Dia Mundial do Meio Ambiente: ações da Codevasf promovem proteção e revitalização de recursos hídricos

Terça / 05.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

No município de Barra, área de atuação da Superintendência Regional em Bom Jesus da Lapa, está sendo realizado, em parceria com o exercito, a contenção de processos erosivos.

As ações de preservação e revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba são os principais focos da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área ambiental. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), ao longo dos próximos dias, a empresa irá apoiar e promover ações para conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza, principalmente os recursos hídricos.

Na sede da Companhia, em Brasília (DF), a data será lembrada na quarta-feira, dia 6, com palestras sobre o tema Adote uma nascente. O evento tem como tema central a gestão de recursos hídricos, focada na recuperação e conservação de nascentes de rios e contará com importante apoio do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), que fornecerá à empresa palestrantes e algumas maquetes das principais nascentes do Distrito Federal.

A Codevasf elaborou os planos de preservação e recuperação de nascentes para as bacias do rio São Francisco e do Parnaíba, que já tiveram, aproximadamente, 1,5 mil nascentes das bacias recuperadas e protegidas, e está elaborando os dos rios Itapecuru e Mearim. O Plano é resultado de uma experiência de mais de dez anos da empresa em ações de revitalização de bacias hidrográficas. O foco é a preservação e a recuperação hidroambiental de nascentes e de suas áreas de recarga hídrica, visando frear o processo de degradação que se acentua e, assim, promover o desenvolvimento sustentável. O plano também valoriza a inclusão da sociedade local, de modo que tenha participação ativa e possa contribuir, por exemplo, com o monitoramento da qualidade da água das nascentes, o cercamento das áreas e a recuperação da mata ciliar.

Na Bahia, a Codevasf realiza diversas ações que promovem o cuidado com o meio ambiente. Uma das principais intervenções relativas ao tema está em curso no município de Barra, na área de atuação da Superintendência Regional em Bom Jesus da Lapa. Trata-se da contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio São Francisco, no distrito de Porto Novo, na comunidade de Itacoatiara. A obra está sendo executada em parceria com o Exército Brasileiro, por meio de seu 4º Batalhão de Engenharia de Construção – sediado em Barreiras. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões.