Caetité: Secretária Municipal de Saúde promove palestras para alunos e profissionais da Saúde

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“É nossa missão passar informações importantes que contribuem para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, destacou Drª Suellen. (Fotos: Direcom PMC)

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última quarta-feira (18), palestras acerca dos “Cuidados de Higiene e Prevenção de Doenças” e sobre a relação entre Meio Ambiente e Saúde, para alunos e profissionais da saúde, respectivamente. Os estudantes da Escola Municipal Dácio Oliveira, no Bairro Rainha da Paz, participaram da palestra sobre “Cuidados de Higiene e Prevenção de Doenças”. A atividade foi desenvolvida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) José Silveira Rocha e contemplou alunos de 10 a 15 anos de idade. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola que objetiva levar informações de promoção da saúde para alunos nas escolas do município. Sobre a temática abordada, a equipe expôs a importância de cuidados com a higiene como hábitos que causam benefícios à saúde, e a prevenção como melhor método par uma vida cheia de saúde. Para a médica Drª. Suellen Porto, trabalhar com estudantes nessa faixa etária é uma política importante para a promoção de uma geração saudável. “A prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida saudável, e ter hábitos saudáveis faz parte desse percurso. Então, é nossa missão passar informações importantes que contribuem para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, destacou Drª Suellen.

Já no auditório do Núcleo Territorial de Educação, foi ministrada a palestra sobre Meio Ambiente e Saúde realizada através das Gerências Municipais de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. O público alvo era formado por enfermeiras chefes das unidades básicas de saúde, funcionários da vigilância sanitária, da Farmácia Básica e que trabalham em outros serviços de saúde do município. A palestra foi conduzida pelo representante comercial da RETEC Tecnologia em Resíduos, Fernando Luiz de Oliveira, empresa contratada para o recolhimento, tratamento e destinação dos Resíduos dos Serviços de Saúde das unidades de atendimento em saúde da Prefeitura de Caetité. A reunião teve por objetivo passar aos presentes informações acerca dos conceitos das legislações sanitária e ambiental nos serviços de saúde, do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde, os tipos de tratamento de resíduos, a destinação dos RSS após tratado e, principalmente, do manejo dos Resíduos para separação. A Gerente Municipal de Vigilância Sanitária, Emanuela Trindade, destacou que Caetité já realiza a um ano a coleta de resíduos de serviços de saúde com certificação. “Com isso, o município de Caetité cumpre o que determina a legislação sobre a coleta, acondicionamento, transporte, tratamento, descaracterização e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde. E esse encontro visa o treinamento dos que trabalham nas unidades prestadoras de serviços de saúde para o manejo com esses resíduos”, enfatizou Emanuela.