São Pedro Igaporã: Grandes atrações e muita alegria marcam os festejos juninos

Quarta / 01.07.2015

Por Samuel Gonçalves

Mais uma vez as expectativas foram superadas e Igaporã faz bonito. Visitantes lotam a cidade e o clima de paz abrilhantou ainda mais a festa

Mais uma vez o Forrozão e Folia – Igaporã no Alto Sertão da Bahia é só Alegria superou as expectativas. Nos dias 26, 27 e 28 a tradicional Praça do Forró foi palco de uma linda festa em homenagem a São Pedro. De acordo com dados da Policia Militar 30 mil pessoas - aproximadamente - passaram pela Praça do Forró durante os festejos. Uma mega estrutura e ornamentação temática homenagearam o patrimônio cultural de nossa querida Igaporã. Na qual, as famílias dos homenageados se emocionaram e sentiram-se valorizados. Foram representadas na decoração junina as figuras populares, artesanato, culinária, escritores, poetas, festas religiosas, professores, rezadeiras, benzedeiras, parteiras e raizeiros. Também houve uma exposição fotográfica do patrimônio material e natural do município idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o fotógrafo Gabriel Santana. Na entrada da praça foi erguida uma réplica de um dos pilares do inicio da história de nossa cidade: A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento.

Diversas apresentações culturais marcaram o evento, com o Grupo de Balé Sonho Mágico, apresentação musical do Coral Amigos Para Sempre, do Grupo Cantando e Encantando ao Som de Violão, o Reisado de Mulheres e o grupo Viva Bem.

Na sexta-feira (26) iniciaram as atrações musicais com Júlio, Xodó da Bahia, Amanda Santiago e a atração principal da noite Canários do Reino, que embalou a grande multidão presente ao som do seu marcante arrasta-pé. No sábado (27), a festa continuou com a banda Sensação Forrozeira, a banda Som de Bar, Magnatas e Xamêgo Proibido que se apresentara em revezamento entre palco principal e auxiliar. Mas a grande estrela da noite foi o cantor Gabriel Gava, que agitou a Praça do Forró mostrando seu grande talento e os sucesso que vem fazendo em todo o Brasil. No domingo (28), as bandas Som de Bar, Júlio e Dio do Acordeon embalaram o público presente. Com uma alegria contagiante a dupla sertaneja Thaeme e Thiago encantou a todos os presentes. Durante o show os cantores fizeram uma homenagem a Cristiano Araújo e sua namorada, que morreram em um acidente nesta semana. O clima de emoção tomou conta de todos.

Com recorde de público, o São Pedro 2015, foi ainda mais abrilhantado pelo clima de paz, segundo a PM nenhuma ocorrência grave foi registrada durante os três dias de festa