Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: CARP irá realizar Encontro da Misericórdia de 08 a 10 de abril

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro será realizado de 08 a 10 de abril, no auditório do Colégio Nice Públio.

A Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) convida a todos para o Encontro da Misericórdia, a ser realizado nos dias 08 a 10 de abril, no auditório do Colégio Nice Públio, em Brumado. O encontro tem como tema "Misericordiosos como o Pai" e contará com as presenças das Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, Cantora Flavinha e Missão Glorificai, Padre Edson Rocha e Jorge Alberto, Fundador da CARP. A entrada será 1Kg de alimento. Venha participar deste momento de louvor e oração que irá transformar a sua vida. Para mais informações ligue 77 3441-5610 ou 77 9 9976-2552.

SPM-BA realiza programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento também será transmitido ao vivo através do Portal do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

A secretária Olívia Santana, titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) foi recebida por Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, para definir as ações que serão realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá hoje (08). Também presentes a chefe de Gabinete da SPM, Karla Ramos, e Mary Cláudia Cruz, responsável pela Coordenação de Articulação Social (Coas) da Serin. Entre as principais ações, Olívia Santana prioriza o tema “Fim da Violência contra as Mulheres”, que será destacado durante o jogo de futebol entre Bahia e Vitória, a ser realizado no próximo domingo, dia 13.

Outra atividade será o “Talk Show” da cantora Elza Soares, que acontecerá hoje (08), às 20 horas, no Teatro Castro Alves (TCA). No mesmo dia será lançado o projeto “Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia”. O evento acontecerá no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Sua realização é resultado de uma parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Humano (SDH) e a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização da Bahia (SEAP).

Também será distribuídas cartilhas e manuais que tratem da aplicabilidade da Lei Maria da Penha e da garantia dos direitos humanos das mulheres em situação de violência. Durante a noite, a programação terá continuidade com o lançamento do projeto “Mulher com a Palavra” da SPM-BA e da Maré Produções Culturais. A primeira edição será com uma palestra da cantora Elza Soares, às 20 horas, na sala principal do TCA. A ação consiste na promoção de um ciclo de três encontros, com mulheres protagonistas nas artes brasileiras. O evento também será transmitido ao vivo através do Portal do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), através da TVE, no link: www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

Governo de Igaporã realiza entrega de filtros na sede e zona rural do município

Terça / 08.03.2016

Por Samuel Gonçalves

Já foram entregues 42 filtros às famílias mais carentes do município, sendo 21 na sede e 21 na zona rural.

A Prefeitura de Igaporã, juntamente com a Secretaria da Assistência Social, conseguiu 100 filtros para água através das Voluntárias Sociais da Bahia, Programa Água Saudável do Governo da Bahia. A distribuição dos filtros foi realizada através de uma visita prévia dos técnicos do CRAS, da sede e da zona rural. Já foram entregues 42 filtros às famílias mais carentes do município, sendo 21 na sede e 21 na zona rural. O objetivo do programa é fazer com que as pessoas bebam água tratada e de qualidade, evitando assim contrair doenças provocadas pela água contaminada. “A distribuição está sendo feita de forma criteriosa, atendendo os requisitos estabelecidos pelas as Voluntárias Sociais da Bahia. A prefeita Rosana Cotrim tem se dedicado ao máximo todos os anos para trazer os filtros de água para Igaporã, visando atender as famílias que mais necessitam”, disse o Secretário José Maria.

Associação Viva realizará reunião com as Associações Rurais de Caetité

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A participação das associações é de fundamental importância.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caetité realizará, na próxima sexta-feira (11), às 8h30, no Auditório Municipal, uma reunião com todas as Associações Rurais do município. Na ocasião, será discutido o VI Edital da CAR, para Associações Comunitárias voltadas para Agricultura Familiar, além de cursos do SENAC. A participação das associações é de fundamental importância. Para outras informações basta entrar em contato com o telefone 77 3454-8050 (Secretaria de Desenvolvimento Social).

FG publica lista de espera de candidatos do ProUni 2016.1

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos contemplados deverão apresentar, nos dias 8 e 9 de março, a documentação para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição.

Já está disponível no site da FG a relação dos candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2016.1.  Os candidatos contemplados deverão apresentar, nos dias 8 e 9 de março, a documentação para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição. O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DOS CANDIDATOS

Prefeito de Livramento decreta luto oficial pela morte de ex-secretária de Educação

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A professora Ester Lígia morreu vítima de uma parada cardíaca logo após sofrer morte cerebral, decorrente de uma hemorragia no intestino.

O prefeito de Livramento, Paulo Azevedo, emitiu Nota de Pesar e decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-secretária municipal de Educação, professora Ester Lígia Machado Almeida, que ocupou a pasta na gestão do ex-prefeito Carlos Roberto Souto. Ester morreu aos 55 anos, na manhã de ontem (06), após dar entrada no Hospital Municipal apresentando hemorragia intestinal, quadro que se agravou e acabou ocorrendo morte cerebral. Quando estava sendo providenciada a sua transferência para uma unidade de saúde em Vitória da Conquista, a paciente sofreu uma parada cardíaca irreversível e veio à óbito.

Ester Lígia deixa como legado alguns livros de literatura e cordel, sendo um deles o mais conhecido “Oásis do Sertão Baiano”, que foi editado através de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, que premiou a obra, tendo sido lançado em caráter nacional. Ela também era cantora, compositora, poeta, escritora, cronista e professora de língua portuguesa. O prefeito Paulo Azevedo lamenta a morte tão repentina da professora que fez um belíssimo trabalho em prol da educação e da cultura no município. “Deixo aqui meus sentimentos a familiares e amigos neste momento de dor e de consternação,” disse o prefeito.

Governo de Dom Basílio realiza reforma em escolas para o ano letivo 2016

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As obras, que inclui serviço de pintura, já foram concluídas em algumas escolas e outras ainda estão em andamento.

Para receber os estudantes e iniciar o ano letivo de 2016, a Prefeitura Municipal de Dom Basílio, através da Secretaria de Educação, está realizando serviços de manutenção e reparos em todas as escolas da rede municipal de ensino. As obras, que inclui serviço de pintura, já foram concluídas em algumas escolas e outras ainda estão em andamento, com previsão de término nesta semana.

Igaporã: Construção da Quadra Poliesportiva do CIAC é retomada

Segunda / 07.03.2016

Por Samuel Gonçalves

A quadra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação, por meio do FNDE, onde estão sendo investidos R$ 509.2296,30.

Uma importante obra foi retomada recentemente em Igaporã após a liberação de verbas por parte de convênio. Trata-se da quadra poliesportiva com vestiário, que é mais uma grande conquista para o município, a qual proporcionará ao Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC) e a toda a comunidade momentos desportivos e lazer.  Nesta etapa da obra está sendo instalada a cobertura da mesma. A quadra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde estão sendo investidos R$ 509.2296,30. O espaço físico será fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois irá colaborar ainda mais para o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades, sejam elas motoras, cognitivas ou afetivas. A quadra poliesportiva é necessária não somente para fins esportivos, como a prática de futebol, basquete, vôlei, handebol, ginástica, capoeira, dança, entre outras modalidades. Ela é uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita a inclusão da comunidade através do aspecto cultural, como festivais, gincanas, apresentações folclóricas e juninas, datas comemorativas e outras.

Macaúbas: Suspeito de receptação de carros roubados é preso em operação policial

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Francinaldo Martins de Souza foi preso na manhã do último domingo (6), em Macaúbas, sob suspeita de clonar veículos.

Um homem identificado como Francinaldo Martins de Souza foi preso na manhã do último domingo (6), em Macaúbas, sob suspeita de clonar veículos. Segundo a Companhia Independente de Policiamento (CIPE/Sudoeste), a prisão foi efetuada após os policiais encontrarem uma caminhonete Chevrolet S-10 em sua oficina, que havia sido roubada em Vitória da Conquista. O veículo possui sistema de rastreamento, facilitando a localização. Durante a ação policial, foram apreendidos mais dois carros roubados e outros desmanchados. Além de placas frias, dinheiro, tarjetas, peças de aço para remarcar chassis, DUT’s em branco, documentos falsos, armas de fogo e munições, dentre outros objetos relacionados à atividade criminosa. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Macaúbas, onde se encontram a disposição da Justiça. A Polícia Civil investiga o caso. A suspeita é de que Francinaldo faça parte de uma quadrilha que realiza adulterações de veículos. O suspeito deverá responder pelos crimes de receptação, formação de quadrilha, falsidade material, adulteração de veículo automotor e posse ilegal de arma de fogo.

Foram apreendidos mais dois carros roubados e outros desmanchados. Além de placas frias, dinheiro, documentos falsos, armas de fogo e munições, dentre outros objetos.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 19/03

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado, dia 19/03, das 07:30h às 13:30h, em parte do Centro de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av Cassimiro Pinheiro Azevedo, Rua Antonio C. Magalhães, Rua Aureliano Carvalho, Rua Aymorés, Rua Corina da Silva Caires, Rua Dr Altamirando Leite, Rua Joaquim Leite Abrantes, Rua Joaquim Oliveira Nunes, Rua Martiniano Virgilio Meira, Rua Pedro Alcântara, Rua Rosina, Rua São José, Rua Teodora da Silva Leite e Tv dos Bandeirantes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: PSF de Caldeiras é entregue após reforma e ampliação

Segunda / 07.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A população local agora conta com um posto de saúde melhor e com mais duas novas especialidades médicas, ginecologia e fisioterapia.

Após passar por reforma e ampliação, a Unidade de Saúde da Família (PSF) do distrito de Caldeiras foi entregue no último domingo (06), com uma estrutura ainda melhor do que a que já existia. A população local agora conta com um posto de saúde melhor e com mais duas novas especialidades médicas, ginecologia e fisioterapia. A unidade do PSF conta com um total de 23 áreas, com novos consultórios, auditório para palestras e uso da comunidade, garagem para a ambulância, que atende o distrito em casos de emergência, sala de observação, entre outras salas para atendimento da população.

De acordo com o prefeito Zé Barreira, a ampliação e reforma do PSF de Caldeiras é a certeza da prestação de serviço de qualidade à comunidade local. “O maior PSF do município de Caetité é o de Caldeiras, eu tenho certeza que essa nova unidade vai prestar ótimos serviços para as pessoas daqui, garantindo o acesso a uma saúde de qualidade”. A secretária de Saúde do município, Cynthia Lopes, destacou as novas especialidades que serão oferecidas pela unidade após a reforma e ampliação. “Além da assistência de fisioterapia que nós vamos trazer para trabalhar com alguns grupos específicos, vamos passar a oferecer atendimento na área de ginecologia, ampliando a assistência à saúde da mulher”, disse a secretária.

Também estiveram presentes a primeira dama Cléia Montenegro, o secretário de Administração Aldo Gondim, Serviços Públicos Nilo Azevedo, Educação Rosemária Joazeiro e Relações Públicas Olimar Oliveira. Também estiveram presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Jaquele Fraga, e os vereadores Nem de Dácio e Marcílio.

A unidade conta com um total de 23 áreas, com novos consultórios, auditório para palestras e uso da comunidade, garagem para a ambulância, sala de observação, entre outras.

Atendimento aos beneficiários do Planserv nas unidades da Rede SAC é ampliado na Bahia

Sábado / 05.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento presencial do Planserv nos postos da rede SAC foi ampliado, passou de 68.214, em 2014, para 88.486, em 2015.

O atendimento presencial do Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais) nos postos da rede SAC foi ampliado, passou de 68.214, em 2014, para 88.486, em 2015. Mesmo contando com serviços online disponíveis no site institucional www.planserv.ba.gov.br e com a Central de Relacionamento telefônica, muitos beneficiários preferem ser atendidos pessoalmente em uma das 30 unidades disponíveis em todo o Estado da Bahia. Entre os serviços mais demandados nas unidades do SAC, destacam-se: consulta à rede credenciada, impressão de segunda via de cartão, registro de manifestações, solicitação de declarações e movimentação cadastral (adesão de titulares, inclusão e exclusão de dependentes e agregados). No interior há unidades de atendimento do plano nos seguintes municípios: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Valença.

Coelba comunica Desligamento Programado dia 10/03 na Vila Presidente Vargas

Sábado / 05.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (10), das 07:30h às 13:30h, em parte da Vila Presidente Vargas, município de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av Gabriel Messias, Rua Alcebino Machado, Rua Antonio Aguiar, Rua Francisco Silva, Rua Gabriel Messias, Rua Geraldo Fidelis, Rua João José Silva e Tv Antonio Aguiar.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Daguinaldo Tanajura e Jesuino Lisboa serão homenageados com Moção de Pesar e Solidariedade na Câmara

Sábado / 05.03.2016

Por Eliana Costa

Weliton Lopes estará apresentando na sessão do dia 07 Moção de Pesar e Solidariedade aos Srs. Daguinaldo Tanajura e Jesuíno Caires (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O vereador Weliton Lopes estará apresentando, na sessão da próxima segunda-feira (07), Moção de Pesar e Solidariedade aos Srs. Daguinaldo Tanajura Santos e Jesuíno Caires Lisboa. As proposições justificam os valores morais, éticos e sociais dos dois cidadãos que pautaram suas vidas no compromisso com as famílias, amigos e bem comum. O parlamentar destacou que a perda dessas duas pessoas foi de muita consternação para toda comunidade brumadense. “É uma tristeza para todos a perda de pessoas queridas, mas buscamos lembrar sempre dos bons momentos vividos e da importância de cada um deles para suas famílias e amigos.  Desta forma estamos realizando as moções como forma de prestar uma homenagem póstuma”, disse Weliton.

Daguinaldo Tanajura Santos chegou em Brumado em outubro de 1977, sendo convidado por seu pai para juntos iniciarem o trabalho na Padaria que levou o nome de Rejane, uma referência na história do ramo de padarias em Brumado e municípios vizinhos. Jesuíno Caires Lisboa, conhecido por seu jeito descontraído, alegre, sempre com um sorriso no rosto, fez com que se tornasse uma pessoa extremamente querida por todos e com um círculo de amigos bastante grande. Seu lado família também era uma característica bastante marcante.

Prefeitura de Caetité abre inscrições para curso de educação ambiental

Sexta / 04.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

As vagas são para pessoas ligadas a associações comunitárias.

Depois de ser selecionada para participar de um curso oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente que visa formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública, convida todos os presidentes de associações comunitárias para inscreverem dois de seus representantes na capacitação. As vagas para o curso foram abertas nesta sexta-feira (04) e seguem até o dia 11 de março. Para efetuar a inscrição os representantes de cada comunidade devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Vereador Auto Gomes de Andrade (próximo à agência dos Correios) ou à Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Praça da Barriguda). As inscrições devem ser feitas em horário comercial, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. É imprescindível ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) para formalização das inscrições. Com carga horária de 180 horas, o curso vai ser ministrado à distância e também com encontros presenciais promovidos pela equipe de Educação Ambiental da secretaria.