Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: assinatura da Ordem de Serviço da Unacon acontece nesta sexta-feira (11)

Quarta / 09.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

O projeto consiste em um grande hospital com 78 leitos, sendo que 10 deles UTI. Serão 48 municípios da região atendidos, contemplando cerca de 1 milhão de pessoas.

Nesta sexta-feira, dia 11, o Hospital do Câncer de Caetité (Unacon) começa a se tornar realidade. Pela manhã, a partir das 9h, na sede da UPA 24h, tem início a cerimônia para a assinatura da ordem de serviço e o lançamento da pedra fundamental. Estarão presentes o prefeito Aldo Gondim, a secretária municipal de Saúde Cynthia Lopes, o secretário de Saúde do Estado Fábio Vilas-Bôas, além de demais membros da equipe do governo municipal.

Para o prefeito Aldo Gondim, “O Hospital do Câncer será a garantia de tratamento especializado aqui na região, acabando de uma vez com a necessidade de buscar tratamento na capital ou qualquer outra cidade. Estamos otimistas e felizes em ver o resultado de um trabalho sério, feito com responsabilidade e compromisso com o povo. Esperamos os caetiteenses para a celebração desse importante momento”.

O projeto consiste em um grande hospital com 78 leitos, sendo que 10 deles UTI. A Unidade terá capacidade de realizar cirurgias gerais, oncológicas, ortopédicas, além de quimioterapia e radioterapia. Serão 48 municípios da região atendidos em Caetité, contemplando cerca de 1 milhão de pessoas.

Partiu Estágio alcança mais de 20 mil inscrições

Quarta / 09.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A próxima convocação será anunciada no site da Secretaria da Administração (Saeb). Os selecionados terão dez dias úteis para se apresentarem, como previsto em edital.

O terceiro edital do Programa Partiu Estágio de 2019 atingiu a marca de 20.392 inscritos. O edital ofereceu 2.838 vagas distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital e em 40 municípios do interior. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (04). A novidade desta edição do programa foi a inclusão de alunos de cursos de graduação da modalidade Ensino a Distância (EaD) de instituições com sede/pólo na Bahia.

O cadastro dos mais de 20 mil inscritos irá compor um banco, com validade de seis meses. É deste banco que sairão as convocações dos novos estagiários do Estado, de acordo com a demanda os órgãos públicos. A próxima convocação será anunciada no site da Secretaria da Administração (Saeb). Os selecionados terão dez dias úteis para se apresentarem, como previsto em edital.

Como na edição anterior, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência.

O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

Conheça o Rotina Divertida, aplicativo para facilitar a vida de crianças e jovens com autismo

Quarta / 09.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Apesar de ser criado para ajudar as crianças autistas, o aplicativo serve para qualquer um que queira ajustar uma rotina diária. (Foto: Reprodução / Gazeta do Povo)

Desenvolvido por Marcelo Korjenioski e Altieres Herculano Bianchi de Queiroz, o aplicativo para Android Rotina Divertida já conta com 10 mil downloads. A ideia surgiu depois que o filho de Queiroz foi diagnosticado com o transtorno. “Meu filho foi identificado com autismo leve, mas começamos a fazer terapia porque havia muita dificuldade com relação à rotina, com tudo que fugia do habitual. Na clínica recomendaram uma rotina visual, com um cartaz onde colocaríamos as tarefas, pois vendo isso ficaria mais fácil para ele. Como mexíamos com tecnologia, resolvemos juntar tudo, até mesmo para facilitar não só para os pais, mas também para a criança”, explicou.

O aplicativo organiza as tarefas diárias e faz com que as crianças se sintam “cumprindo suas metas”. “A criança autista se sente à vontade com equipamentos eletrônicos, pois o cérebro do autista é sempre lógico, então tudo que falamos para uma criança é sempre ao pé da letra. Através do aplicativo ou equipamento é tudo sempre bem objetivo. As pessoas precisam entender bem como funciona a cabeça do autista, porque aí sim conseguem ter um relacionamento bom”, explicou Quieroz.

Korjenioski explica que “O autista [precisa] seguir uma rotina todos os dias. Todo esse processo do dia faz com que a criança se sinta segura. Através do aplicativo, criando uma agenda diária, a gente coloca tudo o que ele vai ter que fazer durante o dia, ele executa a rotina e marca que concluiu as fases, por isso se sente mais à vontade”, afirmou Korjenioski.

Guajeru: Seminário sobre Cultivo Intensivo da Palma com Paulo Suassuna acontece nesta sexta-feira (11)

Quarta / 09.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os pequenos agricultores rurais podem se inscrever gratuitamente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Guajeru.

O auditório da Câmara de Vereadores de Guajeru recebe, na manhã da sexta-feira (11), a partir das 8h, o Seminário sobre Tecnologia do Cultivo Intensivo de Palma com o Engenheiro Agrônomo e Especialista no Cultivo da Palma, Paulo Suassuna. Os pequenos agricultores rurais podem se inscrever gratuitamente no Departamento de Desenvolvimento Rural, localizado na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Confira ao final da matéria a programação completa.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Guajeru em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e conta ainda com apoio da COOTRAF e da Câmara de vereadores de Guajeru.

PROGRAMAÇÃO:

8h – Credenciamento;
8h30 – Abertura;
9h15 – Palestra:
“A tecnologia no cultivo intenso da palma”, com Paulo Suassuna;
12h15 – Almoço;
13h30 – Oficina Prática :
“Fundamentos da tecnologia do cultivo intensivo da palma na prática”;
16h30 – Encerramento.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quarta-feira, dia 09

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi que nesta quarta-feira, dia 09, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h às 12h, nas Ruas Abílio Araujo Braga, B, Alfredo Boa Sorte, Antônio Teixeira Filho e Maria Tereza de Jesus, além da Avenida Governador Waldir Pires, todas localizadas no centro da cidade.
 

Prefeitura de Paramirim divulga as ações realizadas para promover o abastecimento de água na zona rural

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

As medidas variam entre perfuração de poços, construção e ampliação de redes de abastecimento e recuperação dos poços já existentes que estavam paralisados.

A Prefeitura de Paramirim divulgou, na última semana, em seu site oficial, as ações que foram realizadas para promover o abastecimento de água na zona rural. As medidas variam entre perfuração de poços artesianos, construção e ampliação de redes de abastecimento e recuperação dos poços já existentes que estavam paralisados.

Conforme o levantamento, já foram instalados mais de 15 mil metros de tubos, de 60mm, utilizados para extensão e construção de novas redes. Também já foram perfurados 14 novos poços artesianos, além da manutenção dos poços existentes. Nas localidades de Alecrim, de Curral Velho, de Saco dos Bois, de Santa Tereza, de Umburanal e de Brejo foram instalados 1 poço em cada comunidade. Em Muquém e São José foram abertos 1 poço em cada. Em Lagoa da Roda, Lagoinha e Sítio Rodrigues foram 2 poços perfurados a seco em cada. Na localidade de Mateus foi instalado 1 poço, sistema padrão Embasa, e realizada a manutenção de outros 2 poços já existentes. Em Noruega foram 6 poços e uma cisterna instalados, além da manutenção. Nas demais localidades foram realizadas a manutenção, ou substituição dos equipamentos, dos poços existentes.

Guajeru recebe nova ambulância do Governo do Estado

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Gil Rocha esteve na cerimônia de entrega, em Salvador, e destacou a importância do equipamento para a população.

O governador Rui Costa entregou 19 ambulâncias para diversos municípios baianos nesta segunda (08), entre eles, o município de Guajeru. O prefeito Gil Rocha esteve na cerimônia, em Salvador, e destacou a importância do equipamento para a população. “Essa é a sexta ambulância que Guajeru recebe desde 2013 e, para nós, é um equipamento essencial para que possamos oferecer uma melhor qualidade na assistência à saúde do nosso município. Quero agradecer ao governador Rui Costa e aos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo por todo apoio que nos tem dado e possibilitado mais esta conquista que irá beneficiar toda população guajeruense. Assim, conseguimos oferecer mais conforto e segurança à nossa população.”

PM encontra pés de maconha no quintal de uma casa em Belo Campo

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os PMs souberam do material através de uma denúncia da Guarda Municipal que informava uma “movimentação estranha” no local. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Neste último domingo (06), policiais militares da guarnição CAESG 03, da CIPE Sudoeste, em Belo Campo, apreendeu vários pés de maconha no quintal de uma residência. Segundo a PM, a guarnição recebeu uma denúncia, realizada pela Guarda Municipal, informando sobre uma movimentação estranha numa casa na Rua Edvaldo Flores. No local, os PMs bateram a porta da casa citada, sendo atendidos pó um homem, de iniciais “J. S. P.”, de 23 anos, que autorizou a entrada dos policiais no interior da residência, onde foram achados 25 pés de maconha. A guarnição deu voz de prisão a “J. S. P.” e o encaminhou, juntamente com todo o material apreendido, ao DISEP de Vitória da Conquista.

5 novos parques eólicos começam a operar em Pindaí até o final do ano

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Com 160 parques em operação atualmente, a geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% no 1º semestre de 2019, quando comparado ao ano passado.

Líder nacional no número de parques eólicos e na comercialização de projetos, a Bahia vai consolidar ainda mais sua posição com a entrada em operação de mais cinco parques eólicos localizados no município de Pindaí, na região do Alto Sertão Produtivo. São eles Acauã, Arapapá, Papagaio, Teiú 2 e Tamanduá Mirim 2. Com 160 parques em operação atualmente, a geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% no primeiro semestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A produção, entre janeiro e junho deste ano, foi de 7.262 Gigawatt/hora (GW/h), enquanto no mesmo período de 2018 foi de 4.844,2 GW/h.

Segundo o Panorama de Energias Renováveis de setembro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), a geração de energia produzida no primeiro semestre deste ano, no estado, pode abastecer 9,6 milhões de residências/mês e até 28,8 milhões de habitantes. O estado apresentou os melhores aproveitamentos do vento para a geração de energia do país, no período. Os ventos baianos têm velocidade superior a necessária para a geração de energia, é unidirecional e constante. A região onde os parques estão instalados possui fatores de capacidade superior a 50% e atinge picos de 85% em meses mais produtivos. “Nossos parques estão em ebulição. Somos o maior gerador de energia eólica, em uma região de semiárido, onde o povo está sendo beneficiado com a energia a partir dos ventos. Nós ainda temos muitos locais para instalar energia limpa e a Bahia será o futuro do Brasil na questão energética. Até 2024, o estado irá acrescentar mais de 1,5 GW na sua capacidade instalada”, afirma vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Fonte: A Tarde.

Governador Rui Costa entrega ambulâncias para 19 municípios baianos

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação representa um investimento de mais de R$ 3,1 milhões com recursos oriundos de emendas de deputados federais. (Foto: Mateus Pereira / GOVBA)

O governador Rui Costa realizou a entrega de 19 ambulâncias tipo van para diversos municípios baianos na tarde da segunda-feira (07). A ação representa um investimento de mais de R$ 3,1 milhões, cerca de R$ 166 mil para cada veículo, com recursos oriundos de emendas de deputados federais. O ato foi realizado no pátio da Secretaria da Saúde do Estado, no Centro Administrativo da Bahia. Os municípios beneficiados foram Camacan, Casa Nova, Valença, Ilhéus , Condeúba, Guajeru, Wagner, Abaré, Itaetê, São Francisco do Conde, Ubaitaba, Varzedo, Rio Do Pires, Marcionílio Souza, Santa Inês, Planaltino e Tanque Novo, Biritinga e Igrapiúna.

Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta quarta-feira (09)

Terça / 08.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Nesta terça feira (08), a Dupla Sena pode pagar R$ 9,5 milhões; a Timemania 5,7 milhões; a Lotomania, R$ 3,1 milhões; e o Dia de Sorte, R$ 1,4 milhões. Na quarta-feira (09), a Mega-Sena acumulada sorteia o prêmio de R$ 25 milhões, do concurso 2.196. Os sorteios serão realizados no Espaço Loterias CAIXA, aberto ao público e localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.  As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online.

PMs da CIPE Sudoeste concluem curso no 9º BEIC

Segunda / 07.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Ao total, 30 PMs participaram das 40h do Curso de Gerenciamento de Projeto. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

De 30 de setembro até a última sexta-feira, dia 04, policiais militares da CIPE Sudoeste participaram do Curso de Gerenciamento de Projeto no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista. O curso, de 40h, foi promovido pelo Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão (DEPLAN), por meio do Centro Corporativo de Projetos, e em parceria com o CPR Sudoeste. Ao total, 30 PMs, entre praças e oficiais, participaram do curso.

Ituaçu: Vereadores apresentam indicações ao poder executivo

Segunda / 07.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Montagem/Sertão Hoje

Os Vereadores Elza Marilu (PSB), Ronaldo Rocha (PSD) e Almir Pessoa (PSD), que compõem a Câmara Municipal de Ituaçu, apresentaram indicações ao poder executivo. A Vereadora Elza Marilu indicou a realização de serviços de limpeza do esgoto localizado entre a casa de Senhor Raul e o Rio Mato Grosso, altura do quintal do beco da casa de Senhor Deoclécio, na sede do município, afirmando que o local está em situação precária e é de suma importância a sua recuperação. O Vereador Ronaldo Rocha indicou a reforma da calçada da Escola Municipal do povoado do Campo Grande, zona rural do município, afirmando que a calçada está degradada e coloca em risco os profissionais, alunos, pais e todos que ali frequentam. O Vereador Almir Pessoa indicou a instalação de rede de encanamento de água, com sistema de tratamento, para servir ao povoado da Gruta da Mangabeira, zona rural do município, afirmando que os moradores estão enfrentando sérios transtornos e que a instalação de um sistema de tratamento vai solucionar o problema. As indicações foram aprovadas em plenário e encaminhadas para o chefe do poder executivo.

Caculé: Inaugurada a cobertura da quadra poliesportiva e reforma da Escola da Comunidade de São Domingos

Segunda / 07.10.2019

Por Redação Sertão Hoje

A próxima inauguração programada é a da reforma e cobertura da quadra na Comunidade da Tapera.

A Comunidade do Povoado de São Domingos, localizado na zona rural de Caculé, presenciou a inauguração da cobertura da Quadra Poliesportiva e a reforma geral da Escola Municipal Clemente Teixeira da Cunha neste último sábado (05). Estiveram presentes no ato, o Prefeito Beto Maradona, o Vice-prefeito José Ferreira Cruz Neto, o Ex-deputado Luciano Ribeiro, o Secretário de Obras Valter de Oliveira Silva, a Secretária de Educação Adailde Teles, a Diretora da Escola Vanusa Rocha da Silva, o Presidente da Câmara Vereador Paulo Henrique da Silva, além dos demais secretários e vereadores municipais. A comunidade já foi contemplada anteriormente com a pavimentação em asfalto e ampliação do Posto de Saúde. A próxima inauguração programada é a da reforma e cobertura da quadra na Comunidade da Tapera.

Paramirim: ACIPA realiza Desfile de Moda e Feira de Negócios na Praça Santo Antônio

Segunda / 07.10.2019

Por Maria Nunes

Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje

No último sábado, dia 5, a Associação Comercial e Industrial de Paramirim (ACIPA) realizou um Desfile de Moda Primavera-Verão voltados para o público infanto-juvenil, adulto, casual, festas, Plus Size e fitness e uma Feira de Negócios. O evento foi realizada na Praça Santo Antônio, tradicional palco de eventos do município e teve como objetivo principal incentivar o comércio e indústria locais, sendo considerado um sucesso pelos participantes e pelo público. Além de assistir ao desfile, o público pode visitar os estandes montados na Praça, tendo como pano de fundo as apresentações musicais de Gil Nascimento e da Banda Temporal. Segundo Osório dos Anjos, Presidente da ACIPA, o evento visa promover a integração entre comércio, indústria e consumidores, dando mais visibilidade aos empreendedores locais. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os participantes, bem como ao público que prestigiou o evento. “A ACIPA, ela tem demonstrado que ela pode fazer muito mais, pois unidos somos mais fortes”, afirmou Osório dos Anjos.

VEJA ABAIXO A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA E O VÍDEO EM QUE O PRESIDENTE DA ACIPA COMENTA O EVENTO