2 de Julho: Festa cívica em Caetité terá a sustentabilidade como temática

Segunda / 22.06.2015

Por André Koehne

Os festejos da data maior da Bahia, que relembram as lutas pela Independência, trarão também a conscientização por um mundo sustentável

As batalhas pela Independência da Bahia, finalizadas em 2 de julho de 1823, fazem parte de uma comemoração que ocorre há mais de cem anos na cidade de Caetité,  uma das que tomaram parte no apoio ao Brasil contra o domínio português.

Desde o século XIX, portanto, que a cidade festeja essa vitória, lembrando as figuras heroicas – especialmente o Major Silva Castro, apelidado de “Periquitão”, avô de Castro Alves e que viveu na cidade.

Desde 2009, a festa é responsabilidade da prefeitura, através das secretarias de Educação e Cultura. Além da lembrança cívica e histórica, a cada ano um tema é lembrado e, para 2015, o tema será “Sustentabilidade: Salve, salve, Pátria Amada!”.

Sustentabilidade - Segundo a ONU, “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. É manter o desenvolvimento, sem com isto destruir os recursos naturais, culturais, sociais, econômicos, espaciais e até mesmo político – onde todos os setores se comprometem com a preservação dos valores históricos, naturais e ambientais.

Neste sentido, a Secretaria de Educação trará quadros com essa temática. O 2 de Julho 2015 cumprirá, também, o sustentável papel de conscientizar para o futuro.

Uma das mais belas festas do Estado da Bahia, Caetité espera receber todos os visitantes em mais uma edição do 2 de Julho. Aos que não conhecem, ou querem relembrar ou conhecer mais, a Secretaria de Desenvolvimento Social estará montando, na Praça da Catedral, um pequeno “museu” durante a Festa.