Sertão Hoje

Sertão Hoje

Fase de acabamento é iniciada no Centro Administrativo de Caetité

Quinta / 03.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A expectativa é de que a obra fique pronta no final do ano.

Em visita de inspeção ao canteiro de obras do Centro Administrativo de Caetité, o secretário de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, destacou a celeridade das obras e garantiu que o complexo ficará pronto até o final do ano. “Os prédios estão bem adiantados e a obra ficará pronta em dia”, destacou o secretário. A novidade é que os prédios já começaram a entrar na fase de acabamento, o que indica que a obra está bastante adiantada. A empresa responsável pela construção do complexo já começou, inclusive, a realizar o assentamento dos pisos. A obra começou a ser realizada em setembro do ano passado, quando o prefeito Zé Barreira assinou a ordem de serviço para início da obra.

Governo de Caetité organiza programação especial para o Dia da Mulher

Quarta / 02.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Praça do Forró no Bairro Buenos Aires será palco de muita alegria e diversão para comemorar o dia da mulher.

Na próxima terça-feira, 08 de março, comemora-se o dia da Mulher. Para celebrar essa importante data a Prefeitura de Caetité organizou uma programação especial na Praça do Forró, no Bairro Buenos Aires. Às 17h terá som ao Vivo com a Banda do Prai; ás 18h, Aula de Zumba; às 18h30, Mesa de Abertura com a presença das Secretárias Municipais: Cléia Montenegro, Cynthia Lopes e Rosemária Joazeiro; da Vice-Prefeita, Drª Fátima; da Presidente da Câmara de Vereadores, Drª Kelly Fraga; e da psicóloga; Monique Borges Frota, presidente do Conselho Municipal da Mulher;

Às 19h a Banda do Prai volta a tocar e as mulheres poderão desfrutar de um espaço com mesa de frutas, stands com orientações sobre saúde da mulher, violência contra a mulher, além de dicas sobre beleza e maquiagem. Em seguidas, às 20h, será realizado sorteio de brindes e apresentação do espetáculo de dança e teatro do projeto municipal Arte e Eu. “Não fique de fora! Venha celebrar com a nossa equipe esse dia dedicado a todas as mulheres!”, convida a administração municipal.

Governo de Caetité investe no trânsito com aquisição de semáforos

Quarta / 02.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Iniciativa garante mais tranquilidade e segurança para os caetiteenses.

A Prefeitura de Caetité, através do Departamento Municipal de Trânsito, instalou na tarde de hoje (02) mais dois semáforos entre a Praça Tancredo Neves e a Avenida Waldick Soriano, com recursos próprios. Para Hebert Castro, Diretor Municipal de Trânsito, a iniciativa garante mais segurança e tranquilidade aos caetiteenses nesse trajeto, que possui grande fluxo de carros.

Bahia Produtiva prorroga inscrições para projetos de apoio à cadeia produtiva da pesca e aquicultura

Quarta / 02.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições para projetos de apoio à cadeia produtiva da pesca e aquicultura foram prorrogadas até o dia 11 de março (Foto: Reprodução/Internet).

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Bahia Produtiva, prorrogou até o dia 11 de março de 2016 as inscrições para as manifestações de interesse para o processo de seleção de subprojetos, orientados para o mercado da cadeia produtiva da aquicultura e pesca. A manifestação de interesse por parte das entidades é uma das etapas de seleção. Além da visita de um assistente territorial e de um técnico da Bahia Pesca, análise técnica do projeto, avaliação do colegiado territorial, entre outras.

Serão investidos R$ 20 milhões nesse edital de apoio ao sistema produtivo da pesca e aquicultura, com recursos do Estado e do Banco Mundial. Serão beneficiados agricultores familiares e empreendedores da economia solidária dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, através de convênios assinados com entidades legalmente constituídas. O objetivo desse edital é oferecer aos pescadores artesanais e grupos de produção os investimentos necessários para que sua produção seja dinamizada. Na base, para ter um volume maior de pescado e também estabilidade durante o ano todo, promovendo ainda a comercialização desta produção. As famílias beneficiadas poderão exercer boas práticas de gestão e conseguirão produzir com menor custo e grande valor agregado.

Guanambi: Charles anuncia pagamento do Piso Nacional aos Agentes de Controle de Endemias

Quarta / 02.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto de Lei, que versa sobre o pagamento do Piso Nacional, será enviado para a Câmara de Vereadores na próxima semana.

Durante o seu pronunciamento em ato público, realizado na última terça-feira (01), em Guanambi, o prefeito Charles Fernandes anunciou o envio do Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, que versa sobre o pagamento do Piso Nacional da categoria dos Agentes de Controle de Endemias. O envio será realizado na próxima semana. “Este será mais um compromisso assumido, que estamos cumprindo com os sessenta e cinco profissionais que atuam na nossa cidade”.

Ação de combate ao Aedes Aegypti será realizada nas escolas de Caculé

Quarta / 02.03.2016

Por Tayga Ribeiro

O trabalho de alerta à população é realizado pelos agentes de endemias todos os dias da semana.

A mobilização para combater a Dengue, a Chikungunya e o Zika é uma campanha contínua do Governo de Caculé. Executada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de alertar a sociedade quanto a importância das ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Na Semana da Faxina, realizada de 15 a 20 de fevereiro, foram intensificados os trabalhos em todos os bairros do município, levando informações e solicitando o apoio de todos nas ações diárias. Foram feitos recolhimento de lixos e objetos que possam acumular água.

A partir do dia 04 de março, a ação começa a ser realizado nas escolas, empresas e instituições com distribuição de panfletos, encenação teatral e palestra alertando sobre a importância da prevenção. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Paula Junqueira Mota, destacou a força da mobilização nas instituições de ensino do município. “Através da escola conseguimos envolver as famílias, transmitindo as informações por meio dos alunos e assim criar uma rede de combate ao mosquito. A ação valoriza o papel do aluno como agente multiplicador no trabalho de eliminação dos focos de proliferação do mosquito”.

De acordo com a legislação, manter o terreno limpo é de inteira responsabilidade do proprietário. Os Agentes de Saúde têm encontrado acúmulo de água parada em lixos depositados em terrenos baldios, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor. A população também pode ajudar a manter a cidade limpa e protegida colocando todo lixo e entulho, possíveis criadouros do mosquito, como vasos, recipientes plásticos, ralos, garrafas vazias, pneus e outros para fora de casa, para ser recolhido no horário da coleta de lixo, que acontece de segunda a sábado, às 15 horas. Atenção: Em caso de febre com dor de cabeça e dor no corpo, procure logo um serviço de saúde.

Nunca coloque seu lixo fora do horário. A coleta de lixo é realizada de segunda a sexta-feira, às 15 horas.

Caetité: Secretaria convida famílias referenciadas pelo CRAS para reunião no dia 03/03

Quarta / 02.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A reunião será no dia 03 de março, às 17, no salão do CRAS Urbano.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, convida todas as famílias referenciadas pelo CRAS para uma reunião amanhã, dia 03 de março, às 17h, no salão do CRAS Urbano. A reunião abordará as ações e programas que serão oferecidas pelo CRAS no ano de 2016.

Ato público incentiva combate ao Aedes Aegypti em Guanambi

Quarta / 02.03.2016

Por ASCOM/Guanambi

Charles destacou que toda a estrutura municipal, orçamento e apoio necessário estão sendo disponibilizados para que todos os trabalhos de prevenção e combate sejam realizados.

Um grande ato público realizando em frente ao gabinete municipal, na manhã da última terça-feira (01), reuniu profissionais de saúde, entidades e representantes da sociedade civil. Com a presença de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, vereadores e secretários, foi explanado a todos as diversas ações desencadeadas nos últimos meses por toda a estrutura municipal na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Falando aos presentes, o Secretário de Saúde, Manoel Paulo, detalhou todo o planejamento executado nos últimos meses e conclamou toda a sociedade a participar, assumindo o cuidado com os locais potenciais para a reprodução do mosquito. Visto que mais de 85% dos criadouros estão dentro das residências.

O prefeito Charles Fernandes destacou que toda a estrutura municipal, orçamento e apoio necessário estão sendo disponibilizados para que todos os trabalhos de prevenção e combate sejam realizados. Ele destacou a atuação dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde. “Vocês são personagens importantes nesta luta, visitando casa por casa, juntos continuaremos lutando para vencer esta batalha”, disse Charles. Segundo Ernivaldo Viana, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, além do trabalho de combate e prevenção, está sendo feito também uma ação educativa nas escolas, associações, com orientação e distribuição de material. O presidente do Rotary Clube da Guanambi, Ângelo Manoel, que falou em nome da sociedade civil do município, destacou a importância da união de todos no propósito de combate ao mosquito transmissor de tantas doenças.

Reunidos antes e após o período chuvoso, o Secretário de Saúde, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e o prefeito Charles Fernandes já traçavam ações que estão sendo desenvolvidas. “Toda a nossa estrutura administrativa está trabalhando em sintonia, reforçamos todas as ações e contamos com o apoio da população”, salientou o prefeito. Desde o final o final do último regime chuvoso que a Secretaria de Saúde ampliou a equipe externa de trabalho. Foi equipado um carro fumacê que está percorrendo inicialmente os bairros com os maiores índices de notificações e posteriormente toda a cidade. Canais, lagoas e terrenos baldios também estão recebendo o devido tratamento.

Além do trabalho de combate e prevenção, está sendo feito também uma ação educativa nas escolas, associações, com orientação e distribuição de material.

Sub-17 do Esporte Clube Vitória realizará jogo amistoso em Caetité

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Equipe sub-17, que foi campeã brasileira em 2015, realiza um jogo amistoso com a seleção de Caetité sub-20.

A equipe sub-17 do Esporte Clube Vitória, realizará, com apoio da Prefeitura de Caetité, um jogo amistoso com a seleção de Caetité sub-20, no próximo sábado, 05 de março, às 14h, no Estádio Paulo Souto. Na oportunidade terá uma peneira com as categorias sub-14 e sub-15, meninos entre 14 e 15 anos. Essa avaliação será feita pelo coordenador técnico de base do Vitória, Professor Carlão. Os interessados em participar da avaliação devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte, lazer e Turismo, na Praça da Catedral, Hélio Perneta ou os professores de escolinha de Futebol do Município, até essa sexta-feira (04). As vagas são limitadas e gratuitas. Mais informações através do telefone 3454-8027 ou (77) 9 9964-4152.

Brumado: Mulher e filha são vítimas de acidente devido paralelepípedo solto em rua na Baraúnas

Terça / 01.03.2016

Por Guto Bernardes

A mulher e sua filha, que estava na garupa da moto, caíram. O SAMU 192 foi acionado e prestou socorro as vítimas.

Na tarde de hoje (01), uma mulher que circulava de moto na Av. Marcionilo Rodrigues dos Santos, no bairro Baraúnas, em Brumado, acabou batendo em paralelepípedo solto na mesma, causando sua queda e de sua filha que estava na garupa. O SAMU 192 foi acionado e prestou socorro as vítimas. A mulher reclamava de fortes dores no pescoço e a menina de dor na boca, pois havia batido-á no chão na hora da queda. Devido a falta de manutenção nas ruas da nossa cidade, as pessoas se tornam cada vez mais propicias a acidentes, além de veículos que constantemente quebram ou furam pneus por caírem em buracos.

Governo de Caetité investe mais de 1 milhão em asfaltamento no município

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Utilizando de asfalto CBUQ, usado em grandes rodovias, a pavimentação asfáltica traz mais qualidade de vida para a população.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Serviços Públicos, está investindo mais de 1 milhão de reais de recursos próprios em asfaltamento nas ruas da cidade. Até o momento já foi asfaltada a Rua Luís Bento, estão sendo concluídas as obras da Avenida Olimar Oliveira e hoje (01), teve início a pavimentação asfáltica de diversas ruas no centro comercial de cidade.

O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Aldo Gondim, informou que a pavimentação faz parte do pacote de obras que a Administração Trabalho e Desenvolvimento vem realizando no município em 2016. “A pavimentação do centro trará ao comércio local uma modernidade parecida aos grandes centros urbanos do país. Estamos investindo em obras na sede e zona rural do município. No Distrito de Pajeú, por exemplo, as obras de pavimentação estão a todo vapor e em breve o asfaltamento do bairro Prisco Viana (Antiga Escola Agrícola) também irá começar”, comemorou o secretário.

Em 2016 serão asfaltadas ainda: a Avenida Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira; Rua São Francisco de Assis; Trav. São Francisco de Assis e Ruas em torno do Parque Paulo Jackson, no Bairro Prisco Viana; complemento da Rua Coração de Maria; Trav. Coração de Maria; Rua Padre Antônio Vieira; Trav. Padre Antônio Vieira; Rua 10 – Bairro Barro Preto; Av. Woquiton Fernandes; Praça do Mercado; Rua Juraci Magalhães; Rua Helena Lima, Trav. Prefeito Dácio Oliveira; Rua Rui Barbosa; transversais que ligam à Av. Santana, além de diversas ruas nos distritos de Maniaçu e Pajeú do Vento.

A pavimentação faz parte do pacote de obras que a Administração Trabalho e Desenvolvimento vem realizando no município em 2016.

Projeto “Calango deu! Os causos da Dona Zaninha” irá circular pelo interior da Bahia

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O espetáculo fez circuito por diversas cidades, principalmente da região sudeste, além de receber prêmios e indicações em festivais internacionais de teatro (Foto: Lara Cosan).

Sucesso absoluto de público e crítica, dirigido por Isaac Bernat, “Calango deu! Os causos da Dona Zaninha”, primeiro espetáculo da Cia. Caititu, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, fará circulação pela Bahia nas cidades de: Juazeiro, nos dias 05 e 06/03, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto; Vitória da Conquista, nos dias 09 e 10/03, às 20h, no Teatro Carlos Jehovah; e Ilhéus, nos dias 12 e 13/03, às 20h, no Teatro Popular de Ilhéus, através do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2015/2016. Baseado na cultura popular mineira, o espetáculo indicado a 8 categorias ao prêmio FITA 2015, recebeu os prêmios de melhor atriz para Suzana Nascimento e melhor cenário para Desirée Bastos.

O monólogo foi construído ao longo de 5 anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças, enfim, uma grande celebração à sabedoria popular. Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias, uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o Tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de padres e beatas, de “sem- vergonhice”, a personagem também convida a platéia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a outras paragens, verídicas, da atriz mineira e seus relicários, ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória.

Nessa gostosa narrativa, a atriz homenageia os contadores de causos e cantadores, sábios guardiões que são a ponte do povo do interior. O espetáculo fez circuito por diversas cidades, principalmente da região sudeste, além de receber prêmios e indicações em festivais internacionais de teatro.

Ibama e Inema devem fiscalizar atividade de produção de carvão em Guanambi e região

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A fabricação ilegal de carvão pode provocar poluição do ar e da água, além de causar prejuízos à saúde de quem trabalha na atividade (Foto: Reprodução/Internet).

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi e o Ministério Público do Estado da Bahia, em atuação conjunta, emitiram recomendação endereçada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) para que fiscalizem as atividades de carvoejamento (produção de carvão) na região de Guanambi e Bom Jesus da Lapa. Dentre as medidas que deverão ser adotadas pelo Ibama e Inema estão o monitoramento, com imagens de satélite georreferenciadas, das áreas autorizadas para atividade de carvoejamento e supressão de vegetação. Além de fiscalizações semestrais do transporte de carvão e demais produtos e subprodutos de origem florestal, fiscalização por amostragem das emissões de Documento de Origem Florestal (DOF) na região e a realização de atividades de educação ambiental.

Os órgãos ambientais têm o prazo de 20 dias para informar o acatamento da recomendação e as medidas adotadas para seu cumprimento. Recomendou-se, ainda, que o Inema considere a possibilidade de transformar o Posto Avançado do INEMA em Guanambi em uma Unidade Regional, para garantir maior eficácia na fiscalização das práticas de degradação do meio ambiente. De acordo com os Artigos 45 e 46 da Lei nº 9.605/98, constituem crimes ambientais os atos de cortar ou transformar madeira de lei em carvão para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais.

Além da recomendação conjunta, o Ibama também foi oficiado para esclarecer se os municípios integrantes da área de atribuição do MPF em Guanambi estão cumprindo a decisão da Justiça Federal, de eficácia nacional, sobre o bloqueio do sistema para emissão do DOF. A decisão refere-se a compra de carvão vegetal nativo, lenha ou outra matéria-prima florestal por siderúrgicas que não tenham Plano de Suprimento Sustentável aprovado pelo Inema ou por outros órgãos ambientais de outros Estados.

Brumado: Novos atiradores do TG 06-024 incorporaram fileiras para prestarem serviço militar inicial

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os jovens recebem o treinamento inerente à sua função e ficam aptos a contribuírem para o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro.

Novos atiradores do Tiro de Guerra 06-024 incorporaram às fileiras do Exército Brasileiro para prestarem o serviço militar inicial hoje (01). O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que todos os anos milhares de jovens incorporam às fileiras do Exército Brasileiro, nos mais distantes rincões deste país, para prestarem o serviço militar inicial. Estes jovens recebem o treinamento inerente à sua função e ficam aptos a contribuírem para o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro. Porém, muito mais do que treinamento militar, esses jovens aprenderão a trabalhar em equipe e terão contato e assimilarão valores como, responsabilidade, lealdade, probidade, honestidade, entre outros que são tão raros de serem identificados nos dias atuais. Ou seja, entram pelos portões dos quartéis adolescentes e saem homens prontos para enfrentarem os desafios da vida. Hoje é um desses dias em que o Exército Brasileiro renova sua "cara" e recebe o ânimo do "sangue novo", para o início de mais um ano de instrução e de intensos trabalhos.

Guanambi: Charles Fernandes anuncia diversas inaugurações para o mês de março

Terça / 01.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Serão inauguradas diversas obras com recursos próprios do município e em parceria com o Governo Federal.

O ato inaugural de uma quadra poliesportiva com iluminação na Comunidade de Queimadas, na última sexta-feira (26), marcou o início de uma série de inaugurações de equipamentos esportivos e educacionais. As obras serão entregues nos próximos dias do mês de março. Além da quadra da comunidade Quilombola, foi reformada, em parceria com a comunidade, a quadra do Distrito de Ceraíma, que ganhou nova pintura e reparos na iluminação. Será entregue no Distrito de Morrinhos a nova e moderna sede do Colégio Municipal Anísio Cotrim Fernandes, que será dotado de miniginásio poliesportivo coberto, com arquibancada, iluminação, banheiros e vestiários. Ao todo foram investidos R$ 2 milhões com recursos próprios do município.

Os colégios Municipais Josefina Teixeira, localizado no Bairro Brasília, e Enedina Costa de Macedo, no Bairro Alvorada, estão com as obras de cobertura e reforma de suas quadras esportivas em fase final de acabamento. O Colégio Municipal Rômulo Almeida, no Bairro São Francisco, também terá o seu miniginásio inaugurado nos mesmos moldes que o do Distrito de Morrinhos. Os espaços servirão de suporte e fortalecimento de atividades esportivas e serão utilizados em atividades pedagógicas e sociais pela comunidade em geral.   Ao todo, os investimentos totalizam R$ 2 milhões, em parceria da prefeitura com o Governo Federal.

Também serão inauguradas três escolas de educação infantil nos bairros: Novo Horizonte, Monte Azul e Pôr do Sol. Foram investidos R$ 3,5 milhões em parceria com o Governo Federal, através do Programa Brasil Carinhoso, abrindo 750 novas vagas de creche na cidade. Ao lado do governador Rui Costa também será inaugurado o Sac Fixo de Guanambi.