Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ministério da Saúde recebe doação de testes rápidos e EPIs

Quarta / 15.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O material faz parte dos 5 milhões de testes e 16 milhões de EPIs doados pela empresa Vale ao Governo Federal. (Foto: Reprodução / EBC)

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), aproximadamente 1 milhão de testes rápidos para a Covid-19. O material faz parte do total dos 5 milhões de testes doados pela empresa Vale ao Governo Federal. Além dos testes, também foram doados aventais, máscaras cirúrgicas e máscaras N95. A empresa se comprometeu a doar 16 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Desse total de EPIs, quase 9 milhões já estão em solo brasileiro. Toda a operação da Vale para trazer os materiais vai envolver 14 aviões, sendo 12 cargueiros e dois de carreira.

Dos cinco milhões de testes rápidos prometidos, metade já chegou ao Brasil, como explica o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. “Quase 9 milhões de equipamentos de proteção individual, entre máscaras, máscaras cirúrgicas, N95, óculos de proteção, luvas e aventais. Também já chegaram ao Brasil 2,5 milhões de testes rápidos: metade da promessa de 5 milhões já estão no Brasil.”

 A primeira remessa das doações chegou ao país no dia 30 de março – 500 mil testes rápidos. No dia 9 de abril, chegaram um 1 milhão de máscaras cirúrgicas, mais de 2 mil óculos de proteção e 1 milhão de testes rápidos. Outros Equipamentos de Proteção Individual foram recebidos na segunda semana de abril, informa o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. “No dia 11, recebemos 286 mil máscaras N95, 3,1 de máscaras cirúrgicas, 216 mil luvas, 450 mil aventais e 2.150 óculos de proteção.”

O Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 4,3 mil ventiladores da empresa brasileira Intermed Equipamento Médico Hospitalar. O investimento é de R$ 258 milhões. Com a compra, o Governo Federal totaliza 10,8 mil ventiladores pulmonares obtidos desde o início da emergência em saúde pública devido à pandemia por coronavírus.

Guajeru: Prefeito institui Comitê Inter Setorial para controle e distribuição da merenda escolar

Quarta / 15.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O comitê, que será presidido pela Secretária Terezinha Souza, fiscalizará a distribuição de merenda escolar durante o período que aulas estiverem suspensas em Guajeru.

O prefeito Gil Rocha instituiu, nesta terça-feira (14), o Comitê Municipal Inter Setorial para controle da merenda escolar em situação de emergência decorrente da pandemia do coronavírus (covid-19). O comitê será presidido pela Secretária Municipal de Educação Terezinha Souza Silva Santos e reunirá de forma virtual para fiscalizar e auxiliar a distribuição de merenda escolar durante o período que aulas estiverem suspensas em Guajeru. “Já instituímos o comitê na data de hoje (14) que será responsável por organizar a distribuição, indicando a Secretaria de Educação o melhor mecanismo de distribuição da merenda escolar, sempre priorizando o distanciamento social e evitando aglomerações”, explicou o prefeito Gil Rocha.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica na próxima segunda-feira, dia 20

Quarta / 15.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi que na próxima segunda-feira, dia 20, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 13h, na BR-122 e no Povoado Coruja, localizado na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Bahia registra 776 casos confirmados do Coronavírus

Quarta / 15.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Desses casos, 26 vieram a óbito, 191 pessoas estão recuperadas e 85 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

A Bahia registra 776 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 7,86% do total de casos notificados. Até o momento, 5.268 casos foram descartados e houve 25 óbitos, sendo 13 no município de Salvador e 12 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1) e Vitória da Conquista (1). Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (14). Ao todo, 191 pessoas estão recuperadas e 85 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

Os casos confirmados estão distribuídos em 78 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,77%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 434 (55,93%) são do sexo feminino. A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,61% do total. O coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes também foi maior nesta faixa etária (96,77/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 50 a 59 anos (94,73). Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

Guanambi: Decreto traz novas medidas de combate ao Coronavírus

Terça / 14.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Decreto 723/2020 foi publicado na edição de segunda-feira, dia 06, do Diário Oficial da Prefeitura de Guanambi.

A Prefeitura de Guanambi publicou o Decreto 723/2020, que constituiu o regramento atualizado que disciplinará as medidas de contingenciamento para o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) no município de Guanambi. A suspensão das aulas e dos eventos de qualquer natureza vigorarão até 30 de abril e, a suspensão de todos os empreendimentos de atividades econômicas, inclusive as sem fins lucrativos que promovam aglomerações de pessoas, até 20 de abril.

> CONFIRA AQUI O DECRETO

A lista de exceções possui 27 incisos, que contou com a lista completa, desde o primeiro decreto até a última alteração publicada. Todas as exceções funcionarão com regramentos ainda mais rígidos, responsabilizando o empreendedor pelas filas no interior e exterior dos estabelecimentos, garantindo pelo menos um metro e meio de distanciamento. Além da gestão de filas, os protocolos de higienização antisséptica e sanitária devem ser ofertados de maneira farta e contínua, além da garantia de que a população considerada de risco pela OMS deverá ser atendida de forma diferenciada, não devendo estar nas filas de forma alguma.
.

Câmara de Vereadores de Brumado: sessão desta terça (14) contou com homenagem a Moraes Moreira

Terça / 14.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os vereadores destacaram a ligação de Brumado com o artista, que é natural de Ituaçu e teve início da sua carreira na região. (Foto: Ricardo Borges / Divulgação / CP)

Na sessão desta terça-feira (14), da Câmara de Vereadores de Brumado, os parlamentares realizaram um minuto de silêncio ao cantor e compositor Moraes Moreira, que faleceu nesta terça-feira (14). A solicitação foi realizada pela vereadora Ilka Abreu. Os vereadores destacaram a ligação de Brumado com o artista, que é natural de Ituaçu e teve início da sua carreira na região. Em seguida, o presidente da casa, Léo Vasconcelos, comunicou que será feita uma Moção de Pesar e Solidariedade do Poder Legislativo, “a qual será apresentada na próxima sessão para acentuar ainda mais as homenagens dos vereadores brumadenses a este grande representante da arte e da alegria que marcou gerações”, explicou a Assessoria da Câmara.

> Confira abaixo o show de Moraes Moreira em Brumado, nos Dia dos Pais de 1991

A sessão também contou discussões sobre o Projeto de Lei 06/2020, que dispõe sobre uma nova formatação geográfica, redefinindo novos limites geográficos para o município; sobre a distribuição das cestas básicas aos alunos da rede municipal de ensino pela Secretaria de Educação, que foi criticada pela oposição pela forma como vem sendo conduzido o processo. A sessão não foi aberta à população, participando apenas os assessores e membros da imprensa, devido à pandemia do coronavírus (covid-19).

Bahia tem 759 casos do coronavírus

Terça / 14.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Desses 759 casos, 181 pessoas estão recuperadas, 85 internados, sendo 29 em UTI, e 22 óbitos.

A Bahia está com 759 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, até às 19h desta terça-feira (14), desses 759 casos, 181 pessoas estão recuperadas, 85 internados, sendo 29 em UTI, e 22 óbitos, sendo 11 no município de Salvador e 11 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1).

Brumado: Bairros Novo Brumado e Dr. Juracy terão fornecimento de água interrompido nesta quinta-feira (16), informa Embasa

Terça / 14.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Conforme a Embasa, a medida se deve “para possibilitar a realização de manutenção programada com o objetivo de melhorar o abastecimento”.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) enviou à redação do Site Sertão Hoje / Tribuna do Sertão um comunicado informando que o fornecimento de água será temporariamente interrompido nesta quinta (16) nos bairros Novo Brumado e Dr. Juracy. Conforme a Embasa, a medida se deve “para possibilitar a realização de manutenção programada com o objetivo de melhorar o abastecimento”.

Os locais afetados serão: Praça Adelina Lessa Santos, Rua Agenor Caetano da Silva, Rua Alcetides Catarino, Rua Padre Anchieta, Rua Antônio Jorge Cerqueira, Rua Padre Antônio Vieira, Rua Armindo da Silva Leite, Rua Armindo Meira Leite, Rua Arrecife, Av. Centenário, Rua Clóvis Coqueiro, Rua São Cosme, Rua Cristóvão, Rua Dilson da Silva Leite, Rua Eustáquio J. da Costa, Rua Hidelbrando Ferreira, Rua João Lima, Rua Papa João XXIII, Rua José Bonifácio de Souza, Rua José de Lima Amorim, Rua José Mariano da Silva, Rua Juscelino Kubitschek, Travessa Lagoa Funda, Rua Luiz da Gama, Rua Manoel José de Lima, Rua Maria dos S. Leite, Rua Maria Lobo, Rua Rui Barbosa, Rua Souza Cruz, Rua Tupi, Rua Valdite Novais Pinto e Rua Wilson Gonçalves.

Principais barragens da Bahia recuperam volume útil

Terça / 14.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na região de Piemonte Norte do Itapicuru, a Barragem de Pindobaçu encontra-se com 108,64% do volume útil. (Foto: Divulgação / SIHS)

As chuvas ocorridas nos últimos meses na Bahia promoveram a recarga de reservatórios importantes para a garantia da segurança hídrica da população baiana. Nesta segunda-feira (13), os principais reservatórios do estado estão operando com volume útil em condições satisfatórias para alimentar os mais diversos sistemas de abastecimento de água operados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresas vinculadas à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Maior reservatório do estado, com uma capacidade total de 34,11 bilhões de metros cúbicos de água, a Barragem de Sobradinho estava operando com 25% de volume útil em novembro de 2019 e agora encontra-se com 84%, podendo passar dos 90% até o fim do mês. Dessa forma, segundo a SIHS, é possível atravessar bem o restante do ano, sem restrições nos usos que dependem desse reservatório, dentre eles abastecimento humano e a agricultura irrigada, que é a principal atividade econômica ao longo desta bacia, que abriga quase 50% do território baiano. A Barragem de Pedra do Cavalo, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e mais a região de Feira de Santana, encontra-se com 73,22% da capacidade, proporcionando segurança hídrica para cerca de 4 milhões de habitantes. Outras três barragens que abastecem Salvador e região também estão com volumes altos: Santa Helena (90,04%), Joanes I (102,11) e Joanes II (93,85). A Barragem de Apertado está apresentando uma recuperação gradativa, depois de ter atingido o volume morto no fim de 2019, com menos de 3% do volume, e hoje se apresenta com 16,79%, com mais de 18 milhões de metros cúbicos de água. A recuperação de Apertado é importante para dar suporte à atividade agrícola irrigada do Alto Paraguaçu, garantindo a manutenção de milhares de empregos na região.
.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira, dia 15

Segunda / 13.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que na quarta-feira, dia 15, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Ruas Sargento Antenor Santos, Dr. Gutemberg Leal, Geni Miranda Amorim, Barão de Vila Velha, Alfredo José Inácio, Virgílio Ataíde, Padre Miguelino, Francisco Xavier pires, Tenente Amarilio Silva Leite e Coronel Fidelcino Santos, além da Travessa Moreira e da Fazenda Cachoeira, todas localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Bahia chega a 723 casos confirmados do coronavírus; aumento de 8,6% em relação ao domingo (12)

Segunda / 13.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 164 pessoas estão recuperadas, 66 internadas, sendo 28 em UTI, e 22 vieram a óbito.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, nesta segunda-feira (13), às 12h, que o estado contabiliza 723 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus (covid-19), sendo 73 profissionais de saúde. No domingo (13), a Sesab havia registrado 674 casos, o aumento foi de 8,6%. Ao todo, 164 pessoas estão recuperadas, 66 internadas, sendo 28 em UTI, e 22 vieram a óbito, sendo 11 em Salvador e 11 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1). O 22º óbito foi registrado nesta segunda-feira (13). O paciente era um homem de 69 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes, hipertensão e glaucoma.

Caetité: 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe vai até esta quinta-feira (15); confira os locais

Segunda / 13.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até quinta-feira, dia 15, os idosos e profissionais da saúde devem se vacinar contra a Gripe. A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité divulgou o calendário, contendo os dias e locais de vacinação. Nesta segunda-feira (13), a vacinação ocorre na Igreja São Gaspar, localizada na região do Baraúna; Na terça. dia 14, a vacinação ocorre no salão do ECC, no bairro São Vicente; e no dia 15, a vacinação ocorre na Igreja Santa Rita, situado no bairro Santa Rita.

Banco Mundial prevê retração de 5% no PIB brasileiro neste ano

Segunda / 13.04.2020

Por Paulo Henrique / AGR+

A previsão é de 1,5% em 2021 e 2,3% em 2022. Os dados fazem parte do relatório “A economia nos tempos de covid-19”.

O Banco Mundial divulgou, neste domingo (12), um levantamento que estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sofra uma retração de 5% neste ano. A previsão para o PIB do país em 2021 e 2022 é de 1,5% e 2,3%, respectivamente. Os dados fazem parte do relatório “A economia nos tempos de covid-19”.  De acordo com a publicação, o PIB da região da América Latina e Caribe deve ter queda de 4,6% neste ano. O cálculo não inclui a Venezuela. A previsão é de crescimento de 2,6% tanto em 2021 quanto em 2022, na região.

O relatório aponta que a pandemia do novo coronavírus exige "respostas de políticas em diversas frentes para apoiar os mais vulneráveis, evitar uma crise financeira e proteger os empregos” e “os programas atuais de proteção e assistência social devem ser rapidamente ampliados”. O Banco Mundial sugere que os governos devem considerar a opção de apoiar as instituições do setor financeiro e as principais fontes de emprego nos países da América Latina e do Caribe.

Governador Rui Costa agradece deputados por aprovação de projeto que obriga empresas a fornecerem máscaras a funcionários

Segunda / 13.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O projeto foi encaminhado à AL-BA na última quinta-feira (09) e também estabelece que as empresas devem fiscalizar o uso das máscaras.

O governador Rui Costa usou as redes sociais, na manhã de sábado (11), para agradecer aos deputados estaduais pela aprovação do Projeto de Lei que trata da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais de trabalho. O projeto determina que estabelecimentos privados e públicos, em funcionamento na Bahia, assegurem máscaras de proteção para seus funcionários. "Agradeço aos deputados estaduais pela votação em pleno sábado. Precisamos de união na guerra contra o coronavírus", escreveu no Twitter.

O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na última quinta-feira (09) e também estabelece que as empresas devem fiscalizar o uso das máscaras. Após o projeto ser sancionado pelo governador, o uso da máscara deixará ser opcional e passará a ser obrigatório. As penas previstas para quem descumprir a medida são o pagamento de multa e até fechamento do estabelecimento.

Testes rápidos do coronavírus são enviados a mais de 60 municípios baianos

Segunda / 13.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os testes serão voltados, principalmente, aos trabalhadores das áreas de Segurança Pública e de Saúde. (Foto: Divulgação / Vale)

Mais de 60 municípios baianos, onde o coronavírus (covid-19) foi identificado, já receberam testes rápidos. Por determinação do Ministério da Saúde, os 31 mil testes rápidos serão voltados para os trabalhadores das áreas de Segurança Pública e Saúde e para as pessoas que residam no mesmo domicílio dos profissionais e estejam com quadro gripal. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a Bahia solicitou a ampliação desse público-alvo, mas o acréscimo de outros grupos populacionais está subordinado à capacidade operacional de produção, aquisição e distribuição do Ministério da Saúde”, pontua o secretário.

De acordo com o diretor de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Cristiano Sóster, no caso dos trabalhadores de Segurança Pública, os testes serão utilizados apenas para se verificar se os profissionais estão curados e possam voltar ao trabalho. “A lógica que o Ministério da Saúde está utilizando é a de que o profissional da Segurança Pública vai ficar de quarentena e, 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o teste será aplicado para sabermos se ele está curado ou não, a fim que de ele possa voltar à atividade sem contaminar ninguém”, explica o diretor.

A nota técnica nº 11/2020 disponibilizada pelo Ministério da Saúde, indica que o resultado é verificado após 15 minutos da realização do teste. Além disso, o teste deve ser realizado respeitando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, eles devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; no caso das pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, ela deve possuir o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.