Campanha de Recolhimento de vasilhames de agrotóxicos chega em Guanambi; confira a programação

Quinta / 30.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O programa Campo Limpo já colocou o Brasil em destaque no mundo todo, como o país que mais recolhe esse tipo de material. (Foto: Ascom Guanambi)

A Secretaria Municipal de Agricultura de Guanambi divulgou, através do site oficial da Prefeitura de Guanambi (guanambi.ba.gov.br), a programação da Campanha de recolhimento de vasilhames de agrotóxicos no município, nesta quarta-feira (29). A atividade atende à Lei Federal Nº 9.974, que ordena o recolhimento e descarte adequado de embalagens contaminadas por agrotóxicos, e ao Decreto Federal Nº 4.074, que determina que esta ação tem responsabilidade compartilhada, devendo envolver órgãos públicos e agricultores.

O recolhimento começa no dia 04 de setembro, das 8h às 11h no Campo de Futebol do Minador e das 13h às 16h em frente ao depósito da CODEVASF, no distrito de Ceraíma. Na quinta-feira (05), o Sindicato dos Trabalhadores, no distrito de Morrinhos, receberá os vasilhames das 8h às 11h.

Além da Secretaria a campanha também envolve a Associação dos Revendedores de Produtos Fitossanitários de Guanambi e Região (ARIAG), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). As embalagens contaminadas precisam ser recolhidas e descartadas adequadamente para evitar contaminação do solo e meio ambiente. O programa Campo Limpo, responsável pelo recolhimento destas embalagens, já colocou o Brasil em destaque no mundo todo, como o país que mais recolhe esse tipo de material.