Sertão Hoje

Sertão Hoje

Secretarias de Saúde da Bahia e de Guanambi iniciam mutirão para rastreamento do câncer de mama

Terça / 09.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães, ao lado do secretário municipal de Saúde, deu as boas vindas à equipe da Sesab e a todos os técnicos, agentes comunitários e demais envolvidos na parceria.

Nesta segunda-feira (08), foi iniciado o Mutirão do Rastreamento do Câncer de Mama em Guanambi. Toda estrutura foi montada na Praça do Feijão, em frente a crase Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Jairo Magalhães, ao lado do secretário de Saúde André Moitinho, deu as boas vindas à equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a todos os técnicos, agentes comunitários e demais envolvidos nesta parceria firmada entre a prefeitura, Secretaria de Saúde e o Governo do Estado. Até o dia 24/05, com funcionamento das 8h às 17h, o mutirão tem a perspectiva de atender 2.100 mulheres de 50 a 69 anos de idade. A ação itinerante faz parte do Programa Saúde sem Fronteiras, cujo objetivo é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para André Moitinho, a parceria com a Sesab é fundamental para que a cidade reforce o trabalho de prevenção. “Toda a nossa equipe trabalhou arduamente para que tudo estivesse pronto para atender com conforto e celeridade a todas que aqui comparecer, e tudo está ocorrendo com a maior tranquilidade”, destacou o secretário. Em seu pronunciamento, Jairo agradeceu o trabalho de toda equipe e aos colaboradores da Sesab pelo empenho na realização desta ação preventiva. “Continuaremos empenhados em firmar parcerias com o Governo do Estado, para cada vez mais levar prevenção e saúde de qualidade para a nossa gente”, frisou o gestor. As mulheres de 50 a 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento, devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o agente comunitário de sua rua, para agendar o procedimento, que é totalmente gratuito. Também estiveram presentes o vereador Homero Castro e o secretário de Governo, Edilmar Ladeia (Nenzinho).

Governador Rui Costa entrega novos setores e anuncia reforma completa do HGRS

Terça / 09.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa inaugurou a nova unidade de Bioimagem do HGRS. A unidade passou por total readequação, com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia.

Com investimento da ordem de R$ 13 milhões, a nova unidade de Bioimagem do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, foi inaugurada pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (08). A unidade passou por total readequação, com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia e operação realizada pela concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), por meio da Parceria Público-Privada (PPP) Diagnóstico por Imagem. Cerca de 7 mil exames podem ser realizados por mês na unidade. “É uma unidade moderna. Ela tem o primeiro tomógrafo do Nordeste com 256 canais, com mais precisão e rapidez, possibilitando a realização de mais exames e com um nível de detalhamento muito maior. Com a PPP de Imagem, estamos modernizando os centros de imagem dos hospitais públicos da Bahia. Com isso, aumentamos a performance das cirurgias, tendo mais chances de cura, pois melhoramos o nível de detalhamento das imagens e do diagnóstico”, afirmou Rui.

O governador também entregou a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica do Hospital Roberto Santos, onde foram investidos R$ 377,7 mil. Construída em uma área de 307 metros quadrados, a UTI se tornará referência na área neurológica de alto custo e vai melhorar as condições de atenção à saúde da população baiana, com a oferta de mais 10 leitos de terapia intensiva. “A reforma no Roberto Santos continua. Ele será completamente reformado. A próxima etapa é na área hemodinâmica, com a reforma de novas alas e instalação de novas UTIs. Este é o maior e melhor hospital público do Norte-Nordeste e queremos potencializar para que ele passe a fazer cirurgias cada vez mais complexas. Este padrão da UTI Neurológica e do diagnóstico por imagem será levado para restante do hospital”, afirmou Rui. Na área externa, o hospital também recebeu obras de urbanização, como uma praça de lazer, com parque infantil, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, recapeamento asfáltico da via de acesso ao hospital e sede comunitária. No mesmo dia, o governador inaugurou ainda a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Narandiba, localizada atrás do HGRS.

Trabalhadores dos Correios decidem retomar as atividades

Terça / 09.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Dos 23 sindicatos que se reuniram ontem (08), 21 decidiram encerrar o movimento paredista.

Ontem (08), em assembleias, a maior parte dos trabalhadores dos Correios que havia aderido à paralisação parcial decidiu retornar às atividades. Dos 23 sindicatos que se reuniram ontem, 21 decidiram encerrar o movimento paredista. Em Santa Catarina e na região de Santa Maria (RS), os empregados decidiram continuar a paralisação, no entanto, terão de cumprir decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de manter o mínimo de 80% do efetivo em cada unidade. No Acre, a assembleia será realizada apenas nesta terça-feira (09). Na última sexta-feira (05), empregados do Distrito Federal, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ribeirão Preto e região, Uberaba e região, Bauru e região, Santos e região, e Juiz de Fora e região já haviam retornado ao trabalho. Nos dias 6 e 7, houve mutirão em todo o país. A iniciativa envolveu cerca de 12 mil trabalhadores, que prepararam para entrega 14,4 milhões de cartas e encomendas e entregaram 5,7 milhões de objetos.

Programa Novo Mais Educação contempla 33 escolas da zona rural e urbana de Caetité

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Quase 3500 alunos são atendidos em todo o município.

O Programa Novo Mais Educação está a todo vapor em Caetité. O programa do Governo Federal é executado pela Secretaria Municipal de Educação e oferecido em 33 escolas da zona rural e urbana. São quase 3.500 alunos contemplados com acompanhamento pedagógico de português e matemática, música, atletismo, capoeira, pintura, dança, artesanato, teatro, percussão, taekwondo, canto/coral, karatê e futsal. “Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais. Era o grande sonho do nosso educador Anísio Teixeira que aos poucos vai se tornando realidade. Em Caetité, somos professores e comunidades envolvidos nesse projeto que amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola”, comemorou a secretária de Educação, Iamara Junqueira.

Malhada de Pedras: Governo do Estado inicia recapeamento asfáltico na BR-030

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O trecho é bastante movimentado e serve de ligação entre o município e as principais cidades da região.

Na última quinta-feira (05), o Governo da Bahia deu início ao trabalho de recapeamento asfáltico da BR-030, entre o município de Malhada de Pedras e o trevo da rodovia. O objetivo da obra é proporcionar aos moradores da cidade e região melhores condições de trafegabilidade. A execução do serviço é uma reivindicação da comunidade, que há tempos solicitava melhorias na rodovia. O trecho é bastante movimentado e serve de ligação entre o município e as principais cidades da região.

Brumado: Secretaria de Infraestrutura apresenta trabalho desenvolvido nos primeiros meses de gestão

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversas reivindicações da comunidade foram atendidas e, aos poucos, o trabalho será estendido para outras localidades.

Nesses primeiros meses de trabalho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) de Brumado desenvolveu uma série de ações, com a finalidade de propor o aperfeiçoamento na infraestrutura urbana e melhorar a qualidade de vida da população. O secretário municipal de infraestrutura, Renato Mendonça, destacou que diversas reivindicações da comunidade foram atendidas e, aos poucos, o trabalho será estendido para outras localidades. Entre as ações desenvolvidas pela secretaria estão: limpeza das saídas da cidade; pavimentação das ruas Virgínia da Silva Leite, Sebastião Rocha Leite, Donatila Meira Lobo e Plínio F. Moço, no Bairro Feliciano; da Rua José Caíres (em andamento), no Bairro Alto Escalavado; da Rua Virgílio Ribeiro de Lima, da Av. Dino Cotrim Ribeiro e da Rua Antônio José Cardoso, no Bairro Santa Tereza; da Av. Clemente Gomes, no Bairro Parque Alvorada; várias ruas no Bairro Feliciano; conclusão da pavimentação da Rua Antônio F. da Silva e da Rua Israel Dias, no Bairro Santa Tereza; conclusão da pavimentação de acesso do colégio de Ubiraçaba; pavimentação de acesso ao Ifba; construção da drenagem do Ifba; construção de uma ponte na Rua Umburanas; conclusão da reforma da Escola Eny Mafra, no Bairro São Félix; esgotamento da Praça Pompílio Leite; esgotamento da Rua Maria Cândida, no bairro Olhos D’água; esgotamento da Vila Presidente Vargas; construção da rede de esgoto no bairro Dr. Juracy; e recuperação de diversas ruas da cidade em decorrência da operação tapa buracos (mais de 50 ruas).

Caetité: Dia D de Vacinação contra Influenza Sazonal será neste sábado (13)

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A meta da prefeitura, segundo a secretária da Saúde, Cynthia Lopes, é vacinar mais de 10 mil pessoas no período da campanha.

13 de maio é o Dia Nacional da Campanha contra a Influenza Sazonal – o Dia D – e Caetité contará com um esquema especial de imunização na sede, oferecendo pontos de vacinação em diferentes locais. A vacina estará disponível na Unidade de Saúde da Família (USF) José Silveira Rocha, Unidade Básica de Saúde (UBS) Woquiton Fernandes Teixeira, Escola Eponina Gumes (próxima à CERB), Escola Manoel Ladeia (Alto do Cristo), Assembleia de Deus, Secretaria de Desenvolvimento Social e CAE III (rua Rui Barbosa). A meta da prefeitura, segundo a secretária da Saúde, Cynthia Lopes, é vacinar mais de 10 mil pessoas no período da campanha. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O público-alvo da 19ª Campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, indivíduos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada – esses últimos deverão apresentar contracheque no momento da vacinação.

Brumado: SMTT marca presença em sessão para adesão do Legislativo ao movimento Maio Amarelo

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, o Legislativo assinou o termo de adesão ao movimento e se comprometeu a participar e apoiar as ações desenvolvidas pela SMTT ao longo do mês.

Na última terça-feira (02), o coordenador da Coordenação de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, representando a SMTT de Brumado, esteve na sessão da Câmara Municipal de Vereadores a fim de falar sobre a abertura do movimento Maio Amarelo. Na oportunidade, o Legislativo assinou o termo de adesão ao movimento e se comprometeu a participar e apoiar as ações desenvolvidas pela SMTT ao longo do mês. A ação tem como intuito chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O coordenador fez uso da tribuna livre e destacou que o Maio Amarelo colocará em pauta o tema segurança viária e mobilizará toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. A finalidade do movimento é diminuir os números da “indústria da morte”, visto que o Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Em ato simbólico, o presidente do legislativo fez a entrega da assinatura do termo de adesão ao coordenador. Todos os parlamentares irão utilizar o laço amarelo, que simboliza o movimento, nas sessões realizadas durante o mês de maio.

Brumado: ONG oferece curso “Pare de Fumar em 10 dias” totalmente gratuito

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O curso é totalmente gratuito e acontecerá de 12 a 21 de maio.

De 12 a 21 de maio, uma ONG da Igreja Adventista estará realizando o curso “Pare de Fumar em 10 dias”. O curso é totalmente gratuito e oferece avaliações, especialistas no assunto, suplementos, dinâmicas, acompanhamento, conselhos, brindes, musicoterapia, além de entregar um enxaguante bucal que faz o fumante ter aversão ao cigarro. A ação, que acontecerá na Praça Donatila Meira Lobo, Nº 25 - bairro Olhos D’água, também é aberta para alcoólatras e dependentes de outras drogas. Mais informações entre em contato pelo 75992-1900 ou 71 99354-1166.

Maio Amarelo: SMTT realiza palestra junto aos atiradores do Tiro de Guerra de Brumado

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, o coordenador Jansen Ricardo falou sobre os objetivos e programação do movimento Maio Amarelo.

Na última desta quarta-feira (03), a Coordenação de Educação no Trânsito, representando a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, esteve na sede do Tiro de Guerra 06/24 ministrando uma palestra de conscientização aos atiradores. Na oportunidade, o coordenador Jansen Ricardo falou sobre os objetivos e programação do movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Além de falar sobre o movimento, o coordenador também fez um breve retrospecto sobre a atuação da SMTT no município para conhecimento dos atiradores. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, realizou a abertura e encerramento da palestra.

Prefeitura de Caetité reabre casa de acolhimento e apoio à gestante

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Aldo Gondim ressaltou que a Casa é uma ação que impacta diretamente na redução da mortalidade materna e infantil.

Na manhã desta segunda-feira (08), o prefeito de Caetité, Aldo Gondim, reabriu a Casa de Acolhimento e Apoio à Gestante da zona rural, que agora pertence à pasta da Secretaria Municipal de Saúde. A casa é uma unidade de apoio, destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes da zona rural que não tenham onde ficar na sede do município na reta final gravidez e, também, aquelas que apresentem alguma intercorrência durante o período gestacional, necessitando de um acompanhamento especializado. Elas são encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde e são acompanhadas por três cuidadoras: enfermeira e nutricionista, sob a coordenação de Rosemary Queiroz. A casa comporta até 12 gestantes. A secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destacou a importância da unidade. “Nesta casa, as gestantes terão todo o acompanhamento especializado da nossa equipe de Atenção Básica, além de ter uma ambulância de sobreaviso para qualquer emergência”, explicou a Cynthia. O prefeito Aldo Gondim ressaltou que a Casa é uma ação que impacta diretamente na redução da mortalidade materna e infantil, porque proporciona o acolhimento especializado às gestantes. “Essa é uma iniciativa fundamental para a articulação de políticas de humanização e assistência às mulheres e recém nascidos”, comemorou o gestor”.

Governo de Caetité inicia obras de contenção em rio da Rua Vereadora Zélia Teles

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A equipe do Governo Municipal esteve presente no canal supervisionando o início da construção do muro de contenção.

Na manhã desta segunda-feira (08), a equipe do Governo de Caetité esteve presente no canal da Rua Vereadora Zélia Tele, supervisionando o início da construção de um muro de contenção no local. "A equipe de trabalho está empenhada em realizar o serviço o mais rápido possível. Vai ser feita a recuperação de todas as partes danificadas do canal, com recursos próprios", explicou o prefeito Aldo Gondim. A administração Governo Participativo vem trabalhando no intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo caetiteense.

SAAE de Sítio do Mato é exemplo em ação do Ministério Público

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Das cidades por onde a FIP passou, o SAAE de Sítio do Mato foi destaque na prestação do serviço de esgotamento sanitário.

O Ministério Público da Bahia tem intensificado a fiscalização nas cidades do interior do Estado, no que diz respeito ao saneamento básico. Há algumas semanas, a 40ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FIP) tem percorrido os municípios baianos a fim de analisar a condição dos serviços ofertados à população. A ação conta com profissionais divididos em 17 equipes e com a parceria do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco. Por se tratar de saneamento básico, quatro serviços essenciais são o foco da operação: abastecimento de água, drenagem urbana, esgotamento sanitário e a coleta e descarte de resíduos urbanos. Das cidades por onde a FIP passou, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sítio do Mato foi destaque na prestação do serviço de esgotamento sanitário.

“Sítio do Mato foi um exemplo porque o sistema está funcionando. Não encontramos nenhum esgoto a céu aberto no município e não encontramos esgoto sendo jogado in natura no rio. Foi muito bacana ver isso, ou seja, a população comprou a ideia de que o esgotamento sanitário é uma coisa boa”, afirmou o fiscal do CREA, Diógenes Augusto das Neves, em entrevista concedida a uma rádio de cidade de Ibotirama. A avaliação positiva em uma operação como esta é de extrema importância para a imagem da cidade frente aos demais municípios da região, mas, principalmente, tem relevância ainda maior para toda a população, principal beneficiária dos serviços oferecidos.

Caetité: Presidentes de Associação participaram de reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Aline Gondim, a secretária de Desenvolvimento Social, o secretário de Desenvolvimento.

Em um encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, através da Associação Viva, cerca de 100 presidentes de associações comunitárias se reuniram na última sexta-feira (05), no auditório municipal. Estiveram presentes o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Aline Gondim, a secretária de Desenvolvimento Social Cátia Virgínia, o secretário de Desenvolvimento Rosival Almeida, além de parte da equipe que compõe essas pastas. A primeira-dama, Aline Gondim, que é voluntária e incentivadora da Associação Viva, fez um emocionante discurso sobre a importância do projeto. “Eu abracei essa iniciativa porque entendo como é significativa a luta constante que vocês realizam em favor das comunidades onde vocês vivem. Estamos com um cronograma de visitas, que já vêm sendo realizadas, para ouvir vocês, fazer relatórios e encaminhá-los ao prefeito. Vamos trabalhar dia a dia para que vocês vivam com qualidade e tenham oportunidade de crescimento. Por isso, estamos empenhados em conseguir um espaço contínuo para que vocês possam vender o que produzem”, declarou a primeira-dama.

A secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia, agradeceu a participação de todos. “Ficamos muito felizes nesses momentos de reunião, porque nos unimos para trazer boas notícias, para trazermos informações sobre políticas públicas que melhoram o dia a dia de cada um de vocês”, destacou Cátia. Na oportunidade, foram apresentadas as novidades com as quais as associações poderão contar a partir deste ano. Além do serviço de contabilidade, oferecido desde 2015, a Associação Viva terá a assistência do Advogado Daniel Nunes, da Assistente Social Leonara Aguiar e de um engenheiro agrônomo. No plano de ação para 2017 consta ainda: regulamentação da documentação das associações, fazendo a adequação do Estatuto ao Código Civil; palestras e seminários em parceria com o Sebrae; cursos de artesanato e culinária em parceria com o Senac; e realização de um seminário sobre Economia Solidária.

O prefeito Aldo Gondim observou que em momentos de crise, como o que o país enfrenta atualmente, é preciso redimensionar as ações públicas, com um plano de governo palpável, desenvolvendo políticas públicas que melhorem a vida da população. “O nosso objetivo é fortalecer o diálogo da administração pública com as comunidades, fazendo valer o nosso lema de Governo Participativo e atuante. O professor Paul Singer destaca que ‘a arma dos desprovidos de capital é a solidariedade’, por isso vamos investir em Economia Solidária. Onde houver pedras, vamos plantar flores, fazendo tudo com respeito e zelo ao dinheiro público, gerando emprego e renda”, explicou o prefeito. Os presidentes ainda assistiram a uma palestra com a consultora do Sebrae, Suzana Nascimento, que falou sobre Agricultura Familiar. Ao final da reunião foi eleita a nova Diretoria da Associação Viva, cuja presidente será Eulália Moreira e o vice-presidente será Gilson Soares de Sousa, presidente da Associação Comunidade de Boa Vista.

Guanambi: Gestores da UPA, HRG, SAMU e Secretaria de Saúde estiveram reunidos para atualizar procedimentos de atuação

Segunda / 08.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além de diversas questões pertinentes ao setor, a reunião teve como pautas o sistema de regulação e diversos trâmites de ordem administrativa.

Buscando a continuidade do alinhamento e atualização dos procedimentos em ações de urgência e emergência, gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital Regional de Guanambi (HRG), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o secretário Municipal de Saúde, André Moitinho, estiveram reunidos na última quarta-feira (03). Além de diversas questões pertinentes ao setor, a reunião teve como pautas o sistema de regulação e diversos trâmites de ordem administrativa, no intuito de dinamizar os procedimentos e continuar com o processo de melhoria de atendimento ao cidadão. “O proposito desta reunião é atualizarmos sobre questões da padronização dos atendimentos das unidades, quanto aos protocolos exigidos pela Sesab e Ministério da Saúde”, frisou André Moitinho. Para a diretora geral do HRG, Graça Cotrim, a parceria entre todos os entes públicos de saúde e a sinergia destes é fundamental para a qualidade e celeridade de muitos procedimentos das unidades. “Chegamos ao acordo de reunirmos mensalmente com as diversas esferas do setor de saúde das unidades”, salientou. Também estiveram presentes na reunião: o coordenador administrativo do SAMU, Edilson Coqueiro, coordenador médico do SAMU, Welton Cardoso, coordenadora de enfermagem da UPA, Samara Keyse Domingues, e o diretor clínico do HRG, Túlio Flores.