Sertão Hoje

Sertão Hoje

Deputado Luciano Ribeiro defende direitos dos servidores públicos da Bahia

Quinta / 11.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O parlamentar se colocou contra o Projeto de Lei apresentado pelo Governo do Estado que trata sobre a licença médica dos servidores.

Na última terça-feira (09), o deputado estadual Luciano Ribeiro, em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, defendeu os direitos dos servidores públicos do estado. O parlamentar se colocou contra o Projeto de Lei apresentado pelo Governo do Estado que trata sobre a licença médica dos servidores. Para Luciano, o projeto é mais um de tantos enviados pelo governador Rui Costa que vem retirar direitos dos servidores baianos, com a aprovação dos deputados da base governista.

Governo da Bahia lança edital de concurso para novos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Quinta / 11.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

Na última terça-feira (09), em transmissão ao vivo no Facebook, o governador Rui Costa anunciou o lançamento do edital do concurso público para o provimento de 2.750 vagas na área de segurança pública do Estado da Bahia. O edital de abertura de inscrições, elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos comandos gerais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi publicado ontem (10), no Diário Oficial do Estado (DOE). "Chegou a hora de se inscrever, escolher o local de fazer a prova e ajudar a segurança pública e esse trabalho maravilhoso feito pelo Corpo de Bombeiros", afirmou Rui. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba.

As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site da IBFC, seguindo o horário de Brasília. A taxa custa R$ 70. De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital. “Esta é mais uma demonstração de que a Segurança Pública é uma prioridade do Governo do Estado. Novos efetivos são indispensáveis no combate à violência, permitindo ampliação do policiamento comunitário e da sensação de segurança dos cidadãos baianos”, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse. O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Será apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo. Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.

Governo de Caetité vai estrear programa de rádio para melhor interagir com a população

Quinta / 11.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Fique em dia com as informações da administração municipal.

Estreia neste sábado (13) O Programa de Rádio Caetité em Ação, com veiculação nas emissoras locais, aos sábados, às 10 horas. Fique em dia com as informações da administração municipal: notícia, entrevista, interatividade, curiosidade, utilidade pública, agenda dos acontecimentos e participações especais. Você se informa, opina e participa da nossa administração. O Programa é uma produção da Diretoria de Comunicação da Prefeitura (Direcom), com apresentação de Pedro Silva e Lícia Magda, e edição de Marcos Araújo.

MPF em Vitória da Conquista disponibiliza bens para doação

Quinta / 11.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Órgãos e entidades interessados nos eletrodomésticos e itens de mobiliário disponíveis deverão encaminhar solicitações entre 12 e 26 de maio.

O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista reabriu o prazo do Aviso de Doação de Bens nº 01/2016 e disponibiliza duas poltronas, uma mesa para microcomputador, uma cadeira e um ventilador para doação. Os interessados devem entregar suas solicitações no período entre 12 e 26 de maio. É necessário utilizar o modelo que consta no anexo II do Aviso de Doação de Bens. Os solicitantes poderão concorrer tanto ao lote inteiro como a itens específicos. No caso de interesse no mesmo item ou lote por mais de uma entidade, haverá sorteio. A doação será feita conforme a seguinte ordem de preferência: 1) ramos do Ministério Público da União, órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional ou para outro órgão integrante de qualquer dos demais Poderes da União; 2) órgãos e entidades dos estados, municípios ou Distrito Federal; 3) instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública do Governo Federal, e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, de acordo com a legislação vigente. Dúvidas podem ser dirimidas por meio do telefone (77) 3201-7100.

Caetité: USF de Saúde da Família realiza atividades com adolescentes em Pajeú do Vento

Quinta / 11.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Participaram da ação médica: cirurgiã dentista, enfermeira, educadora física, nutricionista, psicólogo, professores e técnicos em enfermagem.

Ontem (10), a Unidade de Saúde da Família César Ladeia, o NASF e o Grupo Escolar Deputado Luís Cabral realizaram diversas atividade com os adolescentes de Pajeú do Vento. Foram promovidas palestras com os temas sexualidade, álcool e drogas, além da atualização do cartão de vacina. Participaram da ação médica: cirurgiã dentista, enfermeira, educadora física, nutricionista, psicólogo, professores e técnicos em enfermagem. “A adolescência é marcada por descobertas, seja do próprio corpo ou do "mundo" em que vive. Então, faz-se necessária uma atenção especial para esse grupo. Pensando nisso, realizamos essa parceria da equipe municipal de saúde com o Grupo Escolar para que fossem desenvolvidas atividades educativas voltadas à saúde do adolescente”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.

Senadora Lídice da Mata afirma que reformas de Temer visam garantir lucros para elite

Quinta / 11.05.2017

Por Reda??o Sert?o Hoje

Para L?dice, Temer foi colocado no poder, em decorr?ncia do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, com a miss?o de conduzir essa pauta.

Na última terça-feira (09), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que as reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo presidente Michel Temer, são iniciativas ditadas pela elite econômica. Para Lídice, Temer foi colocado no poder, em decorrência do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, com a missão de conduzir essa pauta. “Ele está ali para devolver o favor àqueles que o colocaram na cadeira de presidente, através da aprovação de reformas que significarão a derrocada da luta dos trabalhadores brasileiros em defesa dos seus direitos”, disse a senadora. Ela classificou as reformas como o projeto político “mais cruel e perverso” contra os trabalhadores nos últimos 50 anos, destacando que nenhum governo da história do Brasil promoveu mudanças tão profundas na legislação trabalhista e na Previdência Social “contra a vontade popular”. A parlamentar baiana destacou, porém, que a classe trabalhadora nacional está reagindo, por meio de manifestações e greves. Para ela, o momento atual pelo qual passa o País é marcado pela “expressão de resistência” do povo, que não se desmobilizou depois do impeachment.

Câmara de Vereadores de Guanambi aprova projetos, indicações e moções

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na Ordem do dia, a casa aprovou projetos Legislativos e indicações dos vereadores.

Na sessão da última segunda-feira (08), a Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou Moção de Aplausos ao setor 9 da Igreja Batista Filadélfia, pelos 10 anos de evangelização junto aos moradores dos bairros Morada Nova, Beija-Flor, Renascer e Monte Azul. A moção, proposta pelo vereador Tião Nunes, foi aprovada por unanimidade. A câmara aprovou ainda a Moção de Aplausos ao grupo empresarial Colobó pela entrega do Centro Médico, de autoria da vereadora Eponina Gomes. Na Ordem do dia, a casa aprovou projetos Legislativos e indicações dos vereadores.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 14/05

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 14/05, das 09h às 15h, no bairro Mercado, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Praça Teofilo Lima, Rua Monteiro Lobato, Rua Wilson Alves, Travessa do Largo, Av. Centenário, Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, Rua Virgulino Ataíde, Rua Brasil, Rua Maria Lobo, Rua Princesa Leopoldina, Praça Teofilo Alves. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Jairo Magalhães realiza reunião com representantes das Faculdades Integradas Pitágoras

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, esteve reunido com representantes da instituição para tratar de diversas questões referentes ao início do curso.

Com a previsão nos próximos meses da implantação do Curso de Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc), em Guanambi, o prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho, esteve reunido com representantes da instituição para tratar de diversas questões referentes ao início do curso. Com construção do prédio com cronograma adiantado, o vestibular deverá ocorrer no mês de julho e aulas já para o mês de agosto deste ano.  Na cidade, a faculdade será denominada FIP-Guanambi e estará localizada na Avenida Governador Waldir Pires, próximo ao trevo de saída para Candiba. “Já visitei diversas vezes a construção do prédio onde abrigará o curso de medicina, a obra está em um ritmo impressionante, tenho plena certeza que será um marco para a cidade, que se firma de vez como polo de educação superior”, frisou Jairo durante a reunião.

No dia 03 de novembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que autorizou a implantação da Faculdade na cidade, expedida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Além da função educacional, onde novos médicos serão formados pela FIP-Guanambi, diversas contrapartidas na área de saúde serão implementadas pela instituição. “O projeto também prevê melhorias para os postos de saúde onde os alunos serão acompanhados de preceptores desde o primeiro período do curso, internato nos hospitais em função do número de leitos disponibilizados pela Prefeitura e, para culminar, a residência médica em Saúde da Família”, ressaltou a professora Fátima Turano, Diretora Executiva e sócia proprietária das Faculdades integradas Pitágoras. Ainda foram tratados diversos temas, e todos os trâmites elencados estão sendo agilizados por parte da Prefeitura de Guanambi e da Secretaria de Saúde. Também estiveram presentes os vereadores Zaqueu Rodrigues e Rafael Macedo, o Secretário de Administração Walguimar Cotrim, os diretores de Expansão e de Assuntos Jurídicos da FIP Rafael Silva Gontijo e Élio Soares, assessor de Comunicação e Guilherme Turano, além dos diretores da FIP e da Construtora Turano.

Prefeitura de Guanambi e comando do 17º BPM ampliam parcerias na área de segurança pública

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na reunião foi tratado sobre o andamento de parcerias já firmadas e novos projetos que contará com o apoio da gestão municipal.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, segue buscando ampliar parcerias que visam a melhoria de diversos segmentos da sociedade. Ontem (09), o prefeito se reuniu com o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar, nas pessoas do Tenente Coronel PM Marcelo Queiroz e do Subcomandante Major Suarez. Na reunião eles trataram do andamento de parcerias já firmadas e novos projetos que contará com o apoio da gestão municipal. Com a participação do vice-prefeito Hugo Costa, do assessor jurídico municipal Hildevaldo Boa Sorte e dos vereadores Rafael Macedo e Zaquel Rodrigues, diversos temas foram tratados. Entre eles as ações preventivas e educativas que são realizadas em parceria com o comando do 17º BPM, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido em diversas escolas das rede municipal, e o projeto Polícia Mirim, desenvolvido no batalhão com jovens de diversos bairros da cidade.

O prefeito ainda recebeu a notícia da implantação da Companhia de Policiamento Rural na cidade, que irá cobrir diversas áreas dos distritos e interior do município. A Companhia será equipada com caminhonete para a realização de rondas ostensivas em áreas remotas e contará com o apoio da gestão na implementação desta importante ação de segurança. O Coronel ainda comunicou ao prefeito sobre toda a logística de policiamento durante o São João do Gurutuba, com toda estratégia traçada para oferecer aos cidadãos toda tranquilidade no circuito da festa. Durante a reunião, foram finalizados os últimos detalhes para a ampliação da cobertura do sistema de videomonitoramento, que será realizado em parceria com a Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Polícia Militar. A prefeitura será a principal financiadora do projeto, o qual terá mais de 40 câmeras para cobrir as principais vias de acesso e locais estratégicos da cidade. O sistema, que já opera em parceria com a PM, será modernizado para continuar auxiliando as Polícias Civil e Militar nas investigações e na sensação de segurança dos munícipes.

Dom Basílio: 46ª CIPM profere palestra do PROAPEC no povoado de Barra do Bernardo

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, o Tenente-Coronel Irlando Oliveira, atual Comandante da 46ª CIPM, abordou diversos temas.

Nesta quarta-feira (10), atendendo convite da presidente do Conselho Tutelar de Dom Basílio, Paula Dias, a 46ª CIPM/Livramento proferiu mais uma palestra com base no Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC), no povoado de Barra do Bernardo. O momento aconteceu no Núcleo Educacional São Cristóvão e foi conduzido pela Sr.ª Josina Silva Pessoa. Na ocasião, o Tenente-Coronel Irlando Oliveira, atual Comandante da 46ª CIPM, abordou os temas: a família como célula mater da sociedade; indisciplina nas escolas; drogas; bullying; proibição de bebidas alcoólicas para menores, bem como condução de veículos por estes; adolescência e grupos de pertencimento.

Vereador Santinho apresenta indicações solicitando local público para velório e melhorias para bairros de Brumado

Quarta / 10.05.2017

Por Eliana Costa

Santinho apresentou indicações solicitando melhorias para bairros do município, sendo algumas delas reiteração de proposições já solicitadas em seu mandato.

Na sessão da última segunda-feira (08), o vereador Santinho apresentou indicações solicitando da administração municipal melhorias para bairros do município, sendo algumas delas reiteração de proposições já solicitadas em seu mandato. O parlamentar solicitou a complementação da pavimentação da Rua Santa Rita, no Bairro São Jorge, reiterando a indicação 250/2014; a colocação de um braço de tempo na Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Novo Brumado, próximo a escada que dá acesso à Avenida Centenário, reiterando a indicação 236/2014; a necessidade em tapar e pavimentar um grande buraco na Rua Tupi, no Bairro Novo Brumado; e a pavimentação da Rua Altino Coqueiro, no Bairro Malhada Branca. Outra importante indicação de autoria do parlamentar foi a necessidade de providenciar um local público de velório, também reiterando a indicação 178/2014 e a 046/2016. “É preciso que o município tenha um local apropriado para que as famílias possam velar seus entes queridos. Esperamos que sejamos atendidos pela administração pública”, observou o vereador.

Governo de Guanambi manifesta pesar pelo falecimento do servidor Carlos Sérgio Alves Borges

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Jairo Magalhães, o secretário de Infraestrutura Márcio Luís Marques, demais funcionários e colaboradores, deseja o necessário conforto aos familiares e amigos.

A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Infraestrutura manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do servidor Carlos Sérgio Alves Borges, ocorrido na manhã de ontem (09). Funcionário de carreira do setor de infraestrutura, como auxiliar de obras e manutenção, e com mais de 30 anos de serviços prestados, era querido por todos e deixará uma lacuna difícil de ser preenchida.  O corpo está sendo velado na sua residência, situada na Rua Rio Grande do Sul, nº 68, no Bairro Brasília e será sepultado na tarde desta quarta-feira (10). O prefeito Jairo Magalhães, o secretário de Infraestrutura Márcio Luís Marques, demais funcionários e colaboradores, neste momento de dor imensurável para a família e amigos, deseja o necessário conforto através da fé e no exemplo de ser humano deixado pelo agora saudoso e eterno amigo Carlos Sérgio.

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolve Projeto Maio Africano

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa propõe pensar a construção da identidade dos remanescentes de quilombo.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando o Projeto Maio Africano. A iniciativa, executada pela Equipe Volante Quilombola do CRAS Rural, conta com aulas de dança afro, músicas, contação de histórias, exibição de filmes no cine afro e capoeira nas comunidades quilombolas do município. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Gondim, o projeto é uma forma de dar visibilidade às questões étnico raciais no município. “Entender que o continente africano é de suma importância para pensarmos questões raciais e valorizarmos sua contribuição histórica. Queremos promover uma discussão que estimule o desenvolvimento de uma consciência étnica que fortaleça a identidade dos remanescentes de quilombo das diversas comunidades de Caetité”, explicou a secretária. O projeto teve início no dia 03 de maio, na Comunidade Quilombola de Contendas, região de Maniaçu. Foram mais de 50 crianças e adultos que participaram de aulas de dança afro e contemporânea com Vitória Tigre, de música com Vitória Santos e capoeira, com o mestre Umburana. O projeto continuará por todo mês de maio nas comunidades de Cangalha, Olhos D'água e Cristina. A equipe volante quilombola é composta por Deuzenir Souza – Coordenadora do Cras Rural; Cinara Rocha – Psicóloga; Josi Caxias – Assistente Social; e Nayra Sacramento – Orientadora Pedagógica.

Caetité: Secretaria realizará seminário sobre as vantagens de ser um Microempreendedor Individual

Quarta / 10.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A palestra do Sebrae será voltada aos microempreendedores individuais e aqueles que desejam se formalizar ou abrir um negócio.

Nesta sexta-feira (12), em parceria com o Sebrae, a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caetité realizará um seminário sobre as vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI). O evento acontecerá no Auditório Municipal (antigo fórum), na Praça da Catedral. “O interesse pelo empreendedorismo cresce no país e já é uma opção de renda para muitos brasileiros que perderam o emprego com carteira assinada. Então, para ajudar na sua formalização e capacitá-los como microempreendedores individuais estamos realizando essa palestra. Nela, os participantes terão a oportunidade de aprender como tornar-se um MEI, ser dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida. O evento é voltado para empresários individuais e aqueles que desejam se formalizar ou abrir um negócio. Mais informações através do telefone (77) 3454-8051.