Guajeru: Secretária e Coordenadora do Centro de Saúde participam de Oficina de Repactuação do PPI em Vitória da Conquista

Terça / 13.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O encontro é um momento em que profissionais da saúde discutem sobre os serviços a serem pactuados e quais os municípios encaminhadores e prestadores.

Nos dias 08 e 09 de março a Secretária Municipal de Saúde de Guajeru, Érica Leal, e Coordenadora de Urgência e Emergência do município, Gardênia Ataíde, participaram da 2ª Etapa da Oficina de Repactuação do PPI (Programação Programada Integrada) em Vitória da Conquista. O encontro é um momento em que os Secretários de Saúde, técnicos da SESAB, Núcleo Regional e da base operacional de saúde discutem sobre os serviços de saúde a serem pactuados e quais os municípios encaminhadores e prestadores. Na ocasião foi realizada a Reunião da CIR - Comissão Intergestores Regional onde a secretária Érica Leal apresentou o projeto de mudança de modalidade do NASF tipo II para tipo I, que foi aprovado por todos. O projeto será encaminhado para apreciação da Comissão Bipartite e Tripartite que, após aprovação, irá possibilitar o aumento do repasse de recursos financeiros e contratação de mais profissionais para atender ao Programa, como médico ginecologista, fonoaudióloga e educador físico. No encontro também foi um momento de discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes devido às mudanças na portaria, referente ao atendimento do glaucoma, e pactuado algumas alternativas que serão buscadas a fim de reverter a situação.