Observação de baleias no litoral baiano é opção para atrair turistas na baixa estação

Terça / 31.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

A bióloga Luena Fernandes explica que as baleias escolhem o litoral da Bahia em função das águas quentes da região. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

O turismo de observação de baleias jubartes é uma das apostas para aquecer a atividade turística na Bahia durante o período de baixa estação, aponta o Instituto Baleia Jubarte. Entre os meses de julho e outubro, as baleias jubartes visitam o litoral baiano para o período de reprodução da espécie. O estado possui oito pontos de avistamento do animal, distribuídos entre Praia do Forte, Salvador, Morro de São Paulo, Itacaré, Barra Grande, Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Cumuruxatiba, Prado e Caravelas. A estimativa do Instituto é que cerca de 20 mil animais visitem a costa baiana neste período. O instituto recebe turistas interessados em obter mais informações sobre as baleias e participar dos passeios de observação realizados em mar aberto. Antes de cada passeio é necessário participar de palestra com orientações técnicas sobre a atividade.

O secretário estadual de Turismo, José Alves, explica que a Bahia oferece ao visitante uma diversificação de atividades turísticas e, neste período de baixa estação, o avistamento de baleias é uma oportunidade de ampliar a ocupação hoteleira no estado, que atualmente chega a 60%. “A Secretaria de Turismo (Setur) tem feito a divulgação do turismo de observação de baleias na Bahia. A nossa intenção é atrair o turista interessado nessa atividade. Estamos realizando ações que buscam a diversificação da atividade turística no estado. O turismo hoje é também a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada, em que há a associação não somente da infraestrutura hoteleira, mas também gastronômica, entre outras áreas", afirma.
 

Além do turismo, a ação permite a coleta de dados sobre os animais e, neste período, a probabilidade de encontrar as baleias chega a 99%. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)