizada uma audiência pública em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, para debater os impactos no Rio São Francisco, e afluentes, do rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. O encontro está marcado no auditório do colégio Modelo, localizado na rua Escoteiros, s/n, no bairro São João, em Bom Jesus da Lapa, às 9h. A iniciativa partiu do Ministério Público do Estado (MP-BA). Conforme o órgão há o risco de a lama de rejeito de minérios atingirem a calha do rio na Bahia.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) destaca a importância da participação no evento dos municípios que estão sendo afetado, diante dos possíveis impactos ao rio São Francisco, com risco de afetação da qualidade da água e danos à saúde da população da região. Para confirmação de presença é necessário enviar email para [email protected] ou através do telefone (77) 3481-5962.

Paramirim: Comunidade de Alto do Coqueiro recebe água encanada

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Foram 600m de tubulação de 60mm, para levar água a cinco famílias que não tinham água encanada em suas casas. (Foto: Reprodução / Internet)

A Prefeitura de Paramirim realizou a ampliação na rede de abastecimento de água da comunidade de Lagoa do Barro até a comunidade de Alto do Coqueiro. Foram 600m de tubulação de 60mm, para levar água a cinco famílias que não tinham água encanada em suas casas.

Em nota, a Prefeitura destaca que “essa é mais uma ação para o bem do homem do campo, que tem recebido toda atenção do gestor municipal”, pois, “desde o início, o Governo Municipal já perfurou diversos poços artesianos, que beneficiam as comunidades de Brejo, Santa Tereza, Saco dos Bois, Curral Velho, Lajedo de Orôca, Mateus, Peri Peri da Noruega, São José da Noruega, Umburanal e Muquém. Nas comunidades de Lagoa da Roda e Lagoinha/Umburanal também foram perfurados, porém deram seco”.

Prefeitura de Brumado emite nota de esclarecimento sobre o possível atentado ao CMEAS

Quarta / 03.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os autores disseram “não passar de uma brincadeira” e foram convocados, juntamente com seus pais e responsáveis, para uma reunião nesta quarta-feira (03).

A Secretaria Municipal de Educação de Brumado emitiu, nesta terça-feira (02), uma nota de esclarecimento em relação à veiculação de notícias sobre um possível atentado ao Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS). Segundo a nota, a história “não passa de uma brincadeira de muito mau gosto, a qual, quando de conhecimento da Diretora da unidade escolar, esta, nos comunicou, e prontamente a secretaria tomou todas as medidas necessárias para identificar os responsáveis e resolver a situação”.

O comunicado também informa que houve uma reunião, na manhã desta terça-feira (02), no CEMEAS, com as turmas dos componentes do grupo, onde a Secretaria tomou “conhecimento que após a criação do grupo de Whatsapp ontem a noite (segunda-feira, dia 01), alguns alunos foram adicionados bem como um link também foi criado, estes em sua maioria quando viam o teor da conversa logo saíram. De mão dos prints de toda a conversa do grupo, foi possível identificar os criadores e administradores do grupo”.

Ainda conforme a nota, os autores disseram “não passar de uma brincadeira” e foram convocados, juntamente com seus pais e responsáveis, para uma reunião nesta quarta-feira (03), na sede da secretaria, para “alertar os mesmos sobre a preocupação, principalmente no momento atual em que vivemos, da problemática e perigo dos jovens em redes sociais”. A Secretaria também ressaltou que “todos os envolvidos se mostraram arrependidos pelo ato, demonstrando assim que não são alunos de má índole”.

Empresa de mineração vai investir R$ 54 milhões e gerar 300 empregos em Brumado

Quarta / 03.04.2019

Por Eliana Costa

O anúncio foi feito pelo vice-governador João Leão durante assinatura de protocolos de intenções nesta terça-feira (02). (Foto: Secom | Bahia)

Seis novos empreendimentos deverão investir R$ 92,1 milhões na Bahia, com possibilidade de gerar 385 empregos diretos. O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, durante assinatura de protocolos de intenções nesta terça-feira (02).

O destaque é a implantação da empresa MG Óxido, do segmento de Mineração, que vai investir R$ 54 milhões no município de Brumado e criar 300 postos de trabalho. “O governo do estado está empenhado em atrair empresas interessadas em investir no interior, seja em cidades do entorno de Salvador ou naquelas mais distantes, no centro-Sul ou Oeste baiano. Quanto mais descentralizarmos a industrialização, fomentando investidores, levando progresso para lugares remotos, mais a população da Bahia vai ganhar, com a geração de emprego e renda”, disse Leão.

Além da MG Óxido, a FA Garcia Indústria de Parafinas também fará implantação de uma unidade fabril, no município de Candeias. Assinaram protocolos para ampliação de suas fábricas a Chiachio Indústria de Embalagens (Vitória da Conquista), Indústria Gráfica Irmão Ribeiro (Barreiras), a Moldit Brasil e a IPC do Nordeste, ambas em Camaçari.