Caetité receberá Rota para celebrar a Independência da Bahia

Quarta / 06.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A abertura terá uma programação que mistura debate, programação infantojuvenil, visita ao Museu da cidade e aula pública – para todas as idades.

A abertura da Rota da Independência deste ano será em Caetité nos dias 13 e 14 de junho, com uma programação que mistura debate, programação infantojuvenil, visita ao Museu da cidade e aula pública – para todas as idades. Realizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a ação tem por objetivo difundir a consolidação da independência do Brasil em terras baianas. Intitulada de “O Alto Sertão na Guerra”, a Rota no município de Caetité promove um conjunto de atividades relacionadas à participação do alto sertão baiano na guerra histórica, como por exemplo, Mata Maroto.

Serão dois dias de programação extensa. Logo na quarta-feira, 13 de junho, o professor Argemiro Ribeiro ministrará aula pública pelas ruas de Caetité. Este é o quarto ano da atividade que reúne cerca de 500 pessoas pelas ruas da cidade e apresenta a participação da população da região na Guerra. “A Fundação possibilita que os caetiteenses possam reavivar a noção identitária”, explica Argemiro, que é ainda doutor em Ciências pelo Programa de História Social.

Neste mesmo dia, em parceria com a SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais/SEPLAN), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Prefeitura de Caetité, a Rota apresentará o Seminário Desenvolvimento, Cultura e Identidade no Alto Sertão da Bahia. O encontro irá discutir a História dos municípios do entorno de Caetité com uma grade que apresenta: Conferência de abertura com prof. Dr. Erivaldo Fagundes, duas mesas de debates - memória, politica e fé e identidade e desenvolvimento - e visita guiada pelo Museu do Alto Sertão.

O público infanto-juvenil também foi contemplado na Rota da Independência. A Biblioteca de Extensão, unidade da FPC/SecultBA, estará em Caetité nos dois dias com atividades lúdicas e educacionais. Realizadas juntamente com a Casa Anísio Teixeira, o mundo da leitura e diversão estará na Praça da Catedral das 9h às 12h e das 14h às 18h.