Com vacinação contra pólio e sarampo abaixo da meta, Bahia prorroga campanha de imunização até 14 de setembro

Segunda / 03.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Sesab, 216 municípios não atingiram a meta de 95% e vão continuar a vacinação de crianças menores de 5 anos. (Foto: Divulgação/SMS)

A Bahia não conseguiu atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% do público-alvo contra a poliomielite e o sarampo e, por conta disso, a campanha de imunização foi prorrogada nos municípios com baixa cobertura até o dia 14 de setembro. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (03), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O estado está com 84,54% de cobertura vacinal. Ainda de acordo com a Sesab, 216 municípios não atingiram a meta de 95% e vão continuar a vacinação de crianças menores de 5 anos.

No sábado, o Ministério da Saúde informou que a média nacional de vacinação estava em 86%. Até então, somente os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe haviam atingido a meta de imunização. Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrentou dois surtos da doença: no Amazonas, que já tem 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde houve cerca de 300 casos confirmados e 70 em investigação. Foram identificados casos isolados e relacionados à importação em dois casos em São Paulo, Rondônia, Pernambuco e Pará, dezesseis no Rio Grande do Sul e mais dezoito no Rio de Janeiro. Ainda foram confirmadas sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima e três no Amazonas.

Fonte: Ministério da Saúde