Após 100mm de chuva, Prefeitura de Guanambi realiza ações emergenciais em pontos críticos da cidade

Terça / 04.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Uma chuva de 100 milímetros causa transtornos em qualquer cidade e em Guanambi não é diferente, em toda região essa enorme chuva causou problemas”, destaca Márcio.

De acordo com os institutos de previsão e estações meteorológicas locais, desde a noite de segunda até o final da manhã desta terça-feira (04), uma precipitação média superior a 100 milímetros atingiu a cidade de Guanambi.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil percorreram os pontos críticos e já iniciaram os trabalhos para aumentar o escoamento da água. Segundo o Secretário da pasta, Márcio Luiz Marques, o trabalho preventivo feito no início do mês de outubro em diversas regiões da cidade pela equipe da secretaria minimizou prejuízos maiores, como a limpeza de bueiros, desobstrução de canais, retirada de lixo de pontos de drenagem etc. “Uma chuva de 100 milímetros causa transtornos em qualquer cidade e em Guanambi não é diferente, em toda região essa enorme chuva causou problemas”, destaca Márcio. 

Ainda segundo o secretário, o setor de fiscalização impediu durante este ano, a construção de dezenas de ocupações irregulares em áreas de preservação, invasão de terrenos públicos e construções que obstruíam a passagem de águas pluviais, o que impediu prejuízos maiores para a população. Locais como a BR-122, de frente a Delegacia de Polícia que teve metade da pista obstruída e via lateral ao Parque da Cidade já foram liberadas. Pontos críticos, como a Lagoa do bairro BNH, Sossego, Alazão, entre outros, estão sendo monitorados e recebendo a devida intervenção da equipe de profissionais de plantão, conforme a Prefeitura. “Infelizmente, a maioria dos locais que foram atingidos, são invasões, ou construções irregulares de muitos anos, dentro ou nas margens de lagoas do perímetro urbano, mesmo assim, o poder público faz a sua parte para o escoamento mais rápido possível das águas, para que os cidadãos não sejam prejudicados”, salienta o secretário.