Guanambi: Com obras avançadas, Centro de Controle de Natalidade Canina visa diminuir população de cães de rua

Quinta / 22.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Secretário André Moitinho, inspecionou a obra, acompanhado de membros da ONG Unianjos, onde deu detalhes da estrutura e funcionamento do local. (Fotos: Ascom Guanambi)

ojeOUma ação pioneira da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC) de Guanambi está perto de iniciar as suas atividades, com obras bastante avançadas. Nesta semana, o Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho, inspecionou a execução da obra, acompanhado de membros da ONG Unianjos, Thamyllis Ávila e Jéferson Charles, onde deu detalhes da estrutura e funcionamento do local, como a recepção, setor administrativo, almoxarifado, centro cirúrgico, local de pós-operatório, e as baias individuais e coletivas. O local contará com veterinário e equipe capacitada para realizar as atividades.

Localizada no antigo curral e canil municipal, às margens da BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, o espaço terá a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano, diminuindo consideravelmente a curto e médio prazo, a população de cães que vagam pela cidade. Segundo o secretário, os animais que serão capturados nas vias públicas, passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Depois de pronta, pretendemos firmar parcerias com as organizações protetoras dos animais para adoção dos mesmos, e seguirá todos os protocolos técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Ministério da Saúde”, disse.  Na atual fase, está sendo finalizado o revestimento de cerâmica de todas as instalações, atendendo a normas sanitárias e que vai facilitar a higienização do espaço, com o deslocamento do antigo curral, que ficava ao lado, além de demais adequações.