Sertão Hoje

Sertão Hoje

3ª Corrida do Trabalhador de Caculé atraiu atletas e expectadores

Terça / 03.05.2016

Por Tayga Ribeiro

Os corredores participantes da corrida em comemoração ao feriado do Dia dos Trabalhadores, saindo da Fazenda Várzea em direção a Praça da Lagoa Manoel Caculé.

Mais de 50 corredores e um número expressivo de expectadores prestigiaram a 3ª Corrida do Trabalhador de Caculé, realizada no último domingo, dia 1º. O evento foi idealizado por Paulino Trindade em parceria com o Governo de Caculé e com o apoio do Serviço de Cardiologia da Bem Viver Centro Médico, do Comercial Silva Neto, Guarda Municipal, Rádio Atalaia e Polícia Militar da Bahia. Corredores participantes percorreram as ruas de Caculé em comemoração ao feriado do Dia dos Trabalhadores, saindo da Fazenda Várzea em direção a Praça da Lagoa Manoel Caculé, onde aconteceu a premiação e encerramento do evento.

A prova foi dividida em disputas de 5 e 8 km, em 14 categorias: Infantil (feminino e masculino), juvenil (feminino e masculino), especial (masculino), Idoso (masculino), veteraníssimo (masculino), veterano (feminino e masculino), pré-veterano (masculino), Adulto (feminino e masculino), Geral (masculino), Local (feminino e masculino). Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e premiações em dinheiro. Todos que cruzaram a linha de chegada receberam medalha de participação.

A prova foi dividida em disputas de 5 e 8 km, em 14 categorias.

Ituaçu: Deputado Marquinhos Viana assegura entrega de trator para Associação do Guigó

Terça / 03.05.2016

Por Leonardo Oliva

O parlamentar afirmou ter usado uma emenda parlamentar para assegurar a compra do trator agrícola, que beneficiará os produtores do Guigó, pelo governo do estado.

Durante a solenidade de entrega de 40 mil alevinos a pequenos produtores rurais de Ituaçu, o Deputado Estadual Marquinhos Viana aproveitou para esclarecer o porquê do trator que beneficiaria os produtores da comunidade do Guigó não ter sido entregue ainda. Segundo Marquinhos, a entrega estava prevista para acontecer em 2014, mas por questões orçamentárias do próprio governo do estado da Bahia, o recurso não foi liberado para a compra. 'Agora em 2016, usei uma emenda parlamentar preferencial e com isto assegurei que o trator vai ser adquirido diretamente pelo governo do estado e entregue aos produtores rurais do Guigó', destacou o parlamentar.

Governo de Caculé convida toda a população para o 6º Fórum da Família

Terça / 03.05.2016

Por Tayga Ribeiro

O encontro acontecerá nos dias 05 e 06 de maio.

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, tem o prazer de convidar você e sua família para o 6º Fórum da Família. O encontro acontecerá nos dias 05 e 06 de maio e abordará o tema “Que tipo de Pai/Mãe você é?”. Venha participar desse importante momento de construção e troca de experiências! Contamos com a sua presença!

Parceria entre Prefeitura de Ituaçu e Bahia Pesca beneficia Pequenos Produtores

Terça / 03.05.2016

Por Leonardo Oliva

Participaram da entrega, o Prefeito Albercinho, o Deputado Marquinhos Viana, o Secretário Jerônimo Rodrigues e os Diretores da Bahia Pesca Dernival Oliveira e CAR, Wilson Dias.

Na última quinta-feira, dia 28, no Centro Comunitário, em Ituaçu, foi realizada a entrega de 40 mil alevinos a pequenos produtores rurais do município. Falando aos presentes, o Diretor da Bahia Pesca Dernival Oliveira destacou que a piscicultura tem uma rentabilidade maior que a criação de ovinos, caprinos e bovinos e que, em média, o pequeno produtor ganha R$ 3 mil mensais com a criação de peixes. O Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues enfatizou que o objetivo principal do governo do estado é garantir a universalização do acesso a água. 'Primeiro estamos investindo em cisternas, mas numa segunda etapa o governo vai investir na construção de sistemas de abastecimento de água, dando segurança hídrica aos moradores da zona rural', afirmou.

Presente na solenidade, o prefeito Albercinho destacou que sempre apoiou deputados que visam o bem para Ituaçu. Ele afirmou que os deputados de oposição votados no município não trouxeram nenhum benefício para Ituaçu. 'De quatro em quatro anos, estes deputados da oposição buscam votos em Ituaçu. Para isto, ele se valem de uma política rasteira, que não visa o bem de Ituaçu, mas somente os seus interesses particulares', destacou. Albercinho afirmou ainda que o trabalho desenvolvido pelos Deputados Marquinhos Viana e Paulo Magalhães só fortalece a posição de legítimos representantes do município. 'O que eu peço para nosso povo é que vote com consciência e ajude a eleger quem tem compromisso de verdade com o nosso município', finalizou.

Participaram ainda da solenidade: o Deputado Estadual Marquinhos Viana, o Diretor Executivo da CAR Wilson Dias, o Secretário Municipal de Administração Eduardo Moraes, o Secretário de Agricultura Lázaro Brito, a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Maria Helena Brito Costa, o Vereador Beto de Oscar, o Prefeito de Barra da Estiva Dr. Adriano Pires (Dinho) e o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva José Henrique Tinôco.

O Diretor da Bahia Pesca Dernival Oliveira destacou que a piscicultura tem uma rentabilidade maior que a criação de ovinos, caprinos e bovinos.

Prefeitura de Caetité abrirá inscrições para o Projeto ‘Forró nos Bairros’ amanhã (04)

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

Podem participar pessoas físicas e jurídicas sediadas no município de Caetité, que representem grupos de música regional nordestina.

A partir desta quarta-feira (04), a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, abrirá as inscrições de grupos musicais interessados em participar do Projeto Forró nos Bairros. A idéia do projeto é valorizar as tradições juninas e os artistas locais. Os grupos têm até o dia 18 de maio para realizarem as inscrições, que deve ser feita na sede da própria Secretaria, na Praça da Catedral, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. As bandas, trios ou grupos que ainda não têm cadastro na Secretaria de Cultura, terão que preencher um cadastro para participar do processo. Os grupos que já têm devem apenas atualizar os dados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas sediadas no município de Caetité, que representem grupos de música regional nordestina.

Os requisitos básicos para participar do projeto estão no Edital divulgado pela Secretaria de Cultura e pode ser acessado no site da prefeitura caetite.ba.gov.br. Outras informações pelo telefone 3454-8027. O projeto Forró nos Bairros acontecerá nos seguintes bairros: Prisco Viana (Praça Clóvis Silveira); Grotão (Rua Mem de Sá); Santo Antônio (Praça da Quadra); Barriguda (Praça Pompeu Fernandes); Feira Velha (Praça Rodrigues Lima); Nossa Senhora da Paz (Rainha da Paz); Buenos Aires e Adjacências (Praça do Forró); Caldeiras (Praça da Matriz).

Sociedade civil e administração pública debatem marco regulatório

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) (Foto: Reprodução/Internet).

Viabilizar o debate entre participantes do grupo de trabalho envolvendo o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e o público em geral. Esse foi o objetivo principal do Seminário sobre o MROSC, que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). Presente ao evento, o Diretor de Soluções em Gestão da Secretaria da Administração (Saeb), Milton Coelho, abordou a Lei Federal 13.019/14. "Para o êxito da aplicação dessa nova lei, é importante a centralidade da capacitação, tanto das Organizações da Sociedade Civil, quanto dos servidores do Estado", ressaltou.

A Lei de Fomento e Colaboração tem o intuito de aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às Organizações da Sociedade Civil e suas relações de parceria com o Estado. As ações do MROSC são parte da agenda estratégica do Governo Federal que, em conjunto com a sociedade civil, definiu três eixos orientadores: contratualização, sustentabilidade econômica e certificação. Esses temas são trabalhados tanto na dimensão normativa (projetos de lei, decretos, portarias) quanto na dimensão do conhecimento( estudos e pesquisas, seminários, publicações, cursos de capacitação e disseminação de informações sobre o universo das Organizações da Sociedade Civil).

Ainda de acordo com Milton Coelho, é fundamental que os diversos atores possam fazer uma revisão dos seus conceitos e estejam atentos às inovações que a Lei apresenta. "O foco é transformar as suas práticas dentro desse novo ordenamento jurídico e destacar o processo de capacitação de cada um na operação dessa nova legislação”, destacou. Além de Milton, estiveram presentes como seminaristas o Diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) do TCE, Luciano de Farias; o Procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Danilo Andrade; a Procuradora do Estado da Bahia, Juliana Damasceno; a representante da Sociedade Civil Organizada, Eliana Rolemberg; e o representante do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA), Nailton Cazumbá.

Coelba emite Declaração de Quitação Anual de Débito nas contas de energia com vencimento neste mês

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A informação está sendo emitida para os clientes adimplentes em 2015 e anos anteriores (Foto: Reprodução/Internet).

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta seus consumidores para a Declaração Anual de Quitação de Débitos publicada nas faturas de energia, com vencimento em maio de 2016. A informação está sendo emitida para os clientes adimplentes em 2015 e anos anteriores. Esta Declaração atende a Lei 12.007/09 e substitui as quitações dos faturamentos mensais para efeito de comprovação de pagamento. Na fatura de energia, as informações da declaração estão situadas no campo azul, abaixo de “Informações Importantes”. Os clientes que possuem débitos parcelados só receberão a mensagem em sua fatura após quitação da última parcela do plano.

Rio do Antônio: Culminância do Projeto do CMEAS contou com estande do MODERA

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo foi de informar as diferenças entre o Aedes Aegypti e o Pernilongo Doméstico, assim como relacionar esse último com a poluição orgânica do Rio do Antônio.

Tendo como propósitos informar as diferenças entre o Aedes Aegypti e o Pernilongo Doméstico, assim como relacionar esse último com a poluição orgânica do Rio do Antônio, o MODERA abriu um estande na culminância do Projeto do CMEAS “Vencendo a Dengue, a Zika e a Chikungunya”, realizada no último sábado (30). Os Coordenadores do MODERA, Henrique Moreira Rocha, Jorge Valério Gomes e José Roberto Santos ministraram palestras aos alunos, professores, funcionários e pais. Também distribuíram, aos membros do CMEAS, cópias de folheto explicativo sobre o que é o MODERA e da Carta Aberta pelo Saneamento Ambiental do Município de Brumado. Na Carta menciona a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, dentre outros problemas relacionados com o saneamento ambiental.

Conforme explicou o pesquisador José Bento Pereira Lima, do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes e Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Mosquito da Dengue deposita seus ovos em água limpa, não necessariamente potável. É urbano e tem preferência por sangue humano. Sua aparência é escura e possui marcações brancas no corpo e nas pernas. Age durante o dia, mas pode picar também à noite. Põe os seus ovos em área úmida, próxima à lâmina d’água. Transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya.

Já o Pernilongo Doméstico, ainda segundo o pesquisador da Fiocruz, deposita seus ovos diretamente em águas muito poluídas e com muita matéria orgânica em decomposição. Assim como o Mosquito da Dengue, é urbano e tem preferência por sangue humano. Sua cor é marrom e prefere o horário noturno para agir. Igual ao Aedes, ele costuma colocar 100 ovos por postura, mas esses podem chegar a 150 ou 200. Em algumas regiões do Brasil, o Pernilongo pode transmitir a Elefantíase, Encefalite e a febre hemorrágica grave. Como o Pernilongo se reproduz em água com muita poluição orgânica, o Rio do Antônio tornou-se um grande berçário para essa espécie.

Os Coordenadores do MODERA, Henrique Moreira Rocha, Jorge Valério Gomes e José Roberto Santos ministraram palestras aos alunos, professores, funcionários e pais.

Vitor Bonfim visitou colônia de pescadores Z-59 no município de Malhada

Terça / 03.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, visitou a colônia acompanhado do Presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

O Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, acompanhado do Presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, visitou a colônia de pescadores Z-59 do município de Malhada, no último final de semana. O objetivo do encontro foi conhecer as necessidades e demandas da colônia, identificando as ações que podem ser executadas pelo Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e da vinculada Bahia Pesca, para estruturar a atividade pesqueira na região, qualificando e oferecendo melhores condições de trabalho aos pescadores.

“Convidei o presidente da Bahia Pesca para que ele traga sua equipe e as ações da empresa ao município de Malhada. Questões como emissão de DAPs e cursos de capacitação vão organizar a pesca na região, trazendo uma alternativa de renda, sobretudo neste momento de escassez de peixes no Rio São Francisco”, ressaltou Vitor Bonfim. O Governo do Estado lançou, este ano, o primeiro edital destinado exclusivamente à pesca, no valor de R$20 milhões. “A colônia não participou deste primeiro edital, mas, atento às demandas do Estado, o governador Rui Costa vai liberar um segundo edital, ainda este ano. Esse será o momento em que a comunidade poderá apresentar suas propostas”, afirmou o Secretário.

“A proposta é trazermos uma caravana da Bahia Pesca à região, com nosso corpo técnico, para inscrever os pescadores, inicialmente, no CadCidadão e emitir as DAPs. O ideal é implementarmos a piscicultura na região, uma maneira de gerar emprego e renda aos produtores locais. Não queremos que os pescadores deixem a atividade tradicional e secular que é a pesca artesanal, mas é preciso ser melhorada, através da doação de embarcações modernas, e a qualificação de mão de obra. Levando assim o pescado para a indústria e facilitando a chegada desses produtos aos supermercados e à mesa do consumidor”, explicou o Presidente Dernival Júnior.

O objetivo do encontro foi conhecer as necessidades e demandas da colônia, identificando as ações que podem ser executadas para estruturar a atividade pesqueira na região.

Governo de Igaporã promoveu o 2º Festival de Dança no último sábado (20)

Terça / 03.05.2016

Por Samuel Gonçalves

O festival foi promovido pela Administração Municipal, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio dos Barraqueiros.

Um show de apresentações culturais, assim se define o 2º Festival de Dança de Igaporã. Realizado no último sábado (30), o festival foi promovido pela Administração Municipal, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio dos Barraqueiros. Com o objetivo de incentivar e valorizar os talentos do município, o evento promoveu as apresentações dos mais variados estilos, objetivando a valorização e reconhecimento de cada um. O Grupo Igadance, ministrado pela professora Maria Edinária (Dedinha), realizou a abertura do evento, que mais uma vez lotou a Praça do Forró. Dividido em três categorias – infantil, juvenil e adulto - as apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora, composta por Fernanda Carla e Danilo Fagner fisioterapeutas, Zaira Perla Fisioterapeuta do Núcleo da Saúde da Família (NASF), e os educadores físicos Diego Cardoso e Jacó Wesley. As duas melhores apresentações de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro, os quais foram entregues pela Prefeita Rosana Cotrim e pela Secretária de Cultura e Turismo, Daiana Oliveira. Confira os vencedores e suas respectivas categorias:

CATEGORIA INFANTIL:
1º Lugar - Marina e Artur (Bang de Anita)
2º Lugar - Artur Rodrigues (Passinho do Romano de MC Crash)
CATEGORIA JUVENIL:
1º Lugar - Lorany Gabriely (24 horas por dia de Ludmila)
2º Lugar - Wenderson da Silva Teixeira (Quadradinho do MC Dinho)
CATEGORIA ADULTO:
1º Lugar Marcos de Souza (Perola Negra de Daniela Mercury)
2º Lugar - Iga Fitmess, formado por Marisa, Jéssica, Cindy, Diely, Nádia, Luciana e Maiane, com a coreografia da musica Devagarinho da banda Parangolé.

As duas melhores apresentações receberam troféus e premiação em dinheiro, que foram entregues pela Prefeita Rosana e pela Secretária de Cultura e Turismo, Daiana Oliveira.

SIHS testa uso de ozônio para tratamento de água e esgoto doméstico

Segunda / 02.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

É uma tecnologia ecologicamente correta e que resultará na redução de custos, riscos e na diminuição do impacto ambiental (Foto: Mário Marques).

Dando continuidade ao estudo dos benefícios trazidos pela utilização do ozônio no tratamento de água e esgotamento sanitário, a Secretaria de Infraestutura Hídrica e Saneamento (SIHS) iniciou testes em locais estratégicos dos sistemas de tratamento de Salvador e Região Metropolitana nesta segunda-feira (2). O Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, destaca que esta é uma tecnologia ecologicamente correta e que resultará na redução de custos, riscos e na diminuição do impacto ambiental no tratamento de água e esgoto doméstico. Mediante a utilização do ozônio, um agente altamente potente contra bactérias e microorganismos, através de um processo 100% natural”, explicou. O ozônio, conforme ele frisa, é ainda um importante aliado à proteção da saúde humana, evitando doenças de veiculação hídrica, bem como no combate ao Aedes Aegypti e outros tipos de mosquitos. O método também pode ser usado para limpeza de canais e já foi adotado pela companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para tratamento de poços artesianos. Os testes estão sendo realizados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Iberostar, Barra do Pojuca e Morada do Atlântico (localizada em Salvador). E Também nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de São Sebastião do Passé e Parque da Bolandeira.

Lagoa Real: Embasa emite Nota de Esclarecimento sobre abastecimento de água na localidade do Córrego

Segunda / 02.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é de informar sobre as medidas adotadas e esclarecer sobre o uso da água das barragens na localidade (Foto: Reprodução/Internet).

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), vem, por meio de Nota enviada a nossa Redação, esclarecer à população de Lagoa Real que a reunião ocorrida no último dia 14 de abril foi convocada pela empresa com o objetivo de informar sobre as medidas adotadas e esclarecer sobre o uso da água das barragens na localidade do Córrego. Durante o encontro, o Gerente Carlos Paulo e a Assessora Jurídica da Unidade Regional de Caetité, Leidiane Fraga, explicaram que a Embasa retira 19 metros cúbicos por hora. Esse volume é menor do que a outorga concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), demonstrando que a empresa possui autorização de realizar a captação prioritária para abastecimento humano. Os representantes da Embasa foram enfáticos ao garantirem que, “a empresa dará o suporte técnico necessário para regularizar a situação da captação por parte dos moradores da comunidade, assim como o envio de relatório técnico sobre a situação estrutural da barragem”. Por fim, a Embasa esclarece que, em caso de impossibilidade de captação, acionará as instâncias judiciais para garantir o pleno abastecimento da população de Lagoa Real.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (02)

Segunda / 02.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em destaque estão: o uso da Tribuna Livre pela Drª. Rowane Dias Viana, advogada do CREAS Chico Xavier e apresentação de Indicação do vereador José Carlos dos Reis.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 14. Entre os destaques estão: o uso da Tribuna Livre pela Drª. Rowane Dias Viana, advogada do CREAS Chico Xavier, para explanar sobre a Campanha “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente”; e apresentação da Indicação Nº 028/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que dispõe sobre indicação, ao Chefe do Executivo Municipal, a necessidade de se fazer a recuperação asfáltica e limpeza do mato nas seguintes ruas do bairro Olhos D’água: Celestino F. dos Santos, Eremita Alves Novais, Albertino Marques Barreto, Emiliano Pitanga, Praça Deolino da Silva Pinto, Silvino de Souza Moura, Augusto Alves.

Caetité: Projeto do Grupo Escolar Monsenhor Bastos comemorou 67 anos

Segunda / 02.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa é uma parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

No último sábado (23), o Grupo Escolar Monsenhor Bastos (GEMB) realizou diversas apresentações, com atividades pedagógicas de investigação e preservação da memória escolar, para comemorar o projeto “Monsenhor Bastos: 67 anos de educação na história de Caetité”. A proposta do projeto consiste em estabelecer uma parceria entre Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Laboratório de Pesquisa em Didática da História, cuja culminância de execução se projeta para as comemorações já traçadas pelo calendário letivo do GEMB. Dessa forma, entende-se que as comemorações letivas são oportunas para dar publicidade a riquíssimas experiências e pesquisas, que são verdadeiras fontes de possibilidades de compreensão dos comportamentos, ideias, valores e cotidiano de homens e mulheres de outras épocas. É também um momento para que a comunidade escolar se aproprie de sua própria história e faça desta uma referência na produção do conhecimento e aprendizado.

O projeto foi apresentado para a comunidade escolar no dia de um evento letivo conhecido como o “Dia da Família na Escola” e, de acordo com a Diretora Leny Lucy Souza, as outras etapas do projeto já são aguardadas com alegria por todos que o conheceram. “Está sendo uma experiência enriquecedora para professores, alunos, colaboradores, pais e responsáveis alcançados pelo GEMB. Sem dúvida, um importante e necessário exercício de cidadania que pretende reconstruir parte da memória e da história do nosso Grupo Escolar Monsenhor Bastos, em comemoração aos seus 67 anos”, comemorou a Leny.

O projeto foi apresentado para a comunidade escolar no dia de um evento letivo conhecido como o “Dia da Família na Escola”.

Coelba alerta para consumo de energia elétrica e orienta como economizar na conta

Segunda / 02.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Coelba observa que a adoção de novos hábitos de consumo e atenção ao uso correto de alguns equipamentos podem ajudar na redução da conta.

Para conter desperdícios no uso doméstico de energia e ajudar o consumidor a adequar a fatura mensal ao orçamento familiar sem abrir mão do conforto, a Coelba observa que a adoção de novos hábitos de consumo e atenção ao uso correto de alguns equipamentos podem ajudar na redução da conta. A seguir, algumas dicas auxiliam na mudança de comportamento para que se obtenha o melhor desempenho dos eletrodomésticos, enquanto se busca o consumo eficiente de energia. Aparelhos elétricos de refrigeração, como geladeiras e ar condicionados, e de aquecimento, como ferros de passar e chuveiros, são os que mais demandam energia no ambiente doméstico e, por isso, deve-se evitar que permaneçam ligados por longos períodos. A orientação é ajustar o condicionador de ar para temperatura confortável (cerca de 23° C). A dica é recorrer a ventiladores para manter o clima agradável, após a refrigeração do cômodo. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos.

A Coelba também alerta para o estado de conservação das geladeiras. Quando em más condições, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia. No caso do chuveiro elétrico, quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência. Estar atento para o uso de itens como churrasqueiras elétricas e grills. Mesmo eventual, a ligação desses equipamentos deve ser avaliada.  A melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás.

O uso de aparelhos de som em alto volume, bem como de ventiladores na velocidade máxima, resulta também em maior gasto de energia. Na questão da iluminação, a Coelba observa que as lâmpadas de LED tem ainda melhor desempenho do que as fluorescente normais e economizam cerca de 80% de energia elétrica em relação às incandescentes, com maior durabilidade. Um ambiente pintado em cores claras e que fique com as janelas abertas o maior tempo possível também contribui para a eficientização do consumo de energia. Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Coelba aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel, que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.