Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo do Estado prorroga suspensão das aulas e eventos na Bahia

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Decreto 19.586/2020, que venceria nesta terça-feira (02), foi prorrogado até o dia 29 deste mês para conter o avanço do novo coronavírus na Bahia.

O governador Rui Costa anunciou a continuidade da suspensão das atividades na noite desta segunda-feira (1º), via transmissão ao vivo, por meio das redes sociais – confira o vídeo ao final da matéria. O Decreto 19.586/2020, que venceria nesta terça-feira (02), foi prorrogado até o dia 29 deste mês para conter o avanço do novo coronavírus na Bahia.

As suspensões previstas no decreto incluem as atividades que envolvem aglomeração com mais de 50 pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, além do transporte coletivo intermunicipal em 247 cidades baianas que registraram casos da Covid-19 recentemente – confira a lista completa

Prefeitura de Poções adquire roçadeira hidráulica articulada

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O equipamento, que representa um investimento de R$ 52 mil, será destinado para roçagem do mato nas margens das estradas rurais de Poções. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Poções, administração ‘Governando para o Povo’, que tem à sua frente o prefeito Léo Mascarenhas, adquiriu mais um veículo para reforçar a frota municipal. Trata-se uma roçadeira hidráulica articulada, que representa um investimento de R$ 52 mil, com recursos próprios do município e será destinada para roçagem do mato nas margens das estradas rurais de Poções. O equipamento será acoplado a um trator agrícola para realização do trabalho, melhorando as condições de trafegabilidade e garantindo mais segurança para os motoristas que usam as estradas rurais do município. “Este é mais um investimento em infraestrutura. Com muito esforço e trabalho, vamos oferecer um serviço de roçagem com qualidade e de forma ágil. Já são 19 veículos adquiridos em nossa gestão. Poções segue avançando”, destacou o Prefeito Léo Mascarenhas.

Pindaí tem 5 novos casos de Covid-19 registrados na segunda-feira (01)

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Já foram realizados 200 exames pelas empresas do parque eólico, onde 13 testaram positivos, sendo 3 de Guanambi, 1 de Morrinhos, 1 de Caetité, 1 de Urandi e 7 de Pindaí.

O município de Pindaí registrou 5 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (20). A confirmação se deu por meio de teste rápido. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pindaí informou que já contatou os munícipes, identificando os seus contactantes e os orientados a quarentena de 14 dias em isolamento domiciliar. Ao todo, no município, já foram realizados 200 exames pelas empresas do parque eólico, onde 13 testaram positivos, sendo que 3 são de Guanambi, 1 de Morrinhos, 1 de Caetité, 1 de Urandi e 7 de Pindaí.

Caetité: Hospital provisório da Covid-19 recebe primeiros equipamentos

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A unidade, que inicialmente estava sendo construída para o tratamento do câncer, teve suas obras aceleradas e adaptadas para o tratamento de pessoas com Covid-19.

O Hospital de Emergência para a Covid-19, em Caetité recebeu os primeiros equipamentos. A unidade, que inicialmente estava sendo construída para o tratamento do câncer, teve suas obras aceleradas e adaptadas para o tratamento de pessoas com Covid-19. Até o momento chegaram monitores de vários parâmetros de cabeceira (utilizados pra medir temperatura, pressão, respiração, oxigenação, entre outras coisas), cardioversores com desfibriladores, ventilador pulmonar infantil/neo-natal, unidade móvel cárdio-respiratória, aparelho de raio-X, eletrocardiógrafo. Também foram recebidas macas, leitos hospitalares com adequações, além de materiais necessários para o funcionamento e uso dos equipamentos.

A unidade, que inicialmente estava sendo construída para o tratamento do câncer, teve suas obras aceleradas e adaptadas para o tratamento de pessoas com Covid-19.

Candiba, Ituaçu, Livramento, Macaúbas, Malhada de Pedras, Pindaí tem o transporte intermunicipal suspenso devido ao Coronavírus

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O total de municípios com essa suspensão chega a 264 - confira a lista completa no ‘leia mais’, ao final da matéria.

Candiba, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Pindaí e mais 17 municípios terão o transporte intermunicipal suspenso a partir desta quarta-feira (03).  A proibição é para a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O total de municípios com essa suspensão chega a 264 - confira a lista completa no ‘leia mais’, ao final da matéria.

A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Bom Jesus da Serra, Caldeirão Grande, Itaquara, Mundo Novo, Poções e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

.

Brumado: CDL se manifesta sobre vídeo em que comenta medidas para o combate ao Coronavírus

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até o momento, Brumado consta com 23 casos ativos da Covid-19, sendo os últimos 6 registrados nesta segunda-feira (1º). (Foto: Divulgação / CDL Brumado)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado emitiu, nesta terça-feira (02), uma nota de esclarecimento, assinada pelo presidente da instituição Manoel Messias, sobre um vídeo de campanha, publicado nesta segunda-feira (1º), no qual se comenta a atual situação do município diante da Pandemia do Coronavírus (Covid-19), a necessidade de fechamento do comércio e o comportamento da população.

Até o momento, Brumado consta com 23 casos ativos da Covid-19, sendo os últimos 6 registrados nesta segunda-feira (1º). Confira o vídeo ao final da matéria e abaixo, a nota na integra.

À CDL vem através deste esclarecer alguns detalhes sobre vídeo publicado nesta tarde de segunda feira 1 de junho e compartilhado nas redes sociais.

A intenção da criação e veiculação do vídeo faz parte da campanha de conscientização assim como diversas outras campanhas já promovidas por nossa entidade.

Não existiu em momento algum no vídeo termos usados para atribuir culpados pela propagação do vírus e sim uma forte conscientização para os cuidados necessários para conseguir continuar firmes no combate ao vírus.

A necessidade extrema é de evitar as aglomerações mesmo que seja pequena.

Quanto às LIVES que foi mencionado no vídeo, aproveitamos para parabenizar os artistas da terra bem como seus promotores, empresários que apoiam e realizam estes eventos, pois contribuem para levar alegria a casas das pessoas neste grande momento de tristeza. A alerta é para os que estão assistindo as lives em casa para evitar aglomerações de pessoas no momento de exibição das mesmas.

A CDL não tem poder de fechar ou reabrir comércio.

Somos uma entidade compromissada com nossos associados orientando, organizando e levando informações ao comércio sobre o cumprimento das diretrizes, normas e decreto em nossa cidade.

Cabe somente ao poder executivo juntamente com seus órgãos Secretaria de saúde, Procuradoria e secretaria de administração a execução de decreto para fechamento total, parcial, toque de recolher, lei seca e até mesmo lock down.

Estivemos deste o início contribuindo nos debates e continuaremos, até o final deste triste momento que vivemos, na certeza de que conseguiremos vencer o nosso pior inimigo neste momento, A COVID 19.


Manoel Messias
Presidente da CDL

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Câmara de Dirigentes Lojistas (@cdldebrumado) em

Bahia passa das 700 mortes pela Covid-19

Terça / 02.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 6.701 pessoas já se curaram e 701 vieram a óbito, restando 11.496 casos ativos. Na Bahia, 2.764 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 18.898 casos de coronavírus (Covid-19), até às 17h desta segunda-feira (01), o que representa 16,07% do total de notificações no estado. Os 34 óbitos contabilizados no último boletim epidemiológico referem-se a um período de 28 dias e não nas últimas 24 horas. As notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Ao todo, 6.701 pessoas já se curaram e 701 vieram a óbito, restando 11.496 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Na Bahia, 2.764 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Na Bahia, dos 1.803 leitos disponíveis do SUS exclusivos para coronavírus, 1.017 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 534 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 55.547 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 1º de junho de 2020. Estão em análise 1.416 exames.

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO CLIQUE AQUI

Governo estuda 4ª parcela do auxílio emergencial durante pandemia

Segunda / 01.06.2020

Por Jalila Arabi / AGR+

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também defendeu a permanência do auxílio emergencial por mais tempo e com o mesmo valor. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O governo federal anunciou, na última quinta-feira (28), que estuda a possibilidade de uma quarta parcela do auxílio emergencial para os prejudicados pela pandemia. O valor de R$ 600 ainda será revisto, podendo ser reduzido. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também defendeu a permanência do auxílio emergencial por mais tempo e com o mesmo valor de R$ 600.

Inicialmente, o beneficiário tem direito a até três parcelas do auxílio. Podem receber a ajuda os trabalhadores informais, integrantes do Bolsa Família e pessoas de baixa renda. Até o momento, cerca de 59 milhões de pessoas já receberam o dinheiro, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Cada parcela custa aos cofres públicos quase R$ 50 bilhões de reais.  O governo estuda, ainda, outras medidas para a retomada da economia após a pandemia do novo coronavírus, como o programa Carteira Verde e Amarela, medida que flexibiliza direitos trabalhistas para facilitar contratações.

Brumado: mais 6 casos de Covid-19 foram confirmados nesta segunda-feira (1º)

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Desde o início da Pandemia do Coronavírus, Brumado totaliza 37 casos confirmados, sendo que 14 já estão curados.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA) confirmou, nesta segunda-feira (01), mais 2 novos casos de Covid-19 em Brumado. 4 outros casos já haviam sido confirmados pela manhã, somando 23 casos ativos até o momento. Desde o início da Pandemia do Coronavírus, Brumado totaliza 37 casos confirmados, sendo que 14 já estão curados.

Confirmados mais 2 novos casos de Covid-19 em Livramento de Nossa Senhora

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os testes foram realizados pelo Lacen/BA. Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira (1º), Livramento possui 7 casos, sendo que 5 já estão curados.

Em Livramento de Nossa Senhora mais 2 pessoas testaram positivo para a Covid-19. A Secretaria de Saúde de Livramento (Sesau) informou que os casos tratam-se de um motorista que veio de Salvador e uma mulher, gestante, que retornou de São Paulo. Ambos estão sendo acompanhados pela Sesau. Os testes foram realizados pelo Laboratório de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA). Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira (1º), Livramento possui 7 casos, sendo que 5 já estão curados.

Operação Ragnarok: empresa deixa de entregar respiradores ao Consórcio Nordeste; 3 pessoas foram presas

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O grupo foi descoberto graças à denúncia do Consórcio Nordeste, que tentou adquirir 300 respiradores para o combate ao coronavírus com a empresa.

A Polícia Civil baiana deflagrou, na manhã desta segunda-feira (1º), a Operação Ragnarok, que cumpriu três mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, contra quadrilha que fraudou a venda de equipamentos hospitalares.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o grupo foi descoberto graças à denúncia do Consórcio Nordeste, que tentou adquirir 300 respiradores para o combate ao coronavírus com a empresa. O estabelecimento se apresentava como revendedor dos produtos. De acordo com as investigações, a empresa tentou negociar de forma fraudulenta com vários setores no país, entre eles os Hospitais de Campanha e de Base do Exército, ambos em Brasília (DF). A operação, coordenada pela SSP-BA, através da Superintendência de Inteligência, conta com a participação da Polícia Civil da Bahia, através da Coordenação de Crimes Econômicos e Contra Administração Pública; da Polícia Civil de São Paulo e do Distrito Federal; e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Mais de 150 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.

OAB Brumado realizará live sobre ‘Benefício Assistencial - Alterações Legislativas durante a Pandemia’

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A live está marcada para esta quinta-feira (04), às 19h, em seu perfil no instagram. (Foto: Divulgação / OAB Brumado)

A 21ª subseção da OAB-BA, sediada em Brumado, realizará uma live sobre ‘Benefício Assistencial - Alterações Legislativas durante a Pandemia’ nesta quinta-feira (04), às 19h, em seu perfil no instagram – veja aqui

A live contará com a presença da palestrante Dra. Maria Emilia Lima Tanajura, que é membro da Comissão de Estudos Jurídicos local e especialista em Direito Previdenciário, e mediação do Presidente da OAB Brumado, Dr. Kleber Lima Dias.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por OAB BRUMADO (@oabbrumado) em

Fiscalização da ANTT para coibir transporte clandestino já apreendeu 7 veículos em Brumado, Jequié e Vitória da Conquista

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão

A operação contou com o apoio das PM-BA e PRF, além de autoridades sanitárias estadual e municipais e da secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista. (Fotos: ANTT)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, entre os dias 26 e 29 de maio, operação de fiscalização para coibir o transporte não autorizado e combate ao novo coronavírus. As ações ocorreram nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié e Brumado, localizados na região do sudoeste baiano. A operação contou com o apoio das Polícias Militar (PM-BA) e Rodoviária Federal (PRF), além de autoridades sanitárias estadual e municipais e da secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista.

Ao todo, a ANTT aprendeu 7 veículos fazendo transporte interestadual não autorizado de passageiros e 138 passageiros foram transbordados para veículos regulares. A ANTT emitiu cerca de 20 autos de infração por vários tipos de infrações, como veículos em mau estado de conservação, falta de itens de segurança obrigatórios, entre outras irregularidades. Os passageiros que apresentavam sintomas da Covid-19 foram encaminhados aos profissionais de saúde.

PRF bate recorde em apreensões de drogas na Bahia

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento da PRF-BA foi publicado no Bahia Notícias nesta segunda-feira, 1ª.

As apreensões de drogas nas BRs que cortam a Bahia bateram recorde no 1º quadrimestre deste ano. Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das razões para o aumento das apreensões é que muitos acusados "imaginam que não haverá policiamento por conta da redução do fluxo das rodovias" devido à pandemia, o que acaba gerando o aumento das apreensões de drogas.

Segundo o levantamento, apenas nas apreensões de cocaína, o aumento escalou 1,3 mil% ante o mesmo período do ano passado. Em 2019, as apreensões foram de 88,3 kg. Neste ano, alcançaram 1,1 tonelada. Em abril, a PRF participou de uma operação que localizou um bunker com meia tonelada da droga – confira aqui

Houve aumento ainda na apreensão de crack, com 1 mil% de acréscimo ante o mesmo período do ano passado. Foram 9 kg neste ano comparados aos 900 g de 2019. No caso da maconha, as apreensões cresceram 300%. Neste ano, a PRF-BA apreendeu 2,1 toneladas da droga, enquanto que no ano passado a soma foi de 720 kg.

Rui Costa é bem avaliado por quase 85% dos baianos; confira

Segunda / 01.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento do Paraná Pesquisas em conjunto com o Bahia Notícias ouviu 2.016 habitantes em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio. (Foto: Reprodução / Youtube)

O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, pesquisou a percepção dos baianos sobre o governo de Rui Costa (PT) e, também, sobre sua atuação na crise da Pandemia do Coronavírus. O levantamento ouviu, por telefone, 2.016 habitantes em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio. Com intervalo de confiança de 95%, a pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Em relação ao governo, para 84,4% dos entrevistados, a administração do petista é bem avaliada. O percentual equivale a soma das avaliações ótima (25,1%), boa (30,8%) e regular (28,5%). Já ruim e péssimo, somados, equivalem a 13,2% dos pesquisados. Apenas 2,4% não souberam ou não opinaram. A pesquisa questionou ainda se os baianos aprovam ou não a gestão de Rui à frente do Palácio de Ondina. São 74,2% aprovando, enquanto que 20,4% desaprovam a administração do governador. O número de não souberam ou não opinaram é ligeiramente maior, 5,4%.

Sobre a crise do coronavírus, a atuação do governador é bem avaliada por 85,9% dos baianos. 27,4% dos entrevistados consideram ótima a forma como o governador lida com a crise; 32,7% avaliam como boa e 25,8% como regular. O somatório entre ruim e péssimo fica em 11,9%, enquanto 2,2% não souberam ou não opinaram. A pesquisa aponta ainda que 75,9% dos entrevistados aprovam a condução feita pelo governador durante a crise da Covid-19, contra 18,1% que desaprovam a atuação de Rui. 6% não souberam ou não opinaram.