Guanambi: Mais de 300 animais já foram recolhidos do trânsito em 15 meses

Terça / 17.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Agora a população pode denunciar criadores que soltam animais, ligando para 3451-5658 ou 3452-4611. (Fotos: Ascom Guanambi)

A Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi, com o apoio da Polícia Militar, realizou nesta terça-feira (17), mais uma operação de captura de animais soltos nas vias públicas da cidade. Na coordenação do Agente de Trânsito Mota, desta vez, a ação foi nos residenciais Gurungas e Massaranduba, localizado no Bairro Novo Horizonte, onde foram recolhidos mais 5 animais, após denuncia de moradores. Nos últimos 15 meses, mais de 300 animais foram retirados das vias públicas, em sua maioria de equinos, muares, asininos e bovinos, que rotineiramente causam acidentes nas vias urbanas e rurais. No Curral Municipal, local para onde os animais são levados, existem mais de 50 animais apreendidos, que recebem todo cuidado de um tratador. Os próprios moradores dos residenciais denunciaram que adolescentes furtam os animais em propriedades particulares ou no Curral Municipal, que rotineiramente vem sendo invadido, e ficam vagando pelos residenciais e depois soltam os animais nas vias públicas, ou espancam, deixando com fome ou sede.

A Prefeitura de Guanambi, através do seu Departamento Jurídico está estudando a revisão da Legislação Municipal, para que criadores que insistem em deixar animais soltos possam ser responsabilizados de forma mais dura, quando forem flagrados na prática ilegal. Animais soltos em pistas e vias públicas já causaram inúmeros acidentes com vítimas fatais nos últimos anos, além de diversos acidentes com danos materiais ou graves seqüelas. Agora a população pode denunciar criadores que soltam animais no perímetro urbano ou perto de estradas, ligando para 3451-5658 (Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) ou 3452-4611 (Superintendência Municipal de Trânsito).