Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 05/05

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 05/05, das 08h às 13h. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Neves Teixeira; Rua Martinho do Nascimento; Rua Luiz Sergio; Rua Monteiro Lobato; Rua Chico Mendes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 02/05

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Rui Costa vai inaugurar setor de imagem do Hospital de Conquista e visitar obras do aeroporto e da Embasa nesta quinta (04)

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na visita, Rui ainda concederá entrevista à imprensa.

Nesta quinta-feira (04), às 11h, o governador Rui Costa estará em Vitória da Conquista visitando as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto da cidade, local onde receberá a imprensa da região. De lá, Rui Costa segue para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, na Rua Filipinas, no bairro Alvorada, onde vai inaugurar o setor de Diagnóstico por Imagem, viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada. No hospital, Rui concederá entrevista à imprensa. Duas vans estarão à disposição dos jornalistas para o deslocamento do novo aeroporto para o hospital geral da cidade. Antes, às 10h, o governador visitará as obras da Adutora de Água Bruta do Rio Gaviãozinho, que irá transportar água do Rio Gaviãozinho para o sistema adutor de Catolé. Nesta visita, não haverá acompanhamento da imprensa.

Guajeru: Prefeito Gil Rocha fala sobre os primeiros meses de trabalho em sua segunda gestão

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Gil Rocha está na 5ª posição dos 50 melhores prefeitos do país, segundo avaliação da União Brasileira de Divulgação (UBD).

Gerir um município nos dias de hoje não tem sido tarefa fácil para os prefeitos eleitos e reeleitos, que terão que mostrar, acima de tudo, muito jogo de cintura e articulação político-administrativa para conseguir lidar com as dificuldades que estão sendo impostas pela atual crise que o país vem passando. Em Guajeru, região sudoeste da Bahia, o prefeito Gilmar Rocha Cangussu, reeleito em 2016 pelo PDT, já conhece bem esses problemas e vem mostrando que, mesmo com tantas dificuldades, tem conseguido realizar um excelente trabalho. As ações desenvolvidas pelo gestor têm possibilitado avanços para o município e melhorado a qualidade de vida do povo guajeruense. O resultado do trabalho realizado em seu primeiro mandato foi reconhecido tanto pelos eleitores guajeruenses que o reelegeram, quanto pela União Brasileira de Divulgação (UBD), que em fevereiro deste ano divulgou o resultado da avaliação feita pela instituição, na qual aponta os 50 melhores prefeitos do país. A avaliação reconhece a excelência em gestão, com destaque para a responsabilidade fiscal, transparência, publicidade dos atos administrativos e credibilidade junto aos órgãos estaduais e federais. O prefeito Gil Rocha aparece na 5ª posição entre os gestores avaliados.

Na última semana, em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão, Gil Rocha falou um pouco sobre essa nova gestão e as ações que já foram realizadas nestes primeiros meses do seu segundo mandato. “Trazemos sim a experiência de quatro anos de mandato onde, acima de tudo, aprendemos muito, mas também assumimos este novo compromisso. Trouxemos renovação, enfrentando novos desafios, novas lutas e assumindo novos compromissos com a melhoria da qualidade de vida do povo de Guajeru”, destacou. Questionado sobre qual seria o maior legado deixado pela sua primeira gestão o prefeito respondeu: “Em nossa primeira gestão diversificamos nossas ações em todas áreas: saúde, educação, assistência social, infraestrutura, etc. Mas, talvez a mais importante delas, e a que nos permitiu realizar todas as outras, foi a reestruturação administrativa e os ajustes nas contas públicas. Conseguimos negociar dívidas deixadas por gestões anteriores com órgão como a Embasa, Coelba, INSS, entre outros; regularizamos o pagamento de fornecedores; negociamos o pagamento dos salários atrasados dos funcionários públicos (herança deixada pela gestão anterior) e passamos a trabalhar com extrema responsabilidade fiscal e controle dos gastos.”, destacou.

Com um município que não chega a 10 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e que faz parte do quadro de cidades que rebem o menor percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo de 0,6, gerir e manter “a casa em ordem” não tem sido tarefa fácil. No entanto, a articulação político-administrativa e a capacidade gerencial do gestor têm permitido ao município celebrar convênios e fazer parcerias com os governos estadual e federal de modo a se beneficiar com programas e ações que têm trazidos melhorias para a população. Sobre essa questão, o prefeito Gil Rocha destacou a importante e fundamental contribuição dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), além do governador Rui Costa. Direcionando para os quatro primeiros meses da atual gestão, o prefeito Gil Rocha destacou que o município segue no mesmo compasso e que as ações continuam a ser desenvolvidas. A entrevista completa com o prefeito Gil Rocha será publica na próxima edição do Jornal Tribuna do Sertão, com um quadro com as principais ações desenvolvidas pelo Governo de Guajeru nas secretarias desde janeiro deste ano.

A articulação político-administrativa e a capacidade gerencial do gestor têm permitido ao município celebrar convênios e fazer parcerias com os governos estadual e federal.

Governo de Guajeru realiza mais uma atividade da Educação Continuada com enfermeiros e médicos

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os médicos e enfermeiros participam de atividade de Educação Continuada.

Na última quinta-feira (27), foi realizada na Câmara de Vereadores de Guajeru mais uma atividade de Educação Continuada, promovida pelo Governo de Guajeru por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação contou com a presença da Ginecologista Dr.ª Suzie Xavier Cedro e reuniu os profissionais médicos e enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do município. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Daiane Meira, o principal objetivo da capacitação foi de atualizar os profissionais que atuam diretamente com coleta e análise de resultados dos exames preventivos, a fim de melhorar a qualidade do procedimento realizado.

Renovação Carismática Católica de Brumado convida para o Cenáculo com Maria

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O encontro acontecerá nos dias 13 e 14 de maio.

A Renovação Carismática Católica de Brumado convida a todos para o Cenáculo com Maria, a realizar-se nos dias 13 e 14 de maio, na Igreja Santa Tereza. O encontro terá início às 14 horas do sábado e encerrará a noite com o Grupo de Oração. No domingo terá início às 8 horas com a participação da missa na Igreja Matriz e em seguida dará continuidade na Santa Tereza. Conduzirá o Cenáculo com Maria uma equipe de pregadores da Diocese. Haverá ainda a praça de alimentação no local.

SMTT realiza abertura oficial do Movimento Maio Amarelo em Brumado

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Ontem (02), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado realizou a cerimônia oficial de abertura do Movimento Maio Amarelo. O superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, abriu o evento fazendo a apresentação do movimento e, em seguida, convidou as autoridades presentes para compor a mesa. Na sequência, o coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, fez uma breve contextualização sobre o que é o movimento e quais são os seus objetivos. Segundo ele, o Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Representantes da Guarda Civil Municipal (CGM), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), militares, secretários, vereadores, servidores e comunidade prestigiaram a abertura do movimento na cidade. Nos próximos dias uma ampla programação, a qual inclui seminários, congressos, campeonatos, blitz educativa, palestras, passeio ciclístico, entre outros, serão desenvolvidas pela SMTT para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. O tema proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano 2017 é: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Governo de Caetité está em preparação para a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Uma reunião realizada ontem (02) tratou da organização do evento.

Na tarde de ontem (02), o Conselho de Assistência Social de Caetité, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma reunião com objetivo de organizar a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social. Na oportunidade, foram abordados assuntos referente a política de assistência social, a organização do SUAS, concepção de conferência, o tema e os eixos a serem discutidos. “A Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá nos dias 25 e 26 de maio. Será um momento de mobilização da sociedade civil, com vistas a reflexão e estímulo à participação e controle social, direitos garantidos aos cidadãos pela Constituição Federal de 1988”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Gondim.

1º de Maio: Prefeitura de Mortugaba homenageia trabalhadores do município

Quarta / 03.05.2017

Por Maria Nunes

A tradicional Cavalgada com centenas de cavaleiros e amazonas, que percorreram pelas principais ruas, avenidas e bairros da cidade (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Nos dias 29 e 30 de abril, a Prefeitura de Mortugaba, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e em parceria com as demais secretarias municipais, realizou uma homenagem à classe trabalhadora do município. O evento teve inicio no sábado (29), com um animado show musical do Trio Capu de Fusca na Praça Julio Carvalho, animando a todos que estiveram prestigiando o evento. Já o cantor Hamilton Souza animou a galera até o amanhecer com uma seleção das musicas mais tocadas no momento. No domingo, na avenida principal que dá acesso a prefeitura aconteceu a concentração para o ato Cívico. Na ocasião, após a execução do Hino Nacional, a prefeita Rita de Cássia Cerqueira fez uso do microfone para saudar a todos e externou sua enorme satisfação em estar contribuindo com mais uma realização do evento, que já é tradição no município.

“O dia 1º de maio é o dia do trabalhador e é uma justa e precisa homenagem. Afinal somos todos nos trabalhadores. Trabalhador da cidade, do campo, das indústrias, enfim, trabalhadores de vários seguimentos. Pois somos todos nós construtores dos nossos municípios, estados e da nossa Nação. São as mãos do trabalhador que fazem a vida acontecer para todos. É a luta de cada um, o compromisso de cada um que faz a nação crescer. Portanto, é mais que justa esta homenagem. A administração Juntos Por Desenvolvimento e Cidadania, na minha pessoa e na pessoa do vice-prefeito e vereadores, está aqui hoje para homenagear a todos os trabalhadores de Mortugaba”, externou Rita de Cássia.

Após o pronunciamento da gestora foi realizada a tradicional Cavalgada com centenas de cavaleiros e amazonas, que percorreram pelas principais ruas, avenidas e bairros da cidade. Também estiveram presentes: o presidente da Câmara Aparicio Martins Rocha, os vereadores Lázaro Brito e Edileusa de Carvalho, o presidente da Sintraf Sr. Antônio e autoridades do executivo. Segundo informações obtidas pelo locutor Jesus Nascimento, a tradição da cavalgada e corrida de argolinha surgiu na década de 80, na coordenação do Sindicato dos Trabalhadores de Mortugaba, presidido por Silvio Pereira.  A cavalgada finalizou na Praça Padre Durval Soares, em frente ao colégio Ministro Luiz Viana Filho, onde aconteceu a moda de viola e os cavaleiros e amazonas saborearam uma feijoada oferecida pela organização do evento. Após a feijoada, a homenagem finalizou com a tradicional corrida de argolinha no bairro Santo Antônio.

Em seu pronunciamento, a prefeita Rita de Cássia enfatizou que os trabalhadores são os construtores dos municípios, estados e da Nação (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Agricultores podem renegociar dívidas com até 95% de desconto no Banco do Nordeste

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além de voltar a ter crédito na praça, os agricultores poderão, após a renegociação, contrair novos empréstimos e adquirir outros benefícios.

Após a regulamentação da Lei de Renegociação de Dívidas Rurais (Lei nº 13.340/2016), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) abriu negociação com produtores rurais inadimplentes. O banco está oferecendo, entre outras vantagens, desconto de até 95% para renegociação de dívidas. Esta é uma ótima oportunidade para os produtores rurais quitar os débitos. Além de voltar a ter crédito na praça, os agricultores poderão, após a renegociação, contrair novos empréstimos e adquirir outros benefícios, como a requisição da aposentadoria. Os clientes podem obter mais informações sobre os benefícios da Lei de Renegociação diretamente na agência ou pelo número 0800-728-3030.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 04/05

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 04/05, das 08h às 14h, no bairro Malhada Branca, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Lot. Malhada Branca - Rua C, Lot. Malhada Branca - Rua B, Lot. Malhada Branca - Rua A, Lot. Malhada Branca - Rua H, Povoado de Lagoa Funda, Lot. Malhada Branca - Rua G, Rua Altamir Souza Canguçu, Rua A, Rua Altino Coqueiro, Rua Auresino da Silva Leite, Rua C, Rua B, Rua do Campo, Rua Henrique Caldeira, Rua Domingos Medrado, Rua Jason Henrique, Rua Isaura Caires Meira, Rua Joaquim Ferreira Porto, Rua Osorio Martins, Rua Jonas Moreira, Rua Laudilino Azevedo, Rua Princesa Isabel, Rua Osvaldo Meira Leite, Rua Perolino Jose da Silva, Rua Sabino L. de Carvalho, Tv. Manoel Clemente Sertão, Tv. Lourenco Carvalho, Tv. Santa Luzia, Tv. Ozorio Martins, Tv. Princesa Isabel. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guajeru: Prefeito Gil Rocha confirma a realização dos festejos de São Pedro 2017

Quarta / 03.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Gil Rocha informou que os festejos acontecerão nos dias 01 e 02 de julho e as atrações serão confirmadas nas próximas semanas.

Em nota divulgada na última sexta-feira (28), o Governo de Guajeru, por meio do prefeito Gil Rocha, confirmou a realização dos festejos de São Pedro no município. O evento, que já é uma tradição na cidade, tem atraído um público cada vez maior desde 2013, se tornando uma referência festiva na região. Segundo o prefeito, as festividades em comemoração a São Pedro acontecerão nos dias 1º e 2 de julho. No sábado (1º) começara com shows musicais e apresentações culturais na Praça ACM (Praça da Prefeitura). No domingo (02), pela manhã, com a realização da tradicional Cavalgada, e à noite shows musicais. “As atrações ainda estão sendo contratadas. A divulgação oficial da programação do Festejos a São Pedro 2017 de Guajeru deverá ser divulgada nas próximas semanas”, destacou Gil Rocha.

Brumado: Polícia Civil encontra 7 kg de entorpecentes em casa abandonada na Urbis II

Terça / 02.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A droga estava condicionada em uma sacola plástica, dentro de um tanque de armazenamento de água.

Na manhã desta terça-feira (02), através de denúncias anônimas investigadores lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), que atuam na delegacia de Brumado, encontraram cerca de 7 kg de entorpecentes. A droga estava condicionada em uma sacola plástica, dentro de um tanque de armazenamento de água, em uma casa abandonada no bairro Urbis II. A polícia informou ao site Brumado Notícias que as investigações ainda estão em andamento para descobrir de quem são os produtos apreendidos, dentre os quais dois tabletes de pasta base de cocaína, quatro tabletes e mais alguns pedaços de maconha prensada. Em valores, os investigadores avaliam em média que só de pasta base o prejuízo para o tráfico foi de mais de R$ 500 mil. Os entorpecentes foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para serem periciados antes de a justiça determinar o seu destino final.

Brumado: Sessão da Câmara de Vereadores acontecerá nesta terça-feira (02)

Terça / 02.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, serão apresentados e votados projetos com a finalidade de atender às reivindicações dos moradores dos bairros e localidades rurais.

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente acontece às segundas-feiras, foi transferida para esta terça-feira (02) em razão do feriado. Na oportunidade, serão apresentados os Projetos de Lei 005/2017, que dispõe sobre o traje a ser usado pelos parlamentares nas sessões legislativas, e 006/2017, que regulamenta o uso de Nome Parlamentar pelos edis. Além disso, estarão em primeira discussão e votação: o Projeto de Lei 011/2017, de procedência do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018 e dá outras providências; o Projeto de Lei 013/2017, da mesa diretora, que dispõe sobre a extinção de cargos vagos criados por Resolução no âmbito da Câmara Municipal; e o Projeto de Lei 014/2017, que dispõe sobre as Olimpíadas Escolares no município. Por fim, a pauta da sessão apresentará indicações de autoria dos parlamentares que compõem o legislativo com a finalidade de atender às reivindicações dos moradores dos bairros e localidades rurais.

Bahia tem 39% de aumento na inserção de profissionais no mercado de trabalho

Terça / 02.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

De janeiro a março deste ano, a o Governo do Estado inseriu 4,6 mil trabalhadores no mercado de trabalho por meio do SineBahia (Fotos: Elói Corrêa/GOVBA).

De janeiro a março deste ano, a o Governo do Estado inseriu 4,6 mil trabalhadores no mercado de trabalho por meio do SineBahia, 39% a mais do que foi registrado no mesmo período de 2016. Para o superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Alexandre Reis, a melhora da inserção no mercado profissional é resultado de um conjunto de estratégias dedicadas ao candidato, promovidas pelo serviço de intermediação de mão de obra. Fluxo de informação mais eficiente, capacitação e reforço da captação de vagas junto a empresas parceiras são algumas das ações. “O SineBahia tem feito uma ação importante quanto a informar o trabalhador de que as nossas unidades têm as condições de recebê-los e de fazer o encaminhamento. Ofertamos orientações e capacitação para os candidatos, além de fazermos um trabalho de convencimento e de articulação com as empresas, oferecendo o espaço para o recrutamento e seleção do profissional”, afirmou Reis.

O serviço de intermediação para o trabalho do SineBahia é gratuito e destinado aos trabalhadores que buscam a inserção ou retorno ao mercado formal de trabalho. Presente em 109 municípios em todo o estado baiano, possui 125 unidades, sendo 3 unidades modelo, 31 unidades SAC, 25 unidades Ponto Cidadão, 19 unidades de Documentação, 46 unidades SineBahia em parceria com as prefeituras e uma unidade móvel para atendimento itinerante. A qualificação profissional é um fator decisivo para a melhoria do nível dos candidatos. Por meio da Setre, programas como o Qualifica Bahia e o Trilha oferecem cursos profissionalizantes para quem deseja conquistar uma vaga de emprego. Criado em 2012, o Qualifica Bahia já atendeu cerca de 15 mil trabalhadores até 2016, com cursos de 240 horas em categorias como alimentos, têxtil, beleza e estética, construção civil, entre outras.

O Trilha tem como público-alvo jovens com faixa etária entre 16 e 29 anos. Os cursos são mais extensos, com 400 horas. Os requisitos dependem da capacitação escolhida pelo pretendente. Ao todo, são 100 cursos divididos em dezoito categorias, que já formaram 12 mil jovens, de 2007, quando o programa foi criado, até este ano. Anualmente, o Governo do Estado investe em torno de R$ 6 milhões nos dois programas, sendo R$ 4 milhões para o Qualifica Bahia e R$ 2 milhões para o Trilha. Até o momento, a educação profissional conta com 83.206 matrículas ativas na Bahia. A quantidade supera os números de 2016, quando no segundo semestres foram contabilizadas 71 mil. Os cursos acontecem em 34 Centros Territoriais de Educação Profissional, 38 Centros Estaduais de Educação Profissional, 21 Anexos dos Centros e em 76 Escolas de Nível Médio com Educação Profissional. Atualmente estão sendo ofertados 73 cursos, destes 6 são de qualificação e 67 cursos técnicos, distribuídos em 12 Eixos Tecnológicos. No total eles são ofertados em 91 municípios, distribuídos entre os 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.