Sertão Hoje

Sertão Hoje

Codevasf e Ministério do Desenvolvimento Regional realizarão sondagem de mercado sobre Projeto Irrigado Baixio de Irecê

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto é o 1º que será ofertado pelo MDR, Codevasf e DNOCS para concessões e parcerias de perímetros irrigados. Localiza-se a margem do rio São Francisco.

No período de 20 a 29 de julho, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promovem, por meio de videoconferência, sondagem de mercado sobre o projeto de concessão das Etapas 3 a 9 do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê, localizado no sertão baiano. O objetivo é obter contribuições junto a potenciais interessados no projeto para subsidiar o desenvolvimento do modelo de concessão para o setor privado.

Os interessados em participar devem se inscrever até a próxima quarta-feira (15) pelo email [email protected], informando nome, empresa ou instituição que representa, dia e horário de preferência. As reuniões, com duração de 60 minutos cada, serão realizadas de forma individual com cada interessado.

O Projeto Baixio de Irecê é o primeiro de um portfólio de projetos que será ofertado pelo MDR, Codevasf e DNOCS para concessões e parcerias de perímetros irrigados. Localiza-se na margem direita do rio São Francisco, nos municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. O centro urbano mais próximo, que deu nome à iniciativa, é o município de Irecê. A região tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e com forte tradição agrícola. Tem presença institucional diferenciada, pois sedia diversas universidades e centros de comercialização, dispõe de estradas para escoamento da produção e tem potencial para exportação de frutas e derivados via Aeroporto Internacional de Petrolina, em Pernambuco, localizado a 435 km do projeto.

O perímetro abrange uma área de 105 mil hectares, sendo 48 mil hectares de área irrigada, subdivididos em 9 etapas. As etapas 1 e 2 representam uma área de 16 mil hectares irrigados e estão em fase de ocupação, com início de produção previsto para 2020. Já foram alocados cerca de R$ 1 bilhão de reais no projeto pelo governo federal, investidos na aquisição e regularização fundiária de toda a área do projeto, além da execução de 42 km do canal principal, estação de bombeamento principal (EBP), adutoras, estação de pressurização, infraestrutura para o suprimento energético, entre outros.  Estima-se a necessidade de R$ 700 milhões adicionais para implantar toda a infraestrutura para as etapas 3 a 9 (31.423 hectares irrigáveis).

Brumado: Prefeitura prorroga mandatos dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Brumado contabiliza 263 casos confirmados de Covid-19. Ao todo, são 209 curados, 51 casos ativos e 3 óbitos. (Foto: Wilker Porto / Brumado Agora)

A Prefeitura de Brumado publicou os decretos 5.254 e 5.255, que prorroga os mandatos dos conselheiros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e de Assistência Social (CMAS) “enquanto durar o distanciamento e o isolamento social determinados pelo Poder Executivo Municipal, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”, conforme ambos decretos.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no domingo (12), Brumado contabiliza 263 casos confirmados de Covid-19. Ao todo, são 209 curados, 51 casos ativos e 3 óbitos.

AES Tietê abre inscrições para seleção de projetos sociais nos municípios em que atua

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, a AES Tietê atua nos municípios de Araci, Biritinga, Caetité, Guanambi, Igaporã, Pindaí e Tucano. (Foto: Divulgação)

A AES Tietê anunciou que viabilizará investimentos em projetos sociais indicados por Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselhos Municipais do Idoso (CMI) em municípios onde atua. As propostas devem ser enviadas pelos próprios conselhos até o dia 31 de agosto, às 18h, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na plataforma Prosas, no endereço aestieteconselhos.prosas.com.br, para avaliação da AES Tietê.

Conforme a empresa, serão considerados os projetos com as temáticas de meio ambiente, reciclagem, energia, ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, que contribuam para melhoria das condições de vida e bem-estar de crianças, adolescentes e idosos. Os Conselhos Municipais do Direito da Criança, Adolescente e do Idoso poderão inscrever quantos projetos desejarem, de diferentes organizações sociais, mas cada instituição poderá ser representada por apenas uma proposta. Com base nos critérios estabelecidos no edital, será selecionado um grupo de projetos que receberá o investimento da companhia em 2021. Em 2019, foram apoiados 7 projetos de CMDCA e 3 projetos de CMI, que estão sendo executados no decorrer deste ano. Na Bahia, a AES Tietê atua nos municípios de Araci, Biritinga, Caetité, Guanambi, Igaporã, Pindaí e Tucano.

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.

Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua até 31 de agosto

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Divep indica que, na Bahia, a estimativa é de se vacinar 6,5 milhões de pessoas, mas, desde o começo da campanha (23/03), somente 350 mil tomaram a vacina.

Foi prorrogada até o dia 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A informação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) indica que, na Bahia, a estimativa é de se vacinar 6,5 milhões de pessoas, mas, desde o começo da campanha (23/03), somente 350 mil tomaram a vacina contra a doença. O público alvo a ser imunizado está na faixa de 20 a 49 anos.

O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas. Entre as complicações da doença, que podem advir da doença, estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar um aborto ou um parto prematuro.

A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois. Caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. Até os 29 anos é preciso tomar as duas doses. Entre 30 e 49 anos é ministrada dose única. Acima dos 50 anos não é mais feita a imunização.

Na Bahia, em 2019, o surto foi iniciado em junho, a partir de casos importados, porém, novas cadeias epidemiológicas foram identificadas, totalizando 80 casos confirmados, distribuídos em 25 municípios do estado. Este ano, até a Semana Epidemiológica (SE) nº 20 (16/05/2020), foram notificados 92 casos suspeitos de sarampo e 14 de rubéola, totalizando 106 casos de doenças exantemáticas distribuídos em 45 municípios baianos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve redução de 24,8% do número de casos notificados.

Após 90 dias de monitoramento, um surto de sarampo foi controlado nos municípios de Lauro de Freitas, Juazeiro e Belo Campo, porém, a recente confirmação de um caso de sarampo em Paripiranga no dia 05/04/2020, homem de 47 anos, não vacinado, com histórico de contato com caso confirmado importado, residente em Sergipe, município de Simões Dias, fez com que o estado da Bahia retornasse ao status de surto ativo da doença, reacendendo o alerta para o risco de ocorrência de novos surtos no território baiano.

Guajeru: CERB abre poço artesiano na Comunidade da Cancela

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A vazão do poço é de aproximadamente 5 mil litros por hora. (Foto: Divulgação)

Na manhã deste sábado (11) operários da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) estiveram na Comunidade da Cancela, na zona rural, para realizar a abertura de poço artesiano na localidade. A vazão do poço perfurado é de aproximadamente 5 mil litros por hora.

A solicitação para a abertura do poço foi uma demanda encaminhada pelo Governo Municipal de Guajeru ao Governo do Estado, através da CERB, e viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Vitor Bonfim. “Agora ampliaremos a oferta de água pra atender os moradores, escola e unidade de saúde da família. Meus agradecimentos a todos os moradores, amigos, equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que estiveram acompanhando o trabalho e garantindo as condições de acesso ao local”, destacou o prefeito Gil Rocha.

Poções: Inaugurada a Padaria Municipal Angelo Silveira

Segunda / 13.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O evento não foi aberto ao público para evitar aglomeração devido à pandemia do coronavírus, mas tudo foi transmitido ao vivo através do Facebook. (Fotos: Divulgação)

Em Poções, a Padaria Municipal foi inaugurada na noite da última sexta-feira (10). Localizada no bairro Bela Vista, a padaria atenderá as unidades das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, além de servir para a realização de cursos profissionalizantes. A padaria homenageia Angelo Silveira, mais conhecido na cidade como Sr. Dias Padeiro.

O prefeito Leandro Mascarenhas participou da solenidade ao lado da primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas, e dos demais secretários e vereadores. “Estou muito feliz em poder entregar ao povo mais uma importante obra. Além de oferecermos à nossa comunidade escolar e aos nossos usuários dos serviços da Assistência, tudo o que será produzido aqui, estaremos gerando economia e renda, pois essa padaria também sediará cursos de qualificação, trazendo novas perspectivas de capacitação na cidade”, destacou o prefeito.

Os primeiros produtos da padaria foram servidos às pessoas presentes pelo chefe de cozinha Anderson Rocha, juntamente com a equipe que irá atuar diariamente na produção. O evento não foi aberto ao público para evitar aglomeração devido à pandemia do novo coronavírus, mas tudo foi transmitido ao vivo através do Facebook da prefeitura. Confira abaixo.

O evento não foi aberto ao público para evitar aglomeração devido à pandemia do coronavírus, mas tudo foi transmitido ao vivo através do Facebook. (Fotos: Divulgação)

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quinta-feira, dia 16; confira os locais

Domingo / 12.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima quinta-feira, dia 16, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Fazendas Mandacaru, Casa Nova e Caldeirão, localizadas na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Governo da Bahia decreta medidas mais duras para 62 municípios; confira

Sábado / 11.07.2020

Por Redação Sertão hoje

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11). Segundo Rui, estes municípios apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia.

Após reuniões virtuais com prefeitos e prefeitas entre quarta (08) e sexta-feira (10), o governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 em 62 municípios. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11). De acordo com Rui Costa, estes municípios apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia.

• Também foi prorrogado o decreto que suspende aulas, eventos e transporte intermunicipal no estado; confira

Entre as ações, estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. O governo da Bahia ainda encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o Ministério Público (MP-BA) com solicitação de apoio ao Estado e Municípios.

O Decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios:

• Anexo 1, 22 municípios: Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença.

• Anexo 2, 22 municípios: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães.

• Anexo 3, 18 municípios: Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz.

As medidas são:

• O toque de recolher das 18h às 5h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.

• Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

• O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais.

• A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

• Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

Guajeru: prefeito Gil Rocha planeja últimos meses de governo e institui comissão para transição

Sábado / 11.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A reunião ocorreu no Centro de Apoio Glauber Rocha na quinta feira (09). Também estiveram presentes na reunião os Secretários Municipais. (Foto: Divulgação)

Em Guajeru, o prefeito Gil Rocha reuniu-se com sua equipe de governo para definir ações para os últimos 05 meses de administração. O gestor e a equipe fizeram uma avaliação positiva do primeiro semestre de 2020, salientando que nas diversas áreas houve melhorias, na qual a gestão realizou o trabalho focado em beneficiar e melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Entre as medidas, destacam-se o enfrentamento da pandemia, as ações e medidas adotadas pelo governo no enfrentamento ao Coronavírus e realizaram planejamento estratégico para os próximos 5 meses para a conclusão do mandato e transição para o próximo governo, como a criação da Comissão com controladores internos das secretarias municipais, que estão organizando toda a documentação, prestação de contas, convênios em andamento e concluídos.

Para os próximos meses, estão previstas a entrega da pavimentação de ruas no bairro Alto da Bela Vista e no entorno do Lago da Igreja, a conclusão da construção da creche Pró infância e da reforma e ampliação do CRAS, da Academia de Saúde, todas localizadas na sede. Para a zona rural, estão previstas a perfuração de poços artesianos, a Instalação de 6 sistemas simplificados de abastecimento de água nas Comunidades de Guariba, de Fonte Velha, de Remela, de Lagoa Rasa, de Lagoa das Baraúnas, de São Domingos, de Verde e de Pau D'arco.

A reunião ocorreu no Centro de Apoio Glauber Rocha, na manhã da última quinta feira (09), e seguiu as normas de distanciamento social e uso de máscara. Além do prefeito, também estiveram presentes os Secretários Municipais de Administração e Planejamento, de Finanças, de Saúde, de Educação, de Infraestrutura de Assistência e Desenvolvimento Social e de Governo, Silvia Soares, Bruno Brito, Érica Leal, Terezinha Santos, Manoel Ribeiro, Iva Meira e Enídio Xavier, respectivamente, além da Controladora Interna Fátima Viana.

A reunião ocorreu no Centro de Apoio Glauber Rocha na quinta feira (09). Também estiveram presentes na reunião os Secretários Municipais. (Foto: Divulgação)

SAC Conquista II amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira (13)

Sábado / 11.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento no posto é realizado somente após agendamento no SAC Digital. A alteração no horário vai até o dia 14 de agosto.

O SAC Conquista II vai ampliar o horário de atendimento a partir de segunda-feira (13). O posto passa a atender de 12h às 20h, porém o intervalo de 18h às 20h é destinado, exclusivamente, para a entrega extraordinária de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale ressaltar que o atendimento no posto é realizado somente após agendamento no SAC Digital. A alteração no horário vai até o dia 14 de agosto, com previsão de realizar cerca de 3 mil atendimentos no período. Para todos os outros serviços, inclusive entrega de CNH, o SAC Conquista II continua atendendo de 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. O posto fica situado no Boulevard Shopping, na av. Olívia Flores, zona leste da cidade.

Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no Posto SAC Conquista II, basta entrar no site www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (sac.ba.gov.br) e o call center 0800 071 5353.

A Rede SAC adota as recomendações do Governo do Estado e da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos. Entre as medidas de segurança estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção; e controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários.

Governador Rui Costa prorroga suspensão de aulas, eventos e transporte intermunicipal até 31 de julho

Sábado / 11.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia contabiliza 101.186 casos de Covid-19. Ao todo, 71.926 pessoas já são consideradas curadas, 26.877 são casos ativos e 2.383 tiveram óbito confirmado.

O Governo da Bahia publicou, neste sábado (11), decreto que mantém suspensas em todo território baiano, até o dia 31 de julho, as aulas nas redes pública e privada e as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, eventos religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

A prorrogação do decreto também inclui a suspensão do transporte intermunicipal em 385 cidades baianas, conforme anexo publicado no DOE. Central, Iramaia, Lafaiete Coutinho, Macaúbas, Marcionílio Souza, Mirante e Saúde passaram a fazer parte desta lista neste sábado.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na sexta-feira (10), o estado contabiliza 101.186 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, 71.926 pessoas já são consideradas curadas, 26.877 encontram-se como casos ativos e 2.383 tiveram óbito confirmado. Somente na sexta-feira (10), foram registrados 2.867 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 2,9%), 55 óbitos (+2,4%) e 2.828 curados (+4,1%).

Caetité: Prefeitura libera o funcionamento parcial da feirinha do bairro Pedro Cruz aos domingos

Sábado / 11.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Caetité publicou o Decreto 064/2020, nesta sexta-feira (10), liberando o funcionamento da feirinha do bairro Pedro Cruz, de forma parcial e controlada somente aos domingos, das 7h às 13h, somente para a venda de produtos alimentícios, com número reduzido de barracas e apenas para feirantes de Caetité. Os pontos e barracas de vendas de pastéis e de lanches que ficam no entorno, poderão funcionar apenas durante a realização da feirinha e somente para a entrega de produtos, vedado o consumo no local. Os clientes devem usar máscara e evitar aglomerações.

O decreto prevê as seguintes medidas para o funcionamento da feirinha:

• As barracas estarão distribuídas em locais previamente demarcados pela Prefeitura e terão espaçamento mínimo de 2,5m;

• Não será permitido, em hipótese alguma, que feirantes de outros municípios venham participar da feira local, nem mesmo para efetuarem vendas de seus produtos em atacado, aos feirantes que atuam como revendedores;

• Não será permitida a instalação de nenhuma barraca e de nenhum ponto de venda, mesmo em veículos avulsos, fora do espaço previamente demarcado;

• Os feirantes serão responsáveis por armarem e desarmarem suas barracas;

• Só poderão trabalhar, no máximo, até duas pessoas por barraca e todos devem usar a máscara e disponibilizar álcool 70% para a higienização das mãos dos clientes;

• Os clientes também devem usar máscara para serem atendidos.

Poções: inauguração da Padaria Municipal acontece nesta sexta-feira (10)

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O ato não terá a participação do público para evitar aglomeração, mas será transmitido em numa live na página do facebook da Prefeitura. (Foto: Divulgação)

Na noite desta sexta-feira (10), às 20h, a Prefeitura de Poções inaugurará a Padaria Municipal Angelo Silveira, localizada no bairro Bela Vista. A padaria vai focar na realização de cursos profissionalizantes e produção para escolas e creches municipais. O ato de inauguração não terá a participação do público para evitar aglomeração devido à pandemia do coronavírus, mas será transmitido em numa live na página do facebook da Prefeitura - confira aqui

Em junho, IBGE estima crescimento de 13% da produção de grãos na Bahia para 2020

Sexta / 10.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

As informações, divulgadas nesta quinta-feira (09), foram sistematizadas e analisadas pela SEI, autarquia vinculada à Seplan. (Foto: Reprodução / Internet)

O sexto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a junho, projetou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, para este ano, em torno de 9,3 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 13,% na comparação com 2019. Em maio, o levantamento apontava uma safra de nove milhões de toneladas. Em relação à área, o IBGE projeta uma ligeira retração de 0,8% na plantada e de 1,4% na colhida na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (09), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

A lavoura de soja, cuja colheita está finalizada, ficou estimada em 6 milhões de toneladas, a segunda maior da série histórica do levantamento, atrás apenas à de 2018, que foi de 6,2 milhões de toneladas. Com isso, houve expansão de 13,5% em relação ao volume produzido em 2019. A área colhida de 1,6 milhão de hectares superou em 1,3% à da safra anterior.

A safra de milho foi revisada para próximo a 2 milhões de toneladas, em 593,5 mil hectares plantados, representando uma alta de 21,5% em relação a 2019. A primeira safra do cereal deve ser responsável por 1,6 milhão de toneladas, em 363,5 mil hectares. A expectativa para a segunda safra da lavoura é de 370 mil toneladas plantadas em 230 mil hectares.

A previsão para o feijão ficou mantida em 321,5 mil toneladas, superando em 10,7% a produção de 2019. A área plantada totaliza 456 mil hectares. A principal contribuição virá da segunda safra, cujo volume estimado é de 184,2 mil toneladas, o que representa uma alta de 56,6% na comparação anual.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE revisou sua estimativa para uma produção de 5,1 milhões de toneladas, projetando, com isso, uma alta de 22,4% em relação à safra anterior. A produção de cacau deverá crescer 16,2%, em 2020, na comparação com 2019, somando 122 mil toneladas.

A expectativa para a produção total de café foi revisada para 203 mil toneladas ante 181 mil do levantamento anterior. A safra do tipo arábica ficou projetada em 88 mil toneladas, o que representa uma variação anual de 21,5%, e a do canephora ficou em 115 mil toneladas, correspondendo a uma expansão de 6,4% na comparação com 2019. Por sua vez, as lavouras de banana, laranja e uva apresentaram, respectivamente, recuo de 18,3%, 0,7% e 38,8% em relação à safra anterior.

A estimativa para o algodão foi mantida em 1,4 milhão de toneladas, representando uma queda de 4,3% em relação à safra anterior. A área plantada ficou projetada em 315 mil hectares, correspondendo a um recuo de 5,1% na mesma base de comparação.

As projeções indicam uma produção de 963 mil toneladas de mandioca, mantendo-se estável em relação à safra passada. A produção de cebola deve encerrar o ciclo com alta de 3,9% em relação à colheita anterior, totalizando 302,4 mil toneladas. A estimativa para o tomate, no entanto, foi alterada, sendo estimada em 241,2 mil toneladas, que corresponde a uma retração de 12,5% sobre a safra de 2019.

Policlínicas Regionais atenderam a mais de 16 mil pacientes desde reabertura

Sexta / 10.07.2020

Por Tácio Santos

As policlínicas de Simões Filho, Guanambi e Itabuna estão previstas para reabrirem nos dias 13, 15 e 20. As unidades Jequié e Valença não possuem previsão de reabertura.

Mais de 16 mil pacientes já foram atendidos nas 11 policlínicas que retomaram os serviços depois de terem sido fechadas como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado. As unidades estão disponíveis para mais de 5 milhões de baianos nas regiões de Irecê, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Senhor do Bonfim.

Em alinhamento com os Consórcios Municipais de Saúde, o Governo do Estado iniciou o processo de abertura gradual dos equipamentos. Como critério estabelecido, apenas as cidades que não tiveram registro de novos casos do coronavírus durante 14 dias poderiam retomar as atividades. As policlínicas das regiões de Simões Filho, Guanambi e Itabuna estão previstas para reabrirem nos dias 13, 15 e 20 de julho, respectivamente. As unidades Jequié e Valença ainda não possuem previsão de reabertura.

Segundo o governador Rui Costa, ”as policlínicas oferecem serviços essenciais para a população e estamos retomando as atividades para garantir aos pacientes o tratamento para doenças que precisam de acompanhamento. Por isso conversei com presidentes de consórcios que administram essas unidades sinalizando meu posicionamento para a reabertura. Mas a decisão final fica por conta dos consórcios, que levam em consideração as taxas de contágio dentro dos municípios para fazerem a reabertura”.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também estipulou a testagem das equipes como critério para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlínicas. As equipes médicas e de apoio administrativo, incluindo agentes de segurança e motoristas, que atuam nas policlínicas estão sendo submetidos a exames para detecção da Covid-19 e a cada 15 dias os exames serão repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnóstico confirmado ficarão em isolamento domiciliar. Os assentos das recepções são organizados de modo que os pacientes se acomodam intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Também foi reduzido o acesso de pessoas nos refeitórios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também para garantir a segurança, os pacientes transportados nos micro-ônibus das policlínicas passam por uma triagem no seu município de origem antes de entrar no veículo. As pessoas que apresentam mais de um sintoma compatível com a doença, como temperatura acima de 37.8, não podem embarcar e são encaminhadas a uma unidade de referência. A lotação máxima do micro-ônibus também foi reduzida para 50%. Por recomendação da Sesab, as janelas ficam abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado é evitado. Durante as viagens, os usuários do veículo ficam distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.