Pela primeira vez em Brumado, Grupo Galpão de Teatro faz apresentações gratuitas na Praça da Prefeitura
Quarta / 20.06.2018
Por Redação Sertão Hoje
Considerado um dos grupos teatrais mais importantes do país, o Grupo Galpão, em seus 35 anos de trajetória, recebeu mais de 100 prêmios nacionais, se apresentou em 18 países diferentes e montou 23 espetáculos, que foram encenados para um público total de quase 2 milhões de pessoas. Com sede em Belo Horizonte (MG), o grupo - que conta com patrocínio máster da Petrobras e patrocínio da RHI Magnesita - chega a Brumado para uma curta temporada com um de seus espetáculos mais recentes, o sarau literário musical De Tempo Somos. As apresentações acontecem nos dias 7 e 8 de julho, na Praça da Prefeitura (Coronel Zeca Leite). No sábado, às 20h e no domingo, às 19h, com entrada gratuita.
Tendo a música como elemento fundamental, o espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, de 2014, dirigido pelas atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, marca registrada da companhia. Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam no palco, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); passando também por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez.
GRUPO GALPÃO
Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há 35 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo), o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
GALPÃO E PETROBRAS
Há quase 20 anos, o Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. Em 2018, a Petrobras continua apostando no compromisso do Galpão: reinventar a vida por meio da arte, possibilitando a vivência do teatro, como alegria e transformação, para um público cada vez maior.
GALPÃO EM NÚMEROS – 35 ANOS
Fundação: novembro de 1982
23 espetáculos
aproximadamente 1.800.000 espectadores
100 prêmios brasileiros
+ de 3.000 apresentações em + de 270 cidades
Apresentações em 18 países diferentes
48 festivais internacionais
75 festivais nacionais