Encontro de Contas: Prefeito de Lagoa Real pede informações sobre conquista municipalista

Sexta / 15.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito Pedro Cardoso, a reivindicação é essencial para a administração do município.

Na última quarta-feira (13), o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso, esteve presente na Confederação Nacional de Municípios (CNM) participando do Encontro de Contas, fundamental para viabilizar a gestão municipal. O pedido de celeridade no atendimento dessa reivindicação fez parte de uma reunião nesta semana entre o presidente da CNM, Glademir Aroldi, e o presidente da República, Michel Temer.

A Portaria 754/2018 prevê o funcionamento de um comitê que pretende alinhar posteriormente com os Municípios a revisão da dívida previdenciária. A realização do Encontro de Contas é uma conquista oriunda de muitos anos de luta da CNM e do movimento municipalista. Para o prefeito de Lagoa Real, a reivindicação é essencial para a administração do seu município. “Esse Encontro de Contas precisa sair porque a gente não tem mais recursos. A realização dele não significa que vai entrar dinheiro, mas sim dinheiro que vai deixar de sair. A gente tem que ver o que está devendo e o que tem a receber da União, pois o governo federal deve muito aos Estados e Municípios. Então, o Encontro de Contas é o mais importante na minha avaliação”, considerou o gestor.

Pedro Cardoso aproveitou a estada na CNM para esclarecer outras dúvidas e buscar atualizações referentes à pauta municipalista. Entre elas, o 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro, a Lei Kandir, a liberação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Lei Kandir e o panorama geral dos recursos da Saúde foram outros temas tratados na visita do prefeito. Ele estava acompanhado do assessor José Eliênio.