Oeste baiano tem maior área de preservação do bioma cerrado em todo o estado, afirma Embrapa

Segunda / 24.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

Por lei, o produtor rural é obrigado a reservar 20% da propriedade para áreas ambientais não cultivadas. (Foto: Rui Rezende / Acervo AIBA)

Mais da metade da área das fazendas da região oeste da Bahia está sendo destinada à preservação do bioma do cerrado. Esse dado foi divulgado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) territorial, Evaristo Miranda, tendo como base os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). No oeste baiano, o cerrado ocupa uma área de 9 milhões e 100 mil hectares. Por lei, o produtor rural é obrigado a reservar 20% da propriedade para áreas ambientais não cultivadas. O pesquisador também divulgou que não há outra região no estado com tantas áreas de preservação como o oeste baiano. O agronegócio produz em larga escala e tem cumprido as leis ambientais. O cenário no oeste da Bahia serve de exemplo a produtores menores e até o agricultor familiar de que não haverá futuro para a agricultura se a natureza for destruída.

Fonte: G1

Esse dado foi divulgado pelo pesquisador da Embrapa territorial, Evaristo Miranda, tendo como base os dados do CAR. (Foto: Rui Rezende / Acervo AIBA)