Caetité: Plano Municipal de Educação é apresentado em Audiência Pública

Sexta / 29.05.2015

Por André Koehne

Encontro no CETEP deu forma às metas que irão nortear a educação caetiteense nos próximos dez anos

O auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) foi onde se realizou, na noite da última quinta (28), a primeira etapa da Audiência Pública, que só foi finalizada nesta sexta (29), para formatação das propostas do novo Plano Municipal de Educação (PME) que norteará as ações e políticas públicas no período de 2015-2025.

Com a presença de professores, técnicos, representantes sindicais, empresários do setor, políticos e gestores escolares das esferas pública e privada, a secretária municipal de Educação, Rosemária Joazeiro, coordenou a apresentação das propostas das 22 metas que irão compor o novo PME. “Caetité já possuía seu PME desde 2010, mas como os planos estadual e federal só vieram a ser aprovados depois - o Nacional no final de 2014 - temos que adequar o nosso ao que prevê aqueles outros”, concluiu a Secretária.

“O PME precisa ser conhecido por todos, especialmente por aqueles que trabalham na área da educação, pois diz respeito às suas próprias vidas”, acentuou em sua fala a secretária Rosemária. Em seguida o dirigente sindical Jorge Santos enfatizou que aquela discussão deve estar acima dos interesses políticos e de momento, cabendo ao Sindicato não só fiscalizar, mas apoiar essa ação.

O vereador Zacarias Nogueira, representando a presidenta da Câmara de Vereadores Jaquele Fraga, disse que a Casa empreenderá todos os esforços para dotar a cidade de seu PME. Encerrando a participação da mesa diretora, a vice-prefeita Fátima Oliveira ressaltou o momento democrático da audiência. “O PME é parte do processo que vem construindo um país mais justo”, enfatizou.

Em seguida, foram lidas as normas que disciplinam e subsidiam a audiência pública, bem como a apresentação da proposta do novo PME e das 22 metas elaboradas pela comissão encarregada dos trabalhos. Após debate e aprovação, a proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores para, já na sessão do dia 1º de junho, ser apreciada.

Caetité terá, então, seu novo Plano Municipal de Educação, que definirá as ações no município na área pedagógica, envolvendo todas as escolas e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.