Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Paramirim realiza reforma no Centro Cultural Nabor Caires de Brito

Quinta / 10.03.2016

Por Fagner Abreu

O Centro é uma das mais bonitas estruturas da região, impecável e com segurança para ser utilizado.

A Prefeitura Municipal de Paramirim está investindo em melhorias no Centro Cultural Nabor Caires de Brito. O prédio esta recebendo um trabalho de recuperação no piso do salão principal, do salão alternativo, do lounge e da varanda externa. Além disso, estão sendo feitos reparos nas paredes, instalação elétrica e nas vidraças. “O Centro Cultural vem sendo muito utilizado, então é preciso fazer alguns reparos pontuais para que o prédio não sofra desgaste e continue com a sua estrutura. O Centro é uma das mais bonitas estruturas da região, impecável e com segurança para ser utilizado”, afirmou o secretário de infraestrutura, Gelasio Vieira.

O prédio esta recebendo um trabalho de recuperação no piso do salão principal, do salão alternativo, do lounge e da varanda externa.

Bahia: Estado prorroga prazo de recadastramento para 1.158 inativos da primeira etapa

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Um edital de convocação, publicado no DOE, no último final de semana, concede 15 dias corridos para que os faltosos realizem o procedimento (Foto: Reprodução/Internet).

1.158 servidores inativos que não realizaram o recadastramento da Previdência Estadual têm novo prazo para regularizar seus dados cadastrais. Um edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último final de semana, dias 05 e 06, concede 15 dias corridos, a partir da sua data de publicação, para que os faltosos realizem o procedimento em uma das 52 unidades de atendimento do Ceprev, na capital e interior, ou no SAC Servidor. A lista completa dos convocados está disponível no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br. Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone.

Vale lembrar que o recadastramento de inativos também pode ser realizado com hora marcada, trazendo maior conforto e comodidade ao cidadão. Para isso, bastar agendar o atendimento por meio do número 0800 071 5353 ou 4020-5353, para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas. A primeira etapa do recadastramento de inativos, encerrada no dia 29 de fevereiro, contemplou quase 12 mil servidores oriundos de 49 órgãos do Poder Executivo Estadual. Informações adicionais podem ser obtidas pelo Call Center da Previdência Estadual no 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para ligações oriundas de fora do estado ou de celular).

Governo de Igaporã realiza distribuição de alimentos aos moradores de Caiçara e adjacências

Quarta / 09.03.2016

Por Samuel Gonçalves

Atualmente são atendidas cerca de 2.500 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Além das diversas ações socioassistenciais desenvolvidas na comunidade de Caiçara e adjacências, os moradores mais carentes recebem bolos e legumes através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Igaporã e a CONAB, os produtos são adquiridos da Associação de Lagoa da Torta e adjacências. O CRAS realiza a distribuição dos alimentos na sede e em algumas comunidades da zona rural. Atualmente são atendidas cerca de 2.500 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Algumas famílias em situação de extrema necessidade da comunidade recebem, ainda, auxilio com doação de cesta básica mensalmente. As moradoras da comunidade de Caiçara e região demonstraram muita gratidão com o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social.

Codevasf inicia nova fase da campanha de combate ao Aedes Aegypti na Bahia

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Cerca de 500 panfletos foram entregues pela Assessoria Regional de Comunicação da Codevasf.

A 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Juazeiro, no norte da Bahia, iniciou uma nova fase da campanha de combate ao Aedes Aegypti. Cerca de 500 panfletos foram entregues pela Assessoria Regional de Comunicação da Codevasf à direção do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), instituição de ensino médio que atende mais de 800 alunos do bairro de Piranga. O material, fornecido pelo Ministério da Saúde, contém informações para evitar a proliferação do mosquito, que pode transmitir a dengue, a chikungunya e o zika vírus.

“Vamos usar esse material em nossas aulas, principalmente na matéria de biologia, na qual os professores devem repassar o assunto para os alunos”, afirmou o diretor da instituição de ensino, professor Josemar Rodrigues. A idéia do diretor é fazer com que os estudantes sejam agentes multiplicadores dos cuidados necessários para eliminar os focos do mosquito, dentro da comunidade onde vivem. O material didático aborda, de forma clara e simples, algumas atitudes periódicas para eliminar os criadouros do mosquito nas residências, como manter sempre tampados os reservatórios de água e evitar o acúmulo de água em lugares como vasos de plantas, garrafas, ralos e outros locais.

Parte desse material foi repassado pelo diretor Josemar Rodrigues para a professora Elba Maria Campos, que leciona também no Colégio Estadual Jutahy Magalhães, localizado no mesmo bairro, onde estudam mais de 470 alunos do ensino fundamental e cerca de 245 integrantes do ensino médio. A professora Elba já iniciou um trabalho dentro das classes, e espera que, numa próxima avaliação, os resultados sejam considerados positivos.

Conselho Tutelar de Caetité está funcionando em nova sede

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

A nova sede fica na Rua Rui Barbosa, Nº 280, próximo ao Cetep - antigo Colégio Modelo.

O Conselho Tutelar de Caetité está funcionando em um novo espaço, mais amplo e mais confortável para atender à população. Os interessados nos serviços desse órgão devem se dirigir à Rua Rui Barbosa, Nº 280, próximo ao Cetep - antigo Colégio Modelo.

Governo de Paramirim entrega novo Centro de Saúde totalmente reformado e ampliado

Quarta / 09.03.2016

Por Fagner Abreu

A capacidade de atendimento foi ampliada e agora um número maior de pessoas será atendida com maior conforto.

O prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo Bittencourt, entregou para a população paramirinhense o novo Centro de Saúde da Família Dr. José Meira, na última segunda-feira (07). A unidade passou por uma ampla reforma e novos ambientes construídos.  A capacidade de atendimento foi ampliada e agora um número maior de pessoas será atendida com maior conforto. A obra contou com modernização, reparos, acessibilidade e novos equipamentos para melhor atender a população.

“É a saúde de Paramirim transformando sempre para melhor. Somos referência regional em saúde. Nosso hospital municipal está em pleno funcionamento, atendendo não só os munícipes, mas cidades vizinhas e até mesmo distantes. Temos o CAPS AD III que é o segundo em todo o estado da Bahia que tem ação regional. Já entregamos uma serie de PSFs na zona rural, como nas comunidades do Grama e em Canabravinha e aqui na sede no bairro Mãe Isabel. Agora a população terá mais um equipamento, para uma melhor atenção à saúde”, disse Júlio Bernardo. O secretário municipal de Saúde, José Arlindo Barbosa, enalteceu o ganho no serviço oferecido ao município com a revitalização do Centro de Saúde. “São intervenções pontuais que melhoram o fluxo de atendimento e otimizam a qualidade. É uma modernização contínua”, disse.

No total, foram efetuadas a recuperação da cobertura (telhado, calhas), pintura interna das paredes e tetos das áreas comuns, recepção e espera, pintura geral externa, construção de novas salas, rampas de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. O Centro de Saúde Dr. José Meira está localizado na Rua Coronel Francisco Brasil, no centro da cidade, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 17h, nas especialidades de Assistente Social, Clínica Geral, Coleta para Exames Laboratoriais, Curativos, Farmácia, Ginecologia e Obstetrícia, Inalação, Nutricionista, Pediatria, Programa Saúde da Família (PSF), Tuberculose, Vacinação e Vascular. Mais informações na secretaria de Saúde pelo telefone (77) 3471-2412 ou através do site da Prefeitura www.paramirim.ba.gov.br.

A obra contou com modernização, reparos, acessibilidade e novos equipamentos para melhor atender a população.

80% das ocorrências em Brumado estão relacionadas a Lei Maria da Penha, diz delegado

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Só no último final de semana, dos oito atendimentos realizados na delegacia local, seis foram para tratar de mulheres vítimas de agressão (Foto: Lay Amorim).

O delegado Orlando Quaresma apresentou um relatório de violência praticada contra mulheres em Brumado. Segundo ele, 80% dos atendimentos em seu plantão estão relacionados à Lei Maria da Penha. Só no último final de semana, dos oito atendimentos realizados na delegacia local, seis foram para tratar de mulheres vítimas de agressão. O delegado se disse espantado, pois, mesmo com todo o canal de informação disponível hoje, muitos homens agridem suas esposas, companheiras, filhas e até mães e avós achando que vão ficar impunes. No entanto, a autoridade deixou claro que em seu plantão a Lei Maria da Penha será cumprida com rigor no município. “Não estou aqui para alisar e deixo claro que em meu plantão os que cometerem agressões físicas e psicológicas contra as suas esposas, companheiras, namoradas, filhas, mães, avós, ou qualquer outra parente, receberão tratamento duro”, alertou o delegado. Quaresma disse ainda que infelizmente há inimigos das mulheres nesse sentido. O primeiro é que em muitos casos a próprias vítimas, após levar o caso ao conhecimento da polícia, voltam atrás e retiram a queixa para inocentar o companheiro. O delegado apontou ainda a embriaguez como segundo vilão nos registros de violência contra as mulheres em Brumado. “Mesmo com esses fatores desfavoráveis, repito que no meu plantão machão que bate em mulher vai comer cadeia”, pontuou o delegado.

Marido mata esposa com várias facadas e comete suicídio em Barra da Estiva

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O fazendeiro Angelo Alves da Silva, 35 anos, matou sua companheira com vários golpes de faca, cometendo suicídio por enforcamento horas depois.

Na manhã de hoje (09), o fazendeiro Angelo Alves da Silva, 35 anos, matou sua companheira com vários golpes de faca na comunidade de Pé do Morro, em Barra da Estiva, por volta das 7h. O crime chocou os moradores da localidade. Segundo informações obtidas pela nossa redação, a vítima, Cristiana Ribeiro dos Santos, já havia sido ameaçada de morte ontem (08), após uma discussão entre o casal. Cristiana havia pedido a separação e que o mesmo deixasse a casa, o que não aconteceu. De acordo com relatos de testemunhas, na manhã de hoje, Angelo aguardou que um primo, que também mora na residência, saísse e posteriormente executou a vítima. O corpo de Cristiana foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde será realizado a necropsia e depois será liberado para os familiares realizarem o sepultamento.

A polícia estava a procura de Angelo, que mesmo possuindo carro e moto deixou o local fugindo a pé, mas foi encontrado morto no inicio da tarde de hoje. Segundo informações obtidas junto a polícia, o homem cometeu suicídio por enforcamento próximo de onde havia praticado o crime. O corpo de Angelo também foi encaminhado para o IML de Brumado e deverá ser liberado no fim da tarde desta quarta-feira (09), para que os familiares realizem os procedimentos fúnebres.

Caetité: Quadra da Feira está sendo reformada com recursos próprios do município

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Está sendo realizada pintura total da quadra, além da troca do alambrado.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou na manhã desta quarta-feira (09) a reforma da Praça da Feira Velha. Está sendo realizada pintura total da quadra, além da troca do alambrado. O secretário de Serviços Públicos, Nilo Azevedo, informou que a reforma irá trazer mais qualidade para os praticantes de esportes da cidade. "A quadra da Feira Velha é um ponto de encontro de moradores de toda a cidade, em 15 dias ela estará ainda mais bonita e segura", declarou Nilo.

Obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista chegam a 85%, licitação do terminal sai em abril

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Operários que atuam na construção da cerca e retirada de areia no centro da pista.

As obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista chegaram aos 85%, conforme informação da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA). De acordo com a SEINFRA, quanto a segunda etapa do aeroporto, o processo licitatório já está em andamento e contempla a construção do terminal de passageiros, aquisição e instalação dos equipamentos de auxílio a navegação e demais serviços necessários para operação do aeroporto. O edital tem previsão de ser publicado até abril. O aeroporto está em construção numa área de 6 milhões de metros quadrados. A primeira etapa da obra já está praticamente 100% concluída e conta com um pátio para aviões com mais de 193m de comprimento por 50m de largura. A pista para pousos e decolagens tem comprimento de 2.100m e largura de 45m. Para a segunda fase da obra, que inclui a construção do terminal de passageiros, foram liberados R$ 45 milhões. O convênio foi celebrado entre a União, por meio da Secretaria de Aviação Civil, e o Governo do Estado. Além do terminal de passageiros, os recursos serão utilizados para garantir a instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, o complemento da cerca operacional, os reservatórios de água, a iluminação das vias de contorno, mobiliários e equipamentos da sessão de combate a incêndios, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de redes de telecomunicações. A previsão é que este equipamento seja inaugurado no próximo ano.

Validação de dependentes do Estado da Bahia encerra no dia 16 de março

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Apenas 3,5 mil, dos 48 mil trabalhadores do funcionalismo público baiano convocados para a ação, realizaram o procedimento, 6,35 % do total.

Termina no próximo dia 16 a validação de dependentes do Estado da Bahia. Apenas 3,5 mil, dos 48 mil trabalhadores do funcionalismo público baiano convocados para a ação, realizaram o procedimento, 6,35 % do total. A validação é simples e feita inteiramente pela internet, no endereço eletrônico www.validacaodedependentesirpf.ba.gov.br. Trata-se de uma atualização cadastral destinada aos ativos, inativos e pensionistas do Estado. Os dados serão alinhados com os fornecidos à Receita Federal. A ação é extensiva aos nomeados em cargo comissionado ou contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também em situação de férias, licenças, disposição, em exercício de mandato eletivo, sob processo administrativo ou readaptação funcional. Vale lembrar que servidores cedidos devem realizar o procedimento duas vezes, para a unidade de origem e onde atualmente trabalham. Não haverá prorrogação de prazo.

Rui Costa busca importantes investimentos para a Bahia em viagem internacional à China

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ainda na China, o governador realiza reuniões com empresas interessadas na geração de fontes alternativas de energia eólica e energia solar.

A missão internacional iniciada pelo governador Rui Costa esta semana na China, atraiu os olhares atentos dos empresários asiáticos. Na edição da última terça-feira (08) do Digaí, Governador! Rui falou com entusiasmo e confiança em trazer na bagagem importantes investimentos em infraestrutura, agricultura familiar e energias renováveis. Destaque para protocolos e contratos que indicam ainda exploração no setor de mineração e viabilidade de projetos importantes como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). “Esperamos desdobrar nos próximos dias esses acordos firmados aqui e possamos, portanto, retomar obras que vão garantir a geração de emprego e o desenvolvimento no nosso Estado”, enfatizou o governador.

Também foram assinados protocolos de intenções para outros projetos, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) integrando a Região Metropolitana de Salvador e chegando, no futuro, até a cidade de Alagoinhas. Outra novidade é o interesse dos chineses na criação, produção e abate de jumentos no semiárido baiano para exportação. “A ideia deles é abater 700 jumentos por dia. Isso porque na China eles usam praticamente tudo do jumento. Todos os produtos derivados são usados, inclusive na área da medicina chinesa e para produtos de beleza”, enumerou Rui. Ainda na China, o governador realiza reuniões com empresas interessadas na geração de fontes alternativas de energia eólica e energia solar, incluindo a produção de equipamentos. Rui disse que espera voltar, no sábado, na bagagem com contratos, protocolos assinados e nos próximos meses converter esses contratos e protocolos em ações concretas, obras e geração de empregos para o povo da Bahia.

Município de Guajeru segue na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ação que teve como objetivo estimular a população guajeruense sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Dando continuidade à campanha “#GuajeruEmAção: todos juntos no combate ao Aedes”, que teve início no dia 15 de fevereiro, o município de Guajeru realizou o “Dia da Faxina” na última sexta-feira (04). Ação que teve como objetivo estimular a população guajeruense sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A “faxina” foi realizada em todas as instituições públicas e em terrenos baldios. No dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde já havia promovido uma mobilização social que percorreu algumas ruas da cidade e visitou todas as unidades escolares da sede do município. Também foram visitadas várias instituições públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito e a importância da participação de todos em ações de combate ao Aedes Aegypti.

Brasil tem 1 denúncia de violência contra mulher a cada 7 minutos

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a partir de balanço dos relatos recebidos pelo Ligue 180.

O Brasil registrou, nos dez primeiros meses do ano passado, 63.090 denúncias de violência contra a mulher, o que corresponde a um relato a cada 7 minutos no País. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a partir de balanço dos relatos recebidos pelo Ligue 180. Entre estes registros, quase metade (31.432 ou 49,82%) corresponde a denúncias de violência física e 58,55% foram relatos de violência contra mulheres negras. O Ligue 180 também registrou 19.182 denúncias de violência psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 3.064 de violência sexual (4,86%) e 3.071 de cárcere privado (1,76%). Os atendimentos registrados mostram ainda que 77,83% das vítimas têm filhos e que mais de 80% destes filhos presenciaram ou também sofreram a violência. Os dados mostram ainda que, entre os relatos de violência, 85,85% corresponderam a situações em ambiente doméstico e familiar. Na maioria dos relatos (67,36%), as violências foram cometidas por homens com os quais as vítimas tinham ou já tiveram algum vínculo afetivo, como cônjuges, namorados, ex-cônjuges ou ex-namorados. Em cerca de 27% dos casos, o agressor era um familiar, amigo, vizinho ou conhecido.

Bahia: Empresa vai auditar o pagamento de 263,8 mil funcionários do estado

Quarta / 09.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, a Deloitte vai auditar cerca de 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do estado nos últimos dez anos (Foto: Reprodução/Internet).

Contratada pela Secretaria da Administração (Saeb) para auditar a folha de pagamento do Poder Executivo e a folha de inativos dos três poderes do Estado, a Deloitte Touche Tohmatsu Consultores iniciou os trabalhos na Secretaria de Segurança Pública (SSP), na última segunda-feira (07). Os auditores vão verificar a conformidade dos pagamentos de 46,7 mil funcionários da SSP, incluindo servidores da PM, Polícia Civil e Casa Militar do Governador. Essa é a primeira vez que o Estado da Bahia contrata uma auditoria externa para verificar toda sua folha. A Deloitte vai auditar o pagamento de 263,8 mil funcionários do Estado, sendo 149,7 mil ativos do Executivo e 114,1 mil inativos, pertencentes aos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo).

A auditoria na folha de pagamento começou em janeiro, mas os trabalhos in loco, nos órgãos de Governo, foram iniciados em fevereiro na Secretaria de Educação, que possui 45.827 servidores. O próximo órgão será a Secretaria de Saúde (Sesab), com previsão de início ainda neste mês. Ao todo, a Deloitte vai auditar cerca de 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do estado, nos últimos dez anos, retroagindo até dezembro de 2005. Os trabalhos vão abranger órgãos da administração direta, a exemplo das secretarias de estado, além de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. A empresa de consultoria também vai realizar auditoria no pagamento dos inativos do executivo e de outros poderes, como Tribunal de Justiça, Assembléia Legislativa, além de órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. 

Os auditores vão analisar se os vencimentos, proventos e vantagens recebidos pelos servidores da SSP estão em conformidade com legislação em vigor no país e no estado. Os consultores da Deloitte também vão verificar os prontuários de funcionários para checar se os pagamentos recebidos na folha estão respaldados por documentação adequada. Ainda vão analisar os controles dos lançamentos na folha dos pagamentos. “A auditoria vai promover o aperfeiçoamento da gestão e da máquina pública, com foco na economicidade e no zelo pelo erário”, declarou o secretário da Administração, Edelvino Góes.