Sertão Hoje

Sertão Hoje

Condeúba suspende transporte intermunicipal e interestadual; confira demais medidas adotadas pelo município

Segunda / 23.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

As medidas publicadas no Decreto Nº 015/20 tem validade até o dia 04 de abril.

A Prefeitura de Condeúba publicou, na edição da última sexta-feira (20) do Diário Oficial do Município, o Decreto Nº 015/20, que amplia as medidas de enfrentamento do novo Coronavírus e determina critérios para o funcionamento do comércio. O decreto tem validade até o dia 04 de abril. Confira abaixo as principais determinações:

• Suspensão da circulação (saída e chegada) de veículos operadores de linhas de transporte rodoviário coletivos, alternativos e similares intermunicipais e interestaduais de passageiros que venham de quaisquer pontos de origem para o município de Condeúba;
• Suspensão de funcionamento do atendimento presencial ao público de lojas de comércio varejista e atacadista, bares, lanchonetes, clubes, associações recreativas e similares,  hotéis e hospedarias para pessoas de municípios com casos confirmados, casas de eventos, entre outros;
• Autorização do funcionamento do comércio de gêneros alimentícios, exclusivamente para atendimento de serviços de entrega (delivery);
• Autorização do funcionamento de serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar; supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e quitandas, mediante controle de acesso para não gerar aglomeração de pessoas;
• Autorização de funcionamento de lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, tratamento e abastecimento de água, segurança privada, serviços funerários, bancos e cooperativas de crédito, postos de combustível, desde que obedeçam as orientações de segurança para garantir a limpeza e higiene do ambiente.

>> CONFIRA AQUI O DECRETO NA ÍNTEGRA

Sesab garantirá acesso a Hidroxicloroquina para todos os pacientes que precisarem

Segunda / 23.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

“A medida visa garantir o tratamento de modo integral para todos os baianos, tendo em vista a dificuldade em adquirir o medicamento nas farmácias”, explicou Fábio Villas-Boas.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, neste domingo (22), que garantirá o acesso ao medicamento Hiroxicloroquina 400mg para todos os pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite, mesmo que não estejam cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber gratuitamente. De acordo com o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas, “a medida visa garantir o tratamento de modo integral para todos os baianos, tendo em vista a dificuldade em adquirir o medicamento nas farmácias”.

Os interessados deverão enviar, preferencialmente, um e-mail para [email protected], com a documentação que atenda aos requisitos da Nota Informativa N°4. Na indisponibilidade do paciente enviar por e-mail, poderá entregar a documentação nos seguintes locais: Capital: FIMAE, localizado na Praça Conselheiro João Alfredo, s/nº – Pau Miúdo. O telefone de contato é 3117-1645, Já no interior, serão nas farmácias dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).

O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique Gonzales d’Utra, esclarece que serão exigidos somente alguns dos documentos e exames definidos pelo Protocolo do Ministério da Saúde, para garantir a segurança do paciente. “Os documentos serão avaliados com brevidade por profissional habilitado e em caso de deferimento, o paciente será informado por e-mail e telefone o dia para comparecimento na farmácia. A quantidade de medicamento liberada na farmácia poderá ser para até três meses de atendimento, a depender da quantidade de estoque disponível no momento da retirada”, afirma o superintendente.

3º paciente com suspeita de Coronavírus em Caetité testa negativo

Segunda / 23.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O teste foi realizado pelo Lacen-BA. Mais 4 casos suspeitos em Caetité ainda são investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité informou, na noite deste domingo (22), que a terceira paciente com suspeita do novo Coronavírus (Covid-19) teve resultado negativo para a doença. O teste foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Mais 4 casos suspeitos em Caetité ainda são investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Brumado confirma o 1º caso do novo Coronavírus; Bahia chega a 56

Segunda / 23.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Brumado teve 7 casos suspeitos, sendo 1 confirmado, 1 descartado e outros 2 aguardam resultado. 3 pacientes ainda não tiveram o material coletado para a realização do exame.

O município de Brumado, na região sudoeste da Bahia, confirmou seu primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19). O boletim foi postado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos em sua rede social na noite de domingo, dia 22. Até a divulgação do boletim, Brumado teve 7 casos suspeitos, sendo 1 confirmado, 1 descartado e outros 2 aguardam resultado. Três pacientes ainda não tiveram o material coletado para a realização do exame.

O último boletim oficial divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na tarde do domingo (22), ainda não conta com a confirmação do caso em Brumado. De acordo com a Sesab, na Bahia são 55 casos confirmados e nenhum óbito registrado. Todos os casos foram importados ou de transmissão local. Os municípios com casos positivos são Salvador (33), Porto Seguro (7), Feira de Santana (6), Lauro de Freitas (3), Prado (2), Itabuna (1), Camaçari (1), Barreiras (1) e Conceição do Jacuípe (1). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo novo Coronavírus:

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:

1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Os pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras

Brumado teve 7 casos suspeitos, sendo 1 confirmado, 1 descartado e outros 2 aguardam resultado. 3 pacientes ainda não tiveram o material coletado para a realização do exame.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta terça-feira, dia 24

Segunda / 23.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi que nesta terça-feira, dia 24, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 7h20 às 11h, na Avenida Algaroba e nas Ruas da Caixa D'Água, Paraná e Ruy Barbosa, localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Coronavírus: Ministério da Saúde não recomenda o uso do medicamento Ibuprofeno

Domingo / 22.03.2020

Por Janary Bastos Damacena / AGR+

O Ministério da Saúde recomenda a substituição do medicamento Ibuprofeno por outros analgésicos como, por exemplo, paracetamol ou dipirona. (Foto: Reprodução / O Globo)

O Ministério da Saúde recomenda a substituição do medicamento Ibuprofeno por outros analgésicos como, por exemplo, paracetamol ou dipirona. Apesar de ainda não haver confirmação científica, outros países, como França, Espanha e Inglaterra levantaram a precaução por causa de possíveis agravamentos na condição clínica de pacientes graves com coronavírus, ou seja, com dificuldades respiratórias. Além disso, é preciso que essa substituição seja realizada por uma recomendação médica.

Em relação aos medicamentos utilizados para casos de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, o Ministério da Saúde não recomenda a suspensão do tratamento e respectivos medicamentos, uma vez que a falta deles pode trazer agravamento destas doenças. É importante que o paciente sempre busque orientação de um profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento.

Palmas de Monte Alto: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quarta-feira, dia 25

Domingo / 22.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Palmas de Monte Alto que nesta quarta-feira, dia 25, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h30 às 11h, no Povoado Altamira, localizado na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Bahia: plataforma Anísio Teixeira tem mais de 10 mil conteúdos educacionais para estudantes e educadores

Domingo / 22.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A plataforma reúne vídeos, jogos, sequências didáticas, áudios e as aulas do Emitec, de todas as áreas do conhecimento. (Foto: Reprodução / Plataforma Anísio Teixeira)

Educadores e estudantes podem ter acesso a mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais, por meio da Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br). Desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), a plataforma reúne vídeos, jogos, sequências didáticas, áudios e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), de todas as áreas do conhecimento. Todos os conteúdos são produzidos ou catalogados por professores da rede estadual de ensino.

Caetité: Secretaria Municipal de Saúde investiga mais 2 novos casos suspeitos da Covid-19

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até o momento, 5 casos suspeitos do novo coronavírus foram notificados pela Secretaria, no entanto, 2 casos já foram descartados e os outros 3 aguardam resultado.

A Secretaria de Saúde de Caetité está investigando mais dois novos casos suspeitos da Covid-19 no município. Até o momento, 5 casos suspeitos do novo coronavírus foram notificados pela Secretaria, no entanto, 2 casos já foram descartados e os outros 3 aguardam resultado. Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes, que já estão em isolamento, receberam os primeiros atendimentos e já coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen-BA).

Prefeitura de Paramirim decreta situação de Emergência na Saúde Pública e intensifica ações preventivas ao novo Coronavírus; confira

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura esclareceu que tem seguindo como base as orientações da Sesab, do Ministério Público e do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução / Luiz Américo)

Através do Decreto Nº 024/2020, a Prefeitura de Paramirim declarou Situação de Emergência na Saúde Pública no Município por 90 dias, além de intensificar as ações preventivas ao novo Coronavírus (Covid-19). A Prefeitura esclareceu que tem seguindo como base as orientações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do Ministério Público e do Ministério da Saúde. O rigor e rapidez nas decisões tem como objetivo reduzir o risco de infecção, principalmente dos mais suscetíveis a quadros graves.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

• Restrição e/ou suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos realizados no Hospital Aurélio Justiniano Rocha;
• Restrição e/ou suspensão das atividades regulares prestadas pela Central de Marcação de Consultas;
• Suspensão dos atendimentos em consultórios odontológicos integrantes da rede pública municipal;
• As Unidades Básicas de Saúde da Sede/Rompe Gibão, Mãe Isabel e Caraíbas, deverão realizar atendimentos de urgência e emergência para toda população do município;
• Prioridade nos atendimentos individuais para enfrentamento do CORONAVÍRUS (COVID-19), ficando suspensos os demais programas, ressalvando-se realização de pré-natal;
• Suspensão das atividades coletivas do CAPS1;
• Suspensão das atividades coletivas e internamentos do CAPS AD3;
• Suspensão do funcionamento do Centro de Reabilitação;
• Suspensão de viagens de rotina dos pacientes do TFD, com exceção dos casos analisados pela Secretaria Municipal de Saúde;
• Restrição de atividades desenvolvidas pelo programa Melhor em Casa;
• As equipes de Vigilâncias Sanitária e de Epidemiológica funcionarão em regime diário de 24 horas, pelo prazo de 30 dias;
• Os bares, restaurantes, clínicas de saúde e demais estabelecimentos particulares, deverão observar o máximo de rigor no cumprimento dos procedimentos de biossegurança.

Secretário da Saúde Fábio Villas-Boas publica mensagem aos profissionais de saúde e à sociedade baiana; confira

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Vocês [médicos], que sempre gozaram do respeito da opinião pública, passam agora a um novo patamar na perspectiva da população baiana – médicos de bravura.”

O Secretário Fábio Vilas-Boas publicou no site da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (20), uma mensagem aos profissionais de Saúde da Bahia e à Sociedade Baiana neste momento de esforço à contenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Confira abaixo a nota na integra.

Aos profissionais de Saúde da Bahia e à Sociedade Baiana

Quis o destino que me encontrasse investido da condição de Secretário da Saúde do nosso Estado, no momento mais crítico da saúde pública do nosso país e, particularmente, da nossa Bahia.

Nos últimos dois meses e, de forma mais destacada nesses últimos dias, estamos todos imbuídos do propósito de conter o avanço do novo coronavírus em nosso Estado. Ao público em geral, cabe atenção aos cuidados preventivos de salvaguarda de cada um e de seus entes próximos. A nós, profissionais de saúde, cabe estar na linha de frente, encarando de forma destemida a ameaça que paira sobre o nosso povo. Somos os soldados dessa guerra. Estamos travando muitas batalhas. Vencendo cada uma que se coloca à nossa frente e, simultaneamente, preparando-nos para fazer frente às próximas que se anunciam.

Quero agradecer, sensibilizado, a profunda dedicação de nossos colaboradores diretos e indiretos da SESAB, espalhados por toda a Bahia, em todos os níveis de atuação. Agradeço também à imprensa, que foi responsável por uma revolução de hábitos de higiene da nossa população em tempo recorde. Aos líderes políticos, empresariais e religiosos, aos profissionais liberais, integrantes do judiciário e do MP. A todos que estão nos procurando para oferecer seus préstimos de forma desapegada. Muito obrigado! Vocês são e serão muito importantes nas batalhas enfrentadas e nas provações como essa, que ora estamos vivenciando.

Aproveito para homenagear meus colegas médicos. Vocês, que sempre gozaram do respeito da opinião pública, passam agora a um novo patamar na perspectiva da população baiana – médicos de bravura.

A Bahia e os baianos estão muito bem servidos. Muito obrigado e vamos avante!

Fábio Vilas-Boas
Secretário da Saúde do Estado da Bahia”

Consórcio Nordeste pede apoio da China no combate ao coronavírus

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Pelo Twitter, o embaixador Yang Wanming confirmou o recebimento do pedido e declarou: “vamos esforçar por isso.” (Foto: Reprodução / Twitter)

O Consórcio Nordeste enviou ofício ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, solicitando apoio do país no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O documento solicita colaboração "por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos". Ainda conforme o ofício, assinado pelo presidente do consórcio e governador da Bahia, Rui Costa, há a necessidade, em especial, "de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia". No documento, o consórcio também reafirma a "admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos". Pelo Twitter, o embaixador Yang Wanming confirmou o recebimento do pedido e declarou: “vamos esforçar por isso.”

Pelo Twitter, o embaixador Yang Wanming confirmou o recebimento do pedido e declarou: “vamos esforçar por isso.” (Foto: Reprodução / Twitter)

Coronavírus: Governo da Bahia pede à AL-BA declaração do estado de calamidade pública

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O governador Rui Costa afirma que a Bahia, que tem como principal fonte de receita o ICMS, deve ter uma queda na receita de aproximadamente R$ 1,5 bilhão neste ano. (Foto: TV Bahia)

O Governo da Bahia encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta sexta-feira (20), solicitando declaração do estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro deste ano, por causa da propagação do novo coronavírus. Segundo a assessoria do governo, a declaração também pede a dispensa do atingimento dos resultados fiscais e limitação de empenho prevista e a suspensão da contagem de prazos. No documento, o governador Rui Costa afirma que a Bahia, que tem como principal fonte de receita o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), deve ter uma queda na receita de aproximadamente R$ 1,5 bilhão até dezembro deste ano.

O novo decreto do governo, que vai ser publicado no Diário Oficial, no sábado (21), estabelece diretrizes para contenção de despesas e pessoal no estado da Bahia. De acordo com o documento, ficam suspensas as despesas públicas das atividades de aquisição de imóveis e veículos; contratação de cursos, seminários, congressos, simpósios e outras formas de capacitação e treinamento de servidores públicos. Segundo o governo, o decreto não se aplica às compras e contratações relacionadas às ações de prevenção, controle e tratamento do Covid-19.

O decreto orienta, ainda, que os contratos administrativos em vigor nos órgãos da Administração direta, autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Estado poderão ter seu objeto executado. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) deverá apoiar e orientar a viabilização dos serviços. As secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan) adotarão medidas necessárias para adequações orçamentárias e financeiras. A assessoria informou que cada órgão e entidade deverá encaminhar o plano de redução de gastos relacionados às despesas para controle e acompanhamento até o dia 31 de março para a Coordenação de Qualidade do Gasto Público da Sefaz.

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23)

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Será utilizada uma vacina segura, de vírus inativado, trivalente (proteção para três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B) e que não têm a capacidade de causar gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada em um mês por conta do momento em que o mundo passa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A pretensão é proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. A imunização será iniciada nesta segunda-feira (23) em postos espalhados por todo o estado. Este ano, os idosos e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no atendimento à população, serão os primeiros a serem imunizados. Também nesta primeira fase serão imunizadas funcionários do sistema prisional, as populações indígena e a privada de liberdade.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.
.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 16 milhões neste sábado (21)

Sábado / 21.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Além de unidades lotéricas, as Loterias CAIXA também disponibilizam canais digitais, como o Internet Banking CAIXA, o App Loterias CAIXA e o portal Loterias CAIXA.

O concurso 2.245 da Mega-Sena, a ser sorteado neste sábado (21), promete pagar um prêmio estimado em R$ 16 milhões. O sorteio será realizado no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. O acompanhamento ao vivo dos sorteios pode ser feito pela televisão e nas redes sociais das Loterias CAIXA (perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook e canal CAIXA no Youtube). Os apostadores têm à disposição diversas formas de registrar seus jogos. Além de unidades lotéricas, as Loterias CAIXA também disponibilizam canais digitais, como o Internet Banking CAIXA (IBC), o App Loterias CAIXA e o portal Loterias CAIXA - www.loteriasonline.caixa.gov.br