Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar de Guanambi emitem Nota de Esclarecimento sobre omissão dos órgãos à família pedinte

Segunda / 16.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os órgãos compreendem “o clamor social do caso, mas lamentam a forma da abordagem do caso, denegrindo a imagem das instituições”. (Foto: Reprodução Ascom Guanambi)

A Secretaria de Assistência Social de Guanambi e o Conselho Tutelar emitiram uma nota, na última quinta-feira (12), no site oficial da Prefeitura (www.guanambi.ba.gov.br), esclarecendo sobre “a denúncia de falta de providências dos órgãos municipais ao fato de uma mãe com duas crianças de colo, que vagam pela Praça Gercino Coelho, no centro comercial da cidade, em situação de mendicância, amplamente divulgado em grupos de WhatsApp e pelas redes sociais nesta quarta-feira (11)”.

De acordo com o comunicado, a Secretaria informou que o caso já foi encaminhado para o Ministério Público, onde o processo tramita da Vara da Infância e Juventude do município, aguardando o desfecho judicial da questão.  Na nota, também é revelado que a mãe, quando menor, já foi encaminha para o Abrigo Municipal, permanecendo alguns meses, e foi autorizada a voltar para a família pelo Poder Judiciário. A Secretaria ainda relembra que “agilizaram a matrícula em escola e creche para as crianças, expedição de documentos, e prestou toda assistência social para a família. Lamentavelmente, a mãe das crianças, descumpriu as determinações judiciais, vindo a colocar os menores em situação de vulnerabilidade, expondo em via pública, para causar comoção na população para obtenção de dividendos financeiros”. O Conselho e a Secretaria destacam que compreendem “o clamor social em volta do caso, mas lamentam a forma da abordagem do caso, denegrindo a imagem das instituições, sendo que todas as providências que estavam ao alcance legal dos órgãos, já foram tomadas, conforme amplo arquivo de registro de vasta documentação do caso, em poder dos órgãos municipais e judiciais”.