Sertão Hoje

Sertão Hoje

Projeto sociocultural de Música, Dança e Teatro chega em Brumado

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. (Foto: Divulgação)

A produtora de eventos Lobo-guará Promoções abriu, no dia 11 de janeiro, as inscrições para o “Projeto Identid’Arte”, uma iniciativa sociocultural voltada para crianças e adolescentes, com o oferecimento de oficinas gratuitas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro. Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. Maiores informações podem ser obtidas pelos números (31) 98785-3533 / (31) 99800-2768.

O conceito de arte é tão plural quanto as suas variadas formas de manifestação: música, dança, teatro, pintura, poesia, entre outras. Contudo, a arte presente em cada um de nós é única, como nós. Identificar a singularidade do nosso artista, valorizando-a, é a principal meta do projeto. No momento atual, onde o mundo inteiro tem passado por uma série de acontecimentos que transformaram o dia a dia do ser humano, é fundamental que a comunidade se una para formar novos cidadãos. Cultura e inclusão social podem ser alcançadas por meio da educação, preenchendo as lacunas sociais que afetam a população.

Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. (Foto: Divulgação)

Bahia registra 3.094 novos casos e 32 mortes pela Covid-19 nessa quarta-feira (14)

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 518.955 casos confirmados, 501.688 já são considerados recuperados, 7.755 encontram-se ativos e 9.512 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,83%.

Nessa quarta-feira (14), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 3.094 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%), 2.111 recuperados (+0,4%) e 32 mortes (+0,34%). Dos 518.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 501.688 já são considerados recuperados, 7.755 encontram-se ativos e 9.512 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,83%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 907.587 casos descartados e 123.404 em investigação. Ao todo, 37.935 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa quarta-feira, dia 14/01, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,10% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,27%, preta com 14,66%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,20% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,91%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).

Prazo para eleitor justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta-feira (14)

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. (Foto: Bahia Notícias)

Acaba nesta quinta-feira, dia 14, o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 realizar o procedimento e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. Caso a justificativa não seja feita, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. É possível ainda realizar o procedimento pela internet, por meio do Sistema Justifica ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica na sexta-feira, dia 22; confira os locais

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima sexta-feira, dia 22, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 10h às 16h. A medida afetará as Avenidas Dino Cotrim Rizério e Gertrudes Inácio Pereira, a Praça Cecília Rocha de Souza e as Ruas Armeno da Silva Leite, Bolandeira Área Ambiental, Elias Alves Ataíde, Francisco Manoel da Cruz, Machado de Assis e Rui Barbosa, localizadas no bairro Santa Tereza.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Pedido de uso emergencial da Sputnik V será feito nesta semana; Bahia tem acordo para 10 milhões de doses para este 1ª semestre de 2021

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Sputnik V recebeu autorização emergencial para aplicação na Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. (Foto: Arquivo / Correio)

A farmacêutica brasileira União Química e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, em inglês) fecharam acordo para fornecimento de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19, no 1º trimestre de 2021, segundo anunciaram nesta quarta-feira (13). A previsão é de começar as entregas de doses ainda em janeiro.

A Bahia tem acordo prévio com os russos, segundo o governador Rui Costa (PT). Ainda esta semana, será pedido autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial da vacina. A tecnologia da vacina será transferida para o Brasil por meio da União Química. A ideia é começar a produção no Brasil já na sexta (15). Brasileiros que trabalham na Embaixada do Brasil na Rússia já estão sendo vacinados, segundo o RDIF. A vacina russa recebeu autorização emergencial para aplicação em países como a Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. As informações são do Jornal Correio.

Inscrições para o Encceja 2020 terminam no dia 22 de janeiro

Quarta / 13.01.2021

Por Janary Bastos Damacena, Rafael Santos e Luciano Marques / Brasil 61

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. (Foto: Cristiano Estrela / Secom SC)

No dia 22 de janeiro encerram as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é formado por quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo 30 questões de múltipla escolha cada uma e uma redação.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Essas pessoas precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Além disso, estão liberados os resultados dos inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso.

Guanambi: Secretaria de Infraestrutura alerta a população sobre a venda de terrenos em loteamentos não autorizados

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Secretário da pasta, Michel Macêdo, estará notificando o CRECI-BA e responsáveis pelos empreendimentos sobre as ocorrências. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Guanambi anunciou, nessa quarta-feira (12), que recebeu diversas informações sobre a venda de terrenos em loteamentos ainda não autorizados pela Prefeitura de Guanambi. O Secretário da pasta, Michel Macêdo, estará notificando o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-BA) e responsáveis pelos empreendimentos sobre as ocorrências.

As Secretarias Municipais de Infraestrutura e da Fazenda estão orientando os consumidores a procurarem a Prefeitura de Guanambi para averiguar a situação documental da área para evitar problemas futuros, como a dificuldade de obter a escritura do terreno, por exemplo. Segundo a legislação municipal, os loteamentos devem possuir projeto de desmembramento devidamente aprovado, como também, o seu licenciamento ambiental e o registro emitido pelo Cartório Imobiliário da Comarca de Guanambi. Para certificar a legalidade do loteamento, o cidadão deve exigir do corretor responsável, a documentação pertinente, ou procurar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, localizada na Avenida Governador Nilo Coelho, nº 1.600, através do seu Departamento de Engenharia ou Cartório Imobiliário.

Prefeitura de Dom Basílio limita atividades em feiras livres e proíbe atividades em bares, academias e eventos públicos e particulares

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dom Basílio contabiliza 500 casos confirmados. Desses, 478 estão recuperados, 4 vieram a óbito e 18 permanecem como casos ativos. (Foto: Patrick Cassiano / Blog Regional)

O prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, por meio do Decreto n° 047/2021, de 12 de janeiro de 2021, adotou medidas temporárias de prevenção e enfrentamento à disseminação da Covid-19.

Dentre as ações, as feiras livres ficam restritas apenas à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, cereais e alimentos, assim, como, fica restrito o horário para encerramento das atividades comerciais até as 12h do dia de ocorrência da feira. Bares, restaurantes e demais setores alimentícios poderão funcionar apenas no serviço delivery. Estão suspensas atividades em academias de musculação, atividades esportivas no geral, eventos públicos e privados: festas, shows, cavalgadas, futebol, atividades em clubes, entres outras. O prazo do decreto perdura até o dia 22 deste mês.

• Confira abaixo o comunicado do prefeito Roberval Meira, emitido nessa terça-feira, dia 12;

De acordo com o Informe Epidemiológico, atualizado pela Prefeitura no dia 13/01, às 9h06, Dom Basílio contabiliza 500 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 478 estão recuperados, 4 vieram a óbito e 18 permanecem como casos ativos.

Dom Basílio contabiliza 500 casos confirmados. Desses, 478 estão recuperados, 4 vieram a óbito e 18 permanecem como casos ativos. (Foto: Pref. de Guanambi)

Eleições da UPB devem acontecer dia 2 de março

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

No dia 20/01 haverá uma reunião da Diretoria Executiva para deliberação da Resolução e sua publicação, com a provável data das eleições. (Foto: Divulgação / UPB)

Nessa terça-feira (12), a União dos Municípios da Bahia (UPB) emitiu Nota Oficial anunciando que haverá uma reunião no dia 20 de janeiro da Diretoria Executiva para deliberação da Resolução e sua publicação, com a provável data das eleições no dia 02 de março de 2021, a ser confirmada na Resolução.

“Garanto fazer a eleição mais democrática possível porque a UPB precisa continuar firme e forte em defesa dos municípios. Sou conhecedor das dificuldades que passam os prefeitos e prefeitas e sei que juntos conseguiremos ajuda”, disse o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eures Ribeiro.

Ainda conforme a Nota, com a pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19, e a prorrogação das eleições municipais, que finalizaram dia 29 de novembro de 2020, muitos prefeitos e prefeitas eleitos de primeiro mandato tiveram real dificuldade de transição de governo, iniciando uma gestão com total atenção e foco no município.

Policlínica Regional em Vitória da Conquista está contratando médicos; remuneração de até R$ 10 mil

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem entregar a documentação na sede do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga. (Foto: Divulgação / Sesab)

A Policlínica Regional em Vitória da Conquista está contratando médicos com remuneração de até R$ 10 mil, no regime CLT, o que garante férias e 13º salário. São vagas para médico angiologista e neurologista, com cargas horárias que variam de 12 a 20 horas semanais. O processo seletivo simplificado analisa os currículos e os títulos dos candidatos e o período de inscrição vai de 13 a 19 de janeiro de 2021.

• Clique aqui e confira o Edital N.º 14/2021;

Os interessados devem entregar a documentação na sede do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), localizado na Avenida Juracy Magalhães, nº 3340, Ed. Multiplace Conquista Sul, Sala 303, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site www.cisvita.ba.gov.br ou pelo telefone (77) 3025-6417.

Fundação Fabamed está contratando 121 profissionais de saúde para o Hospital da Chapada

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão hoje

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] até essa sexta-feira, dia 15 de janeiro. (Foto: Divulgação / Sesab)

Com remunerações de até R$ 3 mil, no regime celetista, a Fundação Fabamed está contratando 121 profissionais de saúde para atuarem no Hospital Regional da Chapada, localizado no município de Seabra. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] até essa sexta-feira, dia 15 de janeiro.

São vagas para técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, biomédicos e técnicos de laboratório. De acordo com o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, “a meta é abrir novos serviços, como leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico de Coronavírus, bem como qualificar o atendimento ao paciente”, afirma Rodrigues.

O Hospital Regional da Chapada possui 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

Bahia registra 2.105 novos casos e 29 mortes pela Covid-19 nessa terça-feira (12)

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 515.861 casos confirmados, 499.577 já são considerados recuperados, 6.804 encontram-se ativos e de 9.480 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%.

Nessa terça-feira (12), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 2.105 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%), 1.842 recuperados (+0,4%) e 29 mortes (+0,3). Dos 515.861 casos confirmados desde o início da pandemia, 499.577 já são considerados recuperados, 6.804 encontram-se ativos e de 9.480 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 904.662 casos descartados e 122.463 em investigação. Ao todo, 37.811 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus, causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa terça-feira, dia 12, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,46% ocorreram no sexo masculino e 43,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,08% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,24%, preta com 14,67%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,22% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,91%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,68%).

Estão abertas as inscrições para atuação de profissionais na Policlínica Regional de Brumado

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Cefet Bahia até o dia17 de janeiro. A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 90. (Foto: Wilker Porto / Agora Sudoeste)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deu início às ações para contratação de profissionais de saúde para a Policlínica Regional de Brumado. Conforme o Edital 01/2021 – Abertura, estão sendo ofertadas vagas para Ensino médio e Superior de médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessor técnico, assistente social, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e assistente administrativo.

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Fundação Cefet Bahia, organizadora do certame, até o dia17 de janeiro. A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 90. O Processo Seletivo será constituído de duas etapas: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório e prova de títulos (exceto para o cargo de Assistente).

AL-BA aprova em 1º turno orçamento de 2021; receita estimada da Bahia é de R$ 49,3 bilhões

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos R$ 49,3 bilhões, R$ 32,4 bilhões será destinado aos orçamentos fiscal e R$ 16 bilhões para a seguridade social. (Foto: Pixabay / Pexels)

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em sessão realizada nessa segunda-feira (11), aprovou, em 1º turno, a proposta orçamentária para 2021, que estima receita de R$ 49,3 bilhões, dos quais 98,2% será distribuído para os orçamentos fiscal e da seguridade social com R$ 32,4 bilhões e R$ 16 bilhões, respectivamente. O líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM), encaminhou o voto contrário do bloco, que teve apoio também do deputado Hilton Coelho (PSOL), que declarou está contrariado pela pequena participação da sociedade em sua elaboração.

AL-BA aprova mudança de nome da BA-142 para Dona Ana Lúcia Aguiar Viana, ex-prefeita de Barra da Estiva

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Nascida no distrito de Triunfo do Sincorá, em Barra da Estiva, em 10/08/1945, Dona Lúcia faleceu em 28/11/2020 em decorrência da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais, durante a sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizada na tarde dessa segunda-feira (11), aprovaram por unanimidade e com dispensa de formalidades regimentais a proposição do deputado Adolfo Menezes (PSD), com relatoria do deputado Vitor Bonfim (PL), dando o nome de Dona Ana Lúcia Aguiar Viana à rodovia BA-142, importante via que interliga os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Ituaçu e Tanhaçu. Dona Lúcia foi ex-prefeita de Barra da Estiva por dois mandatos entre os anos de 2005 a 2012.

Nascida no distrito de Triunfo do Sincorá, em Barra da Estiva, em 10 de agosto de 1945, Dona Lúcia faleceu em 28 de novembro de 2020 em decorrência de complicações da Covid-19. A homenagem emocionou a todos, em especial a seu filho, deputado Marquinho Viana (PSB), que agradeceu a todos os colegas. “Minha mãe foi uma pessoa justa que trabalhou muito por toda a região como professora, delegada estadual de educação e também no campo da política. Ela lutou por toda a vida”, explicou o deputado.