Mulheres de Barreiras passam a contar com a proteção da Ronda Maria da Penha

Sexta / 19.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Município do Oeste Baiano é o 12º a receber o serviço da unidade especializada de atendimento às vítimas de violência doméstica. (Fotos: Alberto Maraux)

A Operação Ronda Maria da Penha acaba de chegar ao Oeste da Bahia. No início da tarde desta quarta-feira (18), o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa, inaugurou a sede da unidade de combate à violência contra a mulher, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Anselmo Brandão. Além de Barreiras e Salvador, os municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Paulo Afonso, Itabuna, Jacobina, Conquista, Lauro de Freitas, Guanambi e Itaparica também já prestam o serviço especializado.

Com funcionamento em caráter de estágio desde maio deste ano, o serviço da Operação Ronda Maria da Penha já atende a 69 mulheres que possuem medidas protetivas contra os seus agressores. “Nós temos uma rede de enfrentamento muito forte e muitas demandas. Além do trabalho repressivo e de acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica, também investimos em prevenção, promovendo palestras informativas”, explicou a comandante da ORMP de Barreiras, Tenente PM Nina Marques. “Combater os casos de violência contra a mulher está entre as prioridades. A cada ano reforçamos as iniciativas para impedir este tipo de crime, mas não podemos esquecer que a melhor forma de lutar contra a violência doméstica é educar as nossas crianças, sermos exemplos de respeito”, ressaltou o secretário Maurício Barbosa, reiterando a importância do combate à cultura da violência e do machismo.