Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Caculé realiza testagem para Covid-19 nos profissionais da saúde e segurança

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão hoje

“O objetivo é intensificar as medidas de contenção a disseminação do novo coronavírus, e assim proteger aqueles que estão na linha de frente”. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (09), o Governo de Caculé, via da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a realização de testes rápidos para Covid-19 em todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), SAMU 192, Agentes de Saúde e Endemias, Hospital e de toda a rede de Segurança Pública do município. Conforme divulgado pelo Governo de Caculé, “o objetivo é intensificar as medidas de contenção a disseminação do novo coronavírus, e assim proteger aqueles que estão na linha de frente”. Ao todo, serão testados cerca de 250 profissionais. A testagem rápida é feita com uma pequena amostra de sangue e o  resultado é entregue em até 20 minutos após a coleta.

Guajeru: prazo para participar da consulta pública da LOA 2021 termina dia 20

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados podem preencher o formulário de sugestões ou encaminhar correspondência para a Prefeitura. (Foto: Divulgação)

O prazo para participar da consulta pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 de Guajeru vai até o dia 20 deste mês. O regulamento pode ser acessado no site da Prefeitura de Guajeru (governodeguajeru.ba.gov.br). Os interessados podem preencher o formulário de sugestões - disponível aqui - ou encaminhar correspondência, sob a rubrica “Lei Orçamentária Anual - LOA 2021”, para a Prefeitura, no endereço Praça ACM, nº 124 - Bairro Centro / Guajeru - Bahia.

Caraíbas confirma novo caso de Covid-19; paciente estava na cidade a trabalho

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O caso trata-se de um morador de Presidente Jânio Quadros. Ele tem 22 anos e estava em Caraíbas a trabalho, motivo pelo qual não é contabilizado como caso de Caraíbas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caraíbas informou, na noite desta quinta-feira (09), a confirmação de um novo caso de Covid-19 no município. Conforme a pasta, o caso, confirmado na sede via teste rápido, trata-se de um morador do município de Presidente Jânio Quadros. Ele tem 22 anos e estava em Caraíbas a trabalho, motivo pelo qual não é contabilizado como caso de Caraíbas, e já está em isolamento na casa de um familiar. Caraíbas tem 7 casos confirmados até o momento.

Municípios baianos com aumento expressivo no número de casos de Covid-19 terão medidas mais duras de restrição, anuncia Rui Costa

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite desta quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado.

Nesta sexta-feira (10), serão definidas medidas mais duras de restrição para diversos municípios baianos que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19 nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite desta quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado. Confira ao final da matéria.

“Estou extremamente preocupado com o crescimento de casos registrado em alguns municípios baianos e, justamente por isso, decidi conversar com os prefeitos para entender o que levou a esse súbito aumento. A maior parte dos prefeitos apontou como causa os festejos juninos, já que muitas pessoas que moram no interior em sítios, fazendas ou mesmo casas fizeram festas que contaram com a participação de parentes de outras cidades e até de outros estados”, explicou o governador, complementando ainda que “se essa situação se prolongar, poderemos chegar a um colapso do sistema de saúde da Bahia, por isso precisaremos endurecer as restrições nessas localidades. Nossa meta é e sempre será lutar para que vidas humanas sejam salvas. Também em função disso, orientei que os prefeitos façam o Internamento precoce de pacientes com sintomas e morbidades para tentar evitar que a situação se agrave”.

Fazem parte da relação de cidades que passarão a ter medidas mais duras de circulação de pessoas municípios como Jequié e Jaguaquara. Nesta sexta-feira (10), o governador irá fazer uma nova reunião de alinhamento com os prefeitos restantes.

Prorrogado toque de recolher em Itaberaba até 16 de julho

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Itaberaba contabiliza 402 casos da Covid-19 confirmados. Atualmente, 186 pessoas estão curadas, 201 permanecem com o vírus e 15 vieram a óbito.

A circulação noturna de pessoas em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, segue restrita até o dia 16 de julho. A medida de enfrentamento ao novo coronavírus, que terminaria nesta quinta-feira (09), foi prorrogada mais uma vez, em atuação conjunta dos poderes públicos estadual e municipal. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (10), a restrição compreende o período das 18h às 5h, quando ficam proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (09) pela Prefeitura, Itaberaba contabiliza 402 casos confirmados da Covid-19 desde o inicio da pandemia. Atualmente, 186 pessoas estão curadas, 201 permanecem com o vírus e 15 vieram a óbito.

Caturama e Ituaçu têm transporte intermunicipal suspenso devido à pandemia do Coronavírus; total chega a 378

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia contabiliza 98.319 casos confirmados da Covid-19. 69.098 pessoas já estão curadas, 26.893 continuam infectadas pelo vírus e 2.328 tiveram óbito confirmado.

Os municípios de Barra do Rocha, Caturama, Ituaçu e Novo Horizonte terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (11). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10).

• Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, a lista com os 378 municípios baianos com o transporte intermunicipal suspenso.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lajedão e Malhada, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na quinta-feira (10), a Bahia contabiliza 98.319 casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia. 69.098 pessoas já são consideradas curadas, 26.893 continuam infectadas pelo vírus e 2.328 tiveram óbito confirmado. Somente nesta quinta-feira, dia 10, foram registrados 2.783 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 2,9%), 51 óbitos (+2,2%) e 2.548 curados (+3,8%).
.

Bancários de Vitória da Conquista passam por testagem rápida para Covid-19; resultados deram negativo

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“É tranquilizante saber que 100% dos testes na categoria deu negativo”, revela o presidente do SEEBVCR, Leonardo Viana. (Foto: Divulgação / SEEBVCR)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região (SEEBVCR) conclui a testagem rápida para Covid-19 da categoria em Vitória da Conquista. Nesta semana, nos dias 8 e 9, 183 bancárias e bancários realizaram o teste rápido para a Covid-19 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Foram testadas apenas as pessoas que estão em trabalho presencial na agência em contato com o público. Todos os resultados deram negativo.

Desde março, a diretoria do Sindicato encaminhou para as prefeituras dos 45 municípios que pertencem à base territorial da entidade, ofícios solicitando a testagem das trabalhadoras e trabalhadores bancários. Apenas as gestões de Vitória da Conquista, que encaminhou a testagem, e Itapetinga, que apontou não ter disponível o quantitativo de testes necessários, responderam.

O SEEB/VCR informou que vem acompanhado semanalmente o crescimento da disseminação do vírus em todas as cidades da base territorial para traçar as melhores táticas para este período. O próximo passo será a intensificação das cobranças junto aos demais municípios que não deram nenhuma resposta para a solicitação encaminhada em maio.

“É tranquilizante saber que 100% dos testes na categoria deu negativo. Podemos avaliar que esse resultado é uma consequência da série de ações de cobrança por parte do Comando Nacional, da Federação e do nosso Sindicato. Temos buscando a todo tempo manter contato com o poder público e com os bancos para garantir a proteção da categoria no seu local de trabalho. Outro destaque é a disciplina dos bancários e bancárias em levar para as suas rotinas pessoais as práticas de prevenção, como o uso de máscaras, o distanciamento e isolamento social e o respeito aos demais protocolos de segurança nos diversos ambientes. Por tanto, além de comemorar o resultado dos testes, precisamos reconhecer e parabenizar a categoria pelo respeito às orientações de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho. Agora, vamos continuar buscando também a atuação dos demais municípios da nossa base para solicitar a testagem da categoria nessas cidades”, destacou Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

“É tranquilizante saber que 100% dos testes na categoria deu negativo”, revela o presidente do SEEBVCR, Leonardo Viana. (Foto: Divulgação / SEEBVCR)

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões neste sábado (11)

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O concurso 1.991 da Lotofácil, a ser sorteado nesta sexta-feira (10) pode pagar um prêmio de R$ 5,5 milhões.

O concurso 2.278 da Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado (11). O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo app Loterias CAIXA e pelo portal Loterias CAIXA - www.loteriasonline.caixa.gov.br.

O concurso 1.991 da Lotofácil, a ser sorteado nesta sexta-feira (10) pode pagar um prêmio de R$ 5,5 milhões. Para jogar na modalidade, basta marcar entre 15 a 18 números, dentre os 25 disponíveis no volante. Ganha quem fizer 11, 12, 13, 14 ou 15 acertos. A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 2,50.

Prefeitura está construindo quadra poliesportiva na comunidade da Cristina

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“A quadra poliesportiva permitirá a prática do futsal, basquete, vôlei, handebol e eventos culturais da comunidade e contará com arquibancada”, explicou a Prefeitura.

Em Caetité, a Comunidade da Cristina, localizada na zona rural do distrito de Pajeú do Vento, está recebendo uma nova quadra poliesportiva. A obra, custeada com recursos vindos de convênio entre a Prefeitura Municipal de Caetité e a Caixa Econômica Federal, já teve início. Em nota, a Prefeitura de Caetité disse que “a quadra poliesportiva permitirá a prática do futsal, basquete, vôlei, handebol e eventos culturais da comunidade e contará com arquibancada”.

“A quadra poliesportiva permitirá a prática do futsal, basquete, vôlei, handebol e eventos culturais da comunidade e contará com arquibancada”, explicou a Prefeitura.

Prefeitura de Guanambi anuncia que dará suporte a quem teve auxílio emergencial negado

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

“O objetivo é dar suporte à Defensoria para atender aos pedidos de auxílio negados pela Dataprev”, esclareceu o prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi anunciou, nesta quinta-feira (09), que irá estabelecer ações de apoio aos beneficiários do Auxílio Emergencial no município. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública e a UNIFG. Conforme o prefeito, “o objetivo é dar suporte à Defensoria para atender aos pedidos de auxílio negados pela Dataprev”.

Na terça-feira (07), o prefeito esteve reunido com o Defensor Público Dr. Nathan Cruz, com o Juiz Federal Dr. Filipe Aguiar e com representantes da Caixa Econômica Federal, o gerente da unidade local, Robson, e o Superintendente Igor. Na quarta-feira (08), a reunião foi com o representante da Ordem dos Advogados (OAB), subseção Guanambi, Dr. Gercino Filho, e o Coordenador do Curso de Direito da UNIFG, Dr. Bruno Miola.

CNJ intima magistrados do TJ-BA investigados na Operação Faroeste

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A intimação foi feita nesta quarta-feira (08) pelo corregedor ministro Humberto Martins. O prazo de 15 dias para a defesa começou a ser contado no mesmo dia. (Foto: Alan Oliveira / G1)

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a intimação pessoal de 4 desembargadores e 3 juízes do Tribunal de justiça da Bahia (TJ-BA), investigados na Operação Faroeste, que apura esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste do estado, a apresentar defesa prévia, no prazo de 15 dias, para o plenário decidir ou não pela abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A intimação foi feita nesta quarta-feira (08) pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Segundo o CNJ, o caso diz respeito à reclamação disciplinar, instaurada pela Corregedoria Nacional de Justiça, para a apuração de possível falta disciplinar cometida pelos desembargadores Maria do Socorro Barreto Santiago, Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel e pelos juízes Eliene Simone Silva Oliveira, Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, Márcio Reinaldo Miranda Braga e Marivalda Almeida.

Ainda de acordo com o CNJ, após o Superior tribunal de Justiça (STJ) receber denúncia, o corregedor nacional de Justiça solicitou o compartilhamento das provas e documentos colhidos durante a investigação criminal para subsidiar o PAD. São 5 as possibilidade de eventuais punições através do PAD: censura, advertência, remoção compulsória, disponibilidade, ou aposentadoria compulsória.
.

Bahia assegura mais de R$ 43 milhões em recursos federais para o combate ao Coronavírus

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na reunião, também ficou assegurado o envio de novos ventiladores pulmonares e até 500 mil kits de amplificação do RT-PCR. (Foto: Divulgação / Sesab)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, conseguiu nesta quarta-feira (08), em Brasília, que o Ministério da Saúde ampliasse em R$ 43 milhões, o custeio de serviços já em funcionamento no estado, como as UTIs Covid de hospitais na capital e no interior. Na reunião com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e os principais secretários do ministério, também ficou assegurado o envio de novos ventiladores pulmonares e até 500 mil kits de amplificação do RT-PCR, o que corresponde a mais de 70% do custo do exame molecular para Covid-19.

De acordo com o secretário, “o Ministério permitirá ainda que os recursos das emendas parlamentares da bancada da Bahia sejam utilizados para comprar equipamentos para montar hospitais, bem como enviarão medicamentos anestésicos para pacientes entubados, que estão escassos em todo o Brasil”, afirma Vilas-Boas.

Os leitos de Terapia Intensiva que serão habilitados pelo Ministério da Saúde estão localizados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Ilhéus. São unidades de referência para o tratamento de pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus, como o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, o Hospital Espanhol, o Instituto Couto Maia, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, o Prohope, o Hospital Estadual da Criança, o Hospital Costa do Cacau e o Hospital Geral Prado Valadares.

Sindicato dos Bancários inicia testagem para a Covid-19 da categoria em Vitória da Conquista

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nesta quinta-feira (09), a partir das 16h, será a segunda etapa, onde serão testadas(os), as(os) trabalhadoras(es) dos bancos privados. (Foto: Divulgação / SEEBVCR)

Na primeira etapa de testagem da categoria dos bancários em Vitória da Conquista ninguém testou positivo para a Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (08), 120 bancárias e bancários do Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Banco do Brasil participaram da ação organizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Nesta quinta-feira (09), a partir das 16h, será a segunda etapa, onde serão testadas(os), as(os) trabalhadoras(es) dos bancos privados.

“Hoje tivemos um avanço importante para a categoria durante a pandemia. Tivemos uma presença de quase 100% de todas e todos que estão trabalhando presencial nas agências aqui em Conquista. Apesar de toda a exposição, a categoria tem redobrado o cuidado em seu cotidiano, com isso, nesse primeiro dia ninguém apresentou resultado reagente nos testes. Seguiremos na luta buscando todos os recursos possíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro para a categoria e clientes dos bancos”, avalia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Prefeitura de Ibiassucê está realizando manutenção e recuperação de estradas vicinais da zona rural

Quinta / 09.07.2020

Por Augusto Jackson

“Estamos trabalhando para oferecer melhores condições, segurança e conforto durante o percurso pelas estradas”, destacou o prefeito Adauto Prates. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Ibiassucê está promovendo diversos serviços de recuperação das estradas vicinais da zona rural. A ação tem como objetivo garantir um melhor acesso aos veículos e moradores da zona rural à sede.

Até o momento, muitas estradas vicinais já foram recuperadas pela Prefeitura de Ibiassucê, beneficiando todos os moradores de Catuni, Picadas, Grama, Passos, Mucambo, Amarra Saco, Lajes, Brejo, Três Unidos, Lagoa Funda Novais, Jabuticaba, Massangano, Lagoa Funda Brito, Olho D’água de Dé, Jacaré, Santo Antônio, Brasilândia, Roça Grande, Careta, Umbaúba, Lameiro, Licurì, São Gregoriano, Lagoa do Meio, Santo Inácio e Jatobá.

Segundo o Prefeito Adauto Rebouças Prates, mesmo com a pandemia, a prefeitura continua com o cronograma de trabalho, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, para a segurança de todos os funcionários. “Os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o acesso de todos à sede de nossa cidade. Assim estamos trabalhando para oferecer melhores condições, segurança e conforto durante o percurso pelas estradas”, destacou o prefeito.

Com queda de doações na pandemia, estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico

Quinta / 09.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.hemoba.ba.gov.br ou pelo e-mail [email protected]. (Foto: Divulgação / Sesab)

No período da pandemia da Covid-19, a Fundação Hemoba registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia. Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos à doação por mês, resultando em uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas. Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para 7 mil. Segundo Fernando Araújo, diretor geral do hemocentro, mesmo diante da redução no número de doadores, a Bahia está vivendo um momento de demandas transfusionais crescente. “Com a ampliação de serviços e descentralização da assistência, mais pessoas estão tendo acesso à média e alta complexidade em saúde em nosso estado, com isso a rede pública está realizando mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, além disso, alguns pacientes com complicações causadas pelo coronavírus também necessitam de transfusão, o que exige a presença de doadores regulares nas nossas unidades”.

A Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19. Logo na entrada, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre os doadores. Já na sala de coleta as poltronas de doação estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação. A doação de sangue também está funcionando com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.hemoba.ba.gov.br ou pelo e-mail [email protected].

Para doar sangue, o voluntário precisa se apresentar em uma das unidades da Hemoba, usando máscara e portando documento original com foto, e ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar das indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da Covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa. Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.