Estudante de Caculé conquista o segundo lugar no 29ª Prêmio Jovem Cientista por produzir reservatório sustentável de água

Quinta / 01.11.2018

Por Redação Sertão Hoje

Sandro participou da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do CNPq que premia estudantes, pesquisadores e instituições de ensino desde 1981. (Foto: Acervo Pessoal)


Morador da zona rural do município de Caculé e filho de agricultores, Sandro Lúcio Nascimento, de 17 anos, conquistou o segundo lugar do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio. Sandro, estudante do Colégio Estadual Norberto Fernandes, foi premiado por produzir uma caixa d’água ecológica feita com fibra de coco e garrafa pet para economizar água.

Como um dos problemas da cidade é não ter coleta seletiva, conforme Sandro, o lixo na região onde ele mora tem dois destinos: aterro ou incineração, ambos nocivos para o meio ambiente. “Foi isso que me levou a questionar o que eu poderia fazer para resolver esse problema”, afirmou o estudante. Outro empecilho destacado por ele foi o desperdício de água potável no colégio, que era utilizada para irrigação, limpeza, entre outras atividades. “Foi aí que eu tentei relacionar os dois”, declarou. Diante desta situação, Sandro começou a pensar que estas atividades poderiam ser feitas com água da chuva, enquanto a água potável ficaria apenas para os bebedouros e para o uso na cozinha.